Página Principal Portugal Um dia em Guimarães: encante-se pelo berço de Portugal

Um dia em Guimarães: encante-se pelo berço de Portugal

por Martinha Andersen
1 comment

Se você vai viajar por Portugal, não deixe de conhecer Guimarães. Eu fiz uma viagem do Porto até Lisboa de carro, e no meio do percurso, passamos um dia em Guimarães. Guimarães é uma cidade portuguesa excepcionalmente preservada e historicamente significativa. Muitas vezes referida como o local de nascimento de Portugal, este destino imperdível permite aos turistas explorar o passado do país e maravilhar-se com as origens da sua arquitetura. Certamente, sua extensa história reflete na variedade de monumentos nacionais e edifícios históricos que você vai encontrar na cidade.

Guimarães fica a 55 km a nordeste do Porto e é ligada a cidade por uma linha frequente de trens. Deste modo, Guimarães é uma perfeita viagem de um dia desde o Porto. Aliás, Guimarães é um destino muito bonito e é um grande exemplo de uma cidade tradicional do norte de Portugal. Como um destino turístico, há muito para ver e fazer em Guimarães. Então, ir passar um dia em Guimarães é um programão.

Castelo de Guimarães

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Um dia em Guimarães – Portugal

Apesar de Guimarães ser uma cidade tranquila, seu centro histórico é repleto de museus, monumentos e igrejas. Inclusive, a maioria foi construídos antes da independência portuguesa. Devido as atividades culturais durante o século XIII, esta cidade está intimamente ligada à criação da identidade, língua e arquitetura nacional portuguesa. 


Leia também:

+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES

+ RAZÕES PARA VISITAR LISBOA | 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA

+ MOSTEIRO DE BATALHA – UMA JOIA ARQUITETÔNICA PORTUGUESA

+ MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR


Conhecendo Guimarães em Portugal

Nosso passeio pela cidade foi muito bacana e vou contar abaixo e tentar inspirar vocês a conhecerem esta cidade tão importante.

Assim que chegamos em Guimarães, fomos direto para o castelo. Deste modo, estacionamos o carro lá, e após a visita a ele, fomos até o centro histórico a pé. Afinal, Guimarães, além de pequena, é um verdadeiro charme. Então, caminhar por ela é um enorme prazer e a gente faz com alegria, sem se cansar.

Castelo de Guimarães

Este castelo foi construído no século X, com a finalidade de proteger um mosteiro dos mouros e dos vikings escandinavos. Atualmente, é uma estrutura icônica para Guimarães e importante para todo o país. Afinal, o Castelo de Guimarães é o local de nascimento de D. Afonso Henriques (1111), o primeiro rei de Portugal. Então, já dá para imaginar o quanto de história suas paredes já viram.

Entretanto, sua última grande renovação e extensão ocorreu no início do século 14. Nestes três séculos, ele foi residência de vários nobres.

Castelo de Guimarães

Nós estacionamos o carro no grande estacionamento ao lado do castelo. Inclusive, eu recomendo que você estacione lá, pois será o lugar mais eficiente para a sua visita. O castelo não tem muito a oferecer e a única coisa a fazer é ver as ruínas do pátio interior e caminhar sobre elas. Foi legal andar por ela, mas não espere muitos momentos wow. O valor histórico é o mais importante.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Já a vista que a gente tem do alto de suas muralhas é maravilhosa. Não esquecendo que era Outono, o que deixou a paisagem ainda mais linda 

Castelo de Guimarães

Pequena Capela

Entre o Castelo e o Palácio dos Duques de Bragança, você pode dar uma olhada dentro de uma pequena capela. Afinal, ela tem sua importância histórica! Os portugueses consideram Guimarães o berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal (Afonso Henriques). E, Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, a pequena igreja situada em frente ao castelo.

Um dia em Guimarães - o berço de Portugal

Leia também:

>> ÓBIDOS – UM DOS TESOUROS ESCONDIDOS DE PORTUGAL
>> NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE
>> 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL


Palácio dos Duques em Guimarães

O Palácio dos Duques de Bragança é uma visita bem interessante. Por certo, na sua visita, você encontrará muitas Artes Decorativas dos séculos 17 e 18. Além disso, verá armaduras e armas, tapeçaria e porcelana da Companhia Portuguesa das Índias Orientais. Entretanto, o que me impressionou neste palácio foi o fato de ter sido construído por volta de 1420. O palácio também foi usado como um edifício militar durante as Invasões de Napoleão. Posteriormente, foi a residência oficial do ditador português Salazar. Então, isso é apenas um breve vislumbre do que você pode descobrir lá dentro.

A construção do Palácio dos Duques de Bragança começou no início do século 15. Mas nunca foi realmente terminado até que foi renovado no século 20. Inclusive, o palácio foi usado como uma pedreira e suas pedras usadas para outros edifícios. Mas no início do século 19, o exército começou a usar o palácio como quartel. Com isto, parte dele ficou em ruínas. Então, no final do século 19, finalmente seu significado histórico foi reconhecido. Uma grande renovação ocorreu e o palácio abriu suas portas novamente meio século atrás.

Palácio dos Duques

Hoje em dia, o Palácio dos Duques funciona principalmente como um museu de artefatos portugueses medievais. Há também exposições temporárias. Uma parte do edifício ainda é usada como a residência oficial do presidente nas suas deslocações ao Norte de Portugal.

Quando entramos pela porta principal, tive a sensação de que entrei num claustro, e não num palácio. Afinal, as diferentes salas estão estruturadas em torno do pátio principal interno, que é rodeado por arcos góticos. Estes arcos góticos formam um corredor acima do corredor no segundo andar.

Palácio dos Duques

O que visitar no Palácio dos Duques em Guimarães

Capela

Em frente à entrada principal fica a capela, que é bem fofa. Bem aconchegante, já que ela é decorada com belas esculturas de madeira e vitrais. Inclusive, quando a luz do sol bate ali, ela ilumina a capela através das janelas em muitas cores diferentes. A visão é linda. Sem falar que a madeira dá um charme ao ambiente.

Palácio dos Duques

Salas

As várias salas exibem uma vasta quantidade de ítens que vão desde tapeçarias, móveis, passando por cerâmicas, esculturas, armas e além de outros pequenos objetos. Eu amei o enorme salão de banquetes com o seu belo telhado de madeira e enorme tapeçaria na parede. Afinal, é bem interessante ver como as pessoas viviam no palácio durante o curto período de tempo em que foi habitado.

Palácio dos Duques

Centro Histórico de Guimarães

Do Palácio dos Duques continuamos o passeio até o centro histórico. Já que ele é classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a visita ali é imperdível.

Além disso, o caminho do Palácio até o centro histórico é encantador. Ele passa por edifícios históricos, ruas estreitas de paralelepípedos, onde podemos ver belíssimos azulejos e igrejas. Você sentirá que está de volta aos tempos medievais.

Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães

Sem dúvida, o Centro Histórico é encantador e conta com edifícios góticos, casas tradicionais e praças encantadoras. Já que a maioria das atrações está nos arredores do Largo da Oliveira, no Largo República do Brasil e no Largo do Toural, a maioria dos visitantes começa nesta parte da cidade. Ao mesmo tempo que esta área fica mais perto da estação de trem, também é a melhor localização para o almoço.

A região é uma série de praças pitorescas, alinhadas com casas tradicionais, edifícios religiosos antigos. Certamente, este é um lugar perfeito para ser apreciado sem pressa.

Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico de Guimarães

Largo da Oliveira

O Largo da Oliveira é a melhor atração turística de Guimarães. Afinal, esta maravilhosa praça contém algumas das arquiteturas góticas mais bem preservadas da cidade. Deste mod, ali você vai ver a antiga Câmara Municipal, a Igreja da Colegiada e o Monumento à Batalha do Salado. Ainda, a pequena praça é cercada por casas pintadas tradicionais e está cheia de cafés ao ar livre. Então, devido aos seus assentos sombreados pela oliveira a praça recebeu este nome.

Para aqueles com um orçamento limitado, pode valer a pena ir ao moderno centro da cidade, que fica a oeste da área histórica. Esta região oferece muitos restaurantes com cardápios bem acessíveis.

Centro Histórico de Guimarães
Um dia em Guimarães - o berço de Portugal
Seguros Promo

Onde se hospedar em Guimarães:

Guimarães é uma cidade pequena e o que não faltam são boas opções de hospedagem. Geralmente a cidade é usada para somente um bate e volta. Mas nada impede que você passe uma ou mais noites na cidade. Inclsuive, eu recomendo bastante! Aqui estão alguns hotéis e apartamentos que eu recomendo.

Próximo ao Castelo de Guimarães: Santa Luzia ArtHotel | Guimarães Living – Hostel & Adventure |  

Centro Histórico: Hotel da Oliveira | Casa do Juncal Casa do Benjamin | Santiago 31 Hostel  | Guimyguest

Largo do Toural: Hostel Prime Guimarães | HI – Guimarães Youth Hostel | EMAJ Boutique Hotel | Hotel Toural | Hotel São Mamede  

Guimarães tem muitas outras opções de hospedagem. Aqui você encontra todas as opções de hospedagem em Guimarães


Aproveite a cidade e seus encantos!!

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

1 comment

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Guimarães tem uma rica história em Portugal, conheça alguns fatos. 29 de março de 2020 - 18:03

[…] premiação deu a Guimarães um novo […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies