Lago di Garda, um dos lagos mais lindos da Itália

Um lugar para conhecer e se encantar!

12

A Itália faz suspirar… Poucos países são tão unânimes como este, já que de alguma forma agrada a todos. Gosta de boa comida? Itália tem. Vinho? Tem, dos melhores. História? Nem precisa explicar. Modernidade, paisagens de tirar o fôlego, praia, parque de diversões, vida noturna,… Pense o que for, você vai encontrar lá. E quer um lugar que reúne muito disto tudo? Te apresento o Lago di Garda.

O Lago di Garda é um dos destinos turísticos mais famosos no país, numa região realmente incrível, que mistura paisagens de sonho, boa mesa, bons vinhos e passeios fascinantes.

Lago di Garda01
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Lago di Garda

 

A Itália tem vários lagos lindos, mas Garda é o maior deles. E já por isto tende a oferecer maior variedade. A começar pela paisagem que no norte fica em meio a montanhas dos Dolomites e ao sul margeada por vinhedos. E ainda, para completar, tem 5 ilhas.

O Lago di Garda em números

O lago é enorme, e para quem gosta de números lá vai: uma linha reta entre Sirmione (ao sul) e Riva del Garda (ao norte) tem aproximadamente 50 quilômetros.

Seu ponto com as margens mais afastadas tem 17 km.

Um passeio ao redor do lago todo tem em torno de 160 quilômetros.

Quando se fala em profundidade de suas águas, chega-se a números bem impressionantes: o ponto mais profundo do lago tem 346 metros (!), e a profundidade média do lago é de respeitosos 136 metros.

Cidades ao redor do Lago di Garda

Este enorme lago conta com várias pequenas e charmosas cidades ao redor dele. Cada uma com sua particularidade e beleza. O que torna a escolha difícil para quem pretende se hospedar por ali.

Mas para cada gosto, existe uma opção mais compatível.

 

Lago di Garda mapa

Parte Sul

 

A região sul do lago apresenta as cidades mais conhecidas e turísticas. Ali estão cidades como a já citada Sirmione, Bardolino e Garda, que dá nome ao lago.

A margem oriental também atrai muito mais gente, já que é mais povoada. Isto acontece porque a margem ocidental apresenta algumas regiões de montanhas escarpadas que mergulham diretamente no lago, o que não se encontra na margem oposta.

Lago di Garda04
Vinho

Os amantes do vinho não podem deixar de visitar Bardolino. Cidade onde estão os inúmeros vinhedos que produzem o vinho de mesmo nome. E que ajuda a dar fama a região.

Inúmeras vinícolas por ali abrem suas portas aos turistas. Então não deixe de comprar algumas garrafas diretamente dos produtores.

Tomar uma taça de Bardolino, num dos restaurantes a beira do lago, e apreciando a paisagem é programa obrigatório!

Lago di Garda05
Lago di Garda06
Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.
Gardaland

Quem vai com crianças não pode perder o Gardaland, um parque de diversões muito bacana, perto de Peschiera del Garda, bem ao sul.

Parte Norte

 

O extremo norte do lago, onde está Riva del Garda e sua vizinha Torbole, é a região dos esportistas. Ali reúnem-se ciclistas, windsurfistas e adeptos do paraglide.

Andar pelas ruas das 2 cidades é se deparar com inúmeros praticantes e lojas de apoio destes esportes.

Então se você chegar ali e decidir fazer windsurfe, fique tranquilo que vai encontrar inúmeras escolas que oferecem locação de equipamento e até aulas, para principiantes.

Ciclistas que queiram se aventurar pelas montanhas e praticar mountain-bike também estão bem amparados, e podem alugar bicicletas e comprar equipamentos.

Lago di Garda10
Bicicletas

Aliás, lojas de aluguel de bicicletas encontram-se em quase todas cidades ao redor do lago. E também alugam bicicletas de cidade, já que andar de bicicleta pela beira do lago é um programão!

Muitas cidades do Lago di Garda são ligadas por excelentes ciclovias e oferecem um passeio inesquecível margeando o lago.

Barcos

Mas se o teu programa é passear PELA água, um dos inúmeros passeios de barcos e de ferries vai te atrair. Não gosta de passeio com as massas? Existe barcos para alugar!

Lago di Garda08
Teleférico

Malcesine é outra fofíssima cidade na margem oriental que tem um atrativo forte. Ali está um teleférico que leva ao topo do Monte Baldo. E nem preciso dizer que de lá se tem as vistas mais lindas do lago, né?

Lago di Garda03
Lago di Garda02

Dicas…

O Lago di Garda merece pelo menos uma semana para ser desfrutado apropriadamente. Mas para os que tem pouco tempo, um passeio de 2 dias já dá uma boa ideia do lugar.

A volta no lago é teoricamente possível de ser feita num dia, já que 160 km é uma distância pequena. Mas vai por mim, são tantos pontos de parada para fotos, e dependendo da época do ano (verão e feriados as estradas estão LOTADAS!) esta distância parece ser multiplicada por mil! E não é um passeio recomendado.

Lago di Garda07

E como se ainda não bastasse tudo isto, Valpolicella e Verona estão ali ao ladinho, a menos de 20 km…

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

12 Comentários
  1. Fabio Pastorello Diz

    Que legal, demos uma passada rápida em Sirmione e adoramos. Da próxima vez quero reservar mais dicas. Adorei o post, beijos.

    1. Carina Diz

      Sirmione é linda tb!! Um grande abraço e obrigada pela visita!

  2. sarahdasilvagomes Diz

    Que lugar lindo, fotos maravilhosas parabéns pelo post!

    1. Carina Diz

      Obrigada, Sarah!! 🙂

  3. […] Lago di Garda […]

  4. […] + LAGO DI GARDA […]

  5. Nicole Plauto Diz

    Oi, Cá! Adorei o post!! 😀
    Tu sabes dizer se em Julho (primeira metade), o Lago fica muito lotado? É insuportável passear por lá, dirigir, estacionar, etc?
    Beijos!!

    1. Carina Diz

      Oi, Nic!!
      Não sei te dar 100% de certeza, nunca fui nesta época, mas infelizmente acredito que seja sim… julho e agosto é altíssima temporada, como vc bem sabe, é a alemoada desce em peso. As ruas ao redor do lago são estreitas e eu acredito em trânsito, sim.
      Seria mais interessante se vc ficasse num só lugar e de repente fizesse passeios de barco.
      Super beijo pra vc!!

      1. Nicole Diz

        Ótima dica, Ca, obrigada! Vou dar uma olhada nos passeios de barco 🙂
        Beijos

  6. Ana Carolina Diz

    Oi, Carina. Adorei seu post. De grande utilidade, além de me fazer sonhar desde agora com essa bela regiao da Italia. Irei com meu marido e filhos no final de outubro. Sei que a água do lago estará muito fria para banho, mas o que vc acha desta época de outono, pode ser tbm uma boa época para se visitar a regiao? um abraco, Ana Carolina

    1. Carina Diz

      A Itália é sempre linda em qualquer época do ano, e portanto se teu desejo é conhecer está região, vá sem medo. /)
      Até porque frio para banho o lago é até no verão! 😉

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.