Página Principal Portugal Óbidos – um dos tesouros escondidos de Portugal

Óbidos – um dos tesouros escondidos de Portugal

por Martinha Andersen
0 comment

Óbidos foi uma das grandes surpresas que tive em Portugal. Afinal, é uma belíssima cidade medieval portuguesa, rodeada pelas muralhas fortificadas que exalam um encanto pitoresco. Eu pensei muito em como descrever Óbidos. Pois, esta pequena cidade fortificada cativou muito a minha atenção. Mas devo reconhecer que me faltam palavras…

Localizada no topo de uma colina, é impossível não chamar a atenção. Sendo que a primeira coisa que avistamos é sua incrível muralha. Então, desde a primeira vez que vi as fotos daquelas pequenas casas pintadas de branco e do castelo medieval rodeado por uma grande muralha, sabia que tinha que conhecê-la. Finalmente, esse dia chegou. Lógico que não me decepcionou.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal
Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Leia também:

+ MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR

+ UM DIA EM GUIMARÃES – SE ENCANTE PELO BERÇO DE PORTUGAL

+ NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE


Vai viajar para a Europa?

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Óbidos – um dos tesouros escondidos de Portugal

;A história de Óbidos remonta aos tempos paleolíticos. Mas os romanos deixaram sua marca, seguidos pelos visigodos. Já os mouros construíram o castelo e as muralhas no topo das colinas. Posteriormente, quando os portugueses recuperam o país dos mouros, eles fortalecem o castelo e as muralhas. Tradicionalmente, Óbidos pertencia à rainha de Portugal. Provavelmente, esta é a principal razão pela qual a cidade é tão encantadora e bela.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Descubra Óbidos

Óbidos fica a 85 km de Lisboa, o que a torna um destino ideal para uma viagem de um dia desde a capital. Então, muita gente faz um bate e volta a partir de Lisboa para conhecê-la. Sendo esta também a razão pela qual durante a alta temporada, ela é inundada pelos turistas.

Eu visitei ela em novembro, em pleno outono/inverno e achei maravilhoso. Lógico que o belíssimo dia, assim com o céu azul maravilhoso colaborou muito. Aliás, a cidade estava bem vazia, então deu para caminhar e fazer muitas fotos tranquilamente. 

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Sem dúvida, esta magnífica cidade fortificada impressiona logo que você entra nela. Suas paredes, suas casas brancas, as suas muitas buganvílias e outras plantas trepadeiras, fora o seu bonito castelo são de impressionar. 

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Leia também:


O momento em que você passa pelo portão Santa Maria é como entrar em uma bolha do tempo.  A entrada é decorada com belos azulejos do século XVIII. Uma pintura deslumbrante feita com azulejos representando a paixão de Cristo, acolhe os viajantes.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Se perca pelas ruas…

Depois daqui, ande sem medo de se perder. Certamente, você vai descobrir um belo panorama da cidade. Então, não perca suas pequenas ruas de paralelepípedos, belíssimas casas, assim como, suas flores, lojinhas charmosas.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal
Souvenier de Portugal

Para uma experiência mais autêntica, prefira a quietude das ruas secundárias. Afinal, em cada esquina, você vai parar e vai ficar apreciando.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal

Eu me encantei pelas casas. Uma verdadeira fofura, com seus muitos detalhes, flores, azuleijos e santos. 

Não deixe de reparas as muitas portas, que são de uma simplicidade e beleza sem igual.

Óbidos - um dos tesouros escondidos de Portugal
Viaje Conectado

Ginjinha

Durante a caminhada por Óbidos, certamente, você vai descobrir uma das especialidades da cidade: a Ginjinha. Este é o famoso licor de ginja vendido só na cidade.

Ginginha de Portugal

Leia também:

+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES

+ ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO


Andar pelas muralhas

Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo das muralhas de Óbidos. Infelizmente, eu não cheguei a subir, mas invejei muito. O trajeto “mais fácil” para subir, é por trás do castelo. Mas um aviso: se você tiver vertigem, esqueça imediatamente. Isto porque o caminho é muito estreito e não há separação entre você e o vazio logo abaixo.

Entretanto, você também pode ter uma bela vista, muito mais simples, a partir da entrada do castelo. Talvez esta vista já sirva de consolo. 😉

Muralhas de Portugal
Seguros Promo

Hospedagem em Óbidos

Óbidos é pequena e não há muitos lugares onde você pode passar a noite dentro das muralhas. Infelizmente, eu não cheguei a me hospedar lá (me hospedei no Intercontinental Lisboa). Entretanto, se eu fosse me hospedar em Óbidos, a minha escolha seria um desses hotéis: Pousada Castelo de Obidos, ou o Josefa D Obidos Hotel ou ainda o Hotel Casa Das Senhoras Rainhas.

Ao passo que o Castelo de Óbidos foi transformado num hotel, hoje em dia você pode se hospedar lá. Assim, você pode reviver com sucesso a atmosfera dos tempos antigos. Outra alternativa é encontrar um lugar para ficar nas cidadezinhas vizinhas como Caldas da Rainha ou Foz do Arelho que não estão muito longe. Sem dúvida, passar a noite em Óbidos será uma experiência inesquecível. Então, se for possível, não deixe de dormir por lá!

Booking.com
Portugal

Gostou do post?

A propósito, você já conhece Óbidos? Tem dicas e sugestões para nós e nossos outros leitores? Então, conta pra gente ali nos comentários! Vamos adorar saber suas impressões da cidade!

Reserve seu hotel Portugal ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies