Se você está procurando uma segunda cidade para conhecer na Repúbica Tcheca além de Praga, não procure mais! Acredite em mim e coloque Český Krumlov na República Tcheca no seu roteiro de viagem. Certamente, você vai se apaixonar por esta pequena cidade medieval da Boêmia!
Localizada no sul da República Tcheca, facilmente os visitantes se encantam por suas ruelas, arquitetura barroca e renascentista. Além disso, a cidade ainda tem o seu belíssimo castelo.
Apesar da região merecer algumas noites para curtir tudo com calma, um dia é suficiente para conhecer Český Krumlov na República Tcheca. Certamente, você pode optar por um bate e volta desde Praga. Ou ainda fazer como eu, e encaixá-la no caminho de Viena a Praga (ou vice-versa).

De Praga: Excursão a Český Krumlov e České Budějovice
De Praga: Tour 1 dia a Český Krumlov com almoço em Taverna
Tour de um dia a Český Krumlov e Hluboká com almoço
Český Krumlov
Como chegar em Český Krumlov na República Tcheca
Depois de ter feito o passeio, acredito que Český Krumlov na República Tcheca realmente merece uma noite. Pois, além de driblar as ondas de turistas no meio do dia, o bate e volta de Praga, por exemplo, é puxadinho! Mas se não der para pernoitar, faça o bate e volta! Sem dúvida, vale a pena!
Então, segue abaixo o mapa da cidade e maneiras de como chegar lá!
De carro a partir de Praga:
Se você não tiver medo de estrada, pode optar por alugar um carro e fazer o bate e volta a partir de Praga. Mas calcule cerca de 2h40 cada trecho. Apesar da estrada não ser uma autobahn alemã, não tivemos problema no trajeto.
Onde estacionar: Nós paramos o carro próximo ao Hotel Bellevue, mais ou menos nesse endereço: Pivovarská, 381 01 Český Krumlov, Czechia. Dependendo de onde estiver chegando, vai parecer que você está entrando na cidade velha (somente pedestre), mas tem uma viradinha antes do portão principal (e do hotel Bellevue) que desce para o estacionamento.
De carro entre Viena e Praga:
Esse foi o caminho que fizemos, afinal, aproveitamos o dia de estrada entre Viena e Praga para encaixar Český Krumlov no nosso roteiro. Ficamos cerca de 3h30 na cidade e deu para aproveitar. Mas não entramos na parte interna do castelo (ficou para próxima).
De Viena a Český Krumlov são quase 3 horas de estrada e depois mais 2h40até Praga.
Onde estacionar: Nós paramos o carro próximo ao Hotel Bellevue (Pivovarská, 381 01 Český Krumlov, Czechia). Dependendo de onde estiver chegando, vai parecer que você está entrando na cidade velha (somente pedestre), mas tem uma viradinha antes do portão principal (e do hotel Bellevue) que desce para o estacionamento.
Tour para Český Krumlov a partir de Praga
Para aqueles que não gostam de dirigir e preferem a comodidade de um tour, existem várias opções saindo de Praga. Eu fiz uma pesquisa rápida e encontrei dois tours que eu arriscaria: esse aqui e esse da Prague Bus Tours.
Um pouquinho da história de Český Krumlov
Apesar de séculos terem passado, o antigo encanto de Český Krumlov não desapareceu. Sabe aquele tipo de cidade de conto de fadas que a gente fantasia? Ela tem tudo isso, um lindo castelo no topo da colina, uma torre colorida e logo abaixo a vila se esparramando.
Encravada delicadamente na curvatura do Rio Vltava, desde 6000 – 5000 AC há evidência de assentamento de comunidades em Český Krumlov. Começando com as tribos celtas, depois germanas e eslavas, até que na idade média ela ganhou uma população mais estável.

Sua era dourada aconteceu durante os três séculos de reinado dos Rožmberk (Rosenberg), entre 1300 e 1600, aproximadamente. A beleza interior e exterior do Castelo Krumlov, comprova que eles realmente eram uma das famílias mais influentes da Boêmia.

Depois dos Rosenberg, vieram as famílias Eggenberg e Schwarzenberg que também contribuíram com o desenvolvimento arquitetônico, comercial, artístico e cultural da cidade pelos séculos subsequentes.
Uma curiosidade, é que como o reinado de Český Krumlov teve um forte elo com a Áustria, a cidade foi bilíngue (Alemão e Tcheco) por vários séculos.
A cidade teve sorte e não sofreu nenhum bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi liberada pelos americanos no final da guerra e depois entrou para o domínio da União Soviética. Então, nesse período muito do se lado cultural e artístico se perdeu e a cidade foi se degrandando aos poucos.
Finalmente, em 1992, Český Krumlov foi reconhecida patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Desse modo, ela se reergueu e floresceu! Não é à toa que ela é a segunda cidade mais visitada do país, perdendo somente para Praga.

O que fazer em Český Krumlov na República Tcheca
Nessa nossa última viagem a Europa (um rolê de carro pela Alemanha, Áustria e República Tcheca), eu queria encaixar uma outra cidade Tcheca no meu roteiro além de Praga. A princípio, pensei em Olomouc, que a Martinha tinha escrito aqui no Viajoteca. Mas fazer o trajeto Viena > Olomouc > Praga no mesmo dia, ficaria bem puxado. Pois, não tínhamos dias sobrando para uma dormidinha.
Então, foi que eu “descobri” Český Krumlov com o pessoal do blog Insider Praga. Aliás, foi uma decisão acertadíssima ter ido pra lá, pois todo mundo adorou! Estava nessa viagem comigo o marido, mãe, sogra, sogro e amiga da sogra! 🙂

A cidade é muito compacta e em menos de 30 minutos dá para cruzá-la de ponta a ponta. Mas, obviamente, você vai querer dar tempo ao tempo e desvendar as ruas com calma.
O centrinho histórico está muito bem preservado, apesar de ser ver em algumas ruas laterais o que décadas de descuido e descaso podem fazer com uma cidade. Independente disso, o antigo encanto de Český Krumlov não desapareceu.

Eu amei a maneira que a cidade se estruturou com seu belo castelo e torre no alto da colina e logo abaixo a vila vai ganhando vida. Não tem como se perder, basta ir seguindo a rua principal até chegar na pracinha e depois é ir se explorando as ruas sem se prender demais.
Ah! Aqueça a panturrilha, pois você vai ter que subir e descer para curtir cada pedacinho de Český Krumlov!
Tivemos apenas 3h30 na cidade e foi pouco! Adoraria ter passado a noite ali para ter o prazer de passear pelas ruas com menos turistas, mas ficou para uma outra oportunidade.


O que você deve encaixar no seu roteiro por Český Krumlov na República Tcheca:
Complexo do Castelo de Český Krumlov
O complexo do Castelo de Český Krumlov é o segundo maior da República Tcheca, o primeiro é o Praga, claro!
Você pode caminhar pela área externa do castelo gratuitamente e somente se decidir visitá-lo internamente precisa pagar. Infelizmente, nós não entramos, mas deve ser bacana para quem tem mais tempo e gosta de castelos. Para subir na torre colorida, que a gente vê de praticamente todos os pontos da cidade, também tem custo. Eu também não fui, pois as mães não queriam encarar os 160 degraus.
Os jardins do castelo também são aberto ao público e vale a pena!
Importante: a maioria dessas atrações fecham no inverno (novembro a março).

Casas da Rua Latran
Essa ruazinha que liga o portão Budějovická a ponte Lazebnický, nos apresenta uma série de casinhas históricas para observar.


Almoce na beira do rio
Minha dica é escolher um restaurante que você possa comer a beira do rio e observando parte da cidade. Aliás, fizemos isso e foi uma delícia. Nós comemos no Papa’s Living Restaurant, foi bom, mas nada imperdível (tirando a vista, claro!).

Centrinho histórico
Ao terminar de caminhar pela Rua Latran, você vai chegar no centro histórico, que é praticamente cercado pelo rio Vltava.
A dica aqui é se perder! Então, vá caminhando até a pracinha central. Mas não perca o observatório para ver a cidade de outro ângulo e vá curtindo a cidade como se fosse sua!

Igreja de St Vitus
Outra atração que nos chama a atenção ao longe é a Igreja St. Vitus e sua arquitetura em estilo neo-góthico. Pode entrar gratuitamente quando não tiver acontecendo missa.

Coma trdelnik
Essa massinha assada é uma delícia e você vai encontrar por todos os cantos da cidade! O cheiro desse negócio me perseguiu o passeio inteirinho! 🙂
Mas uma coisa eu garanto, achei o trdelnik de Český Krumlov bem mais gostoso dos que experimentei em Praga.

E foi assim que tivemos um dia delicioso e mais uma vez se confirmou que as cidades pequenas da Europa, muitas vezes supera o fervo dos grandes centros!!!
Leia mais:
8 lugares para ver Praga do alto
Praga: tudo sobre o Relógio Astronômico
Os Mercados de Natal mais lindos da Europa

Onde se hospedar em Český Krumlov na República Tcheca:
Booking.comVale a pena comprar antecipadamente:
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Prague City Card: 2, 3 ou 4 Dias
- Entradas Antiga Câmara Municipal e Relógio Astronômico
- Castelo de Praga: Ingresso Sem Fila
- Castelo de Praga: Ingresso e Tour em Pequeno Grupo com Guia
- Jantar Medieval c/ Bebidas Ilimitadas
- Cruzeiro de 2 Horas com Almoço no Rio Moldava
- Praga à Noite: Cruzeiro de 3 Horas com Jantar
- O Melhor de Praga a Pé, de Ônibus e Cruzeiro de 1 Hora
- Ônibus Hop-On Hop-Off de 24 ou 48 Horas
- Bairro Judeu c/ Ingressos
- Aeroporto de Praga: Traslado Particular
- Aeroporto de Praga: Traslado Compartilhado
- Excursão Kutná Hora e Ossuário de Sedlec saindo de Praga
- De Praga: Excursão de 1 Dia ao Campo de Concentração Terezín
5 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Boa tarde! Gostaria de saber se tem locker na rodoviária para guardar as malas.
Oi Queli,
Não conheci a rodoviária, então vou ficar te devendo essa informação.
Pelo que pesquisei rapidamente no google, o centro de informações da cidade tem esse serviço, aqui o link (em inglês).
Abs,
[…] Hora fica a 70 km de Praga e é um dos principais bate-volta da capital, assim como Cesky Krumlov e Karlovy Vary. Como tínhamos alugado um carro, foi bem fácil chegar seguindo as orientações […]
Cesky Krumlov é o tipo de cidade quando ouvimos o nome, não damos muita coisa por ela.
Mas quando chegamos nela o impacto é grande e muita surpresa.
Cidade fofa que encanta de primeira. Encantamento em cada cantinho.
Vale a pena incluir essa belezura no roteiro.
Quanto ao Trdelnik….estou morrendo de vontade aqui só de ver essa foto. Amooo ?
Estou com saudades da Rep. Tcheca e desse doce divino. Maravilha do leste europeu.
Bj
Oi querida Evian,
Confesso que também não estava esperando tanto de Cesky Krumlov, mas foi uma das cidades que mais gostamos do roteiro que fizemos 🙂
Trdelnik … que delícia!!! Também amooooooooo.
Beijos e obrigada pelo comentário.