Página Principal Portugal Um dia em Guimarães – se encante pelo berço de Portugal

Um dia em Guimarães – se encante pelo berço de Portugal

por Martinha Andersen
1 comment

Se você vai viajar por Portugal, não deixe de conhecer Guimarães. Eu fiz uma viagem do Porto até Lisboa de carro, e no meio do percurso, passamos Um Dia em Guimarães. Guimarães é uma cidade portuguesa excepcionalmente preservada e historicamente significativa. Muitas vezes referida como o local de nascimento de Portugal, este destino imperdível permite aos turistas explorar o passado do país e maravilhar-se com as origens da sua arquitetura. Sua extensa história reflete na variedade de monumentos nacionais e edifícios históricos encontrados na cidade.

Guimarães fica a 55 km a nordeste do Porto e é interligada por um serviço de frequente de trens, o que faz com que seja uma perfeita viagem de um dia à Guimarães desde o Porto. Guimarães é um destino muito bonito e é um grande exemplo de uma cidade tradicional e pacífica do norte de Portugal.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Um dia em Guimarães – se encante pelo berço de Portugal

Guimarães é uma cidade tranquila, com um centro histórico repleto de museus, monumentos e igrejas. A maioria construídos antes da independência portuguesa. Devido as atividades culturais durante o século XIII, esta cidade está intimamente ligada à criação da identidade, língua e arquitectura nacional portuguesa. 

Como um destino turístico, há muito para ver e fazer em Guimarães. Ir passar um dia em Guimarães é também um ótimo bate e volta desde o Porto.  Assim que chegamos em Guimarães, fomos direto para o castelo. Estacionamos o carro lá, e fomos até o centro histórico a pé. Guimarães além de pequena, é um verdadeiro charme.


Leia também:

>> RAZÕES PARA VISITAR LISBOA | 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA
>> MOSTEIRO DE BATALHA – UMA JOIA ARQUITETÔNICA PORTUGUESA
>> MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR
>> COMPRAS EM PORTUGAL – 2 LOJAS PARA COMPRAR ARTIGOS ÓTIMOS E BARATOS
>> PASTÉIS DE BELÉM – O PASTEL DE NATA COM HISTÓRIA


Castelo de Guimarães

Construído no século X, com a finalidade de proteger um mosteiro dos mouros e dos vikings escandinavos. É agora uma importante estrutura icónica para Guimarães e para todo o país. O Castelo de Guimarães é o local de nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de PortugalSua última grande renovação e extensão ocorreu no início do século 14. Nestes três séculos, foi residência de vários nobres e em 1111 tornou-se o berço do primeiro rei português.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Nós estacionamos o carro no grande estacionamento ao lado do castelo. Eu recomendo que você estacione lá, pois será o lugar mais eficiente para a sua visita. O castelo não tem muito a oferecer e a única coisa a fazer é ver as ruínas do pátio interior e caminhar sobre elas. Foi legal andar por ela, mas não espere muitos momentos wow. O valor histórico é mais importante.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Já a vista é maravilhosa. Não esquecendo que era Outono, o que deixou a paisagem ainda mais linda 

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Pequena Capela

Entre o castelo e o palácio, você pode dar uma olhada dentro de uma pequena capela. Os portugueses consideram Guimarães como o berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal (Afonso Henriques). Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, a pequena igreja situada em frente ao castelo.

Um dia em Guimarães - o berço de Portugal

Palácio dos Duques em Guimarães

O Palácio dos Duques de Bragança é uma visita bem interessante. Você encontrará as Artes Decorativas dos séculos 17 e 18, armaduras e armas, tapeçaria e porcelana da Companhia Portuguesa das Índias Orientais. O que me impressionou neste palácio foi o fato de ter sido construído por volta de 1420. O palácio também foi usado como um edifício militar durante as Invasões de Napoleão e foi a residência oficial do ditador português Salazar. E isso é apenas um breve vislumbre do que você pode descobrir lá dentro.

Palácio dos Duques

A construção do Palácio dos Duques de Bragança começou no início do século 15, mas nunca foi realmente terminado até que foi renovado no século 20. O palácio foi usado como uma pedreira e suas pedras usadas para outros edifícios. No início do século 19, o exército começou a usar o palácio como quartel, mas parte dele ficou em ruínas. Foi no final do século 19 que seu significado histórico foi reconhecido. Uma grande renovação ocorreu e o palácio abriu suas portas novamente meio século atrás.

Palácio dos Duques

Hoje em dia o Palácio dos Duques funciona principalmente como um museu de artefatos portugueses medievais. Uma parte do edifício ainda é usada como a residência oficial do presidente nas suas deslocações ao Norte de Portugal. Há também exposições temporárias. Quando entramos pela porta principal, tive a sensação de que entrei num claustro, não num palácio. As diferentes salas estão estruturadas em torno do pátio principal interno, que é rodeado por arcos góticos. Estes arcos góticos formam um corredor acima do corredor no segundo andar.

Palácio dos Duques

Leia também:

>> 10 LUGARES PARA VER LISBOA DO ALTO
>> ÓBIDOS – UM DOS TESOUROS ESCONDIDOS DE PORTUGAL
>> NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE
>> O DOURO CHAMA – 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
>> INTERNET NA EUROPA: COMO USAR O WIFI PORTÁTIL NUMA VIAGEM


O que visitar no Palácio dos Duques em Guimarães

Em frente à entrada principal fica a capela. A capela é bem fofa. Ela é decorada com belas esculturas de madeira e vitrais. A luz do sol ilumina a capela através das janelas em muitas cores diferentes. Uma linda vista. Sem falar que a madeira dá um charme ao ambiente.

Palácio dos Duques
Palácio dos Duques
Palácio dos Duques
Palácio dos Duques

As várias salas exibem uma vasta quantidade de itens que vão desde tapeçarias, móveis, cerâmicas, esculturas, armas e outros pequenos objetos. Eu amei o enorme salão de banquetes com o seu belo telhado de madeira e enorme tapeçaria na parede. É interessante ver como as pessoas viviam no palácio durante o curto período de tempo em que foi habitado.

Palácio dos Duques
Palácio dos Duques

Chip de Internet para os Europa!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

Chip celular Europa

Centro Histórico de Guimarães

Do Palácio dos Duques continuamos o passeio até o centro histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. O caminho até o entro histórico é encantador. Passando por edifícios históricos, ruas estreitas de paralelepípedos, belíssimos azulejos e igrejas. Você sentirá que está de volta aos tempos medievais.

Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães

O Centro Histórico é encantador, com seus edifícios góticos, casas tradicionais e praças encantadoras. Concentra-se no Largo da Oliveira, no Largo República do Brasil e no Largo do Toural. A maioria dos visitantes começa nesta parte da cidade, pois fica mais perto da estação de trem e é a melhor localização para o almoço. É uma série de praças pitorescas, alinhadas com casas tradicionais, edifícios religiosos antigos e é um lugar perfeito para ser apreciado sem pressa.

Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães

O Largo da Oliveira é a melhor atração turística de Guimarães. Esta maravilhosa praça contém algumas das arquiteturas góticas mais bem preservadas da cidade e inclui a antiga Câmara Municipal, a Igreja da Colegiada e o monumento à batalha do Salado. A pequena praça é cercada por casas pintadas tradicionais e está cheia de cafés ao ar livre, com assentos sombreados pela oliveira que recebeu o nome da praça.

Centro Histórico de Guimarães
Um dia em Guimarães - o berço de Portugal

Para aqueles com um orçamento limitado, pode valer a pena ir ao moderno centro da cidade, que fica a oeste da área histórica. Isso oferece muitos estabelecimentos de alimentação de melhor valor.


Onde se hospedar em Guimarães :

Guimarães é uma cidade pequena e o que não faltam são boas opções de hospedagem. Geralmente a cidade é usada para somente um bate e volta. Mas nada impede que você passe uma ou mais noites na cidade. Aqui estão alguns hotéis e apartamentos que eu recomendo.

Próximo ao Castelo de Guimarães : Santa Luzia ArtHotel | Guimarães Living – Hostel & Adventure |  

Centro Histórico : Hotel da Oliveira | Casa do Juncal Casa do Benjamin | Santiago 31 Hostel  | Guimyguest

Largo do Toural : Hostel Prime Guimarães | HI – Guimarães Youth Hostel | EMAJ Boutique Hotel | Hotel Toural | Hotel São Mamede  

Guimarães tem muitas outras opções de hospedagem. Aqui você encontra todas as opções de hospedagem em Guimarães


Aproveite Guimarães e seus encantos!!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

1 comment


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Guimarães tem uma rica história em Portugal, conheça alguns fatos. 29 de março de 2020 - 18:03

[…] premiação deu a Guimarães um novo […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies