Óbidos foi uma das grandes surpresas que tive em Portugal. É uma belíssima cidade medieval portuguesa, rodeada pelas muralhas fortificadas que exalam um encanto pitoresco. Eu pensei muito em como descrever Óbidos. Esta pequena cidade fortificada cativou muito a minha atenção. Localizada no topo de uma colina, é impossível não chamar a atenção. A primeira vez que vi fotos daquelas pequenas casas pintadas de branco e do castelo medieval rodeado por uma grande muralha, sabia que tinha que conhecê-la. E finalmente esse dia chegou. E lógico que não me decepcionou.
;
;
;
Óbidos – um dos tesouros escondidos de Portugal
;
;
A história de Óbidos remonta aos tempos paleolíticos. Os romanos deixaram sua marca, seguidos pelos visigodos. Já os mouros construíram o castelo e as muralhas no topo das colinas e, quando os portugueses recuperam o país dos mouros, eles fortalecem o castelo e as muralhas. Tradicionalmente, Óbidos pertencia à rainha de Portugal e, provavelmente, esta é a principal razão pela qual a cidade é tão encantadora e bela.
Óbidos fica a 85 km de Lisboa, o que a torna um destino ideal para uma viagem de um dia desde a capital. Sendo esta também a razão pela qual durante a alta temporada, ela é inundada pelos turistas. Eu visitei ela em novembro, em pleno outono/inverno e achei maravilhoso. Lógico que o belíssimo dia, com um céu azul maravilhoso colaborou muito. A cidade estava bem vazia, deu para caminhar e fazer muitas fotos tranquilamente.
Esta magnífica cidade fortificada impressiona logo que você entra nela. Suas paredes, suas casas brancas, as suas muitas buganvílias e outras plantas trepadeiras, e o seu bonito castelo são de impressionar.
Leia também :
- 14 razões para visitar Lisboa em Portugal
- 9 programas imperdiveis no Vale do Douro
- Um dia em Guimarães – se encante pelo berço de Portugal
- O Douro Chama – 11 razões para visitar o Douro em Portugal
O momento em que você passa pelo portão Santa Maria é como entrar em uma bolha do tempo. A entrada é decorada com belos azulejos do século XVIII. Uma pintura deslumbrante feita com azulejos representando a paixão de Cristo, acolhe os viajantes.
Depois daqui, ande sem medo de se perder. Você vai descobrir um belo panorama da cidade, com suas pequenas ruas de paralelepípedos, belíssimas casas e suas flores, lojinhas charmosas, e muito mais.
Para uma experiência mais autêntica, prefira a quietude das ruas secundárias. Em cada esquina, você vai parar e vai ficar apreciando.
Eu me encantei pelas casas. Uma verdadeira fofura, com seus muitos detalhes, flores, azuleijos e santos.
Não deixe de reparas as muitas portas, que são de uma simplicidade e beleza sem igual.
Durante a caminhada por Óbidos, você vai descobrir uma das especialidades da cidade: a Ginjinha, o famoso licor de ginja.
Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo das muralhas de Óbidos. Eu não cheguei a subir, mas invejei muito. O trajeto “mais fácil” para subir, é por trás do castelo. Mas um aviso, se você tiver vertigem, esqueça imediatamente. O caminho é muito estreito e não há separação entre você e o vazio logo abaixo. Você também pode ter uma bela vista, muito mais simples, a partir da entrada do castelo.
Óbidos é pequena e não há muitos lugares onde você pode passar a noite dentro das muralhas. Eu não cheguei a me hospedar lá (me hospedei no Intercontinental Lisboa). Se eu fosse me hospedar em Óbidos, a minha escolha seria um desses : Pousada Castelo de Obidos – Josefa D Obidos Hotel – Hotel Casa Das Senhoras Rainhas. O Castelo de Óbidos foi transformado num hotel, e hoje em dia revive com sucesso a atmosfera dos tempos antigos. Passar a noite em Óbidos será uma experiência inesquecível. Outra alternativa é encontrar um lugar para ficar nas cidadezinhas vizinhas como Caldas da Rainha ou Foz do Arelho que não estão muito longe.
;