Bronisław Dróżka por Pixabay

O Relógio Astronômico de Praga

Eu tenho um amor incontrolável por Praga. Já contei que ela é a minha 3ª cidade preferida da Europa (depois de Berlin e Londres), e sempre que consigo, volto. Nem que seja para fazer o mesmo roteiro todas as vezes. Praticamente, é impossível ir a Praga e não visitar a Praça da Cidade Velha e ver a beleza do Relógio Astronômico de Praga!

Praga é uma cidade linda, cheia de atrações interessantes. E já que você estará nesta praça, entre muitas outras atrações, você vai conhecer o mundialmente famoso relógio astronômico de Praga, que adorna a parede sul do edifício da antiga Prefeitura.

Relógio Astrônomico de Praga ALAN DE LA CRUZ por Pixabay
Foto: ALAN DE LA CRUZ por Pixabay

Leia também:

+ 8 LUGARES PARA VER PRAGA DO ALTO

+ BATE VOLTA DESDE PRAGA – PARQUE NACIONAL DA BOHEMIAN SWITZERLAND


Relógio Astronômico de Praga

A República Tcheca é um país incrível, e a sua capital Praga não foge a regra. Quando você a visitar, não deixe de passar na Praça da Cidade Velha para apreciar o Relógio Astronômico de Praga – também conhecido como orloj Pražský. Ele é o terceiro mais antigo relógio astronômico do mundo. Inclusive, para a sua idade avançada, é impossível não dizer que está em ótima forma.

Ele “apareceu” pela primeira vez em 1410 (completou 605 anos ano passado) por obra de Mikulas de Kadan. Então, ao longo dos anos, diferentes aspectos foram adicionados a ele, como a marcação do calendário e as suas lindas esculturas. Sem dúvida, é uma das atrações turísticas mais reconhecidas de Praga. Seus shows de hora em hora atraem visitantes curiosos de todo o mundo, onde 12 apóstolos emergir duas janelas para acenar para a multidão abaixo. Loucura total.

Relógio Astronômico de Praga

Lenda do Relógio Astronômico de Praga

A história começa com uma lenda, já que provar alguma coisa nos tempos de hoje é muito difícil. Você até prova, mas aparece alguém e pum! desmente tudo. Então, existem muitas lendas sobre a origem do Relógio Astronômico de Praga. No entanto, a mais famosa é que conta que ele foi construído pelo Mestre Hanuš em 1410.

Naquela época, os vereadores, conselheiros ou o Rei (já ouvi e li muitas versões) ficaram muito satisfeitos com o relógio. Assim sendo, o relógio era admirado por muitos estrangeiros. Então, eles começaram a temer que o Mestre Hanuš fosse construir um relógio igual para outra cidade européia. Por isso, numa noite escura o cegaram, e, portanto, o lindo relógio permaneceu apenas em Praga. Mais tarde, Mestre Hanuš teria danificado o relógio astronômico por vingança, e ninguém foi capaz de repará-lo.

História Real do Relógio Astronômico de Praga

O verdadeiro autor do relógio foi descoberto em 1961 em um antigo documento, que descreve o relógio astronômico. Então, sabe-se que ele foi construído por Mikulas de Kadan em 1410. Provavelmente, ele cooperou com o astrônomo e professor da Universidade, Charles Jan Sindel.

O Relógio Astronômico de Praga foi reparado e melhorado pela primeira vez por Jan Taborsky no século XVI. No entanto, com o passar do tempo começou a desrregular e mostrar alguns defeitos. Em 1780, o relógio parou de trabalhar por um longo tempo.

O grande reparação era inevitável e ela foi feita em 1865. O relógio foi modernizado e um novo calendário foi pintado por Josef Manes. Infelizmente, em 1945, o exército alemão danificou o Relógio Astronômico de Praga e algumas das estátuas foram queimadas. Então, elas foram substituídas por réplicas e o horário do relógio foi alterado da antiga hora tcheca para a hora da Europa Central.

Relógio Astrônomico de Praga Oleksandr Pyrohov por Pixabay
Foto: Oleksandr Pyrohov por Pixabay

Detalhes do Relógio Astronômico de Praga

É impossível não repararmos na quantidade incrível de detalhes que tem no Relógio Astronômico de Praga. Não deixe de observar as janelas com apóstolos na parte superior. Outro ponto interessante é o mostrador astronômico, que é a parte mais antiga. Além destes, o Calendário na parte de baixo chama a tenção. Fora as várias esculturas ao redor, que o embelezam.

O topo de todas as figuras nas laterais do relógio tornam-se animadas e duas janelas abrem para revelar os 12 apóstolos, saudando a cidade. Nos lados do relógio você verá um esqueleto (representando a morte) tocando um sino, e acena para a escultura do homem turco, que abana a cabeça em resposta. Ainda dá para ver um avarento com uma bolsa cheia de dinheiro, agitando uma vara, e um homem se olhando no espelho.

As outras estátuas, não se movem, que são um astrônomo, um cronista, um filósofo e um anjo. Toda a “performance” termina com o canto de um galo de ouro e o toque do sino enorme no topo da torre. Diz-se também que, no primeiro cantar do galo na parte da manhã, os fantasmas e os demônios fogem de Praga.

Relógio Astronômico de Praga
Viaje Conectado

Mostrador Astrônomico

O mostrador astronômico mostra a percepção do Universo: a Terra é o centro. A parte azul do mostrador representa o céu acima do horizonte, enquanto a parte marrom do céu fica abaixo dela. Você encontrará 4 palavras latinas ORTVS (leste) e OCCASVS (oeste) escrito acima do horizonte, e AVRORA (madrugada) e CPEPVSCVLVM (Crepúsculo) abaixo. Há um anel do Zodíaco, que representa as estrelas no céu e ele se move de acordo com ela. Os dois ponteiros do relógio tem os desenhos do Sol e da Lua.

Há três círculos no mostrador, que mostram o tempo diferente. O círculo externo com algarismos Schwabacher mostra a antiga hora Tcheca. Já o círculo com números romanos, mostra a hora da Europa Central. Assim como, o círculo interno com algarismos arábicos mostra o “tempo babilônico”. Além disso, a pequena estrela no anel do zodíaco mostra o tempo sideral.

De fato, a parte mais nova do relógio é o calendário. O círculo exterior rotativo descreve todos os dias do ano, e a data atual é indicada no topo. Há também medalhões com os signos do zodíaco e com imagens que retratam cada mês. Em conclusão, o Relógio Astronômico de Praga é o único no mundo ainda em funcionamento.

Relógio Astrônomico de Praga Birgit Böllinger por Pixabay
Foto: Birgit Böllinger por Pixabay

Leia também:

+ UM DIA EM ČESKÝ KRUMLOV NA REPÚBLICA TCHECA

+ CAPELA DOS OSSOS DE KUTNÁ HORA NA REPÚBLICA TCHECA

+ OLOMOUC – O TESOURO BARROCO DA REPÚBLICA TCHECA


Subindo a Torre da Antiga Prefeitura de Praga

O que você acha de aproveitar e subir na torre de 69,5 metros de altura para apreciar a vista da cidade? Sem dúvida, a vista é linda, a cidade sabe impressionar ainda mais lá de cima. Mas vá preparado, o número de pessoas é grande. Então, vá cedo ou mais para o final da tarde. O interior da torre e a escada já rendem um Waowww e belíssimas fotos. Entretanto, quando você chega ao topo é que vem o grande presente. A vista é incrível!

Certamente, você fica se perguntando como uma cidade pode ser tão bonita de todos os ângulos possíveis e imagináveis. Uma verdadeira cidade de conto de fadas.

Relógio Astrônomico de Praga Tasy Hong por Pixabay
Foto: Tasy Hong por Pixabay
Relógio Astronômico de Praga
Vista do alto do Relógio Astronômico de Praga

Informações sobre o Relógio de Praga

Endereço:

Staroměstské náměstí 1/3

110 00 Praha 1

GPS: 50.087, 14.420733

Horários:

A torre abre de Segunda-feira das 11:00 às 22:00 horas

Assim como, de terça-feira a domingo das 9:00 às 22:00 horas.

Tarifa:

Adultos – 255 CZK

Crianças (6-15 anos), estudantes e senhores – 135 CZK

Bilhete família – 540 CZK

Informações atualizadas, aqui.

Seguros Promo

Gostou deste post e de Praga?

Praga é uma cidade fascinante e deslumbrante, com vistas espetaculares para todos os lados que você olhar. Mas, isso pouco importa se vai ser inverno ou verão. Certamente, o que não faltam são lugares para ver Praga do alto. A cidade tem muito charme e ponto final. Se você quiser ver a cidade de outros ângulos, veja também os 8 lugares para você ver Praga do alto.

Você já esteve em Praga? Gostou? Então, conta tudo pra gente ali nos comentários!!

Vale a pena comprar antecipadamente:

21 respostas

  1. Tem uma semana que conheci Praga, e assim como vc, me apaixonei à primeira vista. É linda e mágica. Não tem como não amar cada cantinho e cada viela. E o relógio é um espetáculo à parte. Agora, como Berlim é a sua cidade preferida? Tem algum post para ver se eu mudo de ideia?? haha, PQ eu não gostei nem um pouco kkk, está no meu ultimo lugar da fila. rs

  2. Nós precisamos muito voltar para Praga. Quando fomos, era a última cidade de um mochilão longo e acabamos não curtindo, provavelmente pelo cansaço. Bom saber que é uma de suas preferidas, anima a tentar de novo.

  3. Praga é um verdadeiro charme! Eu adoraria visitar esse relógio, adoro conhecer as lendas de pertinho, fora que Praga deve ser um tesouro de belezas e histórias, fico fascinada com as fotos!

  4. Ver esse post só me deixar mais doida ainda pra visitar Praga, espero que eu consigo ir muito em breve. Esse relogio é sensacionalmente mesmo, toda sua história e detalhes, um lugar que vale a pena parar e conhecer, adorei!

  5. Que de mais!!! Da para sentir no seu texto o amor pela cidade. Tenho muita vontade de mochilar pelo leste europeu. Praga é muito famosa por cerveja, o que me levaria fácil para lá também. Está no roteiro da nossa próxima beer trip

  6. Martinha, primeiro quero dizer que adorei essa sessão do blog 1 cidade 1 atração! Show! E sobre o relogio, serio que tem gente que nao gosta? Eu amei!!! Muito louco, cheio de historia, lenda e idade! Adorei o post super completo falamdo dele 🙂

  7. esse relógio é mesmo um espetáculo Martinha. Também sou fã da cidade de Praga, gostei muito da arquitetura das casas e das belezas dos parques, uma cidade que merece ser visitada em todas as estações, esse tour do relógio é obrigatório! Abraços

  8. Sou suspeito para falar de Praga. Foi amor a primeira vista. Já tive a oportunidade de visitá-lá no inverno e no verão e confesso que é maravilhosa do mesmo jeito. Na época do Natal a cidade se encanta com os mercados e no verão passeios encatadores pelas ruas da cidade velha e na região do Castelo. Para quem pergunta costumo dizer que Praga é um museu a céu aberto. Partindo de Praga peguei um trem para Dresden na Alemanha e em seguida visitei Würzburg. Passeio inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.