Página Principal Itália Cinque Terre na Itália | 16 Razões para visitar

Cinque Terre na Itália | 16 Razões para visitar

por Martinha Andersen
10 comentários

Entre Nice, na França, e Florença, na Itália, um pequeno tesouro turístico é oferecido aos visitantes: Cinque Terre. Localizada perto de Gênova, na Riviera Italiana da Ligúria, essas cinco aldeias são um Parque Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO. Elas estão geograficamente ligadas entre si, como os cinco dedos de uma mão. Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, são um destino turístico muito popular e encantador. E é um ótimo lugar para se levar a sério o Dolce far niente, a arte de não fazer nada dos italianos.

A Riviera Italiana orgulha-se de ter a costa mais bonita da Itália, as cidades e vilas mais românticas, mas se você for um pouco ao norte, Cinque Terre vai te surpreender. As cores das casas, as trilhas ao lado do penhasco, o cultivo de vinhedos e oliveiras, a gastronomia e todo o resto que fazem de Cinque Terre uma das regiões mais bonitas da Itália.


Seguro Viagem para Europa

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 

Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Cinque Terre na Itália | Razões para visitar

ARQUITETURA

Se tem uma coisa que chama a nossa atenção quando chegamos a Cinque Terre, é a sua arquitetura. É uma mistura, entre casas super coloridas, casas super discretas, mas com vários detalhes de apaixonar. A arquitetura na Itália sempre foi um fator envolvente para mim. Morando na França há 13 anos, e vendo “quase” sempre o mesmo tipo de arquitetura e sem muita cor, as cores de Cinque Terre são um colírio para os me olhos. Mesmo com um estilo um pouco decadente, com roupas penduradas e afins… mas eu adoro!

Manarola Arquitetura

Leia também:

>> Civita di Bagnoregio, um dos vilarejos mais encantadores da Itália!
>> Internet na Europa: como usar o wifi portátil numa viagem
>> Como ir a Taormina, na Sicília: dicas para planejar sua visita
>> Lago di Garda, um dos lagos mais lindos da Itália
>> Primeira vez em Roma – O que visitar em Roma
>> 13 Cidades românticas na Toscana – Itália


CARTÃO ILIMITADO PARA TREM E ÔNIBUS

Para conhecer Cinque Terre, é muito conveniente usar trem, já que é um parque nacional, uma via navegável protegida e um Patrimônio Mundial da Unesco. A maioria do tráfego de veículos é restrito dentro das vilas. Isso explica por que a área é tão bem preservada. Compre o passe de “quantos dias você precisar” na bilheteria da estação ferroviária, começando por 16 euros por pessoa para um dia. Não se esqueça de validar o passe nas máquinas eletrônicas antes da primeira utilização.

Cinque Terre de Trem
Shutterstock | Por Julia Lav

Uma boa alternativa ao transporte ferroviário são os passeios de barco que ligam cada vila. Sem falar que a paisagem das vilas vista do mar, é uma delícia. É aqui que temos as mais belas vistas do Cinque Terre. Várias empresas oferecem o trajeto entre vilas pelo mar. Na minha última ida estávamos de carro (o que eu não aconselho muito), não precisávamos nos locomover com tanta freqüência, então acabamos usando o trem somente um dia e foi para satisfazer a minha vontade de “fazer as cinco vilas em 1 dia”. Nas outras idas somente tinha utilizado o trem e barco e foi mais que perfeito.

Razões para visitar Cinque Terre na Itália

Cinque Terre – CORNIGLIA

Corniglia é a vila mais antiga de Cinque Terre. Sua origem pode ser datada da Roma antiga. De fato, os arqueólogos conseguiram descobrir ânforas com a inscrição da aldeia (Gens Cornelia) nas ruínas de Pompéia. Ao contrário das outras vilas de Cinque Terre, Corniglia não é diretamente adjacente ao mar. Portanto é a menos visitada e a mais tranquila. 

Corniglia

Ela se encontra no topo, cerca de 100 metros de altura, cercada por vinhedos e socalcos. Quando você chegar à estação da vila, levante a cabeça levemente para ver a Corniglia situada acima do Mediterrâneo. Para os corajosos e atléticos, a Lardarina (382 degraus) te espera. Corniglia é extremamente orgulhosa de seu vinho e você pode aproveitar e fazer várias degustações.


>> Florença: Excursão de 1 Dia a Cinque Terre c/ Tudo Incluído
>> De Florença: Excursão p
araPisa e Cinque Terre 1 Dia
>> Pisa: Excursão para grupos pequenos em Cinque Terre
>> La Spezia: Excursão a Cinque Terre com Limoncino
>> Excursão de 1 Dia a Cinque Terre partindo de Milão


Fotografia

Com seus portos de pesca embutidos em enseadas, Cinque Terre é um local fantástico para os entusiastas da fotografia, especialmente com o mar azul turquesa ao redor. Se você tem pouco tempo para se dedicar à fotografia, a vila de Manarola é o cartão postal perfeito para suas fotos, com sua magnífica igreja gótica. E Vernazza, com suas casas coloridas agrupadas nas montanhas, é certamente a mais bonita para o seu álbum de recordações.

Vernazza

Cinque Terre – GASTRONOMIA

Se você gosta de cozinha italiana, bons produtos, Cinque Terre deve agradar a você. Essa cultura também molda a paisagem de Cinque Terre. Se você caminhar pelas trilhas de Cinque Terre, cruzará olivais e vinhedos cultivados em terraços. As terras muito férteis da região, banhadas pelo sol e hidratadas pelo ar do mar, permitem excelente culinária mediterrânea, onde a importância de azeitona, uva, limão, pesto é importante em todas as áreas.

Gastronomia Cinque Terre

Vinho, azeite, limões e outras iguarias são produzidos a poucos metros das cozinhas. Você também apreciará a visita, se gosta de frutos do mar e, em especial, anchovas, uma das especialidades locais. Em Riomaggiore, você encontrará um comerciante que oferece frutos do mar fritos, camarões, anchovas, lulas, mexilhões, peixes pequenos … uma delícia! Alguns bons restaurantes: Cavour Trattoria em Levanto, La Scogliera em Manarola e Miky em Monterosso. 

Gastronomia Cinque Terre

>> Cruzeiro em Cinque Terre c/ Aperitivo e Almoço
>> Cinque Terre: Excursão com Degustação de Vinhos e Petiscos
>> Excursão gastronômica a La Spezia Cinque Terre


LIMÕES, MUITOS LIMÕES

É impossível estar em Cinque Terre e não se encantar com os limões por toda a parte. Na verdade, é assim na Itália toda, mas em Cinque Terra foi onde eu mais senti, respirei, degustei os limões. Uma pena que perdi o festival anual dos limões em Monterosso por 2 dias. Ia ter amado. Sem falar que foi impossível deixar de fotografá-los por um segundo. Ohhhh frutinha fotogênica! E o tamanho? Impossível não chocar!

Cinque Terre – MANAROLA

Construída sobre uma rocha elevada a 70 metros acima do nível do mar, é uma das vilas mais charmosa e romântica de Cinque Terre. Chegando a Manarola, você ficará impressionado com a paisagem acidentada da vila. É nessas encostas que o homem explora a vinha há séculos. Prova irrefutável dessa atividade agrícola, o próprio nome de Manarola é uma tradução da palavra “moinho” (que também é encontrada na estrada principal sob a torre da igreja).

Corniglia

Manarola tem um pequeno porto que nada mais é que uma rampa para barcos, suas pitorescas casas multicoloridas de frente para o mar, uma pequena praça com restaurantes de frutos do mar. É um típico cenário de filme, onde as horas parecem que não passam.

MAR MEDITERRÂNEO

O Mar Mediterrâneo em Cinque Terre é de um azul tão brilhante, que ele se parece uma pintura. É fácil passar horas perdida em sua beleza. Felizmente, existem cafés em todas as vilas onde se pode sentar com o seu drink e petiscos apreciando a vista durante o tempo que quiser. Cinque Terre surgiu a partir de vilas de pescadores e muitos dos moradores ainda ganham a vida no mar.

Vista aerea de Manarola
Shutterstock | Por M Victoria

Se o seu plano é nadar no mar, Monterosso é a única cidade com uma verdadeira praia. É um pouco de cascalho, mas ainda adequado para os pés descalços. Nas outras vilas você encontrará jovens que escalam sobre as rochas para chegar à água, mas não é uma boa ideia. Se você quer desbravar o Mar Mediterrâneo, há pequenos barcos para alugar e até mesmo alguns caiaques podem ser encontrados. O passeio de caiaque é imperdível. Tem também alguns pescadores oferecendo excursões de barco.

Cinque Terre - Monterosso
Shutterstock | Por Martina Badini

>> De La Spezia: Passeio de Barco no Golfo e Cinque Terre
>> Cinque Terre: Excursão de Paddleboard de 1,5 horas
>> Monterosso: Cinque Terre Kayak Tour
>> Aluguel de Barco


Cinque Terre – MONTEROSSO AL MARE

Monterosso é o lugar onde os italianos vêm de férias. Apesar das multidões, a vila ainda é encantadora, repleta de lojas curiosas ao longo de corredores tortuosos. Monterosso é muito popular entre os amantes da praia, porque é aqui que está localizada a única praia com areia real em Cinque Terre. Ela também é perfeita para quem gosta de curtir à noite, já que a maioria dos bares ficam abertos durante a noite.

MONTEROSSO AL MARE
Shutterstock | Por Anibal Trejo

Panoramas de tirar o fôlego

Cinque Terre é uma das regiões mais fotografadas da Itália, e é fácil saber o motivo. Com suas casas com fachadas coloridas, o azul do Mediterrâneo, o verde nas florestas de pinheiros, carvalhos e um pôr-do-sol de tirar o fôlego, não tem foto que saia feia. O que não faltam durante o trajeto das trilhas, são ótimos panoramas da região.

Vernazza

Cinque Terre – PôR-DO-SOL

Não tem como deixar de fora da lista os pores-do-sol de Cinque Terre. É um pôr-do-sol mais bonito que o outro. Não teve ida a Cinque Terre que eu não chorei de emoção assistindo a esse espetáculo da natureza.

Pôr-do-Sol em Manarola

>> Passeio de Barco ao Pôr do Sol em Cinque Terre


Povo acolhedor

Mesmo que esse sentimento possa variar de acordo com a estação do ano e principalmente com as pessoas que você conhece, gostaria de enfatizar a bondade da grande maioria das pessoas em Cinque Terre. Se você é amigável e sociável, encontrará pessoas que marcarão a sua estadia. Uma vez iniciada uma conversa, algumas pessoas não hesitarão em convidá-lo para tomar um drinque ou fazer um passeio de barco. Não tenha medo de se comunicar e seja feliz!


Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!.


Cinque Terre – RIOMAGGIORE

Riomaggiore é a primeira vila de Cinque Terre se você chegar de La Spezia. Sem falar que é uma vila muito fofa, super íngreme e bem pequena. Mas não se preocupe, tem tudo o que você precisar. Tem uma rua principal, um porto, uma praia rochosa, um castelo, uma igreja, uma farmácia, e uma dúzia de restaurantes. Tem também tem boas conexões de trem e é a vila mais próxima de La Spezia. 

Riomaggiore

A cidade em si é uma atração com suas casas coloridas que parecem agarrar-se a encosta, com um mini porto completando a paisagem. Sendo uma antiga vila de pescadores, Riomaggiore, com seus muitos restaurantes de frutos do mar, é a mais animada. É impossível ficar entediado. É absolutamente necessário conhecê-la, já que a vista é de tirar o fôlego.

TREKKING

Para quem gosta de trilhas para caminhadas, Cinque Terre é um prato cheio. A Trilha Vermelha é mais plana do que a Trilha Azul, mas leva mais tempo. Em algumas trilhas podem ser feitas de bicicleta. As bicicletas podem ser alugadas em Riomaggiore por dia e são uma ótima maneira de ver a paisagem. O terreno varia de “um pouco” a “muito” desafiador. Mas te garanto que todo o esforço valerá à pena.

Trekking em Cinque Terre

A trilha mais longa (entre Monterosso e Portovenere) leva 10h30. A trilha mais curta leva 30 minutos (entre Riomaggiore e Manarola). Uma das trilhas que eu mais curto leva 1h30m e é de Vernazza a Corniglia. Nada como andar no vento fresco, com vista para o mar azul turquesa. É de suspirar! A trilha ao longo das encostas que ligam as cinco vilas também é uma ótima pedida. Com seis horas de caminhadas constante você pode percorrer todo os 12 quilômetros. Só não esqueça de levar um tênis bem confortável.

Não deixe de ver o post da Natalia do Destino Provence : Cinque Terre: explorando as trilhas nas montanhas ligúrias

Cinque Terre – VERNAZZA

Vernazza é caracterizada por seu pequeno porto protegido. Era uma vila fortificada que por muito tempo serviu como um posto avançado de defesa contra ataques de piratas. É a vila mais fotogênica. Ela fica sob o olhar de um castelo em ruínas e proteção de uma antiga igreja. A vila tem uma praça central com muitos restaurantes bonitinhos e é o lugar mais adequado (assim como Monterosso) pra quem quer entrar na água.

Vernazza

viagens marítimas

Explorar Cinque Terre por via marítima é uma ótima maneira de apreciar a magia das vilas deste pedaço da Ligúria. Para isso, você pode optar pelo serviço de transporte de barco que liga as aldeias. Se o tempo permitir, você também pode alugar caiaques ou canoas e parar para fazer piqueniques nas enseadas. Nas vilas, as rampas permitem que você saia e coloque seu barco de volta na água sem nenhum problema.

MONTEROSSO AL MARE

Onde ficar em Cinque Terre? 

Se hospedar em Cinque Terre é um feito, pois é necessário fazer reservas com antecedência, dada a popularidade do lugar. Os preços são variados, se você estiver com um orçamento mais apertado, você pode dormir em Levanto, Gênova ou La Spezia, cidades vizinhas que permitem chegar facilmente às vilas de Cinque Terre, já que a linha de trem atende a essas duas cidades. É uma excelente solução para uma estadia prolongada. Além disso, há muito o que visitar no local e as atividades noturnas são abundantes.

Algumas boas escolhas de onde ficar em Cinque Terre, se você tiver sorte:

Melhor época para ir a Cinque Terre?

Cinque Terre tem um clima mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes e secos. Mas não se preocupe que Cinque Terre pode ser visitada durante todo o ano em teoria, mas eu aconselho que você vá durante a meia estação: na primavera (do início de março ao final de maio, evitando feriados) e no outono (do final de setembro ao início de novembro) .

É um dos destinos mais turísticos da Europa e as vilas são realmente muito pequenas. Portanto, se você quiser evitar tumulto e praias cheias, fuja dos meses de verão e períodos + agitados (férias escolares, fins de semana, etc.). Para o mar, vale a pena vir de meados de maio até o final de setembro. No verão (julho/agosto), faz muito calor e caminhar não é nada agradável. Então se você sofre no calor e multidões, deve evitar o verão.

Boa Viagem a Cinque Terre e suas belezas!

10 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Renata Campos 2 de março de 2020 - 09:16

Ahhh que lindeza de post! Amei!
Nem precisava de 16 motivos, eu já morro de vontade de conhecer a região. Agora então, subiu alguns degraus na minha bucket list de viagens

Responder
Martinha Andersen 3 de março de 2020 - 13:21

Re… eu jurava que você tinha ido ano passado .. mas já que não foi, vá!! Certeza que você vai amar. Bjokas =)

Responder
Marcia Picorallo 5 de março de 2020 - 07:50

Conheci as Cinque Terre em um dia, como você descreveu, de trem. Achei o passeio de barco a partir de La Spezia lindo, o mar, as encostas rochosas, as casinhas coloridas… O ideal é ficar mais dias para curtir o mar, mas achei as praias tão cheias que me deu comichão rsrsrs

Responder
Martinha Andersen 7 de março de 2020 - 09:30

Oi Marcia. Sim, a época faz muito diferença. Fui no alto verão e em maio, maio é totalmente outra vida. Clima ótimo, sem a multidão. =)

Responder
ana paula 5 de março de 2020 - 10:47

Esse lugar parece até mentira… nossa como Cinque Terre é bonita.. estou pasma! E agora doida para conhecer.

Responder
Martinha Andersen 7 de março de 2020 - 09:31

Oi Ana.. sim, é de outro mundo. Em alguns momentos bem surreal. Vá sim, você vai amar! =)

Responder
Camila Coubelle 5 de março de 2020 - 18:36

Acabei de descobrir que Cinque Terre tem tudo que eu amo: arquitetura bonita, boa comida e bons vinhos. Achei um lugar apaixonante e estou colocando na lista de desejos agora mesmo.

Responder
Martinha Andersen 7 de março de 2020 - 12:38

Oi Camila.. é super apaixonante.. tudo tão lindo, que chega a ser surreal. =)

Responder
Angela C S Anna 9 de março de 2020 - 18:39

cinque terre era um dos meus sonhos! achei lindas demais e facilitou muito esse trem ne, ainda bem q tem pq dirigir ali eh horrivel e nem tem como praticamente haha infelizmente no dia que fui para manarola fez um tempo horrivel e nao vi direito 🙁

Responder
Martinha Andersen 11 de março de 2020 - 12:47

Oi Angel… ai que triste que quando você foi o tempo não colaborou muito. Manarola é um encanto de linda, mas quem sabe vc não volta em outra época. =)

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies