Página Principal Alemanha Viagem em Família pela Alemanha: um destino incrível para todos

Viagem em Família pela Alemanha: um destino incrível para todos

por Carina
10 comentários

A Alemanha é um país incrível para se conhecer, cheio de história, cultura, tradição e atrações encantadoras. Daqueles países que de norte a sul se encontra uma variedade enorme de paisagens diferentes e cidades belíssimas, que vão de pequenas vias até grandes metrópoles mundiais, mas sem nenhuma delas terem perdido sua essência germânica. Com interesses para todos, uma viagem em família na Alemanha é daquelas viagens que são certeza de sucesso, afinal o país tem de tudo para todos.

Um país muito seguro e preparado para receber turistas, a Alemanha tem diversas rotas temáticas, montanhas, praias (sim! Alemanha também tem praias!), lindos lagos, cidades incríveis, boa comida, cervejas e vinhos maravilhosos, só para citar alguns. Então, viajar na Alemanha em família é sem dúvida uma ótima escolha, não?!

Sabendo que uma viagem em família é sempre um grande acontecimento e um momento esperado por todos, a escolha do destino é importantíssima, pois ele precisa agradar as expectativas de todos. E nisto, a Alemanha não decepciona! Com um ótimo suporte para pais de bebês de colo, crianças e para idosos, além de oferecer atrações para todas as idades e as mais variadas opções de viagens, o país é daqueles destinos certeiros para abraçar todos os gostos dos membros da família.

bate volta a partir de Frankfurt Heidelberg By S.Borisov Shutterstock
Heidelberg | Por S.Borisov / Shutterstock

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM


Viagem em Família pela Alemanha

Seguramente, viajar em família é um investimento no bem-estar de todos os membros. Isto porque, as viagens tem poder de aproximar ainda mais as famílias, unindo-as de uma forma que é difícil acontecer no dia-a-dia, já que a rotina, muitas vezes, puxada faz com que não consigamos dar atenção que desejamos a cada um dos famílias, sejam eles maridos, esposas, filhos, pais, irmãos, e até mesmo amigos.

São nestes dias sem compromissos com a rotina diária que podemos desfrutar do convívio e do afeto dos entes queridos, reabastecendo o amor e a atenção. Isto beneficia de maneira muito especial as crianças, que tem a presença constantes dos pais, fortalecendo-os emocionalmente. Tirando um ou outro imprevisto, que pode acontecer, os problemas estão sempre longe durante as férias, e o estresse do dia-a-dia também.

Fora todo benefício emocional, uma viagem em família costuma trazer novos hábitos e muito conhecimento para todos. Pois ao conhecer novos lugares, tem-se contato com novas culturas e informações, trazendo novos interesses e pontos de vistas. Certamente, os benefícios são inúmeros.

Entretanto, todos sabemos que viajar em família, seja para onde for, requer um consenso, afinal são muitos desejos e gostos diferentes. Mas um dos pontos mais importantes para a viagem em família ser um sucesso, é a escolha do destino. Isto porque o lugar escolhido deve oferecer opções e atrações que agradem à todos. Por este grande motivo que aposto minhas fichas numa viagem em família para Alemanha!

Kirche zu Burg Blankenstein in Hattingen
Imagem de Peter H por Pixabay

Motivos pelos quais uma viagem em família pela Alemanha tem tudo para ser um sucesso

Primeiramente vou apresentar um pouco do que a Alemanha tem a oferecer e depois vou mostrar um pouco do que o país conta para cada perfil de família. Assim fica mais fácil de se descobrir o que cada um gostaria de ver neste país que atende as expectativas de todo mundo.

O que eu acho mais importante salientar é que tudo que vai ser apresentado aqui pode ser conciliado numa viagem em família pela Alemanha, misturando o que cada um dos membros da família gostaria de ver e onde todos podem encontrar lugares do seu interesse. Desta forma, pode-se se montar uma viagem que agrada à todos!

Cidades encantadoras

Não é novidade para ninguém que as cidades da Alemanha são uma graça! Cidades como Colônia (Köln), Berlim, Nuremberg, Munique estão sempre presentes nas listas de quem deseja viajar em família pela Alemanha, mas além delas existem muitas outras. Cidades de médio e pequeno porte, as chamadas Dorfs (vilarejos), são sempre uma surpresa positiva. Aliás, arrisco a dizer que vai ser difícil se decepcionar com qualquer cidade alemã, pois o capricho está por todos os cantos e faz parte da cultura do país.

Qualquer pequena cidade tem um centrinho bonitinho e bem cuidado, com casinhas centenárias fofas e que estão repletas de flores nas janelas entre abril e outubro. O que faz a alegria daqueles que amam as flores e dos que amam paisagens fotogênicas. Especialmente, as pessoas na melhor idade costumam amar encontrar esta Alemanha florida!

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber, na Rota Romântica – Foto: Roman Kraft / Unsplash

+ 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA

+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO

+ 13 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER EM BERLIM


Viagem histórica

A Alemanha é o lugar certo para ter aulas de história diante dos seus olhos! Você gostaria de mostrar para seus filhos como era uma cidade medieval? Quer ver ao vivo lugares onde aconteceram fatos importantes da Primeira e Segunda Guerra Mundial? Ou ainda, quer aprender mais com sua família como era a Alemanha no período em que ela ficou dividida em dois países e por um muro? Tudo isto é possível. Muita história e museus estão disponíveis por todos os cantos da Alemanha, que apresentam a história do país para todos aqueles que tem interesse em conhecimento.

Certamente, uma viagem em família pela Alemanha pode ser bem mais rica e produtiva se for guiada por pessoas que conhecem detalhes da história e podem mostrar aquele detalhe que escapa aos olhos de quem não conhece, mas que faz toda a diferença quando é mostrado, e que deixa o conhecimento marcado para sempre. Não deixe de pesquisar sobre o trabalho oferecido pelo Viagem Alemanha, sem dúvida, sua viagem pode ser bem mais completa com a ajuda deles.


+ COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM

+ O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO EM BERLIM


Rotas Temáticas na Alemanha

Sem dúvidas, a Rota Romântica é a rota temática mais famosa e que mais recebe visitantes todos os anos. E não sem merecer! Ela passa por inúmeras cidades de sonhos e vai mesclando história, castelos, igrejas e paisagens de tirar o fôlego. E claro, agrada adultos e crianças, o que faz dela uma ótima opção de viagem em família na Alemanha.

Entretanto ela não é a única, na realidade são mais de 150 rotas temáticas na Alemanha, que atravessam o país seguindo um determinado tema. E elas são dos mais variados tipos, como a Rota Alemã do Vinho, a Rota dos Castelos, a Rota do Enxaimel, a Rota da Língua Alemã, ou ainda a Rota Panorâmica da Floresta Negra, uma das mais lindas, só para citar algumas das mais conhecidas. Mas os temas não se esgotam por aí e pode-se encontrar rotas bem diversas como Rota Alemã dos Vulcões (!!!), Rota do Queijo do Allgäu, ou a Estrada Alemã da Cegonha.

Uma das rotas temáticas que mais fazem sucesso entre as crianças é a Rota Alemã dos Contos de Fadas, que passa por diversas cidades que, dizem, inspiraram os Irmãos Grimm a escrever contos como a Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, entre outros.

Com certeza, entre uma das mais de 150 rotas temáticas da Alemanha você vai encontrar alguma que te agrade! E o mais legal, é que pode-se mesclar e juntar partes de diversas rotas, formando uma viagem que agrade a todos os membros de uma família!

Viagem familia Alemanha Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Foto: Viagem Alemanha

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ ROTHENBURG OB DER TAUBER: A CIDADE MAIS FAMOSA DA ROTA ROMÂNTICA

+ LOHR AM MAIN, A ENCANTADORA CIDADE DA BRANCA DE NEVE


Castelos na Alemanha

Se tem algo de encantador na Alemanha e que ninguém deve perder numa visita são os seus castelos. Diversos deles estão espalhados por todos os cantos do país e atraem inúmeros visitantes. É até difícil enumerar os mais bonitos, mas com certeza você já viu fotos do incrível Castelo Neuschwanstein, do Castelo de Heidelberg ou do Burg Eltz ao pesquisar qualquer coisa sobre a Alemanha. Estes e outros castelos são daqueles ícones do país e são realmente deslumbrantes.

Especialmente mulheres e crianças são as mais atraídas pelos castelos, devido a todo clima de fantasia que envolve estes monumentos. Uma visita a algum deles sempre é algo marcante e divertido, daqueles programas em família que são para guardar para sempre na memória. Mas você sabia que existem vários castelos na Alemanha onde é possível se hospedar? Sim, é possível passar a noite em vários castelos, que são em alguns casos hotéis normais, e em outros é uma experiência mais exclusiva. Certamente, algo inesquecível!

Neuschwanstein Viagem Família Alemanha
Castelo Neuschwanstein / Shutterstock

+ OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA

+ OS CASTELOS DO VALE DO RENO, NA ALEMANHA

+ MERCADOS DE NATAL EM CASTELOS NA ALEMANHA – ENCANTAMENTO PURO!


Montanhas

O sul da Alemanha é todo tomado pelos Alpes, uma cadeia montanhosa que ainda entra em diversos países como a Áustria, Suíça, Itália, França, entre outros. Esta é uma região lindíssima, um cenário encantador onde se vê o ano todo lagos lindos e montanhas com os cumes nevados. Realmente uma das regiões mais belas da Alemanha!

Os alpes alemães são um grande destino turístico o ano todo, seja no verão, ou no inverno. No verão esta região atrai muitos visitantes que amam o contato com a natureza e seguem para as montanhas para fazer trilhas por elas. Já no inverno, pode-se contar com a paisagem toda branca e com os esportes de inverno. O que não faltam por esta região são as inúmeras estações de esqui, que possuem pistas com todos os tipos de níveis, com teleféricos e toda estrutura.

Entretanto, se você quer ver neve mesmo numa visita durante o verão, o Zugspitze, nos alpes alemães é o lugar que você deve passar. Esta é a montanha mais alta da Alemanha e que até mesmo no verão conta com neve no seu topo. Outro lugar incrível no sul da Alemanha é o Ninho da Águia (Kehlsteinhaus), que foi a casa de verão de Hitler, situada no topo de uma montanha, e que tem vistas incríveis. Embora só abra em um período curto do ano, entre maio e outubro, é daquelas visitas inesquecíveis.

Alpes alemães Viagem Família Alemanha
Alpes alemães – Foto de Krivec Ales no Pexels

Vinhos alemães, Cervejas alemãs e Comida alemã

Difícil quem não gosta de comer e beber bem! E a Alemanha é um país onde a comida em restaurantes costuma ser boa e farta, e pagando um preço justo. Assim sendo, reunir a família ao redor da mesa em uma viagem é uma celebração a cada refeição. E para brindar, muita cerveja e vinho alemão!

Mas não só em restaurantes que pode-se apreciar e aprender um pouco mais sobre os vinhos e cervejas alemãs. É possível visitar inúmeras cervejarias e vinícolas na Alemanha, onde pode-se conhecer os processos de fabricação e fazer degustações, além de é claro comprar algumas garrafas. Alguns produtores, tanto de vinho quanto de cervejas alemãs, oferecem verdadeiras experiências gastronômicas, transformando o prazer da boa mesa em algo memorável.

Para poder fazer visitas a vinícolas alemãs ou cervejarias, geralmente é necessário um pouco de organização, mas é um passeio que costuma agradar a todos, mesmo aos menores.

Viagem Família Alemanha Cervejas Munique
Cervejaria HB Munique

+ A CERVEJARIA HB EM MUNIQUE: PROSIT!


Festas na Alemanha: Oktoberfest e várias outras

A Alemanha é um país festeiro, e visitar uma destas festas é sempre uma diversão. Com várias barraquinhas de comida, bebida e diversão para adultos e crianças, estas festas são sempre bem visitadas por moradores e visitantes.

Durante o ano inteiro acontecem festas nas cidades alemãs, sejam elas festas de colheitas, festas do vinho ou festas maiores como o Carnaval de Colônia, a Schützenfest Hannover (festa do tiro em Hannover), a Nürnberger Volksfest (festa popular de Nuremberg), ou Hamburger Hafengeburtstag (festa de aniversário do porto de Hamburg), só para citar algumas.

Mas não tem como falar de festas na Alemanha e não mencionar a maior de todas as festas do país: a Oktoberfest de Munique! Com números surpreendentes, ela é também uma das maiores festas populares do mundo, e uma festa extremamente familiar durante o dia. Sim, a cerveja só é vendida em canecas de um litro, mas os refrigerantes também! E o que não falta na Oktoberfest é entretenimento para todos. Ah! A Oktoberfest não é uma festa exclusivamente encontrada em Munique, muitas outras cidades alemãs também tem suas versões da festa, e que são tão animadas quanto!

Cidades para conhecer em 2019 Munique
Oktoberfest, em Munique, na Alemanha

+ DICAS PARA CURTIR A OKTOBERFEST EM MUNIQUE NA ALEMANHA


Festas na Alemanha: Mercados de Natal

Uma época incrível para visitar a Alemanha em família é a época que antecede o Natal. Já no final de novembro começa a abrir os encantadores Mercados de Natal por toda a Alemanha, e certamente este é um período muito especial para passear pelo país.

Realmente é difícil encontrar alguma cidadezinha alemã que não tenha sua própria festa na época do Advento, sendo que algumas fazem a festa somente num final de semana (ou num dia), e outras, geralmente as maiores, já fazem em todos os finais de semana do advento ou mesmo um mês seguido, abrindo todos os dias.

Os Mercados de Natal na Alemanha são muito variados e alguns são temáticos, como os ditos Mercados de Natal Medievais, outros acontecem em castelos, outros ainda dentro da floresta… mas não importa no tipo de mercado de natal na Alemanha que você visite, ele certamente vai ser muito animado e cheirando a vinho quente (Glühwein), que aquece o corpo e a alma.


+ MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA PARA VOCÊ VISITAR

+ MERCADOS DE NATAL EM CASTELOS NA ALEMANHA – ENCANTAMENTO PURO!

+ WEIHNACHTSMARKT FRANKFURT – O MERCADO DE NATAL DE FRANKFURT


Autoestradas alemãs (Autobahns)

Para os fãs de velocidade, andar nas autoestradas alemãs pode ser a realização de um sonho. Muitos desejam poder dirigir sem limite de velocidade e uma das muitas máquinas construídas pelos alemães, que podem chamar de carros nacionais marcas como Porsche, BMW, Mercedes, Audi, entre outras.

Claro que nem todas as autoestradas são livres de limites de velocidade e muitas possuem radares (atenção, cuidado com as multas por excesso de velocidade), mas a boa notícia é que é possível, sim, realizar este tipo de sonho.

Aliás, você já pensou em fazer uma viagem num carro conversível com amigos ou família pelas paisagens mais lindas da Alemanha? Esta é daquelas viagens que costumam marcar para sempre as memórias de uma família!

Viagem família Alemanha cabrio
Tour de conversível pela Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

+ UMA VISITA À BMW WELT, EM MUNIQUE


Compras na Alemanha

Como brasileiro ama fazer umas comprinhas em viagem, este é um tema que não pode ser esquecido quando vamos pensar em organizar uma viagem em família para Alemanha. Pois apesar de os preços não serem tão bons como nos Estados Unidos, ainda são bem melhores que no Brasil. Fora que existem muitos artigos de fabricação alemã que são excelentes presentes e aquisição.

Todos os centros das grandes cidades alemãs contam com um comércio forte, e geralmente existe uma rua ou região onde os grandes magazines e lojas de redes estão todos instalados. Além disto, existem outlets na Alemanha e eles estão espalhados por todo país.


+ COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS

+ MELHORES OUTLETS NA ALEMANHA

+ COMPRAS EM FRANKFURT


Conhecer as cidades dos ancestrais alemães

Uma viagem muito especial para se fazer em família à Alemanha é uma viagem para conhecer as raízes da família e as cidades de onde os ancestrais vieram. Sem dúvidas, esta é daquelas viagens em família que ficam marcadas para sempre.

Passar na cidade onde os pais ou avós nasceram tem um significado todo especial, principalmente estando junto à sua família. E não importa se a cidade é grande ou pequena, se é graciosa ou não, este é um tipo de destino que jamais vai sair do coração da família toda.

Outro lugar especial para ser visitado por quem deseja muito saber mais sobre o tema, e talvez até buscar informações, é o BallinStadt – Emigrant Museum Hamburg. Este é o museu que fala sobre a emigração dos alemães, para o Brasil e para o mundo. Ele fica na cidade de Hamburg e é uma visita muito indicada.

Uma viagem em família na Alemanha para a sua família!

A grande vantagem da Alemanha como destino turístico é que ela oferece atrações para todo mundo. Dificilmente mesmo uma família numerosa, com membros de idades bem variadas e com diferentes gostos não vai encontrar algo que agrade a todos.

O importante para se ter sucesso numa viagem em família na Alemanha é saber mesclar as atrações e ir visitando alternadamente lugares que agradem a um e a outro. Desta forma, sempre se está levando em consideração o que um dos participantes da viagem gostaria de aproveitar e os outros ficam na expectativa de que logo será a sua vez.

Acima eu mostrei alguns dos potenciais motivos que levam as pessoas a escolherem a Alemanha como um destino turístico, e aqui pretendo dar ideias do que cada grupo etário poderia se interessar ao fazer uma viagem em família pela Alemanha.

Viagem família Alemanha Eltz
Burg Eltz – Foto: Viagem Alemanha

Família viajando para Alemanha com bebês e crianças

Especialistas afirmam que memórias das viagens são as mais vivas em nossas lembranças e mesmo crianças bem pequenas se beneficiam muito do clima e dos sentimentos alegres de uma viagem em família. Então, não tenha receio em viajar com seus pequenos, a viagem costuma ser um pouco mais lenta, mas ela vai ser muito positiva.

A Alemanha é um país muito bem preparado para receber bebês. Isto porque comprar fraldas, alimentos, achar lugares que oferecem trocadores é muito fácil, e isto facilita de sobremaneira a vida dos pais numa viagem pelo país. As calçadas são aptas para receber carrinhos de bebês e cadeirantes, e a população tem um respeito muito grande à prioridade destas pessoas.

O que é importante levar em consideração numa viagem com crianças e bebês, é que a dinâmica da viagem costuma ser mais lenta, afinal crianças curtem melhor viagens mais tranquilas, com paradas em parquinhos e até mesmo andar mais devagar pelas ruas. Desta forma, é indicado ter uma base e fazer passeios de bate e volta, ou mesmo selecionar menos cidades e passar mais tempo nas cidades escolhidas.

A Alemanha conta com diversos parques temáticos que são especialmente planejados para crianças menores. O Playmobil Fun Park, por exemplo, é completamente voltado para crianças entre três e dez anos, que se divertem subindo, escorregando e brincando. Este parque não conta com montanhas-russas ou carrosséis, mas tem muitas áreas de recreação projetadas para bebês e crianças de até três anos de idade.


+ ALEMANHA COM BEBÊS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VIAJAR TRANQUILO!

+ LEGOLAND DEUTSCHLAND, O PARQUE DA LEGO NA ALEMANHA

+ VISITANDO O PLAYMOBIL FUN PARK NA ALEMANHA


Família viajando para Alemanha com adolescentes

As famílias que viajam com adolescentes sabem que agradar a eles não é muito fácil, afinal eles mudam de opinião a cada minuto e costumam achar tudo aborrecido ou querer ficar com o nariz colado no tablete ou celular. Mas creia que existem formas de fazer eles se divertirem muito na Alemanha!

O primeiro passo para integrá-los na viagem em família à Alemanha é fazer com que o adolescentes participem das decisões da viagem. Peça para que eles façam pesquisas sobre o destino e atrações escolhidas, e leve em consideração o que eles escolher ver.

Adolescentes costumam se interessar muito por passeios guiados, onde uma pessoa que conhece bem a história do lugar apresenta ao vivo o que ele aprendeu na escola. Fora que este método é uma excelente forma de guardar conhecimento!

Outro grande chamariz para adolescentes costuma ser os parques de diversões e a Alemanha conta com vários. O mais famoso é o Europa Park, que é um dos melhores parques de diversões da Europa. Outra possibilidade muito legal é fazer um ensaio fotográfico durante o passeio, algo que os adolescentes adoram.

Legoland Capa
Parque Legoland na Alemanha

+ OS MELHORES PARQUES DE DIVERSÃO NA ALEMANHA

+ OS MELHORES PARQUES DE DIVERSÃO NA EUROPA

+ PARQUES TEMÁTICOS NA EUROPA: ONDE A DIVERSÃO GIRA EM TORNO DE PERSONAGENS FAMOSOS


Viagem em família com idosos na Alemanha

Viajar em família pela Alemanha com idosos não deve ser nenhuma preocupação! Basta vir com o seguro de viagem feito (que sempre é imprescindível para evitar transtornos) e saber que o país é muito bem preparado para recebe-los. Este é um mercado grande dentro da Alemanha e atrações que interessam a melhor idade não faltam.

A Alemanha é um país de muitos idosos, e que são extremamente ativos. Assim sendo, o número de pessoas acima dos 65 anos fazendo turismo pelo país é muito grande. É muito fácil encontrar pelo país, excursões de idosos que usam o tempo livre da aposentadoria para passear e conhecer mais do seu país.

Os idosos costumam se interessar muito pelas rotas temáticas que a Alemanha oferece, além de apreciarem muito as lindas paisagens, as cidades cheias de flores e ter acesso à toda história que eles vivenciaram a distância. Outro tipo de turismo que costuma causar muita emoção, é a visita às cidades e regiões de seus antepassados, para poder ter uma visão do que seus pais, ou avós, viram. É realmente emocionante para eles.

Fora todos os motivos acima, ainda pode-se se contar que atrações, museus e pontos turísticos na maioria das vezes oferecem descontos para pessoas acima de 65. Além de terem, é claro, uma cafeteria anexa, onde dá pra dar uma parada e descansar. Já que o ritmo também é mais lento estando com pessoas mais velhas.

Famílias de adultos ou grupos de amigos pela Alemanha

Apesar de parecer ser mais fácil planejar viagens somente para adultos, esta pode ser uma tarefa que requer muito jogo de cintura para agradar a todos. E como vale para qualquer tipo de viagem em grupo, é importante mesclar a programação para atender à todos os gostos e expectativas do grupo.

Muitas vezes pode-se tentar organizar viagens baseadas em hobbies, por exemplo, aqueles que amam motocicletas podem fazer lindas viagens pela Alemanha. Estradas cênicas não faltam, sejam elas ao longo dos rios, como o Reno, ou pelas montanhas. E tendo tudo organizado, certamente este tipo de viagem tem tudo para ser um sucesso!

Viagens que costumam ser sucesso são aquelas que passam por regiões vinícolas, por cervejarias e por cidades grandes, com vários restaurantes e atrações. Uma das minhas indicações é a bela Bamberg, que é famosa por sua cerveja defumada e que conta com um centro histórico primoroso.

bamberg alemanha
Bamberg – Imagem de Th G por Pixabay

+ PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER

+ UMA DAS GRANDE ATRAÇÕES DE BAMBERG: SUA INCRÍVEL PREFEITURA ANTIGA!


Planeje-se para fazer sua viagem em família

Não somente para viajar em família à Alemanha, mas em qualquer viagem que se faz em um grupo de pessoas, é necessário ter um pouco mais de planejamento. Principalmente quando nesta viagem estão presentes bebês, crianças pequenas e idosos. Com pessoas destes grupos é necessário ter atenções especiais e o planejamento vai requerer um pouco mais de pesquisa e preparo.

Ao se precaver e planejar todos os detalhes e cuidados com cada um dos participantes da viagem, na realidade está se cuidando do bem-estar geral de todos. Até porque se, durante uma viagem em família, algo acontecer a uma pessoa do grupo, certamente isto vai prejudicar a viagem da família inteira.

Abaixo seguem algumas dicas de planejamento para tornar esta viagem familiar mais tranquila e que seja de muito sucesso.

Destinos

Ao escolher os destinos da viagem em família, faça com que todos participem e peça sugestões. Peça para os adolescentes pesquisarem lugares e atrações, ouça as vontades dos idosos, perceba as necessidades dos menores e tente escolher lugares que agradem todo mundo. Fazer com que todos participem do planejamento da viagem é um belo meio de integrar e faz com que haja comprometimento desde início.

Vale do Mosel
Vale do Rio Mosel – Imagem de Peter H por Pixabay

✓ Passagem e Hospedagem

Antecedência é a palavra chave para estes dois pilares da viagem. Reservando antecipadamente você não corre o risco de não conseguir ficar onde queria por falta de lugar e nem ter de fazer mil conexões porque os voos diretos estavam muito caros.

Ao viajar com crianças e idosos, evite fazer muitas trocas de aviões, e também evite voos que partam muito cedo pela manhã ou muito tarde da noite. Veja bem se a economia com a passagem para pegar este tipo de voo compensa mesmo, pois o dia seguinte costuma ser perdido, afinal está todo mundo cansado pela falta de sono…

Outra dica é estando em um grupo maior, tente se hospedar o mais central possível, pois fazer deslocamentos com grupos maiores de pessoas costuma demorar mais, e com isto sobra menos tempo para conhecer e passear.

Seguros Promo

✓ Roteiro bem feito

Tente montar um roteiro que não seja cansativo, evite colocar muitas atrações para serem visitadas num dia só, no estilo maratona. Tantos crianças, quanto idosos, dificilmente acompanharão e ficarão cansados. E os demais, certamente ficarão irritados por não cumprir a meta.

Também evite lugares de difícil acesso ou que tenham pouca infraestrutura, isto porque em casos de imprevistos, pode ser um tremendo problema.

Se a viagem tem algum trecho longo de deslocamento, tente colocar algo tranquilo para se fazer no dia seguinte, e que todos possam dormir por mais tempo e relaxar. Se a viagem for mais longa, tente deixar alguns dias sem planejamento nenhum dentro do roteiro, para que todos possam descansar das novidades e deslocamentos. Tenha em mente que viagens que mudam todas as noites de hotéis são extremamente cansativas.

Autobahn Alemanha
Autobahn na Alemanha Por: ANGHI / Shutterscock

+ O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

+ O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

+ COMPRAS NA ALEMANHA: AS FAMOSAS DROGARIAS


✓ Clima no destino

Sempre é importante pesquisar bem o clima e a temperatura que vai estar no destino para se estar preparado e vestido adequadamente. Nada pior que estar sem roupas suficientes de frio, ou pegar um super calor e não ter nem um chinelo ou sandália para pôr nos pés.

Definitivamente, só é possível ter uma ideia aproximada do que é a temperatura do lugar, baseado no clima dos anos passados, e como a mudança climática mundial é uma realidade, o mais indicado é deixar a mala mais ou menos pronta e um ou dois dias antes da viagem selecionar melhor as roupas a levar, baseado no que diz a meteorologia.

✓ Faça um checklist de viagem

Anote tudo que é importante para organizar nesta viagem e vá riscando tudo que já está pronto e foque no que ainda falta planejar. Não deixe de conferir validades de todos os passaportes, autorizações de viagens para menores desacompanhados, vistos, reservas e seguros de saúde para todos. Tudo isto é muito importante para entrar na Europa!


+ ETIAS | AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA NA EUROPA PARA BRASILEIROS

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!


✓ Leve um kit de primeiros socorros

Não deixe de levar alguns remédios que podem ser úteis na viagem, como analgésicos, antitérmicos, antiinflamátorio, ou qualquer tipo de remédio que seja de uso contínuo. Neste último caso, não deixe de levar a receita e bula junto, seja para esclarecimentos, ou seja para orientar o médico que eventualmente vai prescrever uma nova receita.

Coloque neste kit também band-aid, gaze, e alguma pomada cicatrizante. Afinal, numa viagem em família nunca se está livre de inúmeros imprevistos.

✓ Faça um seguro viagem para cada um dos participantes da viagem

Um dos requerimentos para entrar na Europa é ter um seguro de viagem. Não corra o risco de acabar com a sua viagem em família pela Alemanha já na chegada, na imigração, pela falta de um seguro válido.

Mas, por mais que a gente não queira falar nisto, imprevistos acontecem a todo momento. E ter um imprevisto de saúde e não estar coberto por um seguro de viagem pode ser uma dor de cabeça sem fim. Os custos médicos e hospitalares na Europa são bem altos e não vale a pena comprometer seu orçamento economizando justamente nisto.


+ SEGURO VIAGEM PARA ALEMANHA – QUANTO CUSTA? É MESMO OBRIGATÓRIO?


Não sabe como montar uma viagem em família à Alemanha ou não quer se incomodar com nada?

ESCOLHA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA QUE VAI PLANEJAR TUDO POR VOCÊ!

A Viagem Alemanha é uma empresa de brasileiros que moram na Alemanha, especializada em viagens personalizadas pela Alemanha, Suíça e Áustria e podem organizar o tipo de viagem que você sonha.

Caso você ainda não tenha nenhum sonho concreto, eles podem sugerir o melhor roteiro baseado no seu perfil e no perfil de todos os viajantes que estarão com você. A especialidade deles é justamente esta, montar uma viagem que agrade a todos de maneira equilibrada e apresentando o que a Alemanha tem de melhor.

Viagem família Alemanha
Piquenique personalizado do Viagem Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

Sobre a empresa Viagem Alemanha

A empresa é formada pelo casal de brasileiros Rafaella e Raphael, que há mais de 11 anos moram na Alemanha. Mais do que uma agência, a Viagem Alemanha é uma “boutique de viagens”, que elabora e organiza toda a sua viagem na Alemanha, na Suíça e na Áustria, em português. Sem excursões, a empresa foca em viagens privativas, sempre pensando nos melhores roteiros, atrações e experiências para os seus viajantes.

Nota:

Esse post foi feito em parceria com a empresa Viagem Alemanha, já trabalhei com eles no passado e acredito no projeto que eles desenvolvem com muito profissionalismo e experiência.

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

10 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Alessandra De Lima 17 de março de 2020 - 10:39

Quantos cenários lindos tem a Alemanha, tenho muita vontade de conhecer o país. Muito bom seu texto e completo. Obrigada por compartilhar.

Responder
Carina 17 de março de 2020 - 11:56

Obrigada, Alê! E venha sim, o país é realmente incrível e oferece opções para todos os tipos de viajantes. 🙂

Responder
Lulu Freitas 18 de março de 2020 - 15:08

Amei os motivos para uma viagem em família pela Alemanha! Você mostrou toda a diversidade do país e quantas opções diferentes de roteiro se pode ter. Viajar em família pode ser ótimo, com inúmeros benefícios como você bem destacou. Lindo post!

Responder
Carina 18 de março de 2020 - 16:24

Super obrigada, Lulu! Fico muito feliz em saber que o post pode inspirar pessoas e mostrar o melhor da Alemanha!
Um beijo pra vc!

Responder
Olívia 19 de março de 2020 - 22:04

Eu concordo totalmente, que país maravilhoso, já pisei duas vezes naquele solo e visitei algumas cidades, ainda pretendo ampliar. obrigada pelo post. inspirados

Responder
Carina 20 de março de 2020 - 04:29

Fico contente quando encontro pessoas que compartilham minha opinião de quanto potencial pra viagem a Alemanha tem! Obrigada pela visita, Olivia!

Responder
Fernanda Scafi 23 de março de 2020 - 18:56

AMO a Alemanha e apesar de nunca ter viajado pra lá em família, tenho certeza que seria um ótimo destino pra esse tipo de viagem! Tudo sinalizado, ótimo para fazer uma roadtrip por exemplo pela rota dos contos de fada, os ingressos das atrações costumam ter preços especiais para famílias e até quem quiser viajar de trem tb – as crianças até determinada idade podem viajar de graça com os pais!

Responder
Carina 23 de março de 2020 - 19:09

ÓTIMA colocação, Fer! Verdade, o país tem muitas oportunidades para quem viaja com crianças e idosos, que também costumam receber descontos em entradas de atrações e podem utilizar passes de trens para viajar com netos, por exemplo. Obrigada por me lembrar destes detalhes. 🙂
Beijos pra vc!

Responder
ana paula 24 de março de 2020 - 11:32

Não sabia que a Alemanha era tão linda assim. Já entrou na minha lista hahhahah

Responder
Carina 24 de março de 2020 - 12:25

Coloque no topo, Ana Paula!! Tenho certeza que vc não vai se decepcionar! 🙂

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies