Primeira vez em Roma – Roma para Principiantes

5

Como já diz o ditado: “Tutte le strade pórteno a Roma” (“Todos os caminhos levam a Roma”). E não tenha dúvidas que a sua primeira vez em Roma, pode até não ser perfeita mas vai ser especial. Eu já disse que Roma não foi tudo aquilo que eu esperava, mas ao mesmo tempo não a culpo. Afinal não esqueço a emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez (nem a Torre Eiffel fez eu me emocionar de cara!).

Entrar então, foi um capítulo à parte. E lógico que amei todas as igrejas que vi e entrei pelo caminho, assim como o Vaticano, que fui e não vi o Papa… mas foi só entrar na Capela Sistina que fiquei embasbacada com a pintura de Michelangelo. Me encantei pela Roma antiga. Fiquei babando por todas as estátuas e fontes que encontrava. Experimentei todos os gelatos que apareciam do nada na minha frente (e nem sou muito fã de sorvetes e afins.. mas esses, tem o seu valor!).

Primeira vez em Roma

Roma é um dos destinos turísticos preferidos no mundo. Sua rica história é combinado com um estilo de vida peculiar. A cidade eterna para a qual todos os caminhos levam, cativa todos os visitantes.. até os mais incrédulos.  Roma é um verdadeiro depósito de tesouros. Foi aqui que a nossa civilização começou. São muitas as referências romanas e o resultado é nada mais nada menos do que um museu a céu aberto. Roma com certeza é a cidade que mais lembra o passado, vive o presente e terá um futuro fabuloso.

Primeira vez em Roma

Na sua primeira vez em Roma, não se desespere se não conseguir ver tudo o que planejou. Roma é para ser vivida. É como diz o ditado: “Quando a Roma vai, fai come vedrai!” (“Quando em Roma, faça como os romanos”). Há tanta coisa em Roma para ser visto que você vai ter que voltar de novo, só não se esqueça de jogar uma moeda na Fontana di Trevi. Dizem que funciona. Eu mesma já estou louca para voltar e dar uma segunda chance à cidade.

Primeira vez em Roma

Preparei uma listinha com o que você não pode perder na sua primeira vez em Roma, no mais, curta do seu modo. Sinta. Viva. Deguste. Se emocione.

 

Este castelo é um marco imediatamente reconhecível. Originalmente construído em 135 dC como um mausoléu para o imperador romano Adriano, foi transformado em uma fortaleza papal no século 6 e nomeado após uma visão angelical que o Papa Gregório, o Grande, fez em 590 dC. Foi muito usado como uma base militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Hoje em dia, abriga uma coleção eclética de pinturas, esculturas, artefatos militares e armas medievais. Muitas dessas armas foram usadas por soldados que lutaram para proteger o castelo.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

 

Ahh, eu sou capaz de rasgar seda por ele. Foi aquele monumento que fez uma pessoa insensível como eu, pagar um King Kong assim que o vi. Lagriminhas escorreram. Quando falamos em Roma, o que geralmente nos vêm à cabeça é o Coliseu. A grande arena dos gladiadores é o mais emocionante d0s pontos turísticos antigos da cidade.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano foi construído para acomodar 50 mil pessoas, uma verdadeira muldidão sedenta de sangue, que veio assistir as lutas de gladiadores, que contribuíram para a reputação do lugar. É uma sensação indescritível estar lá dentro e imaginar tudo o que já se passou no lugar. Este extraordinário monumento data à partir do ano de 72 dC.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Diz a lenda que, enquanto o Coliseu estiver, Roma permanecerá; e quando Roma cair, assim vai o mundo. Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o anfiteatro foi iniciado pelo imperador Vespasiano e inaugurado por Tito no ano de 80 dC. Não se surpreenda se você ficar boquiaberto na primeira olhada.

Primeira vez em Roma

 

Outro grande ícone de Roma.. quem nunca sonhou em jogar uma moedinha lá? a Fontana di Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII e projetado por Nicola Salvi em 1732, esta obra-prima foi concluída 30 anos mais tarde por Niccolo Pannini. Foi imortalizada no filme La Dolce Vita, e retrata a carruagem de Netuno sendo conduzido por tritões com cavalos-marinhos – um selvagem, um dócil – representando os “humores” do mar.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Você tem que vir bem cedo ou no fim da tarde para evitar o fluxo interminável de turistas que se aglomeram em torno dela e que vêm jogar uma moeda e fazer um pedido. Eu mesma esbarrei com a Fontana de Trevi no acaso. Um belo dia resolvi sair sem rumo. Ir descobrindo Roma e eis que chego numa esquina e me deparo com uma multião. Quando viro, WAOWWW!!!!

Primeira vez em Roma

Esta fonte quase enche uma praça inteira, e é a fonte mais famosa de Roma. Curta o momento e só não esqueça de jogar uma moeda na fonte para garantir o seu retorno à Cidade Eterna.

 A Fontana di Trevi no momento está sendo restaurada. A previsão de término é no último trimestre de 2015. Você pode acompanhar todas as etapas da restauração por AQUI.

 

  • Fórum Romano (Foro Romano)

Foi o melhor lugar na Roma antiga. Tem muitas construções antigas e templos do governo romano. Cheio de história e lugares que merecem uma visita para uma melhor abordagem. Este labirinto de ruínas de várias “fábulas” serviu como um campo de jogos políticos, um comércio e um lugar onde a justiça foi dispensada durante o poder dos imperadores (de 500 aC a 400 dC). Hoje, o Fórum é o que restou de muita história, que mesmo em ruínas ainda nos fazem lembrar de tudo que se passou num dos maiores impérios que o mundo já viu.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

 

  • La Bocca della Veritá

A  Boca da Verdade é um mito que tem vida longa. A máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura. Está localizada fora da igreja de Santa Maria in Cosmedin.  Imortalizado no filme Férias Romanas de Roman Holiday, com a musa Audrey Hepburn, você também pode tentar. Vai encarar?

Primeira vez em Roma

.

  • Pantheon

Um templo de 2.000 anos de idade, agora a igreja, o Panteão é o mais bem preservado de grandes monumentos da Roma antiga. Originalmente construído pelo Imperador Adriano para honrar todos os deuses pagãos, o templo mais bem preservado da Roma antiga foi reconstruído no século 2 dC. Nesta maravilha arquitetônica está o túmulo de grandes homens, como o pintor Rafael e de dois reis da Itália, Victor Emmanuel II (morto 1878) e Umberto I (morto em 1900).

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

A maior parte do crédito é devido as suas dimensões perfeitas: 141 metros de altura por 141 metros de largura, com uma vasta cúpula, considerada a maior conquista arquitetônica dos romanos, que foi a maior já projetado até o século 20. Não deixe de admirá-la.

Primeira vez em Roma

 

  • Piazza di Spagna

Uma das mais belas praças de Roma e da Itália. Possui uma escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti. Um ímã para os visitantes desde o século 18, a Escadaria Espanhola é um ótimo local para observar as pessoas. Conectando as lojas chiques na parte inferior, com os hotéis chiques no topo. Se você for um apaixonado por fotografia e lindas paisagens, não perca o pôr-do-sol desse ponto. Um verdadeiro show!

A igreja Trinità dei Monti foi encomendada pelo rei Luís XII da França e consagrada em 1585, com uma vista memorável e possui alguns afrescos maravilhosos por Daniele da Volterra, incluindo uma Deposizione magistral.

Ao pé da escada, no centro da praça se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho.

Primeira vez em Roma

 

  • Piazza del Campidoglio

Construído sobre uma das sete colinas de Roma, o Capitólio é um dos museus mais antigos do mundo. O palácio foi aberto ao público em 1734. Ticiano, Caravaggio, Tintoretto, Bernini e Veronese tem suas obras expostas lá. Você vai ter uma visão panorâmica do Fórum Romano, da Piazza de Michelangelo, no topo de uma das maiores marcas de Roma. Aqui você encontrará os Museus Capitolinos e amada Santa Maria in Aracoeli.

No topo, a praça é rodeada por três palácios: Palazzo Nuovo para a esquerda, Palazzo Senatorio em frente e Palazzo dei Conservatori à direita. Juntos, Palazzo Nuovo eo Palazzo dei Conservatori casa dos Museus Capitolinos, enquanto Palazzo Senatorio é o lar de conselho da cidade de Roma.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Desenhado por Michelangelo em 1538 e ladeado por palácios senhoriais, este elegante praça é uma das mais belas praças de Roma. Você pode alcançá-lo a partir do Fórum Romano, mas o caminho mais dramático é pela via Cordonata, a escadaria que leva até graciosa da Piazza d’Aracoeli.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

No centro, a estátua equestre em bronze de Marco Aurélio é uma cópia. O original se encontra nos Museus Capitolinos.

Primeira vez em Roma

.

  • Piazza Navona

Este é o lugar ideal, devido à sua localização na cidade para começar ou terminar o dia. O lugar em si traz a grandeza de Roma na época do grande império. Ali se encontra a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios). Como o nome já diz, quatro rios são representados, o Ganges (Ásia) esculpidas por Claude Poussin, o Danúbio (Europa) esculpido por Antonio Raggi, o Nilo (África) esculpidas por Giacomo Antonio Fancelli e o Rio de la Plata (América) esculpidas por Francesco Baratta.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Ali você vai se sentir dentro de um filme italiano: cafés com suas mesas na rua, casas no tom coral/ferrugem com suas lindas varandas de ferro forjado, artistas de rua, com a linda fontana embelezando a praça.

 

Ir à Roma e não ver o Papa nem sempre é possível, mas ir a Roma e não conhecer o Vaticano não pode. E pouco importa a sua religião, acho que todo mundo tinha que conhecer a Praça de São Pedro, ver as colunas da Basílica, admirar os mármores, esculturas e pinturas no interior. Levar um choque mesmo e pensar que eles são loucos em ostentar tanto luxo e glamour.

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Conhecer o Museu do Vaticano é obrigatório. É o tempo de admirar as obras-primas do Renascimento: Michelangelo, Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, … e chegar na Capela Sistina e levar outro choque com tamanha beleza. Daí você vai querer procurar feito louco a cena clássica de Michelangelo, mas quer uma dica? É só olhar para onde TODAS as câmeras fotográficas estão apontadas. Não tem erro!

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Primeira vez em Roma

Apesar de sua população ser apenas um pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área. A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. Mas a quantidade de fiéis e não-fiéis que passam pela Praça São Pedro por ano é incalculável. São milhões e milhões de pessoas.

Primeira vez em Roma

Não deixe de visitar o excelente blog Turismo em Roma da Anelise e Luciana. Tudo o que você precisa saber para a sua primeira vez em Roma ser perfeita você encontrará lá.

Todos os posts da Itália você encontra AQUI.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

5 Comentários
  1. Paula Brum Diz

    Acho que a primeira vez em Roma é um misto de sentimentos e de encantamento, não dá para ver tufo, mas tudo que se vê é inesquecivel. Gosto de conhecer a Roma que está nas ruas, dibrar uma esquina e trooeçar numa fonte, ver uma prquena Igreja, abrir a pirta e ficar de queixo caido – são todas belissimas. Como digo, gosto de andar sem rumo. Adorei o texto, trrasmitiu essesturbilhão de sentimentos e ainda sugeriu um roteiro lindo.

    1. Martinha Andersen Diz

      Paula.. Lindo comentário <3
      Exato, Roma é tudo isso, e como eu mesma disse, Roma não foi tudo lindo para mim, tanto que fugi dela antes do previsto e devo ter deixado um monte de lugares legais para trás. Mas como sei que em breve voltarei, não me desespero.. Tenho certeza que o nosso 2º encontro, será muito melhor!
      Eu fui para Roma totalmente sem roteiro.. fui encontrando tudo ao acaso, e garanto que às vezes fazer isso é muito bom..
      Super beijo!

  2. […] sua próxima viagem à Itália, além de visitar Roma, Milão, Veneza… conheça a Toscana. Você vai se surpreender com a beleza natural da […]

  3. Rita Maria dos Santos Diz

    Você poderia me indicar um hostel ou hotel com bom preço e central em Roma e Florença.
    Obrigada pela atenção.

  4. […] Primeira vez em Roma? Siga essas dicas do que fazer por lá… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.