Página Principal Portugal Nazaré em Portugal – muito mais que uma onda gigante

Nazaré em Portugal – muito mais que uma onda gigante

por Martinha Andersen
0 comment

Nazaré é um dos lugares mais intrigantes de Portugal. A cidade é famosa por ondas gigantes de tamanho com recorde mundiais. E, também é conhecida por ser o lar de uma estátua de madeira de Madona Negra, que faz milagres. Se eu tivesse que caracterizar Nazaré em Portugal em poucas palavras, seria uma estátua milagrosa, ondas espetaculares e um cânion “submarino” de tirar o fôlego.

Então, vamos comigo descobrir o que a cidade tem a oferecer?

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante

Leia também:

+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES

+ ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO


Vai viajar para a Europa?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Aliás, nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS DO QUE UMA ONDA GIGANTE

Nazaré em Portugal se tornou mundialmente famosa pelas ondas gigantes que atingem a costa todo inverno. De outubro a fevereiro, o lugar atrai surfistas e espectadores de todo o mundo. Mas há muito mais nesta pequena cidade de pescadores no centro de Portugal.

Maravilhosamente localizada entre a praia de areia em forma de lua de um lado e uma rocha gigante do outro, Nazaré tem algumas das mais antigas tradições piscatórias de Portugal. Além disso, Nazaré está localizada na mesma região dos famosos mosteiros de Alcobaça e Batalha. Portanto, é uma boa base para explorar a área por alguns dias. 

Se eu tivesse que escolher apenas um dos locais que passei em Portugal, seria uma escolha difícil. Mas Nazaré estaria no topo da lista, sem nenhuma dúvida. Localizada no meio do caminho entre Lisboa e o Porto, Nazaré em Portugal também proporciona uma maravilhosa viagem de um dia. Assim como é uma ótima parada para quebrar a longa viagem entre as duas cidades mais visitadas de Portugal.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante

Conhecendo Nazaré

Nós só fizemos uma paradinha rápida em Nazaré durante a nossa viagem de carro por Portugal. Mas foi o suficiente para eu me apaixonar por esta fascinante cidade costeira. Ali o tempo parece ter parado. Ou pelo menos esse é o sentimento que você tem se você vier para fora da temporada.

Nazaré é extremamente popular entre os freqüentadores de praia no verão e nos fins de semana. Inclusive, algumas publicações até a chamam de “sobrecarregada pelo turismo”. Eu estive em novembro e estava calmo. Conseguimos ver tudo sem ter que sair esbarrando nas pessoas. Sem falar que assim pudemos vislumbrar da aldeia de pescadores autêntica que tem em Nazaré. Nada como desfrutar da atmosfera de antigamente, nos dias de hoje. Ainda, São Pedro super colaborou, o dia estava lindo.

Nazaré não pode ter grandes marcos ou locais turísticos famosos. Mas a combinação de belas paisagens, praia e as tradições locais, faz com que seja um dos locais imperdíveis do centro de Portugal. Hoje, a pesca sucumbiu ao turismo, mas Nazaré se orgulha de sua herança. Para a nossa sorte, a cidade perdeu pouco de seu caráter. Deste modo, as ruas de paralelepípedos, casas de pescadores, mulheres idosas com roupas tradicionais ainda fazem parte do cenário.


Leia também:


Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante

Balneário movimentado

Nos meses de verão, Nazaré é um destino de férias movimentado e vibrante. Atrai uma diversidade de nacionalidades e de idades. Por conseguinte, o inverno atrai um tipo totalmente diferente de turistas. Na sua maioria são surfistas audaciosos, que vêm surfar as ondas colossais que por aqui aparecem.

Para umas férias, há muito a ver e fazer em Nazaré. Então, anote na sua lista os deliciosos frutos do mar, as belas paisagens e uma atmosfera social de férias. Mesmo como um dia de viagem, Nazaré é igualmente atraente. A cidade combina alguns monumentos históricos com uma praia gloriosa.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante

PRAIAS DE NAZARÉ EM PORTUGAL

Praia da Nazaré

Nazaré possui uma única praia maciça, a Praia da Nazaré, que tem areias que se estendem por 1,5 km. A praia tem areias douradas suaves e é de um padrão muito alto. Entretanto, as águas do mar são chocantemente frias, atingindo apenas 18ºC no verão. Então, eu pulo essa parte, mas tem quem gosta.

Nos meses de pico, a praia é supervisionada por salva-vidas. Mas sempre deve-se tomar cuidado, pois pode haver correntes e ondas poderosas. Certamente, esta praia tem uma série de atividades aquáticas, incluindo pranchas de stand up paddle, caiaques e jet-skis.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante

Praia do Norte

Há uma segunda praia enorme no lado norte, a Praia do Norte (sempre nomes bem originais). Esta vasta praia se estende por muitos quilômetros e tem um belo cenário natural. Aliás, é quase sem desenvolvimento turístico, mas são as enormes ondas que tornam a praia famosa.

Os ventos de inverno, as correntes e a geologia submarina se combinam para formar ondas espantosas de mais de 30 metros. Apenas os mais corajosos e experientes se arriscam no surfe. Inclusive, as ondas de verão são bem menores em comparação as do inverno. Então, tem muitos que arriscam.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante
Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante
Viaje Conectado
Ondas gigantes

Há uma série de fatores que dão origem às ondas gigantes de Nazaré: 

  • uma vala marinha profunda que se estende a partir da costa e canaliza a água;
  • a corrente ao sul da Praia do Norte;
  • duas direções de onda que são inclinadas juntas em diferentes profundidades / velocidades;
  • inverno e os ventos.

SÍTIO DE NAZARÉ EM PORTUGAL

O Sítio é a parte alta da cidade da Nazaré, situada acima do mar. Você chega nela por um funicular, por escadas (para os corajosos) ou de carro. Aliás, esta última foi a nossa opção. Perto da estação funicular você pode encontrar um mirante, juntamente com uma vista maravilhosa sobre a costa. Sem dúvida, uma vista privilegiada para a cidade e a praia.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.

A vila contém as principais atrações turísticas da Nazaré. Então, esta é a área que você deve explorar se tem pouco tempo. O Sítio da Nazaré está localizado no topo do Monte Sítio e a vila tem um bonito centro histórico. Existem várias lojas de souvenirs e vale a pena dar uma olhada. Algumas das lembranças que estão vendendo são feitas à mão pela população local. Assim sendo, nada melhor que valorizar o comércio local, não?!

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.

Além disso, você pode visitar a Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso.

IGREJA DA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

No centro do Sítio fica a grande igreja barroca da Nossa Senhora da Nazaré. Ela abriga uma antiga estátua da Virgem Maria. Esta pequena estátua é única, pois é uma Madona Negra alimentando o menino Jesus. Acredita-se que a estátua tenha sido esculpida em Nazaré (Israel), e sua chegada na Nazaré (Portugal) deu o nome à cidade. 

Certamente, eu adorei a igreja, que fica bem no meio da praça. Como já disse várias vezes, sou uma católica fajuta. Já que não vou muito em missas, mas amo visitar uma igreja. Deste modo, não posso ver uma que vou entrando.

Nossa Senhora da Nazaré

Por sorte, cheguei bem quando a missa acabou. Assim, pude ver todos os detalhes de dentro da igreja com bastante calma. E que detalhes, diga-se de passagem.

Nossa Senhora da Nazaré
Nossa Senhora da Nazaré

O altar é belíssimo, recheado de detalhes e ouro. Daqueles lugares que se fica até com dor na nuca, de tanto olhar para cima.

Nossa Senhora da Nazaré

Vai se hospedar em Hotel?

Reserve seu hotel Portugal ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

FORTE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Na ponta oeste do monte do Sítio está localizado o Forte de São Miguel Arcanjo. Esta área é toda dedicada ao surf e as ondas gigantes da Praia do Norte. Então, quando você ver o portal, é só ir caminhando morrinho abaixo.

Você passará por um Veado Surfista bem bonitinho e robusto. =) Além de um cenário mais selvagem, que combina com o Veado.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.
Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.
litoral PT

Na sequência, você avistará o Forte lá em baixo. Apesar de ser uma costrução simples de pedra, a visita vale a pena. Aliás, a entrada do Forte é apenas 1 euro.

Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.
Nazaré em Portugal - muito mais que uma onda gigante.

Dentro do forte você encontrará informações sobre a cultura do surfe da região. Incluindo ainda pranchas de surfe e fotos mostrando ondas gigantescas. Achei incrível, para poder ter uma noção da magnitude do evento.

onda gigante PT
onda gigante PT
Seguros Promo

FAROL DO FORTE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Ali mesmo, você encontrará o Farol do Forte de São Miguel Arcanjo. Um farol simples, mas bem fotogênico, já que oferece uma bela vista do litoral rochoso. Inclusive, é deste ponto que as pessoas de todo o mundo assistem surfistas surfar as grandes ondas a cada inverno.

Existem até sites especializados onde você pode acompanhar a previsão de ondas. Deste modo, você pode optar por visitar no melhor momento possível. Como eu estive em Novembro, elas ainda não estavam em plena forma. Por certo, um surfista português, Hugo Vau, bateu o recorde mundial surfando uma onda de 35m em janeiro de 2018.

Farol PT
Farol PT

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Como chegar

Nazaré é um destino de férias ideal em Portugal se você quiser mais do que apenas praias. Na região existem muitas cidades interessantes, incluindo Batalha, Alcobaça, São Martinho do Porto, Leiria e Peniche. Inclusive, todas estas cidades podem ser alcançadas usando o transporte público.

Ainda, Nazaré está localizada a 15 minutos de carro do mosteiro de Alcobaça. Fora que está a 30 minutos de carro da Batalha e a 1 hora e meia de Lisboa. Já da cidades do Porto ela fica a 2 horas de carro.

Um pouco mais longe está o destino de peregrinação de Fátima e a encantadora cidade murada de Óbidos. Com um carro alugado, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros podem ser explorados juntamente com a costa imaculada ao norte de Nazaré.

Hospedagem

Nazaré tem uma grande variedade de acomodações para todos os orçamentos. Mesmo assim, ela pode ser ocupada na alta temporada. Por isso, certifique-se de reservar com antecedência. Você pode encontrar as melhores ofertas de alojamento Nazaré aqui .

Booking.com
litoral PT

Vale a pena comprar antecipadamente:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies