Página Principal Alemanha Bandeira da Alemanha: significado, história e cores

Bandeira da Alemanha: significado, história e cores

por Carina
0 comment

Muitas pessoas se perguntam o significado da Bandeira da Alemanha e este post tem como pretensão contar um pouco sobre o símbolo máximo que representa a República Federal da Alemanha, ou simplesmente Alemanha. Vamos falar sobre o significado das suas cores, história e dar diversas outras informações, inclusive algumas curiosidades.

Bandeira da Alemanha
Foto: Skreidzeleu / Shutterstock

+ QUAL É A MOEDA NA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

+ ETIAS | AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA NA EUROPA PARA BRASILEIROS


>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota Romântica | Toda Alemanha

República Federal da Alemanha

O nome da Alemanha é República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland), e ele é um país que fica no centro do continente europeu, formado a partir da união dos povos germânicos.

Uma nação economicamente forte, sendo a quarta maior economia mundial, e isto decorrente do fato de ser o terceiro maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do mundo. 

A Alemanha é o maior país em população da União Europeia, com cerca de 83 milhões de habitantes. Sua capital, e que também é a maior cidade do país, é Berlim, uma cidade cheia de vida e multicultural. Quanto ao regime de governo, a Alemanha é uma república parlamentar federal e que é dividida em dezesseis estados.

Com uma área de 357.386 km², a Alemanha está cercada por 9 outras nações e ainda pelo Mar do Norte e Mar Báltico. Seus vizinhos são Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia.

Bandeira da Alemanha Por Roman Babakin shutterstock
Foto: Roman Babakin / Shutterstock

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA E ALEMANHA:

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?


+ SEGURO VIAGEM PARA ALEMANHA – QUANTO CUSTA? É MESMO OBRIGATÓRIO?



Tudo que você precisa saber sobre a Bandeira da Alemanha

Abaixo segue uma explicação objetiva de vários pontos que abrangem a Bandeira Alemã, você pode optar por clicar em cada uma das explicações abaixo e pular diretamente para ela dentro do texto, ou ir seguindo a leitura até o fim da página. 🙂

O que é uma Bandeira, o que ela representa

Bandeira da Alemanha

Brasão de Armas da Alemanha

Significado das cores da Bandeira da Alemanha

Dimensão da Bandeira Alemã

Outras Bandeiras Oficiais da Alemanha

germany flag
Imagem de Rüdiger Grob por Pixabay

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

Berlim Frankfurt Munique Hamburg Nuremberg
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo. .

O que é uma bandeira e o que ela representa

Primeiramente, é importante saber que a bandeira de um país é sua representação visual, por assim dizer. Quando vemos uma bandeira, podemos distinguir entre tantas outras, que território e povo ela representa. A bandeira é o emblema de uma nação.

.

A Bandeira da Alemanha

A atual Bandeira da Alemanha (die Bundesflagge) representa a nação alemã desde 1949, e desde 3 de outubro de 1990 representa oficialmente a Alemanha reunificada.

A versão da bandeira da Alemanha utilizada atualmente foi adotada pela primeira vez como a bandeira nacional da Alemanha em 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial e quando foi instaurada a República de Weimar. Nesta configuração permaneceu até 1933, quando foi substituída pela bandeira da Alemanha Nazista, voltando oficialmente apenas em 23 de maio de 1949 e adotada em 7 de setembro de 1949 pela República Federal da Alemanha.

A Bandeira da Alemanha possui três faixas horizontais iguais e sem desenhos, onde se vê a ordem das cores de cima para baixo: primeiramente a preta, ao meio a vermelha e na parte inferior fica o dourado.

Bandeira da Alemanha
Foto: Hybrid Gfx / Shutterstock
.

Brasão de Armas da Alemanha

O Brasão do Estado Alemão é um dos símbolos nacionais da Alemanha e é uma águia nas cores da bandeira da Alemanha (preto, vermelho e dourado). Ou seja, é uma águia negra com reforço vermelho em um escudo de ouro. Aliás, o Brasão de Armas da Alemanha é um dos mais antigos símbolos nacionais da Europa e um dos mais antigos do Mundo.

Ele foi reintroduzido em 20 de janeiro de 1950, e remonta ao brasão de armas do Sacro Império Romano e à República de Weimar.

Seguros Promo .

Significado das cores da Bandeira da Alemanha

Schwarz-Rot-Gold (Preto-Vermelho-Dourado), assim são definidas as cores da Bandeira da Alemanha pela Lei Fundamental da Alemanha (Grundgesetz), no artigo 22. Assim sendo, por lei, as três cores da bandeira alemã são: preto, vermelho e dourado. Sim, é dourado, não é amarelo.

Estas 3 cores juntas simbolizam unidade, liberdade e democracia, assim sendo, elas devem ser interpretadas em conjunto.

Origem das cores da Bandeira da Alemanha

Quanto a origem destas cores, não se conseguiu comprovar claramente de onde elas vieram. Sabe-se que na Idade Média, na época do Sacro Império Romano-Germânico, as cores preto, vermelho e amarelo ouro eram combinadas no mundo de língua alemã. Desta forma, elas eram usadas em vários brasões, tal como na bandeira imperial, onde se via uma águia preta, com garras e bico vermelhos, sobre um fundo amarelo.

Entretanto, a ligação mais recente que se tem das 3 cores com a nação alemã vem dos uniformes pretos e botões dourados, que carregavam barras decoradas com tecidos vermelhos do “Lützow Freikorps“, que eram as tropas voluntárias que lutaram para libertar a Alemanha do domínio de Napoleão Bonaparte em 1813.

As tropas do major prussiano Adolf von Lützow juntaram voluntários de toda a Alemanha e cada um deles ou vinha com roupas civis ou com uniformes muito diferentes. A única maneira achada para uniformizar estas roupas, e assim se diferenciar dos inimigos, foi usar corante preto e utilizar botões dourados, além de faixas e barras vermelhas para ornamentar os uniformes.

Este esquema de cores é também confirmada por um pronunciamento (historicamente autêntico) das guerras de libertação:
“Do escuro (preto) de servidão através de sangue (vermelho) batalhas para a luz dourada (ouro) de liberdade”.

Preto, vermelho e dourado ganhando significado

Mais tarde surgiram outras ligações com estas cores, como a escolha delas para representar uma fraternidade de estudantes em Jena, em 1815, que foram ligadas às tropas de Lützow. Também várias bandeiras nestas cores puderam ser vistas na Hambacher Fest, que aconteceu em maio de 1832, onde 30000 participantes se juntaram para debater e demonstrar objetivos democráticos, de liberdade e unidade nacional alemã.

Aos poucos, estas 3 cores passaram a ser associadas a unidade nacional e liberdade civil. Assim sendo, durante a revolução de 1848/49 elas podiam ser vistas em todos os lugares. Finalmente em 1848, a Assembleia Nacional Alemã declarou o preto-vermelho-dourado como sendo as cores da Confederação Alemã ou do Império Alemão a ser fundado.

Durante a República de Weimar, que durou entre 1919 e 1933, a Bandeira da Alemanha foi muito semelhante com a atual, também nas 3 cores, usadas na mesma ordem, e com faixas iguais.

Durante o período Nazista e da Alemanha dividida

A Bandeira da Alemanha foi substituída por Hitler durante o período que ele esteve no poder, por uma que ele mesmo desenhou (veja mais a baixo). Mas um tempo depois do fim da 2ª Guerra Mundial, e com a fundação da República Federal da Alemanha, finalmente em 1949, o conselho parlamentar votou a favor do preto, vermelho e dourado como as cores da bandeira do estado.

Inicialmente a Alemanha Oriental, que tornou-se socialista, também optou pela mesma bandeira, nas cores ouro preto-vermelho-dourado. Entretanto, em 1959, adicionou o brasão do martelo e do compasso cercado por uma coroa de trigo.

Com a Queda do Muro de Berlim e o fim da Alemanha Oriental em 1990, a bandeira da Alemanha Oriental também desaparece, e a que passa a representar oficialmente a Alemanha reunificada é a bandeira preta-vermelho-dourada.

Reichstag Berlim
Reichstag – Imagem de Jörn Heller por Pixabay
.

Dimensão da Bandeira Alemã

A Bandeira Alemã é composta por três faixas horizontais de mesmo tamanho e largura. Já a dimensão da bandeira da Alemanha é de 3:5. Ou seja, se ela tem três metros de altura, mantendo-se a proporção, sua largura tem cinco metros.

.

Outras Bandeiras Oficiais da Alemanha

Bandeira Federal da Alemanha

A saber, a Alemanha possui mais uma outra bandeira oficial. Existe a bandeira civil, que é a falada acima, e a Bandeira Federal da Alemanha (Bundesdienstflagge). Esta segunda, é uma bandeira governamental, que só pode ser utilizada por autoridades e/ou órgãos governamentais federais, como o Presidente da Alemanha, que não é a mesma pessoa que o (a) Chanceler. Assim sendo, o uso da Bandeira Federal da Alemanha por pessoas particulares é uma infração, desta forma passível de punição com multa.

A Bandeira Federal da Alemanha conta com as mesmas três faixas horizontais nas cores preta, vermelha e dourado, entretanto, no meio ela tem uma águia negra num fundo dourado.

Bandeira Federal da Alemanha
M. Shcherbyna / Shutterstock

Bandeira da Alemanha Nazista

Durante o período nazista, a Alemanha passou a ter uma outra bandeira, que foi desenhada pelo próprio Hitler, como ele mesmo esclareceu no seu livro Minha Luta (Mein Kampf). A Bandeira da Alemanha Nazista, com a suástica, foi utilizada entre 1933 e 1945. Segundo ele, o vermelho representa o social, o branco o pensamento nacional do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.

Bandeira da Alemanha Oriental

República Democrática Alemã (Deutsche Demokratische Republik), conhecida por nós como Alemanha Oriental também tinha uma outra bandeira no período em que a Alemanha esteve dividida. Assim sendo, a República Democrática Alemã passou a ter uma bandeira diferente somente em 1959, ou seja, 10 anos após o estabelecimento da Alemanha Oriental.

Ainda que a bandeira da Alemanha Oriental era bem semelhante a bandeira da Alemanha Ocidental, pois continha as mesmas 3 faixas horizontais nas cores preta, vermelha e dourada, elas possuíam uma grande diferença que era um brasão. Já que, ao centro da bandeira da DDR, ela apresentava o emblema estatal da Alemanha Oriental, onde se via um martelo (simbolizando os operários) e um compasso (simbolizando os intelectuais) dentro de uma coroa de espigas de trigo (simbolizando os camponeses).

Alemanha Oriental
Imagem de Chickenonline por Pixabay

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel na Alemanha

Uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Quando você opta por ficar bem localizado tenha certeza que você vai aproveitar muito mais, além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

Faça sua reserva já, pelo Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços!

Alugar Carro na Alemanha

Outra dica para quem deseja visitar outlets e algumas cidades vizinhas em passeios de bate e volta é alugar um carro. A Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro, já que sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.

Minha dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Este site é na realidade um buscador que compara preços das locadoras e dá o melhor custo-benefício de todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão e você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais na alugando na hora. Fora o tempo perdido para pesquisar…

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

+ Como é alugar carro pela RentCars!

Ingressos Antecipados para as atrações

Uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras já não existe mais a tal baixa temporada. As atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora e muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. E o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. É muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

+ Get Your Guide é confiável? 


Leia mais sobre a Alemanha:

+ ROTEIRO DE VIAGEM DE 7 DIAS PELA ALEMANHA – PARA CONHECER E SE ENCANTAR!

+ O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

+ O QUE FAZER EM FRANKFURT: ROTEIRO DE ALGUMAS HORAS E 1 DIA INTEIRO (ROTEIRO IDEAL PARA CONEXÃO)

+ SAIBA O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

+ COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS


PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies