Página Principal Canadá Aurora Boreal no Canadá – onde ver e quando ir

Aurora Boreal no Canadá – onde ver e quando ir

por Mirella Matthiesen
2 comentários

Um dos fenômenos naturais mais impressionantes e surreais que já presenciei foi a Aurora Boreal no Canadá. Difícil descrever e as fotos, por mais impressionantes e cativantes que sejam, não conseguem refletir tamanho esplendor.

Relembrar as duas oportunidades que tive a chance de ver essas faixas de luz dançando no céu canadense, me enche de emoção! Com certeza, uma experiência fascinante!

O Canadá tem muita sorte em se tratando de Aurora Boreal, pois há vários lugares para ver o fenômeno, dessa forma, vou apresentar algumas opções de locais e também a melhor época de ir. Vem comigo e se impressione!

Mas antes de embarcar, não esqueça de comprar seu seguro viagem para viajar tranquilo! Apesar de não ser obrigatório no Canadá, os visitantes são responsáveis pelo pagamento de qualquer emergência hospitalar e essa “brincadeira” pode sair caríssima. Usando esse nosso link da Seguros Promo, você garante pelo menos 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!!!

+ O que fazer em uma conexão longa em Toronto

+ Roteiros de viagem pelo Canadá

Aurora Boreal em Churchill
Aurora Boreal em Churchill – Imagem cedida por Destination Canada

O que causa o fenômeno da Aurora Boreal?

A aurora boreal é um fenômeno do hemisfério norte (no sul, é chamado de aurora austral) que acontece quando ondas de plasma, resultantes de tempestades solares, viajam pelo espaço e colidem com o campo magnético e com a atmosfera da Terra.

Quanto mais ativo estiver o sol, mais chance de se ver esse espetáculo da natureza. Sendo assim, quanto mais forte a incidência, mais cores aparecerão no céu.

A cor mais comum da aurora boreal é tom esverdeado e depois outras cores vão surgindo como o roxo, rosa, amarelo e vermelho, sendo esse último, o mais raro.

Há vários temas mitológicos envolvendo o fenômeno da Aurora Boreal, mas o nome em si que conhecemos hoje, veio da junção dos deuses da antiguidade; Aurora, deusa romana do amanhecer, e Boreas, deus grego dos ventos do norte. Bonitinho, não é mesmo?

O Canadá oferece alguns dos melhores lugares do mundo para se presenciar a luzes da aurora boreal, graças a sua localização e a baixa poluição de luzes.

Nem sempre é fácil chegar a esses lugares, pois eles ficam em uma latitude mais ao norte das principais cidades turísticas canadenses, porém não é impossível!!!

Para quem gosta de aventura e beleza natural, sem dúvida é uma experiência inesquecível!

Aurora Borealis, northern lights, Yellowknife
Aurora Borealis – Yellowknife
Imagem por J.F. Bergeron/NWT Tourism

Quando e onde ver Aurora Boreal no Canadá

Podemos dizer que é possível ver o fenômeno da Aurora Boreal no Canadá durante todo ano, mas as épocas com maior incidência acontecem de outubro a março.

Obviamente, quanto mais ao norte do país, maiores suas chances de assistir a dança das luzes, e quanto mais remoto e escuro o local, melhor a visualização. Logo, Nuvens e a luminosidade das cidades não são amigas da aurora boreal, por isso, templo nublado atrapalha bastante.

O melhor horário para se ver a aurora costuma ser bem tarde, entre 22h e 02h, quando a escuridão da noite favorecerá o colorido dos raios de luzes a se manifestarem de forma mais evidente.

Claro que tudo isso é teoria, pois sendo um fenômeno da natureza, a chance de vê-lo, vai depender de como o tempo estará durante seu passeio.

App para ver aurora boreal no Canadá

Dica de app para Aurora Boreal

Tem pessoas sortudas que já viram aurora boreal sem programar, como foi meu caso, mas se sua intenção é realmente ver a Aurora Boreal, recomendo contratar um tour especializado para aumentar consideravelmente sua chance de ver a dança das luzes no céu do Canadá!

DICA 1: abaixe o app “My Aurora Forecast & Alerts” para acompanhar a manifestação da aurora no local que estiver indo.

DICA 2:  evite marcar sua viagem na lua cheia! 😉


Chip de Internet!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

Onde ver Aurora Boreal no Canadá

O mapa abaixo foi produzido pela Canadian Geographic apontando os melhores lugares para ver a aurora boreal no Canadá, como é possível observar, dá para ver em praticamente todas as províncias e territórios do país.

Abaixo, quando descrevo os lugares para ver aurora no Canadá, encolhi ainda mais essa lista, porque assim ressalto somente as províncias e locais ideais, te ajudando, ainda mais, no processo de escolher o melhor lugar para “caçar” aurora!

Onde ver Aurora Boreal no Canadá
Mapa da Canadian Geographic, clicando nesse link, você vai poder abrir o mapa interativo de cada região
 

Província de Alberta (Banff, Jasper e Athabasca)

Se a província de Alberta já é linda sem fazer muito esforço, imagina quando a aurora boreal se encontra com as montanhas rochosas! Pois é, fica difícil encontrar competição.

A melhor época para ver a Aurora Boreal em Alberta, certamente vai da metade de setembro a maio.

Estando em Banff, um dos principais pontos turísticos do país, não há garantia que as faixas de luzes chegarão nessa latitude durante sua viagem, mas como esperança é a última que morre (certo?), nos dias de céu aberto, alugue um carro e siga para o Lake Minnewanka ou o Peyto Lake, para aumentar as chances.

A região de Jasper, outro destino bem procurado nas rochosas canadenses, também pode ser um dos lugares para combinar passeios diurnos e aurora boreal na calada da noite! 😉

Agora, se você for um pouco mais ao norte da província de Alberta e chegar na região de Edmonton, especialmente em Athabasca, logo vai encontrar o observatório geofísico da Athabasca University, aí sim, sua chance aumentará consideravelmente.

Escolher a província de Alberta para ver aurora boreal também é uma excelente escolha porque o acesso é fácil e a infraestrutura funcional, sem contar a beleza das montanhas rochosas!

Onde ficar em Banff:

Aurora boreal Canadá
Banff National Park – Imagem por: Travel Alberta

+ Conheça os Castelos no Canadá

+ Os parques nacionais mais bonitos do Canadá


Northwest Territories (Yellowknife)

O melhor lugar para ver Aurora Boreal no Canadá, sem dúvida é em Northwest Territories. Por ser um local plano e estar diretamente dentro da aurora oval, o fenômeno é visível aproximadamente 240 noites por ano!!!

As melhores chances de ver o fenômeno (quase que diariamente) acontecem durante as estações do outono e do inverno canadense, mas há também incidências durante o verão. E a dica é sempre ir fazer a visita com excursão, especialmente se for sua primeira vez, essa aqui pode ser uma boa opção.

Yellowknife é a principal cidade do Northwest Territories e onde a maioria das pessoas escolhem como base

Uma sugestão diferente de acomodação seria a Aurora Village, cabanas com jeitão indígena pertinho de Yellowknife, ou se quiser algo mais recluso e totalmente remoto, basta pegar um avião e chegar na pousada Blachford Lake Lodge & Wilderness Resort!  

NATAL NO CANADÁ – TRADIÇÕES, COMIDAS E CURIOSIDADES

Aurora Village em Northern Lights
Imagem da Aurora Village por Adam Pisani /NWT Tourism

Província de Manitoba (Churchill)

Ao norte da província de Manitoba, beirando a baía Hudson, você encontrará a cidade de Churchill. Apesar de apenas 850 pessoas a chamarem de casa, a cidade se entitula como um dos três melhores lugares do mundo para se ver Aurora Boreal.

E a gente tende a creditar, pois cientistas de todo o planeta todo vão para lá estudar o fenômeno!

O bacana de escolher Churchill como destino para caçar aurora, é que em uma mesma viagem você pode ver urso polar, raposa do ártico e outras particularidades do inverno no Canadá.

A maneira mais fácil de chegar em Churchill é pegando um vôo de aproximadamente duas horas de Winnipeg pela empresa área Calm Air.

As melhores épocas para ver Aurora Boreal em Churchill são entre os meses de Fevereiro e Março e Setembro a Novembro.

FERIADOS NO CANADÁ

Aurora Boreal no Canadá, Churchill - Manitoba
Churchill – Manitoba – Imagem por Alex de Vries

Território de Yukon (Whitehorse)

Desde o início da corrida pelo ouro em 1896, Yukon já era um dos lugares favoritos para aqueles que buscavam por aventura! Você pode combinar a caça da aurora com passeio de trenó de cachorros, bicicleta de roda “gorda” e outras atividades.

Para melhor se localizar, Yukon é a província canadense vizinha do Alasca e a melhor época de ver aurora boreal em Yukon acontece durante os meses de setembro a abril.

No verão é quase impossível ela aparecer, pois o sol da meia-noite deixam noites muito claras.

A maioria dos tours saem de Whitehorseprincipal cidade do território e de onde sai a maioria dos tours, como essa excursão ou essa aqui, ambas bem avaliadas.

Recomendo incluir uma visita as piscinas minerais Takhini Hot Pools, 20 minutos de Whitehorse, para ver a aurora boreal “cozinhando” em uma piscina de água quente, e caso a temperatura estiver abaixo de -20C, brinque de congelar o cabelo!!! 

13 MOTIVOS PARA CONHECER O CANADÁ E SE APAIXONAR!

Aurora Boreal no Canadá - Eagle Plains, Yukon
Eagle Plains, Yukon – Imagem por Canadian Tourism Commission

+ Conheça o blog do Marco Brotto, o caçador de aurora

+ 10 Motivos para visitar o Canadá em Outubro


Província de Newfoundland & Labrador

Um lugar para quem quer se isolar do mundo e procurar por uma natureza praticamente intocada, só seguir para Newfoundland & Labrador.

Durante os meses de inverno, especialmente em Labrador, há mais de 1.500km de trilhas de snowmobile para deixar a caça a aurora boreal no Canadá ainda mais legal! Além de snowmobile, você pode optar por cross-country skiing, caça ou pesca no gelo!

Já no verão (Julho e Agosto), recomendamos o parque Torngat Mountains National Park, ali você irá se deparar com formações rochosas de quatro bilhões de anos e vivenciar o estilo de vida Inuit (indígenas canadenses) no Torngat Mountains Base Camp and Research Station.

Outros lugares para apreciar a Aurora Boreal em Newfoundland and Labrador seriam Happy Valley-Goose Bay e Battle Harbour. Contudo, nenhum é muito fácil de chegar!

ROTEIRO CANADÁ – 5 IDÉIAS DE VIAGEM PARA CONHECER O PAÍS!

Aurora Boreal Newfoundland and Labrador
Imagem por Newfoundland and Labrador Tourism

Conclusão sobre Aurora Boreal no Canadá

Outras províncias canadenses apesar de presenciarem a aurora boreal, não são os locais mais indicados, pois a chance de ver é bem menor que as regiões que ressaltei aqui no post. Mas claro, se der sorte, pode ser que consiga ver até na região de Ottawa, por exemplo (raro, mas acontece e eu vi!).

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre Aurora Boreal Canada e qualquer coisa, fale comigo nos comentários no final dessa página!

Leia mais sobre o Canadá:

Temperatura nas principais cidades canadenses

Vinícolas para conhecer em Niagara on the Lake

Todos os posts do Canadá aqui no Viajoteca

LEIA TAMBÉM:

2 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Gerda Holanda 7 de janeiro de 2022 - 20:23

Estarei em Vancouver de 6 a 17 de fevereiro. Há possibilidade ir a algum lugar próximo para tentar ver aurora boreal? O quer vc indica?

Responder
Mirella Matthiesen 8 de janeiro de 2022 - 19:37

OI Gerda,
Em Vancouver é super raro de ver Aurora, mas se você pegar uma semana com alta incidência de raios de luz, aí pode ser que você consiga ver se fugir para lugares sem muita luminosidade artificial.
Mais distante de Vancouver, Já teve pessoas que viu de Whistler, por exemplo. Já vi recomendação de Howe Sound Crest Trail também.
O ideal é acompanhar como estará as luzes no período que estiver por lá e se programar de acordo, baixe o app que recomendei, de repente pode te ajudar.
Nem sei se ajudei

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies