Página Principal Alemanha Documentos necessários para entrar na Alemanha e regras COVID-19: tudo que você precisa saber!

Documentos necessários para entrar na Alemanha e regras COVID-19: tudo que você precisa saber!

por Carina
64 comentários

Quais são realmente os documentos necessários para entrar na Alemanha? Como está a permissão de entrada para brasileiros em relação a Covid-19? Estas são dúvidas muito comuns e pertinentes para quem pretende visitar o país ou entrar na Europa por ele. Realmente, estes são temas muito importantes e deve-se estar bem preparado e informado. Assim como ter toda documentação necessária em mãos e em dia ao passar na polícia de imigração alemã!

Aliás, você sabe quais documentos que precisa apresentar ao chegar na Alemanha? Se ainda tem dúvidas de quais são eles, então saiba que este post está aqui exatamente para te ajudar! Deste modo leia ele até o final, pois além de evitar aborrecimentos na sua viagem, fora que ele está cheio de dicas para você se preparar para responder eventuais perguntas da polícia alemã. 😉

Além disto, o importante é saber que os documentos necessários para entrar na Alemanha são os documentos necessários para viajar para qualquer país da Europa. Pouquíssimos documentos poderão ser diferentes. Ainda também é importante frisar que estes documentos (ou apenas alguns deles) poderá ser necessário apresentar tanto já na hora de embarcar, como quando chegar na Alemanha.

Como moro na Alemanha há 19 anos e estou sempre recebendo familiares e amigos, essa é uma das principais dúvidas que eles tem e já virei “expert” no assunto. Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês também!

Ah… e não esquece de comprar um bom seguro viagem antes de embarcar para a Alemanha é obrigatório e você viaja tranquilo (a).

documentos necessários para entrar na Alemanha
Fonte: Shutterstock / Por alexnroll

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

A ALEMANHA E A COVID-19

Corona Foto de Olya Kobruseva no Pexels
Foto de Olya Kobruseva no Pexels

Devido a pandemia da Covid 19, agora, além dos documentos necessários para entrar na Alemanha, é preciso estar atento às regras de entrada no país. Muitos países passaram vários meses com suas fronteiras fechadas e aos poucos estão reabrindo para o turismo. Inclusive, este é o caso da Alemanha. Então, abaixo, segue os esclarecimentos atuais sobre a situação de entrada no país. Assim como, os documentos necessários para entrar na Alemanha que você precisará levar.


IMPORTANTE:

Sempre consulte o website do Ministério do Interior Alemão para mais detalhes e informações atualizadas. As regras podem mudar de forma inesperada. Portanto, as informações abaixo tem como objetivo facilitar sua vida com dicas e experiências pessoais, e não substituir qualquer nota oficial do governo alemão.



Leia também:

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA E REGRAS PARA COVID-19 (2022)

+ DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO CANADÁ (2022) | IMIGRAÇÃO, COVID-19 E DICAS PARA CHEGADA


QUEM PODE ENTRAR NA ALEMANHA?

Respondendo: todos podem entrar na Alemanha, desde que não venham de uma área onde tenha um novo vírus.

Desde o dia 11 de junho de 2022, todas as restrições de entrada do COVID-19 na Alemanha estão temporariamente suspensas. A partir deste momento, a entrada na Alemanha é permitida novamente para todos os fins de viagem (incluindo viagens de turismo e visitas).

Em princípio, os viajantes não precisam mais de prova de que foram vacinados, recuperados ou testados, a menos que tenham entrado no país a partir de uma área que tenha uma nova variante do vírus. Dessa forma, não há requisitos especiais para entrada de outros países (que não são classificados como áreas de variantes do vírus). Em particular, nenhum registro online e nenhum teste é necessário.

Caso você venha ou tenha estado nos últimos 10 dias numa área onde surgiu uma nova variante do Corona Vírus, você vai precisar preencher o formulário online, vai precisar fazer um PCR até 48 horas antes de embarcar e estar vacinado com as vacinas reconhecidas pela EMA. Além disso, você vai precisar ficar 14 dias em quarentena, caso não esteja vacinado ou com as vacinas em dia reconhecidas pela EMA. Crianças até 12 anos estão livres destas obrigações.

VACINAS ACEITAS PARA ENTRADA NA ALEMANHA

Sem dúvida, a questão que mais levanta dúvidas é relativa a vacinação e seus requisitos. Então, pessoas totalmente vacinadas com as vacinas aprovadas pela Agência Européia de Medicamentos (EMA) podem entrar na Alemanha, sem necessidade de testes ou quarentena.

vaccination-Johaehn por Pixabay
Foto: Johaehn / Pixabay

Vacinas aprovadas pela Agência Européia de Medicamentos (EMA):

  • Pfizer-BioNTech (Comirnaty, tozinameran, BNT162b2)
  • Moderna (mRNA-1273)
  • AstraZeneca / COVISHIELD (ChAdOx1-S, Vaxzevria, AZD1222)
  • Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)

Mas não esqueça que é necessário estar totalmente vacinado com uma das vacinas acima. Ou seja:

  • 14 dias após a 2ª dose das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Covishield;
  • 14 dias após a dose única da vacina Janssen;
  • 2 semanas após a 1ª dose em pessoas que já tiveram Covid-19.

Só existe a obrigação de cumprir quarentena ao chegar na Alemanha para aqueles que venham ou tenham visitado nos últimos 10 dias uma área onde surgiu um novo vírus.

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO COVID-19, um dos documentos necessários para entrar na Alemanha

Quem deseja entrar a turismo na Alemanha precisa ter um certificado de vacinação de uma vacina reconhecida na Alemanha. Então, além dos documentos necessários para entrar na Alemanha, você vai precisar ter um certificado de vacinação para apresentar.

Deste modo, o viajante precisa ter um certificado digital COVID da UE ou uma comprovante de vacinação comparável. Este comprovante de vacinação pode ser digital ou em papel. No entando, ele precisa estar no idioma alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol. Ou seja, não é aceito comprovante de vacinação em português.

Seja como for, você consegue o seu certificado de vacinação no site ConecteSUS. Inclusive, você consegue a versão em inglês.

Nele devem constar obrigatoriamente:

  1. Os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento);
  2. Data da vacinação e número de doses aplicadas;
  3. Nome da vacina aplicada;
  4. Nome da doença alvo da vacina;
  5. Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado. Por exemplo, precisa ter um símbolo oficial ou o nome do emissor.

Por garantia, leve junto o seu certificado de vacinação impresso e em formato digital, no aplicativo ConecteSUS.

Se você tiver algum problema para a obtenção do mesmo, entre em contato via telefone com a Ouvidoria do SUS no Disque Saúde 136.

PASSE SANITÁRIO E REGRAS DE CIRCULAÇÃO DENTRO DA ALEMANHA

Passe Sanitário

O passe sanitário nada mais é do que o comprovante de vacinação alemão em forma de código QR. Para as pessoas que não foram vacinadas, o passe sanitário é um teste PCR feito em menos de 48 horas ou teste antígeno negativo feito em menos de 24h.

Você não precisa do passe sanitário (código QR alemão) para entrar na Alemanha. Ele foi criado para facilitar e agilizar o acesso dos turistas aos museus, monumentos, restaurantes e lojas na Alemanha. Entretanto, para circular e visitar várias atrações no país, você vai precisar ter seu comprovante de vacinação, de cura ou estar testado para entrar (regra 3G). Este comprovante precisa ser compatível com a descrição dada acima, na parte Comprovante de Vacinação Covid-19.

digital-vaccination-Wilfried Pohnke por Pixabay
Foto: Wilfried Pohnke por Pixabay

Uso de máscaras e distanciamento social

O uso de máscaras é obrigatório em transportes públicos, consultórios médicos, asilos e hospitais na Alemanha. Inclusive, só são aceitas máscaras PFF2 ou máscaras cirúrgicas. Dessa maneira, máscaras de tecido não são aceitas. Então, se você for entrar num trem ou ônibus, você precisa usar uma máscara PFF2 ou cirúrgica.

Mas o uso de máscaras ao ar livre não é obrigatório. Assim sendo, você pode andar livremente pelas ruas sem máscara.

Crianças menores de 6 anos não precisam usar máscaras.

O distanciamento social de 1 metro e meio deve ser observado em todos os lugares.

corona máscara Klaus Hausmann por Pixabay
Foto: Klaus Hausmann por Pixabay

Documentos necessários para entrar na Alemanha e Europa

O documentos necessários para entrar na Alemanha são basicamente os mesmos documentos necessários para entrar na Europa, já que grande parte dos países europeus são países signatários do Tratado de Schengen.

O Tratado de Schengen é um acordo que estipula qual a documentação exigida para turistas entrarem nos países signatários. Desta forma, os países signatários “sabem” que se você entrou por um deles, está “apto” para circular por qualquer um deles. Ou seja, se você vai à Europa para passear seja por um país, por três países, ou vários países europeus, você vai passar pela Polícia de Imigração no primeiro destino, assim que desembarcar.

Por exemplo, se você vai para Alemanha, França e Bélgica, numa viagem, e está entrando na Europa pela Alemanha, você vai passar na Polícia de Imigração apenas na Alemanha. Por isto, quando você for seguir para os outros países, independente da forma que for (avião, trem ou carro), você não vai precisar mostrar passaportes para polícia. Enfim, funciona como se você estivesse viajando dentro do Brasil, sem fronteiras entre os países. Assim, se for de avião, é como se você estivesse fazendo voos domésticos no Brasil.

Lista de documentos necessários para entrar na Alemanha

Veja a lista de documentos necessários para entrar na Alemanha ou outros países dentro do Tratado de Schengen.

Atenção!

Esta obrigatoriedade pode variar um pouco de país para país, mas de maneira geral é isto que você vai precisar.

A Polícia de Imigração de cada país é quem determina se o estrangeiro está cumprindo ou não todas as formalidades requeridas. Assim como eles também tem total autoridade para recusar ou dificultar a entrada no seu país de qualquer cidadão que não preencha as exigências.

Com o intuito de pular diretamente para as dicas de um dos documentos necessários para entrar na Alemanha, clique diretamente nos links abaixo:

;

1.PASSAPORTE VÁLIDO
2.PASSAGEM DE VOLTA
3.COMPROVANTES DE RECURSOS FINANCEIROS PARA VIAGEM
4.SEGURO VIAGEM | SAÚDE E REPATRIAMENTO
5.COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM
6.COMPROVAR MOTIVO DA VIAGEM E CARTA CONVITE PARA ALEMANHA
7.DOCUMENTOS EXTRAS
8.PRECISA DE VISTO PARA ENTRAR NA ALEMANHA?
9.CIDADÃOS COM OUTRAS NACIONALIDADES
10.DICAS EXTRAS


.

1.PASSAPORTE VÁLIDO

De todos os documentos necessários para entrar na Alemanha, nenhum é mais importante que este. O passaporte com data de validade mínima de 6 meses é o item principal de viagem. Já que sem o passaporte você nem faz check-in para embarcar no voo.

Definitivamente, é importante saber que o passaporte precisa ter, no mínimo, 3 meses de validade após a data de saída da Europa. Como o tempo de permanência máximo para brasileiros dentro do Espaço Schengen é de 90 dias (3 meses), exige-se os 6 meses de validade mínima do passaporte.

Aliás, outro ponto necessário é que o passaporte tenha sido expedido nos últimos 10 anos.

Não esquecendo:

Os cidadãos brasileiros podem entrar na Alemanha com o passaporte brasileiro com pelo menos 6 meses de validade se forem como turistas, por um período máximo de 90 dias. Caso você pretenda ficar mais de 90 dias na Alemanha ou outro país da Europa, é preciso pedir um visto de longa duração. Deste modo, para obter mais informações, consulte o site do Consulado da Alemanha no Brasil.

Importante! Pensou em viajar?

Dê entrada no processo para fazer o seu passaporte, caso não tenha ainda.

Bem como olhe a data de validade do passaporte. Se estiver próximo de vencer, dê início no processo de renovação, o quanto antes. Aliás, você pode dar entrada no processo de renovação 6 meses antes da data de vencimento. Portanto, não precisa (e nem deve) esperar o passaporte vencer para renovar.

Como volta e meia a Polícia Federal tem problemas com agendamentos e prazos de entrega por inúmeros fatores, não corra risco de não ter seu passaporte em mãos para viagem. Portanto, inicie o processo assim que pensar em viajar.

Passaporte brasileiro
Fonte: Shutterstock / Por Marcelo Ricardo Daros

LEIA TAMBÉM:

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM

+ COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA

+ FRANKFURT: VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO PARA CONHECER A CIDADE NUMA CONEXÃO?


IMPERDÍVEL >> De Munique: Excursão para os Castelos de Neuschwanstein e Linderhof


.

2.PASSAGEM DE VOLTA

Não esqueça de ter impresso e junto com os outros documentos necessários para entrar na Alemanha o comprovante da sua passagem de retorno, mostrando a data da sua viagem de volta. Isto porque, este é um dos itens mais pedidos pelos oficiais de imigração alemã.

Detalhe importante:

A passagem com data de retorno em aberto não é aceita como comprovante! Portanto, a passagem precisa estar comprada (não vale só reservar) e precisa estar com a data definida de retorno já no seu embarque.

Principalmente porque pessoas que viajam somente com a passagem de ida são classificadas como potenciais imigrantes ilegais. Então, a passagem de volta é muito importante para apresentar na imigração. A não ser que você tenha dupla nacionalidade (sendo a outra europeia) ou ainda more legalmente na Alemanha.

Documentos necessários para entrar na Alemanha Por alenagungor
Fonte: Shutterstock / Por alenagungor
Seguros Promo


.

3.COMPROVANTES DE RECURSOS FINANCEIROS PARA VIAGEM

É mais comum do que você imagina o oficial perguntar quanto dinheiro você tem em mãos, no momento da chegada à Alemanha. Primeiramente porque é necessário provar que você dinheiro para se manter durante o período de sua viagem pela Alemanha e Europa. Deste modo, você precisa provar que tem dinheiro suficiente para pagar sua alimentação e hospedagem no país.

Desta forma, NUNCA VIAJE SEM DINHEIRO EM ESPÉCIE para Europa. Sempre tenha pelo menos entre €500 e €1000 na hora da sua chegada. Então, além dos documentos necessários para entrar na Alemanha tenha dinheiro em espécie. Aliás, eu expliquei bastante sobre esta importância no post sobre Moeda da Alemanha. Não deixe de ler!


+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM


Claro que você não precisa ter todo dinheiro que vai gastar na viagem em mãos, mas a quantia citada acima é imprescindível. Além de euros, você pode provar ao oficial que ainda tem cartão de crédito internacional, cheques de viagem, etc.

Portanto, para o cálculo total do quanto é necessário comprovar, calcule cerca de €80 a €100 por dia de viagem, pelo menos. O importante é você ter como comprovar este valor total. Inclusive, vale até mesmo o extrato atual da sua conta habilitada para sacar no exterior. No caso dos cartões de crédito, peça uma carta do banco especificando o limite do cartão.

Atenção!

Tenha todos estes comprovantes impressos, afinal não é aceito nenhum tipo de comprovação via internet ou celular.

Principalmente, não se esqueça de habilitar o seu cartão para uso no exterior ainda no Brasil!

Euros Por B.Stefanov
Fonte: Shutterstock / Por B.Stefanov

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!

Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.



.
4.SEGURO VIAGEM | SAÚDE E REPATRIAMENTO

Entretanto, independente da exigência do Tratado de Schengen, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai ao exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. Primordialmente pelo fato de que os tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na Alemanha e na Europa, uma conta de hospital pode ser o mesmo valor (ou muito mais!) de sua economia de anos!

Enfim, este é aquele tipo de coisa que a gente paga e torce para não precisar, mas se precisar, é um alívio saber que se tem. Além do que, estes seguros costumam ter diversas proteções extras, além da cobertura médico-hospitalar, como compensação em extravio de bagagens, seguros de vida, repatriação e outros.


+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?

+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS. FAÇA AQUI UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO COM A SEGUROS PROMO!
Seguros Promo
CLIQUE NO BANNER E FAÇA UM TESTE! É MUITO FÁCIL E PRÁTICO!


.

5.COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM

Igualmente, você também precisa comprovar onde vai se hospedar ao chegar na Alemanha. Não importa se você vai ficar em hotel ou na casa de amigos. Você precisa ter algo que impresso algo que comprove sua estadia. Por isto, imprima as reservas de hotéis, o contrato de aluguel do apartamento, voucher da excursão, ou a carta convite se você for se hospedar na casa de amigos ou familiares.

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

BerlimFrankfurtMuniqueHamburgNuremberg

*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.


.

6.COMPROVAR MOTIVO DA VIAGEM E CARTA CONVITE PARA ALEMANHA

Ainda o oficial de imigração pode pedir, entre os documentos necessários para entrar na Alemanha, a comprovação do objetivo da sua viagem e as circunstâncias da permanência pretendida. Como trocar isto em miúdos? Assim:

Turismo e Visitar Parentes e Amigos

Quem vai à Alemanha e à Europa a passeio, pode comprovar sua viagem mostrando um roteiro de viagem, as reservas de hotéis, as passagens de trens, reservas de carros ou voos internos, além dos vouchers de tours agendados.

Caso você pretende se hospedar na casa de parentes e amigos, é importante ter em mãos uma Carta Convite escrita por quem vai te receber. Mais abaixo eu falo melhor sobre isto.

Trabalho, Feiras, Reuniões, Conferências e Seminários

Caso você esteja vindo para Alemanha por motivos de trabalho, tenha em mãos uma carta convite da empresa na qual você vai visitar ou fazer negócios, ou mesmo algum outro documento que comprove a sua viagem.

Se você está vindo para participar de alguma das muitas Feiras que acontecem na Alemanha ao longo do ano, tenha impresso o comprovante de participação. Do mesmo modo para participar de reuniões, conferências e seminários. Este tipo de documento é sempre pedidopelo policial junto com os documentos necessários para entrar na Alemanha.

Competições Esportivas e Artísticas

Aqueles que chegam pela Alemanha para participar de qualquer tipo de competição, também devem provar que estão participando delas. Seja com o comprovante de inscrição ou qualquer documento que comprove este evento e sua participação.

Docs Alemanha fila
Fonte: Shutterstock / Por Gabriel Petrescu

Carta Convite Alemanha

Assim como já dito acima, as pessoas que vão se hospedar na casa de parentes e amigos, além daquelas que vem visitar alguma empresa específica, precisam apresentar uma carta convite.

Viagens a negócios

A pessoa que vem visitar alguma empresa e/ou instituição precisa ter em mãos uma carta convite contendo o motivo da visita, as datas desta visita e tem de estar assinada pela empresa. Outro ponto importante é estar em alemão (ou pelo menos inglês).

Hospedagem em Amigos e Parentes

Quem vai ficar na casa de amigos e parentes deve ter uma carta desta pessoa dando seus dados e se responsabilizando por ela, além de dar as datas de permanência do visitante na sua casa e estar assinada. Neste caso é muito importante estar escrita em alemão, ou pelo menos em inglês.

Modelo Carta Convite Alemanha

Na internet existem inúmeros modelos de cartas convites, mas nenhum deles é padrão. Entretanto, existem algumas informações que não podem ficar de fora na hora de se escrever esta Carta Convite para Alemanha.

São elas:

  • Dados completos do anfitrião: nome completo, número do passaporte (ou do Personalausweis), telefones, endereço;
  • Dados completos do hóspede: nome completo, número do passaporte, telefones, endereço;
  • Declaração do anfitrião de que o hóspede é seu convidado e está sob sua responsabilidade;
  • O motivo da visita;
  • Conter data de chegada e partida do hóspede, assim como o fato de ele ter meios de se manter, além de reforçar o fato de o hóspede possuir um Seguro Viagem (MUITO IMPORTANTE NESTES CASOS!);
  • Local, data e assinatura do anfitrião.


.

7.DOCUMENTOS EXTRAS

Se você quiser estar realmente bem calçado na hora de se apresentar ao oficial de imigração, pode ter em mãos outros documentos que podem facilitar sua entrada na Alemanha. Não que sejam documentos que você DEVE ter, mas que em caso de dúvida do oficial podem ser determinantes na decisão dele permitir ou não sua entrada.

São eles:

  • Comprovante de emprego no Brasil (o último holerite ou uma carta da sua empresa);
  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
  • Os extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses;
  • O extrato do limite de seu cartão de crédito (ou do cartão pré-pago).

Afinal, o seguro morreu de velho! Desta forma é sempre melhor estar bem respaldado que correr riscos e acabar com suas tão sonhadas férias antes mesmo delas começarem!


.

8.PRECISA DE VISTO PARA ENTRAR NA ALEMANHA?

Brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo à Alemanha com duração de até 90 dias. Ademais, esta regra vale para os demais países da Europa também. Assim sendo, não há necessidade de ir em nenhuma Embaixada ou Consulado Alemão pedir visto de entrada, como se faz para as viagens para os Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

Embora não haja necessidade de vistos para brasileiros em viagem de turismo à Alemanha, como foi visto acima, existem várias regras a seguir e requisitos a serem cumpridos. Por isto é tão importante saber quais documentos necessários para entrar na Alemanha.

Não esqueça que você nem sempre fará sua imigração na Alemanha. Mesmo que o seu destino final seja alguma cidade alemã, se você entrar na Europa por outro país, é lá que você fará a sua imigração. Portanto, a imigração é feita no primeiro país onde seu voo chega. Por exemplo, se seu destino final é Frankfurt, mas você comprou passagem pela TAP, certamente você vai para Lisboa, onde vai acontecer sua imigração e onde você vai trocar de avião para ir em direção a Frankfurt. Neste caso, o primeiro país que se chega é Portugal e não a Alemanha. Isso acontece nos países membros do Tratado de Schengen, que é um tratado de fronteiras livres entre eles. E são justamente esses países que exigem que os brasileiros tenham um Seguro Viagem.

Tratado de Schengen

Este é um acordo entre países do continente europeu e que são signatários deste tratado, que garante livre movimentação de pessoas entre as suas fronteiras. Para que isto possa ter acontecido se padronizou algumas regras entre os integrantes, para que as exigências sejam padrão e nenhum país seja prejudicado.

É importante salientar que nem todo país da União Europeia faz parte do Tratado de Schengen. E ainda tem país que não pertence à União Europeia e integra o acordo.

Documentos necessários para entrar na Alemanha Por sasimoto
Fonte: Shutterstock / Por sasimoto


.

9.CIDADÃOS COM OUTRAS NACIONALIDADES

Como existem muitas pessoas que moram no Brasil e que tem outras nacionalidades, também é importante mostrar quais países precisam ou não de visto para entrar na Alemanha.

Cidadãos da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu

Os cidadãos de todos os países da UE e do EEE podem entrar na Alemanha sem nenhum visto. Esses cidadãos podem viajar com o documento de identidade ou o passaporte.

Os países da UE são:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Os países do EEE são:

Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Outros países isentos de visto para entrar na Alemanha

Cidadãos dos países citados abaixo e que desejam ficar um período inferior a 90 dias, precisam apenas de um passaporte válido para viajar para a Alemanha:

Albânia (exigido passaporte biométrico), Andorra, Antiga e Barbuda, Argentina, A.R.Y.M (exigido passaporte biométrico), Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia Herzegovina (exigido passaporte biométrico), Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Israel, Japão, Kiribati, Malásia, México, Moldova (exigido passaporte biométrico), Mônaco, Montenegro (exigido passaporte biométrico), Nauru, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Samoa, San Cristóvão e Nevis, San Marino, S. Vicente Granadinas, Santa Lucia, Seychelles, Singapura, Timor Oriental, Tonga, Trinidad y Tobago, Tuvalu, Uruguai, Vanuatu e Venezuela.

Cidadãos de outros países

Os cidadãos de países não mencionados anteriormente deverão entrar em contato com a embaixada da Alemanha no seu país ou consultar o site do Ministério de Assuntos Exteriores da Alemanha: Ministério de Assuntos Exteriores.

Documentos necessários para entrar na Alemanha Por Yuriy Golub
Fonte: Shutterstock / Por Yuriy Golub

Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha?

Clique aqui e veja as melhores ofertas para acelerar pelas Autobahns!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.



.

10.DICAS EXTRAS

Geralmente a hora de encarar o oficial de imigração é um momento de tensão, desta forma vale reiterar algumas dicas valiosas para dar tudo certo. Saiba que nem sempre é pedido os documentos e feito perguntas, mas caso aconteça com você, esteja preparado.

  • Tente ficar o mais tranquilo possível e tenha uma postura séria e cordial. Nada de piadinhas prontas, peloamordedeus!
  • Esteja bem vestido e seja discreto.
  • Responda com objetividade todas as perguntas do oficial de imigração.
  • Tenha todos os documentos e comprovantes impressos e guardados numa pasta, que você deve levar na sua mala de mão.
  • Mostre somente os documentos que forem solicitados.

Caso você não tenha a documentação exigida ou não souber explicar o motivo de sua viagem, você corre o risco de ter a entrada na Alemanha negada e ser deportado de volta ao Brasil. Nada pior do que isto, não é mesmo?

Então organize-se bem e tenha tudo em mãos, para que sua passagem pela polícia seja rápida e você possa curtir sua viagem pela Alemanha da melhor maneira!

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel

Sem dúvida, uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel. Deste modo, se hospedar perto das atrações turísticas pode fazer toda diferença na sua viagem. Com toda certeza, quando você opta por ficar bem localizado tenha certeza que você vai aproveitar muito mais. Além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Com efeito, não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

De fato, indicamos o Booking.com que oferece a possibilidade de você escolher regiões de uma cidade e ainda ver as distâncias do centro de cada uma de suas opções.

Booking.com

Carro

Antes de mais nada, uma dica esperta para quem deseja visitar outlets e algumas cidades vizinhas em passeios de bate e volta é alugar um carro. Aliás, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro! Em resumo, sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Além disso, poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.

Com o intuito de ajudar, nós do Viajoteca temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior. Com toda certeza você encontrará ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

+ Como é alugar carro pela RentCars!

Dica para comprar os ingressos de atrações

Certamente, uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Assim como em várias cidades da Europa, como por exemplo Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras, já não existe mais a tal baixa temporada. Ademais, as atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora. Fora que muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Enquanto outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e eventualmente entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. Enfim, o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Notadamente, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Sem dúvidas, ele é um dos maiores do mundo e igualmente muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Ademais, é muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

+ Get Your Guide é confiável? 

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

64 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

leticia 18 de janeiro de 2023 - 21:56

Olá! Parabéns pelo site, as informações são excelentes! A carta convite precisa ser a original? Posso levar ela impressa scaneada? É muito ruim não ter uma regra clara em relação a isso.
Obrigada

Responder
Carina 19 de janeiro de 2023 - 08:50

Oi, Leticia!
Eu sempre mando para minha mãe por email e ela imprime aí no Brasil e traz. 😉

Boa viagem!

Responder
Bruna 13 de janeiro de 2023 - 17:22

Olá Carina, obrigada pelo post, estou procurando informações no Google, mas nao estou obtendo êxito… estou desesperada… preciso tirar uma dúvida e não sei a quem recorrer para sanar, e como você mora há mais de 10 anos na Alemanha talvez possa me acalmar rsrsrs É o seguinte: em Abril/2023 irei como intercambista para a Irlanda. Meu namorado mora em Graz, porém estará vindo da Coréia e fará conexão em Munique. Pensamos em aproveitar e nos encontrar por um ou dois dias, vamos ficar em hotel. O fato é: seria possível, eu, como intercambista, pegar o trajeto saindo de SÃO PAULO (GRU)-MUNIQUE ( FICAR UM OU DOIS DIAS), e seguir para Dublin? Seria possível?
Sou Brasileira, nao possuo passaporte nem cidadania Européia. Um beijo

Responder
Carina 13 de janeiro de 2023 - 17:50

Oi, Bruna!
Sim, você como brasileira pode entrar em qualquer país da Europa, basta ter a documentação em dia. 😉
Boa viagem para vc!

Responder
Nathália 15 de junho de 2022 - 11:26

Olá, Carina. Amei todas as dicas! Penso em passar uns 12 dias na Alemanha passando por Frankfurt, Berlim e Munique, sendo Frankfurt o local de desembarque e embarque de volta para o Brasil. Teria alguma dica de roteiro ou como poderia me organizar para me hospedar nessas cidades? Obrigada, desde já!

Responder
Carina 15 de junho de 2022 - 18:42

Oi, Nathalia!
Nós temos vários posts aqui no blog com todas estas informações, da uma olhada que vc vai achar muita coisa bacana para organizar tua viagem. 😉
Tem roteiro de Frankfurt, muitas dicas de Berlim e Munique, posts com sugestões de hospedagens em todas estas cidades. Vai ali na nossa lupa ou na aba de posts sobre Alemanha que vc acha todos. 🙂
Boa viagem!

Responder
Gabriel Guerra 14 de junho de 2022 - 20:42

Olá Carina. Pretendo viajar para Stuttgart (cidade da minha namorada, nascida na Alemanha) e ela vai fazer uma carta convite. Entretanto, queremos visitar outros países e consequentemente ficaríamos em hotéis nesses países. Acredita que pelo fato de eu entrar na Alemanha com uma carta convite eu terei algum tipo de problema com imigração pra reservar hotéis e airbnb dentro da própria Alemanha e em outros países?

Responder
Carina 15 de junho de 2022 - 07:18

Oi, Gabriel!
Não, de maneira nenhuma. Depois que você entrou no país, ninguém te pede mais nada. 😉
Boa viagem!

Responder
Jade 13 de junho de 2022 - 21:17

Olá, tenho viagem para o início de agosto e fui vacinada com duas doses da Coronavac, mas consegui ser vacinada com mais duas doses da Pfizer, você acha que com essas duas doses da Pfizer eu consigo passar tranquila na imigração? O objetivo da viagem é turismo e visita á amigos, a carta convite precisa ser a original? Posso levar ela impressa scaneada?
Meu inglês não é muito bom, e é a minha primeira viagem internacional, vou sozinha, você acha que é arriscado eu ter dificuldade de responder algumas perguntas mesmo levando tudo impresso?

Responder
Carina 14 de junho de 2022 - 05:12

Olá, Jade!
Tenho duas boas notícias para você. Sim, com duas doses da Pfizer você entra sem problemas na Alemanha, mas o país não vai cobrar nenhum tipo de vacina e nem testes de entrada nos meses de junho, julho e agosto. Dessa forma, você pode embarcar tranquila. 😉
Boa viagem!

Responder
thuany camilla 29 de março de 2022 - 08:38

gostaria de saber se pra entrar na alemanha frankfurt precisa de preencher um formulário ???

Responder
Carina 30 de março de 2022 - 12:22

No momento não precisa, não. 😉
Boa viagem!

Responder
Ana 24 de março de 2022 - 19:34

Oi Carina, obrigada pelas informações.

Eu fui vacinada com coronavac (1 e 2) e pfizer (3), Chego via Frankfurt, mas meu destino é Suíça (a qual sei que aceita coronavac). Mas na verdade gostaria de saber se já foi aceito coronavac e se o fato de ir para outro país é liberado e como comprovar, pois eu seguiria de carro. Obrigada

Responder
Carina 26 de março de 2022 - 16:15

Oi, Ana, tudo bem?
Bom, sem saber a data da tua viagem, fica difícil opinar. Na realidade, as regras mudam muito rápido e de uma hora pra outra, o que valia ontem, não vale mais hoje. Então, vou falar de hoje, tá?
Hoje você não teria como entrar na Alemanha, pois a Coronavac não é reconhecida, e como você tomou uma dose da Pzifer, é como se você não fosse completamente vacinada, pois só tem uma dose de vacina reconhecida. Apesar de teu destino final ser a Suíça, você vai ter de desembarcar na Alemanha e aqui, vale estas regras. Se teu voo for nos próximos dias, recomendo fortemente que você troque teu voo para seguir direto para Suíça para não ter problemas para embarcar.
Mas a partir do dia 02.04 algumas regras vão mudar aqui na Alemanha, mas não foi mencionado nada sobre vacina, então não sabemos se estas regras vão ser alteradas ou não.
Boa sorte e boa viagem!

Responder
Amanda 1 de fevereiro de 2022 - 13:11

Olá Carina, boa tarde!

Muito bom todo o conteúdo. Queria tirar uma dúvida, o passe sanitário é solicitado ao turista? se sim, como fazemos a emissão de um QR ou nosso certificado do Conecte SUS é o suficiente?

Obrigada!

Responder
Carina 1 de fevereiro de 2022 - 18:24

Oi, Amanda!
Não, aqui não funciona como na França. Eles não emitem um QR Code para turistas. Mas o do Conecte SUS era válido. Mas do que eu conheço da Alemanha, te aconselho a ter tua carteirinha de vacinação junto. Minha experiência mostra que o que não é o comum aqui, não é bem aceito. Ou seja, tenha tudo em mãos! 😉
Boa viagem!

Responder
Michelle 23 de novembro de 2021 - 06:10

Ótimo post, obrigada pelas dicas! Tenho dupla cidadania, sendo ela portuguesa. Meu cartão cidadão está fora da validade, sendo impossível renovar aqui no Brasil devido a pandemia. Seria útil levá-lo e apresentar na imigração mesmo nestas condições? Meu voo é pra Berlim, mas a imigração é em Londres.

Responder
Carina 23 de novembro de 2021 - 06:51

Obrigada, Michelle!
Eu não sei te informar, mas eu levaria. Nunca é demais ter um documento para provar laguma coisa, não é mesmo?! 😉
Boa viagem!

Responder
Mariana Marques Fernandes 18 de novembro de 2021 - 12:39

Boa tarde tenho uma viagem marcada para o mês de dezembro quero tirar algumas dúvidas
Tenho uma carta convite do meu noivo que é alemão só que a carta foi feita em setembro de 2021 tem problema ser feita 3 meses antes ?
O certificado do SUS De vacinação é válido na Alemanha?
Meu noivo comprou o seguro viagem na Alemanha tem problema?
Ele está na carta convite como meu responsável financeiro preciso levar comprovante de renda ou dinheiro em espécie ?

Responder
Carina 22 de novembro de 2021 - 10:25

Oi, Mariana!
Acredito que a data da carta não tenha muita importância, mas eu só acho. 😉
Já o certificado do sus é válido sim, apresentando os dados exigidos no texto, não tem problema.
Quanto ao seguro, não tem problema onde teu noivo comprou, mas tenha apolice junto com vc impressa ou no celular.
Sim, traga algum dinheiro, mesmo tendo alguém responsável pelos teus gastos, é importante ter alguma soma em dinheiro e cartões em mãos. 😉
Boa sorte e boa viagem!

Responder
Fátima 13 de novembro de 2021 - 23:39

Olá, amei o post! Estou indo para Portugal, Alemanha e República Tcheca em dezembro e estou reservando as minhas hospedagens pelo booking, pq é mais fácil. O problema é que elas são pagas na hospedagem, isso pode ser um problema na imigração?? Vou ficar 15 dias e estou pensando em levar 700 euros em espécie e dois cartões de crédito internacionais com um bom limite para pagar as hospedagens e extras. Vc acha o suficiente??

Responder
Carina 14 de novembro de 2021 - 04:07

Olá, Fátima!
Acredito que vc não terá nenh7m problema. Tenha no celular as reservas do Booking ou impressas, que é o suficiente.
Quanto aos cartões e dinheiro, está de bom tamanho. 😉
Boa viagem e aproveite muito!

Responder
Marcelo Rizzatti 9 de novembro de 2021 - 21:20

Oi Carina…temos uma viagem para Frankfurt desembarcando dia 27 de dezembro…minha esposa e filhas tem cidadania alemã e tenho comprovante de casamento perante a justiça alemã…mas infelizmente recebi duas coronavac e um reforço pfizer. De acordo com as exceções a proibição de entrada de que utilizou a coronavac, acha que consigo entrar por ser do núcleo de família?
Muito obrigado.

Responder
Carina 10 de novembro de 2021 - 02:49

Oi, Marcelo!
A grande pergunta é: tuas filhas são de menor? Se sim, acredito que não terá problemas, até porque vc é casado com uma alemã. Mas eu só acho, o ideal é procurar as fontes oficiais. 😉
Boa sorte e boa viagem!

Responder
Andre Correia 8 de novembro de 2021 - 04:22

Reservei viagem para 26 de novembro e estamos vacinados. Poderá haver algum problema?

Responder
Carina 8 de novembro de 2021 - 04:42

Oi, André!
Se vcs estiverem vacinados com alguma vacina reconhecida pela EMA, possivelmente não terão problemas. Mas ninguém pode afirmar nada, os casos estão aumentado muito na Alemanha e não sabemos direito que medidas serão tomadas. Então, o melhor é ficar de olho no que dizem as páginas oficiais alemãs do tema. 😉
Boa sorte!

Responder
Priscila de Lima Paula 7 de novembro de 2021 - 23:47

Oi, Carina. Estou programando minha viagem de final de ano e a Alemanha será o país que farei escala, portanto, passarei na imigração. Uma dúvida que me surgiu é a seguinte: optei por reservar com antecedência todas as minhas hospedagens e comprei as passagens entre as cidades do meu roteiro. Logo, tudo isso me custou muito dinheiro. Mesmo assim, tirando as hospedagens e deslocamentos pagos, a minha comprovação financeira, caso seja necessária, é de 80 a 100 euros dia? Se não, quanto eu devo ter em media por dia? Desde já, obrigada!!!

Responder
Carina 8 de novembro de 2021 - 03:00

Oi, Priscila!
Acredito que vc não terá problemas, se já tem como provar todas as reservas, fica muito mais tranquilo. Então, se vc tiver este valor adicional, tá ótimo. Vem tranquila, vai dar tudo certo. 🙂
Boa viagem!

Responder
Diana 29 de setembro de 2021 - 16:43

Olá Carina! O comprovante de vacinação completa emitido pelo ConecteSUS, em inglês, é aceito para entrada em museus, restaurantes, etc, na Alemanha, atualmente? A entrada no país com ele já é permitida, mas não obtive informações sobre a circulação em lugares fechados. Obrigada

Responder
Diana 29 de setembro de 2021 - 16:36

Olá Carina! O comprovante de vacinação completa, em inglês, emitido pelo nosso ConectSus, é aceito para entrada em restaurantes, museus, etc, nas áreas 3G ou 2 G na Alemanha? Podemos entrar com ele, conforme o site da embaixada, mas não há informações sobre o que é exigido do turista para que possa frequentar lugares fechados. Obrigada

Responder
Diana 29 de setembro de 2021 - 16:38

Podemos desembarcar na Alemanha, com ele, quis dizer.

Responder
Carina 29 de setembro de 2021 - 16:46

Oi, Diana!
Sim, a Alemanha, de maneira geral, não está tão avançada ao ponto de ter leitores de QR Code em todos os restaurantes, museus, etc. Então vai ser pedido para você apresentar o comprovante de vacinação, seja ele qual for. Tenha tanto o comprovante eletrônico como sua carteirinha de vacinação em papel com todos os dados pedidos. A gente nunca sabe qual pode ser mais importante. 😉
Boa viagem!

Responder
Estevao 4 de abril de 2022 - 17:06

Prezada, tenho uma viagem marcada para 24 de maio. Com destino portugal, com conexoes munique e Frankfurt. Pergunto mesmo na conexao terei que provar que tomei as vacinas aprovadas na EU. TOMEI DUAS CORONAVAC E REFORÇO FOI FAIZER. Não basta levar o teste negativo da Covid.

Responder
Carina 8 de abril de 2022 - 16:12

Boa tarde, Estevao!
Para conexão, você não precisa ter tomado as vacinas reconhecidas pela EMA, se Portugal aceita a Coronavac. Mas, no momento, isto ainda é necessário para quem vai entrar na Alemanha, o que não é teu caso, ao que me parece. Então, você deve seguir as regras do país que vai desembarcar, sair do aeroporto. 😉
Boa viagem!

Responder
Barbara Azevedo 22 de setembro de 2021 - 13:41

Boa tarde! Atualmente posso entrar na Alemanha com o visto de turista, PCR negativo mas com a passagem de saída da Alemanha com destino a outro país?

Responder
Carina 23 de setembro de 2021 - 07:29

Oi, Barbara!
Eu não entendi muito bem tua pergunta. Você vai fazer uma conexão ou vai passear pela Alemanha e depois seguir para outro país? Acredito que em ambos os casos você tendo um PCR negativo não seja problema entrar no país.
Boa viagem!

Responder
DAIANE 10 de setembro de 2021 - 23:04

Olá, muito obrigada pelas dicas valiosas. Eu e meu esposo acabamos de comprar passagens pra Alemanha para ser nosso ponto de partida para uma Eurotrip. Mas com os riscos de mudanças devido a pandemia, decidimos não fazer reservas em hotéis e nem comprar bilhetes de trem, atrações etc com antecedência, apenas quando estivermos aí. Será que isso pode nos trazer problemas ao passar pelo oficial? Mesmo mostrando todos os outros documentos citados?

Responder
Carina 11 de setembro de 2021 - 04:31

Oi, Daiane!
Não acredito que tenha problemas, não. Quando estiver próximos viagem,faça as primeiras reservas, que certamente vc vai precisar, como hotel e atrações pros primeiros dias, que acredito que já será o suficiente, CASO o policial de imigração pedir. 😉
Boa viagem pra vcs!

Responder
Elizabete 28 de agosto de 2021 - 05:49

Bom dia Carina,
Meu nome é Elizabete, sou brasileira e atualmente vivo na Inglaterra, minha amiga que vive na Alemanha me enviou uma carta convite para visitá-la pois ela está muito doente, será que eu entro somente com a carta ou será necessário uma carta médica?
Obrigado

Responder
Carina 28 de agosto de 2021 - 12:48

Olá, Elizabete!
Eu não sei te dizer. As regras de entrada para cidadãos dos mais diversos países varia semanalmente e as melhores fontes são os sites oficiais.
Boa sorte na tua procura!
Carina

Responder
Cristiane Oliveira 19 de junho de 2021 - 14:24

Olá, Estou planejando uma viagem para a Sérvia. E de lá pretendo ir para Alemanha e outros países de carro. A minha dúvida é sobre a Alemanha, com essa proibição de entrada de brasileiros eu irei conseguir entrar lá de carro. ?

Responder
Carina 21 de junho de 2021 - 10:34

Olá, Cristiane!
Infelizmente eu não sei te afirmar. Como existe a proibição de entrada de brasileiros, você não teria permissão de entrada. Entretanto, eu não sei como está o controle de carros na região de fronteira onde você entrará. É contar com a sorte. 😉
Boa viagem!

Responder
Valeria Couto 11 de junho de 2021 - 21:29

Por gentileza estamos eu e meu marido c passagem comprada p 9/7/21 Ssa/Lisboa/Frankfurt pois nosso filho , esposa e 22 netos(9 e 12 anos) moram em Oberursel.São brasileiros . Trabalham e vamos p ficar com os netos nas férias escolares pois pais trabalham em Frankfurt o dia todo . A carta convite basta para entrar ? Já fomos vacinados . O que mais será necessário ? A imigração será em Lisboa ?
Help me please . Estou confusa responda por favor p meu e mail valeria0104@uol.com.br
E o formulário a ser preenchido ? Obrigada e aguardo retorno

Responder
Carina 13 de junho de 2021 - 06:23

Olá, Valéria!
Infelizmente, no momento, brasileiros não podem entrar na Alemanha. Nem mesmo os vacinados.
Somente entram os residentes e alemães, ou aqueles que tem vistos emitidos por algum motivo.
Eu aconselho ficar de olho na página oficial da enbaixada alemã no Brasil para saber das últimas modificações, pois as normas podem mudar constantemente.
Todos estamos torcendo para a Europa toda se abrir, mas ainda não temos nenhuma informação a respeito.

Abraço!

Responder
Drika Assis 28 de março de 2021 - 15:58

Boa tarde meu noivo é alemão e vira em breve ao Brasil me buscar. Ainda sim eu preciso ter um cartão de crédito ?

Responder
Carina 29 de março de 2021 - 06:45

Oi, Drika!
Acredito que não, mas é só achismo mesmo. O ideal é você procurar esta informação nas páginas oficiais para ter certeza. 😉
Boa viagem!

Responder
Tiago Resendes Reissinger 10 de fevereiro de 2021 - 11:17

Tenho sobrenome alemão como fazer pra saber se tenho direito a nacionalidade alemã vocês podem me ajudar a ver isso desde já obrigado

Responder
Carina 13 de fevereiro de 2021 - 09:22

Indicamos fortemente que você procure o consulado alemão mais próximo de você, só eles podem te ajudar com tuas dúvidas.
Boa sorte!

Responder
JORGE HENRIQUE MERLIN 3 de março de 2021 - 08:23

Bom dia, Solicito auxilio no sentido de que meu filho – Giovani Bernardes Merlin – é bolsista do governo francês (estudante da MINES – faculdade de Engenharia em Paris) e, atualmente, encontra-se como estagiário de empresa alemã sediada em Berlim.
Giovani veio ao Brasil em visita à sua família, no mês 02/2021. Seu visto venceu em 31.12.20. Não conseguiu renovar na Alemanha antes de vir ao Brasil (devido à Covid). Porém, agendou essa renovação para o dia 22.03.21.
Ocorre que Giovani não conseguiu o visto para retornar à Alemanha junto ao consulado em Porto Alegre (RS).
Dessa forma, encontra-se impossibilitado de retornar à Berlin – onde possui residência fixa e trabalho regular em empresa lá sediada.
Ressalto que Giovani possui toda a documentação comprobatória de seu vínculo de trabalho na Alemanha, bem como de seu vínculo de estudante junto à faculdade de Paris. Está no período sabático da universidade – que retorna as aulas em agosto.
Não sei o que fazer….

Desde já agradeço

Responder
Carina 3 de março de 2021 - 09:31

Bom dia, Jorge!
Infelizmente não temos nenhuma informação ou indicação de caminho que poderá te ajudar. Realmente a entrada de brasileiros sem visto de residência na Europa está proibida e a solução do visto passa pelos órgãos oficiais. Desejamos sorte na caminhada do teu filho.
Grande abraço!

Responder
Elaine Silva 10 de novembro de 2020 - 12:32

Bom dia sou Brasileira e tenho um amigo Grego que está morando em Berlin. Ele me convidou para ir passar uns dias e conhecer Berlin … eu li tudo acima mas estou totalmente perdida. Devo procurar uma agência de turisto para providenciar já que não falo inglês muito bem !?

Responder
Carina 10 de novembro de 2020 - 13:38

Oi, Elaine!
Não, você consegue entrar na Alemanha mesmo não falando outra língua que não seja o português. O oficial de imigração não vai entender você, então tenha tudo impresso com você para apresentar para ele, principalmente a carta convite de seu amigo se responsabilizando por você e dizendo que você irá ficar na casa dele.
Entretanto, no momento, devido a pandemia, brasileiros não são permitidos entrar na Alemanha.
Boa sorte!

Responder
Debora Sanchez 29 de setembro de 2020 - 07:56

Meu marido está indo a trabalho para Alemanha e ele tem passaporte espanhol. Minha filha e eu não temos, somos brasileiras. No momento,moramos no Japão por causa do trabalho dele e aqui no consulado alemão não querem dar entrada no nosso visto porque podemos resolver na Alemanha ( estão com restrição de atendimento devido ao covid.) Realmente podemos entrar na Alemanha como turistas? Mesmo com o covid? Iremos direto do Japão.

Responder
Carina 2 de outubro de 2020 - 05:39

Olá, Débora!
Acredito que o melhor seria vc procurar está informação nos órgãos oficiais do governo. Entretanto, tenho um casal amigo que estava quase na mesma situação, e a família só entrou porque ele estão a junto no momento de passar pela polícia de imigração. Isto foi a cerca de 3 meses, os procedimentos podem ter mudado. Boa sorte.

Responder
Daniel Augusto Lopes 5 de junho de 2020 - 08:32

Bom dia! Sou Daniel Augusto Lopes da Guiné-Bissau atualmente meu tiú quer me levar para Alemanha para ir morar lá. Mas preciso de ajuda para saber de quais documentos é necessário no meu caso tenho 23 anos de idade.

Responder
Carina 8 de junho de 2020 - 04:26

Daniel, a melhor forma e mais segura de saber estas informações é procurando os órgãos oficiais. Você teria que entrar com a embaixada alemã aí e saber o que é necessário para o teu caso.
Boa sorte!

Responder
Ricardo Pereira 14 de outubro de 2021 - 23:21

Na Alemanha ( Berlin, Dresden e Munique) é preciso converter o comprovante de vacinação em inglês do ConecteSUS brasileiro em uma versão local? Restaurantes e museus aceitam nosso comprovante vacinal?

Responder
Carina 15 de outubro de 2021 - 04:12

Olá, Ricardo!
Você vai precisar de uma versão em inglês ou alemão do seu comprovante de vacinação. Em português não será aceito. Mas, tanto faz se é pelo aplicativo ou em papel, o importante é estar em inglês.
Sim, eles aceitam os comprovantes brasileiros, mas somente das vacinas aceitas pela EMA. Ou seja, a Coronavac ainda não é aceita.
Boa viagem!

Responder
Gabriel Almeida 1 de agosto de 2022 - 19:03

Boa noite Carina!

Tenho uma viajem marcada para aelmanha no dia 18 de agosto e passagem de volta comprada para dia 15 de fevereiro. Porém meu passaporte vence em 10 de maio de 2023. Sabes me dizer se consigo realizar essa viagem sem problemas ou se preciso de fazer a renovação do passaporte?

Carina 2 de agosto de 2022 - 06:08

Olá, Gabriel!
Acredito que quanto a validade do passaporte, vc não tenha nenhum problema. Mas para vc ficar tanto tempo na Europa, vc precisa de um visto. Se vc o tem, está tudo certo. Se nao tiver, aí sim vc pode ter problemas ao entrar com esta data de passagem de retorno.
Boa sorte e boa viagem!

Artilene 26 de novembro de 2021 - 17:40

Oi Carina,quem tem passaporte italiano pode vir como turista estando vacinado com as duas doses de coronavac?
Obrigada.

Responder
Carina 26 de novembro de 2021 - 19:39

Oi!
Se vc entrar por outro país, acredito que sim. Eu não sei se eles deixam embarcar pra Alemanha em voo direto. Só perguntando na companhia aérea. Mas a grande realidade é que com coronavac, vc faz quase nada aqui. Pois é como se não estivesse vacinado. Então não pode frequentar restaurantes, hotéis, museus, etc. Realmente tá bem complicado, no momento, para quem não tem vacina ou vacina não reconhecida pela EMA (caso da coronavac). Eu não indico a viagem. 😉

Giovanna Bianchi 8 de dezembro de 2022 - 15:18

Oiii, será que você ainda está tendo paciência de responder,? 😰
Eu irei pra Alemanha com carta com convite do meu noivo que é alemão e ficar no apê dele com intenção de nos casar. Porém minha conexão faz escala com Portugal. Posso apresentar essa carta convite em alemão pra eles? É aceito? Por favor, da um help, não encontro essa informação em nenhum lugar 😭😭😭

Carina 8 de dezembro de 2022 - 15:56

Olá, Giovanna!
Faça a versão da carta nas duas línguas, na mesma folha. Assim estará em português e alemão.
Eu sempre faço isso para minha família. 😉
Boa viagem e boa sorte!

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies