Logo

Relógio mais antigo de Paris

Relógio mais antigo de Paris – e o mais bonito também!

by / 1 Comentario / 30 de março de 2017

O Relógio mais antigo de Paris é uma jóia parisiense. Ele está localizado na esquina do prédio da Conciergerie (Quai de l’Horloge). Centenas de pessoas, até milhares, atravessam esta esquina diariamente. No entanto, a maioria delas nem sequer notam o relógio mais antigo de Paris.

Este belíssimo relógio está mostrando as horas aos parisienses desde 1371 (há 646 anos) . O relógio é lindo, e ricamente decorado.

Relógio mais antigo de Paris

Foto : InnervisionArt / Shutterstock.com

A Conciergerie é um dos lugares mais emblemáticos de Paris, e tem uma história muito interessante também. Situada na Île de la Cité, a Conciergerie tem uma história longa e violenta. É onde Marie Antoinette foi mantida prisioneira durante a revolução francesa, antes de sua execução. Antes disso, quando o relógio foi instalado, o edifício era um palácio francês.

Relógio mais antigo de Paris

O relógio mais antigo de Paris foi encomendado por Charles V em 1370. Ele foi reconstruído várias vezes, e foi o primeiro relógio a ser criado na capital. Henri Vic foi o relojoeiro que o construiu a pedido do rei Carlos V. O relógio começou a adornar a torre norte do palácio da cidade em 1371.

O relógio foi instalado num momento em que somente os ricos podiam pagar para comprar relógios de bolso, e o relógio de pulso ainda não tinha sido inventado. As pessoas se beneficiaram muito com o relógio. Ele “serviu de ajuda” para os parisienses saberem o horário de abertura e fechamento das lojas.

O relógio foi limpo e restaurado várias vezes ao longo de sua vida. A primeira vez foi em 1500, e a mais recente foi em 2012. O sino não é o original, já que ele foi derretido durante a Revolução Francesa.

Relógio mais antigo de Paris

Antes da restauração

Infelizmente na Revolução Francesa, grande parte do monumento foi danificado. Foi reconstruído em 1849, de acordo com as informações de como o relógio parecia em 1686. Sob o telhado de pequeno porte que abriga o mostrador, estão interligados as letras iniciais “H” e “ C”. Elas são para Henri II e Catherine de Médicis, e “H” e “M” para Henry e Marguerite de Valois (chamado Rainha Margot).

A história diz que o “H” e “C” secretamente moldam o «D» de Diane de Poitiers, amante de Henrique II. Outros atribuem a letra D para o emblema da casa de Orléans, uma lua crescente, que Henrique II morava. Então cada um tem que fazer a própria interpretação. Eu adoro uma história de amor proibida, então fico com a primeira opção.

Este mesmo brasão é encontrado na decoração do Chateau de Chenonceau, que foi a casa de Diana de Poitiers.

O mostrador do relógio está rodeado por duas figuras alegóricas que representam a lei (esquerda) e justiça (direita). Acima, uma inscrição em latim que significa “Aquele que já lhe deu duas coroas vai dar-lhe uma terceira”, indireta para as coroas da França e Polônia, reinos de Henri III.




Relógio mais antigo de Paris

Você pode ver nos cantos do relógio as datas de restauração (1852 – 1952).

Então quando você estiver flanando pela Île de la Cité ou for visitar a Catedral Notre-Dame (é ali pertinho), e passar pela esquina da Conciergerie, não se esqueça de olhar para cima.

Relógio mais antigo de Paris

Foto : Valery Egorov / Shutterstock.com

Relógio mais antigo de Paris

 

1 Quai de l’Horloge – 75001

Vale a pena comprar antecipadamente :


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


TAGS: , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Arquitetura & Design, Bairros históricos, Cultura, Curiosidades, Destinos, Europa, França, Lugares Históricos, Palácios, Paris, Passeios e Atrações Turísticas

One Comment

  1. Saber a história é sempre mais bonito. Parabéns .

Comente Aqui