Se você vai viajar por Portugal, não deixe de conhecer Guimarães. Eu fiz uma viagem do Porto até Lisboa de carro, e no meio do percurso, passamos Um Dia em Guimarães. Guimarães é uma cidade portuguesa excepcionalmente preservada e historicamente significativa. Muitas vezes referida como o local de nascimento de Portugal, este destino imperdível permite aos turistas explorar o passado do país e maravilhar-se com as origens da sua arquitetura. Sua extensa história reflete na variedade de monumentos nacionais e edifícios históricos encontrados na cidade.
Guimarães fica a 55 km a nordeste do Porto e é interligada por um serviço de frequente de trens, o que faz com que seja uma perfeita viagem de um dia à Guimarães desde o Porto. Guimarães é um destino muito bonito e é um grande exemplo de uma cidade tradicional e pacífica do norte de Portugal.
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.
Um dia em Guimarães – se encante pelo berço de Portugal
Guimarães é uma cidade tranquila, com um centro histórico repleto de museus, monumentos e igrejas. A maioria construídos antes da independência portuguesa. Devido as atividades culturais durante o século XIII, esta cidade está intimamente ligada à criação da identidade, língua e arquitectura nacional portuguesa.
Como um destino turístico, há muito para ver e fazer em Guimarães. Ir passar um dia em Guimarães é também um ótimo bate e volta desde o Porto. Assim que chegamos em Guimarães, fomos direto para o castelo. Estacionamos o carro lá, e fomos até o centro histórico a pé. Guimarães além de pequena, é um verdadeiro charme.
Leia também:
>> RAZÕES PARA VISITAR LISBOA | 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA
>> MOSTEIRO DE BATALHA – UMA JOIA ARQUITETÔNICA PORTUGUESA
>> MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR
>> COMPRAS EM PORTUGAL – 2 LOJAS PARA COMPRAR ARTIGOS ÓTIMOS E BARATOS
>> PASTÉIS DE BELÉM – O PASTEL DE NATA COM HISTÓRIA
Castelo de Guimarães
Construído no século X, com a finalidade de proteger um mosteiro dos mouros e dos vikings escandinavos. É agora uma importante estrutura icónica para Guimarães e para todo o país. O Castelo de Guimarães é o local de nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Sua última grande renovação e extensão ocorreu no início do século 14. Nestes três séculos, foi residência de vários nobres e em 1111 tornou-se o berço do primeiro rei português.


Nós estacionamos o carro no grande estacionamento ao lado do castelo. Eu recomendo que você estacione lá, pois será o lugar mais eficiente para a sua visita. O castelo não tem muito a oferecer e a única coisa a fazer é ver as ruínas do pátio interior e caminhar sobre elas. Foi legal andar por ela, mas não espere muitos momentos wow. O valor histórico é mais importante.


Já a vista é maravilhosa. Não esquecendo que era Outono, o que deixou a paisagem ainda mais linda ♥


Pequena Capela
Entre o castelo e o palácio, você pode dar uma olhada dentro de uma pequena capela. Os portugueses consideram Guimarães como o berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal (Afonso Henriques). Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, a pequena igreja situada em frente ao castelo.

Palácio dos Duques em Guimarães
O Palácio dos Duques de Bragança é uma visita bem interessante. Você encontrará as Artes Decorativas dos séculos 17 e 18, armaduras e armas, tapeçaria e porcelana da Companhia Portuguesa das Índias Orientais. O que me impressionou neste palácio foi o fato de ter sido construído por volta de 1420. O palácio também foi usado como um edifício militar durante as Invasões de Napoleão e foi a residência oficial do ditador português Salazar. E isso é apenas um breve vislumbre do que você pode descobrir lá dentro.

A construção do Palácio dos Duques de Bragança começou no início do século 15, mas nunca foi realmente terminado até que foi renovado no século 20. O palácio foi usado como uma pedreira e suas pedras usadas para outros edifícios. No início do século 19, o exército começou a usar o palácio como quartel, mas parte dele ficou em ruínas. Foi no final do século 19 que seu significado histórico foi reconhecido. Uma grande renovação ocorreu e o palácio abriu suas portas novamente meio século atrás.

Hoje em dia o Palácio dos Duques funciona principalmente como um museu de artefatos portugueses medievais. Uma parte do edifício ainda é usada como a residência oficial do presidente nas suas deslocações ao Norte de Portugal. Há também exposições temporárias. Quando entramos pela porta principal, tive a sensação de que entrei num claustro, não num palácio. As diferentes salas estão estruturadas em torno do pátio principal interno, que é rodeado por arcos góticos. Estes arcos góticos formam um corredor acima do corredor no segundo andar.

Leia também:
>> 10 LUGARES PARA VER LISBOA DO ALTO
>> ÓBIDOS – UM DOS TESOUROS ESCONDIDOS DE PORTUGAL
>> NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE
>> O DOURO CHAMA – 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
>> INTERNET NA EUROPA: COMO USAR O WIFI PORTÁTIL NUMA VIAGEM
O que visitar no Palácio dos Duques em Guimarães
Em frente à entrada principal fica a capela. A capela é bem fofa. Ela é decorada com belas esculturas de madeira e vitrais. A luz do sol ilumina a capela através das janelas em muitas cores diferentes. Uma linda vista. Sem falar que a madeira dá um charme ao ambiente.




As várias salas exibem uma vasta quantidade de itens que vão desde tapeçarias, móveis, cerâmicas, esculturas, armas e outros pequenos objetos. Eu amei o enorme salão de banquetes com o seu belo telhado de madeira e enorme tapeçaria na parede. É interessante ver como as pessoas viviam no palácio durante o curto período de tempo em que foi habitado.


Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!
Centro Histórico de Guimarães
Do Palácio dos Duques continuamos o passeio até o centro histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. O caminho até o entro histórico é encantador. Passando por edifícios históricos, ruas estreitas de paralelepípedos, belíssimos azulejos e igrejas. Você sentirá que está de volta aos tempos medievais.






O Centro Histórico é encantador, com seus edifícios góticos, casas tradicionais e praças encantadoras. Concentra-se no Largo da Oliveira, no Largo República do Brasil e no Largo do Toural. A maioria dos visitantes começa nesta parte da cidade, pois fica mais perto da estação de trem e é a melhor localização para o almoço. É uma série de praças pitorescas, alinhadas com casas tradicionais, edifícios religiosos antigos e é um lugar perfeito para ser apreciado sem pressa.



O Largo da Oliveira é a melhor atração turística de Guimarães. Esta maravilhosa praça contém algumas das arquiteturas góticas mais bem preservadas da cidade e inclui a antiga Câmara Municipal, a Igreja da Colegiada e o monumento à batalha do Salado. A pequena praça é cercada por casas pintadas tradicionais e está cheia de cafés ao ar livre, com assentos sombreados pela oliveira que recebeu o nome da praça.


Para aqueles com um orçamento limitado, pode valer a pena ir ao moderno centro da cidade, que fica a oeste da área histórica. Isso oferece muitos estabelecimentos de alimentação de melhor valor.
Onde se hospedar em Guimarães :
Guimarães é uma cidade pequena e o que não faltam são boas opções de hospedagem. Geralmente a cidade é usada para somente um bate e volta. Mas nada impede que você passe uma ou mais noites na cidade. Aqui estão alguns hotéis e apartamentos que eu recomendo.
Próximo ao Castelo de Guimarães : Santa Luzia ArtHotel | Guimarães Living – Hostel & Adventure |
Centro Histórico : Hotel da Oliveira | Casa do Juncal | Casa do Benjamin | Santiago 31 Hostel | Guimyguest
Largo do Toural : Hostel Prime Guimarães | HI – Guimarães Youth Hostel | EMAJ Boutique Hotel | Hotel Toural | Hotel São Mamede
Guimarães tem muitas outras opções de hospedagem. Aqui você encontra todas as opções de hospedagem em Guimarães.
1 comment
Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)
– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)
– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide
– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars
–Índice com todos os posts do Viajoteca
Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
[…] premiação deu a Guimarães um novo […]