Página Principal Itália Primeira vez em Roma – O que visitar em Roma

Primeira vez em Roma – O que visitar em Roma

por Martinha Andersen
15 comentários

Como já diz o ditado: “Tutte le strade pórteno a Roma” (“Todos os caminhos levam a Roma”). E não tenha dúvidas que a sua primeira vez em Roma, pode até não ser perfeita mas vai ser especial. Minha primeira vez em Roma não foi tudo aquilo que eu esperava, mas ao mesmo tempo não a culpo. Afinal não esqueço a emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez (nem a Torre Eiffel fez eu me emocionar de cara!).

Entrar então, foi um capítulo à parte. E lógico que amei todas as igrejas que vi e entrei pelo caminho, assim como o Vaticano, que fui e não vi o Papa… mas foi só entrar na Capela Sistina que fiquei embasbacada com a pintura de Michelangelo. Me encantei pela Roma antiga. Fiquei babando por todas as estátuas e fontes que encontrava. Experimentei todos os gelatos que apareciam do nada na minha frente (e nem sou muito fã de sorvetes e afins.. mas esses, tem o seu valor!).

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Primeira vez em Roma – o que visitar em Roma

Roma é um dos destinos turísticos preferidos no mundo. Sua rica história é combinado com um estilo de vida peculiar. A cidade eterna para a qual todos os caminhos levam, cativa todos os visitantes.. até os mais incrédulos. Roma é um verdadeiro depósito de tesouros. Foi aqui que a nossa civilização começou. São muitas as referências romanas e o resultado é nada mais nada menos do que um museu a céu aberto. Roma com certeza é a cidade que mais lembra o passado, vive o presente e terá um futuro fabuloso.

Vista de Roma a partir de Castelo Sant'Angelo

Na sua primeira vez em Roma, não se desespere se não conseguir ver tudo o que planejou. Roma é para ser vivida. É como diz o ditado: “Quando a Roma vai, fai come vedrai!” (“Quando em Roma, faça como os romanos”). Há tanta coisa em Roma para ser visto que você vai ter que voltar de novo, só não se esqueça de jogar uma moeda na Fontana di Trevi para garantir a sua volta o mais rápido possível. Dizem que funciona. No mais, curta Roma do seu modo. Sinta. Viva. Deguste. Se emocione.


Leia também:

>> Como ir do aeroporto de Roma ao centro
>> Visita ao Coliseu de Roma – dicas práticas e curiosidades
>> ETIAS | Autorização de entrada na Europa para Brasileiros
>> Internet na Europa: como usar o wifi portátil numa viagem
>> Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano: vale a pena subir?
>> Fontana di Trevi: 9 fatos interessantes para saber sobre a fonte antes de ir a Roma


Primeira vez em Roma – O que Visitar em Roma

Castelo Sant’Angelo

O Castelo Sant’Angelo é um marco imediatamente reconhecível. Originalmente construído em 135 dC como um mausoléu para o imperador romano Adriano, foi transformado em uma fortaleza papal no século 6 e nomeado após uma visão angelical que o Papa Gregório, o Grande, teve em 590 dC.

CASTELO SANT'ANGELO em Roma

Foi muito usado como base militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Hoje em dia, abriga uma coleção eclética de pinturas, esculturas, artefatos militares e armas medievais. Muitas dessas armas foram usadas por soldados que lutaram para proteger o castelo.

>> Tour Castelo de Santo Ângelo c/ Ingresso Prioritário
>> Castelo de Santo Ângelo e Praça de São Pedro
>> Tour “Anjos e Demônios”- O Caminho da Iluminação
>> Museu do Vaticano e Castel Sant’Angelo com almoço típico
>> Tour Castelo de Santo Ângelo Sem Fila em Grupo Pequeno

Catacumbas Romanas

Descubra as muitas camadas de Roma enquanto você explora a cidade antiga. Este é um dos passeios mais interessantes a se fazer, já que mostra como a cidade Eterna se desenvolveu através dos tempos e quantos locais históricos podem ser encontrados no subterrâneo. Eu amo visitar cemitérios, então visitar Catacumbas me dá a mesma alagria (é mórbio, eu sei!). Para quem tem pavor, te digo que em nada ela lembra as Catacumbas de Paris com seus ossos expostos. Aqui raramente você encontrará um osso para contar história.

Catacumbas de São Sebastião

Algumas das catacumbas romanas mais populares incluem as Catacumbas de Domitilla e a Catacumba de São Calixto (uma das minhas preferidas). Alguns passeios são realmente incríveis, de tal maneira que você não apenas verá as Catacumbas em si, mas aprenderá muito, como nas Catacumbas de São Sebastião, que é uma das mais famosas catacumbas que se localizam na Via Ápia Antiga. Além dos seus 12 quilômetros de túneis subterrâneos, diz a lenda que aqui estão enterrados os restos mortais de São Pedro e São Paulo e nada mais nada menos do que 16 papas.


Leia também >> CATACUMBAS DE ROMA: QUAIS VISITAR E COMO CHEGAR?


>> Excursão Criptas e Catacumbas com Capela dos Ossos
>> Excursão Catacumbas e Criptas em Pequeno Grupo
>> Tour Combinado Basílica de São João de Latrão e Catacumbas
>> Tour de Bicicleta Elétrica Via Ápia, Aquedutos e Catacumbas
>> Vaticano Completo e Catacumbas: Tesouros da Capela Sistina

PRIMEIRA VEZ EM ROMA – Coliseu

Ahh, eu sou capaz de rasgar seda por ele. Foi aquele monumento que fez uma pessoa insensível como eu, pagar um King Kong assim que o vi. Lagriminhas escorreram. Quando falamos em Roma, o que geralmente nos vêm à cabeça é o Coliseu. A grande arena dos gladiadores é o mais emocionante dos pontos turísticos antigos da cidade.

Coliseu em Roma
Shutterstock | Por Francesco Todaro

O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano foi construído para acomodar 50 mil pessoas, uma verdadeira muldidão sedenta de sangue, que vinha aqui assistir as lutas de gladiadores, que contribuíram para a reputação do lugar. É uma sensação indescritível estar lá dentro e imaginar tudo o que já se passou no lugar. Este extraordinário monumento data à partir do ano de 72 dC.

Interior do Coliseu em Roma

Diz a lenda que, enquanto o Coliseu estiver, Roma permanecerá; e quando Roma cair, assim vai o mundo. Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o anfiteatro foi iniciado pelo imperador Vespasiano e inaugurado por Tito no ano de 80 dC. Não se surpreenda se você ficar boquiaberto na primeira olhada. O Coliseu é tudo o que você imaginar e muito mais.


Leia também >> Visita ao Coliseu de Roma – dicas práticas e curiosidades


>> Acesso Prioritário Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino
>> Entrada Rápida: Excursão VIP Coliseu, Arena e Roma Antiga
>> Coliseu com Subsolo, Arena, Fórum Romano e Monte Palatino
>> Roma Antiga: Coliseu e Fórum Romano em Tour Privado
>> Tour Sem Fila Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é outro grande ícone de Roma. Quem nunca sonhou em jogar uma moedinha lá? a Fontana di Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII e projetado por Nicola Salvi em 1732. Esta obra-prima foi concluída 30 anos mais tarde por Niccolo Pannini. Foi imortalizada no filme La Dolce Vita, e retrata a carruagem de Netuno sendo conduzido por cavalos-marinhos – um selvagem e um dócil – representando os “humores” do mar.

Fontana di Trevi em Roma
Shutterstock | Por Yasonya

Você tem que vir bem cedo ou no fim da tarde para evitar o fluxo interminável de turistas que se aglomeram em torno dela e que vêm jogar uma moeda e fazer um pedido. Eu mesma esbarrei com a Fontana de Trevi no acaso. Um belo dia resolvi sair sem rumo. Ir descobrindo Roma e eis que chego numa esquina e me deparo com uma multião. Quando viro, WAOWWW!!!! Um verdadeiro perrengue chique desse mundo moderno.

Fontana di Trevi lotada

A Fontana di Trevi quase enche uma praça inteira, e é a fonte mais famosa de Roma, e por que não dizer, do mundo. Curta o momento e só não esqueça de jogar uma moeda na fonte para garantir o seu retorno à Cidade Eterna.


Leia também >> Fontana di Trevi: 9 fatos interessantes para saber sobre a fonte antes de ir a Roma


PRIMEIRA VEZ EM ROMA – Fórum Romano

O Fórum Romano, assim como o Coliseu, foi o lugar que mais gostei de visitar da Roma antiga. Com suas muitas construções antigas e templos do governo romano, ele é cheio de história e lugares que merecem uma visita para uma melhor abordagem. Este labirinto de ruínas de várias “fábulas” serviu como um campo de jogos políticos, um comércio e um lugar onde a justiça foi dispensada durante o poder dos imperadores (de 500 aC a 400 dC). Hoje, o Fórum Romano é o que restou de muita história, que mesmo em ruínas, ainda nos fazem lembrar de tudo que se passou num dos maiores impérios que o mundo já viu.

Fórum Romano em Roma

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular para usar em toda Europa e com internet boa!

Galeria Borghese

Em 1660, um dos principais patrocinadores da arte em Roma, o cardeal Scipione Borghese (sobrinho do papa Paulo V) usou sua posição para iniciar uma coleção particular de obras de arte. Ele tinha um olho impecável pela genialidade criativa, e a coleção que atrai um grande número de turistas hoje em dia pode ser atribuída a ele. No entanto, a história da Galeria Borghese não é completamente inocente. O cardeal Scipione Borghese era conhecido por aprisionar artistas para que ele pudesse colecionar seus trabalhos para sua galeria. 

 GALERIA BORGHESE

A Galeria Borghese atingiu sua forma atual em 1903, quando foi aberta para visitas públicas. As coleções estão alojadas em uma magnífica vila do século XVII. Uma obra de arte em si, o interior da vila é decorado com afrescos, baixos-relevos, tetos decorados, pisos de mármore e colunas impressionantes. É o lugar perfeito para os amantes da arte se aproximarem das principais obras de artistas brilhantes como Caravaggio, Rafael, Bernini, Ticiano, Canova, Correggio e Rubens. A galeria é um testemunho vivo dos artistas italianos do século XV ao XVII.

>> Ingresso da Galleria Borghese
>> Sem Fila: Excursão Obras-Primas e Jardins Galleria Borghese
>> Excursão privada de 3 horas à Galeria e Jardins Borghese
>> Galeria Borghese de dia inteiro, Coliseu e Fora Romano

La Bocca della Veritá

La Bocca della Veritá ou Boca da Verdade é um mito que tem vida longa. A máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura. Está localizada fora da igreja de Santa Maria in Cosmedin. Foi imortalizada no filme Férias Romanas de Roman Holiday, com a musa Audrey Hepburn, e ainda é um grande sucesso com os visitantes. Vai encarar?

LA BOCCA DELLA VERITÁ em Roma

>> Traslado em ônibus entre Aeroporto Ciampino e Estação Temini
>> Traslado entre o Aeroporto Ciampino e Hotéis de Roma
>> Translado Privado de ou para o Aeroporto Ciampino (CIA)

>> Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
>> Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano

PRIMEIRA VEZ EM ROMA – Pantheon

Um templo de 2.000 anos de idade, agora igreja, o Panteão é o mais bem preservado dos grandes monumentos da Roma antiga. Originalmente construído pelo Imperador Adriano para honrar todos os deuses pagãos, o templo mais bem preservado da Roma antiga foi reconstruído no século 2 dC. Nesta maravilha arquitetônica está o túmulo de grandes homens, como o pintor Rafael e de dois reis da Itália, Victor Emmanuel II (morto 1878) e Umberto I (morto em 1900).

Pantheon de Roma

A maior parte do crédito é devido as suas dimensões perfeitas: 141 metros de altura por 141 metros de largura, com uma vasta cúpula, considerada a maior conquista arquitetônica dos romanos, que foi a maior já projetado até o século 20. Não deixe de admirá-la.

>> Tour no Panteão c/ Guia de Áudio de 35 Minutos
>> Explore o Panteão: Excursão Guiada à Glória de Roma

Piazza di Spagna

Uma das mais belas praças de Roma e da Itália. Possui uma escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti. Um ímã para os visitantes desde o século 18, a Escadaria Espanhola é um ótimo local para observar as pessoas. Conectando as lojas chiques na parte inferior, com os hotéis chiques no topo. Se você for um apaixonado por fotografia e lindas paisagens, não perca o pôr-do-sol desse ponto. Um verdadeiro show!

Piazza di Spagna em Roma

Para título de curiosidade, a igreja Trinità dei Monti foi encomendada pelo rei Luís XII da França e consagrada em 1585, com uma vista memorável e possui alguns afrescos maravilhosos por Daniele da Volterra, incluindo uma Deposizione magistral. Ao pé da escada, no centro da praça se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho.

PRIMEIRA VEZ EM ROMA – Piazza del Campidoglio

Construída sobre uma das sete colinas de Roma, o Capitólio é um dos museus mais antigos do mundo. O palácio foi aberto ao público em 1734. Ticiano, Caravaggio, Tintoretto, Bernini e Veronese tem suas obras expostas lá. Você vai ter uma visão panorâmica do Fórum Romano, da Piazza de Michelangelo, no topo de uma das maiores marcas de Roma. Aqui você encontrará os Museus Capitolinos e a idolatrada Santa Maria in Aracoeli.

Piazza del Campidoglio em Roma

No topo, a praça é rodeada por três palácios: Palazzo Nuovo (à esquerda), Palazzo Senatorio (em frente) e Palazzo dei Conservatori (à direita). Juntos, o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori, são a casa dos Museus Capitolinos, enquanto o Palazzo Senatorio é o lar de conselho da cidade de Roma.

Piazza del Campidoglio em Roma

Desenhada por Michelangelo em 1538 e ladeado por palácios senhoriais, este elegante praça é uma das mais belas praças de Roma. Você pode alcançá-la a partir do Fórum Romano, mas o caminho mais dramático e especial é pela via Cordonata, a escadaria que leva até a graciosa Piazza d’Aracoeli. No centro, a estátua equestre em bronze de Marco Aurélio é uma cópia. A original se encontra ali pertinho, nos Museus Capitolinos.



Piazza Navona

Este é o lugar ideal, devido à sua localização na cidade, para começar ou terminar o seu dia de passeio. O lugar em si traz a grandeza de Roma na época do grande império. Ali se encontra a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios). Como o nome já diz, quatro rios são representados, o Ganges (Ásia) esculpido por Claude Poussin, o Danúbio (Europa) esculpido por Antonio Raggi, o Nilo (África) esculpido por Giacomo Antonio Fancelli e o Rio de la Plata (América) esculpido por Francesco Baratta.

Piazza Navona

Ali você vai se sentir dentro de um filme italiano: cafés com suas mesas na rua, casas no tom coral/ferrugem com suas lindas varandas de ferro forjado e artistas de rua. Não esquecendo é claro, da linda fontana embelezando a praça.

PRIMEIRA VEZ EM ROMA – Vaticano

Ir à Roma e não ver o Papa nem sempre é possível, mas ir a Roma e não conhecer o Vaticano não pode. Sim, eu sei, o Vaticano não é uma atração turística de Roma e sim é uma cidade-estado. Mas como está localizada no centro de Roma, é obrigatória a visita. E pouco importa a sua religião, acho que todo mundo tinha que conhecer a Praça São Pedro, ver as colunas da Basílica, admirar os mármores, esculturas e pinturas no interior. Levar um choque mesmo e pensar que eles são loucos em ostentar tanto luxo e glamour.

Praça São Pedro e o Vaticano

Apesar de sua população ser apenas um pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área. A Cidade do Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929. Mas a quantidade de fiéis e não-fiéis que passam pela Praça São Pedro por ano é incalculável. São milhões e milhões de pessoas. Não deixe de subir na Cúpula da Basílica de São Pedro e se encantar com a paisagem.

Vista do alto do Vaticano
Shutterstock | Por S-F

Leia também >> Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano: vale a pena subir?


Museu do vaticano

Sem falar que conhecer o Museu do Vaticano deveria ser obrigatório. É o templo perfeito para admirar as obras-primas do Renascimento: Michelangelo, Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, … e chegar na Capela Sistina e levar outro choque com tamanha beleza. Daí você vai querer procurar feito louco a cena clássica de Michelangelo, mas quer uma dica? É só olhar para onde TODAS as câmeras fotográficas estão apontadas. Não tem erro!

Capela Sistina no Museu do Vaticano
Shutterstock | Por Creative Lab

>> Tour Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basílica São Pedro
>> Ingresso sem Fila para os Museus Vaticanos e Capela Sistina
>> Entrada Reservada: Visita Autoguiada Basílica de São Pedro
>> Cidade do Vaticano e Capela Sistina s/ Fila c/ Guia de Áudio
>> Excursão guiada à Basílica de São Pedro com subida na cúpula


VAI VIAJAR E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM ROMA?

Escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Aqui tem alguns hotéis que eu gosto muito e super indico. Tem para todos os bolsos e gostos.

Hotel próximo ao Coliseu & Fórum Romano: FH55 Grand Hotel Palatino | Hotel Antica LocandaCasa Santa SofiaHotel Centro Cavour | Mercure Roma Centro Colosseo

Hotel com bom custo x benefícioTrevi Beau BoutiqueHotel Colosseum | Auditorium Mecenate | Hotel Valeri | Hotel Fontanella Borghese

Hotel de LuxoNH Collection Roma Fori Imperiali Hotel Palazzo Manfredi – Relais & ChateauxRoma Luxus HotelBio Hotel Raphael – Relais & Châteaux | Hotel 55 Fifty-Five – Maison d’Art Collection

Hotel próximo ao Vaticano: Hotel Paolo II | Atlante Garden Hotel | Eccelso HotelBest Western Plus Hotel Spring House| The Boutique Hotel 

Albergue | Hostel:  The RomeHello | New Generation Hostel Santa Maria Maggiore | Free Hostels Roma | YellowSquare RomeGenerator Rome 


Uma Linda Primeira Vez em Roma para vocÊ!!!

LEIA TAMBÉM:

15 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Paula Brum 7 de outubro de 2014 - 06:54

Acho que a primeira vez em Roma é um misto de sentimentos e de encantamento, não dá para ver tufo, mas tudo que se vê é inesquecivel. Gosto de conhecer a Roma que está nas ruas, dibrar uma esquina e trooeçar numa fonte, ver uma prquena Igreja, abrir a pirta e ficar de queixo caido – são todas belissimas. Como digo, gosto de andar sem rumo. Adorei o texto, trrasmitiu essesturbilhão de sentimentos e ainda sugeriu um roteiro lindo.

Responder
Martinha Andersen 7 de outubro de 2014 - 07:15

Paula.. Lindo comentário <3
Exato, Roma é tudo isso, e como eu mesma disse, Roma não foi tudo lindo para mim, tanto que fugi dela antes do previsto e devo ter deixado um monte de lugares legais para trás. Mas como sei que em breve voltarei, não me desespero.. Tenho certeza que o nosso 2º encontro, será muito melhor!
Eu fui para Roma totalmente sem roteiro.. fui encontrando tudo ao acaso, e garanto que às vezes fazer isso é muito bom..
Super beijo!

Responder
13 Cidades Românticas na ToscanaViajoteca – Blog de Viagens 19 de dezembro de 2014 - 06:26

[…] sua próxima viagem à Itália, além de visitar Roma, Milão, Veneza… conheça a Toscana. Você vai se surpreender com a beleza natural da […]

Responder
Rita Maria dos Santos 13 de fevereiro de 2015 - 13:22

Você poderia me indicar um hostel ou hotel com bom preço e central em Roma e Florença.
Obrigada pela atenção.

Responder
1 Cidade : 1 Atração = Roma : Coliseu 2 de outubro de 2015 - 06:34

[…] Primeira vez em Roma? Siga essas dicas do que fazer por lá… […]

Responder
Carolina Arellano 4 de fevereiro de 2020 - 11:53

Roma está em meu coração, passei minha lua de mel nela e foi a primeira cidade italiana que conheci… a emoção de ver o Coliseu a primeira vez é única. Atualmente moro em Milão, mas Roma sempre vai ser a minha primeira cidade, perdi as contas de quantas vezes a visitei e a emoção é sempre a mesma. Amei o post!

Responder
Martinha Andersen 5 de fevereiro de 2020 - 13:49

Oi Carolina… Roma também foi a minha 1a cidade da Itália, e que legal que agora mora “pertinho”. Eu ainda não conheço Milão, preciso!! =)

Responder
Sil Mendes 5 de fevereiro de 2020 - 08:50

Com certeza uma viagem para Roma é simplesmente estar dentro de um livro de história. Não tem como não ficar no mínimo impactado com todos os monumentos incríveis da cidade. Com certeza esse post ajuda demais no planejamento para uma primeira visita a Roma. Super completo e com dicas bacanas.

Responder
Martinha Andersen 5 de fevereiro de 2020 - 13:50

Bem isso, estar em Roma é respirar história. Eu moro em Paris e já achava waowww as histórias envolvidas, mas em Roma é muito mais surreal. =)

Responder
Marcela 6 de fevereiro de 2020 - 22:44

Ahh Roma <3 Só estive lá a primeira vez, mas quero voltar e seguir essas dicas na segunda, porque é tudo perfeito demais! Adorei

Responder
Martinha Andersen 8 de fevereiro de 2020 - 10:19

Oi Marcela.. na torcida para que volte logo.. Roma é muito fascinante <3

Responder
Mariana Menezes 7 de fevereiro de 2020 - 09:22

Super completo esse post do que visitar em Roma! Tem muitos anos que estive lá, conheci alguns desses lugares, mas fiquei com vontade de conhecer outros que você sugeriu, como as Catacumbas Romanas e a Galeria Borghese

Responder
Martinha Andersen 8 de fevereiro de 2020 - 10:20

Oi Mariana.. Obrigada.. sempre que termino os posts fico achando que faltaram 1000 coisas.. hahaha.. As Catacumbas são incríveis, mas nisso eu sou mega suspeita, já que amo!! =)

Responder
Angela C S Anna 7 de fevereiro de 2020 - 18:32

eu simplesmente amo roma! fiquei 5 dias e tem ainda tanta coisa que não vi, preciso levar o jean na proxima viagem.. muita historia e beleza num lugar só

Responder
Martinha Andersen 8 de fevereiro de 2020 - 10:21

Oi Angie.. sim, as opções são infinitas.. não faltam lugares incríveis na cidade eterna.. =)

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies