Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca

5

Olomouc é sem dúvida o tesouro da República Tcheca. Eu ainda não a conhecia, mas não deixei de me surpreender todos os dias que estive na cidade, foi uma surpresa atrás da outra. Eu fui descobrindo mais e mais tesouros em Olomouc. Fiquei bem impressionada com a sua rica variedade de jóias arquitetônicas. Esta bela cidade foi o centro histórico de Moravia, durante séculos. Depois de Praga, Olomouc contém a maior concentração de monumentos barrocos na República Tcheca, e porque não falar, da Europa. Uma viagem de duas horas de trem de Praga (eu fui com o trem da Leo Express) te fará descobrir tanta história, beleza e coisas para fazer em Olomouc, que você vai se surpreender.

Olomouc República Tcheca

Olomouc é uma cidade histórica, com uma arquitetura barroca impressionante, tem um queijo tradicional e bem fedidinho, castelos e muito mais. E ainda não é uma cidade tão popular como Praga e Cesky Krumlov. Ela costumava ser a sede dos bispos e arcebispos durante séculos. Tem a segunda mais antiga universidade na República Tcheca. O brilhante compositor Wolfgang Amadeus Mozart compôs lá a sua famosa sexta sinfonia durante sua recuperação de varíola. Você encontrará várias referências ao compositor em Olomouc.

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca..

Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

.

.

Olomouc e o Barroco

.

A cidade oferece uma atmosfera única e mágica, cheia de monumentos belíssimos e muitas obras-primas barrocas. É impressionante a concentração de igrejas, capelas, palácios e mosteiros dentro de um único local. De início a gente não acha que tem tanta coisa para visitar na cidade, mas você irá se surpreender. Igrejas barrocas se misturam com praças, fontes, torres e lindos palácios.

Olomouc República Tcheca

.

.

Catedral de São Venceslau

A Catedral de São Venceslau tem quase 1000 anos, e fica num dos edifícios concentrados no lugar original do antigo Castelo de Olomouc. Foi renovada e reconstruída muitas vezes, com variados estilos de diferentes épocas, como o românico, gótico e o barroco, mas conseguiu manter as suas características originais. A Catedral é o principal templo da Morávia, a torre principal tem 100,65 metros, e é a segunda torre mais alta da República Tcheca, e ali se encontra o maior sino da Morávia.

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca.

O seu interior é ricamente decorado por tesouros e obras de arte de bispos e coleções do arcebispo. Vale a pena visitar é também a cripta da catedral, onde estão enterrados os bispos e arcebispos de Olomouc. O órgão da Catedral é um dos melhores instrumentos musicais da República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaOlomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Museu Arquidiocese

O Museu Arquidiocese também fica nos edifícios do antigo Castelo de Olomouc, e é a mais extensa visão histórica da cidade. Embora seja considerado muito moderno, foi construído para se misturar e complementar as antigas estruturas circundantes. Com relíquias e artefatos da igreja, o Museu exibe a cultura espiritual da Arquidiocese de Olomouc.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaOlomouc República TchecaOlomouc República Tcheca

A galeria de imagens exibe pinturas maravilhosas coletadas pelos bispos de Olomouc desde o século 16. A sala de concertos chamada “Mozarteum”, foi nomeado para comemorar a estadia do famoso compositor neste lugar. A carruagem cerimonial do cardeal Ferdinand Julius Troyer (século 18) é belíssima. Decorada em ouro, tem esculturas Rococó e fotos em todos os lados representando a mitologia clássica. Esta grande obra de arte pesa três toneladas. Mais maravilhas você encontrará na sala do tesouro, diamantes deslumbrantes, rubis, esmeraldas da mais alta qualidade e valor foram incrustados em custódias, relicários e cálices.

Olomouc República Tcheca

Foto : Olomouc Archdiocesan Museum

Olomouc República Tcheca

Foto : Olomouc Archdiocesan Museum

.

,

Coluna da Santíssima Trindade

Bem no centro da cidade, um excelente exemplo de monumento barroco, foi erguido no século 18. A Coluna da Santíssima Trindade, é um símbolo de uma forte fé religiosa e tem o maior agrupamento de esculturas na Europa Central, também um símbolo de orgulho civil. A coluna tem 32 metros e é composto por mais de 40 esculturas das quais a mais significativa é a Trindade com o Arcanjo Miguel.

A Coluna da Santíssima Trindade, é um excelente exemplo do barroco, com uma rara honra de ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Construído logo após a praga que atingiu Moravia entre 1714 e 1716, é excepcional por causa de sua monumentalidade, decoração rica e rara combinação de material escultural (pedra e cobre dourado).

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

É o maior grupo de estátuas barrocas dentro de um único monumento escultórico, com 18 santos esculpidos, 12 figuras portadoras de luz e 6 bustos de apóstolos, e um grupo escultórico de destaque da ‘Assunção da Virgem Maria’, ofertas de Caim (colheita), Abel (primícias do seu rebanho), oferecendo Noah (primeira queimada depois do Dilúvio, Abraão (Isaac e cordeiro), e morte de Jesus. Tem até uma pequena capela em sua parte inferior (que é aberto ao público durante o verão).

.

.

Fontes & Colunas

Olomouc tem um conjunto de seis fontes barrocas na área central. Todas com nomes mitológicos, que atrai visitantes desde o século 17. César, Mercúrio, Júpiter, Hércules, Triton, construídos entre 1688 e 1727. As fontes representam o auge da cidade Olomouc durante os dias barrocos.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

Em 2002 foi introduzido uma moderna fonte, a  Arion, que tem uma tartaruga que faz muito sucesso. É um tanto quanto exótica. Durante a temporada de verão, a fonte Arion serve como uma piscina rasa que é popular principalmente entre as crianças.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Além da Coluna da Santíssima Trindade, tem uma outra coluna, um pouco menor, a Coluna Mariana. Mas é tão bonita quanto.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Olomouc (Prefeitura) ainda é usada como tal. O edifício de mais de 600 anos domina a praça principal e é ponto de encontro dos moradores e turistas. O interior do edifício é belíssimo, muitos deles preservados 100%, incluindo um salão cerimonial que é usado para casamentos.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Tivemos a honra de subir os 140 degraus da torre, que tinha uma vista incrível da cidade. A Torre está fechada para turistas, o prédio inteiro está em reformas e restauração. Para a minha enorme alegria, estava nevando. Não preciso falar que a emoção foi ainda maior. A vista era de babar, com os belíssimos telhados e a arquitetura exuberante com suas muitas cores. A vista de cima da Coluna da Santíssima Trindade é incrível. Só assim para termos a exata dimensão do seu tamanho.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Relógio Astronômico

Assim como o Relógio Astronômico de Praga, Olomouc também tem um. O relógio astronômico de Olomouc fica na frente da câmara municipal e é uma raridade. A partir do século 15 o relógio sofreu muitas mudanças. O relógio foi reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, em estilo realista socialista com um lindo mosaico e figuras de trabalhadores, esportistas e muitas outras “profissões” do mundo atual.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

Basílica Menor da Virgem Maria

A segunda grande surpresa que tive em Olomouc (que na verdade nem é em Olomouc,e sim nos arredores) foi sem nenhuma dúvida conhecer a Basílica Menor da Viergem Maria, no Vale Sagrado. E lógico que grande parte disso foi pela neve que lá encontrei. Me julguem!! Mas não posso negar que a Básílica tem um dos edifícios barrocos mais lindos que conheci. Lembra muito Ouro Preto – Minas Gerais. Não esquecendo que a Basílica é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Morávia. É uma das atrações mais famosas da Europa Central, devido à sua localização, arquitetura e interiores.

Olomouc República Tcheca

A fachada da igreja cria uma estrutura impressionante, com uma rica decoração escultural. No topo do portal há um trio de anjos, símbolos de esperança, generosidade e graça abundante. E acima deles a Virgem Maria, São Estêvão, Santo Agostinho e São Norberto. O topo é adornado com esculturas dos Doze Apóstolos e São Sebastião e Roch, protetores contra a peste. Na escada da igreja, existem duas estátuas, uma de São Cirilo e outra de São Metódio do ano de 1909. Em 1980, o Papa João Paulo II declarou-os co-padroeiros da Europa.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaO primeiro edifício no Vale Sagrado foi uma pequena capela, construída em uma clareira na florestas nos anos 1629-1632. O interior é belíssimo, mas não pode fotografar. Mas tenha a certeza que você não vai esquecê-la jamais. O interior da igreja é dos anos 1669-1679. O interior da igreja irá surpreendê-lo com espaço, leveza e decoração artística rica.

By Lehotsky  [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Olomouc República Tcheca

By Capkova Pavlina [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Olomouc República Tcheca

By Lehotsky [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Sua arquitetura e design artístico o  colocaram entre os edifícios barrocos mais bem sucedidos na Morávia. O local de peregrinação tem experimentado períodos de prosperidade e de declínio. Em maio de 1945, as torres e fachadas foram danificadas, mas restauradas logo depois.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca
.

Apesar de seus muitos encantos, Olomouc ainda não foi descoberta pelos turistas da mesma forma como Praga ou Cesky Krumlov. Por um lado agradeçemos, mas por outro, Olomouc é tão linda e especial, que todo mundo deveria conhecê-la. Um verdadeiro tesouro escondido da República Tcheca.

.

 

.

Eu viajei para Praga a convite do Turismo da República Tcheca. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência e opiniões.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


5 Comentários
  1. Jair Prandi Diz

    Estas cidades da República Checa tem centros históricos espetaculares. Nunca tinha ouvido falar desta cidade tão repleta de atrações e pouco conhecida.

  2. Flávio Borges Diz

    Que cidade incrível! Achei a arquitetura demais!
    Curto muito a ideia de se fugir do tradicional e conhecer lugares menos turísticos. Quando eu for visitar a Republica Tcheca, certamente colocarei esta cidade no roteiro.

    Abraços

  3. Tati Sisti Diz

    Que lugar incrível! Eu nunca tinha lido profundamente sobre esse lugar e fiquei muito tentada a conhecer. Adorei as dicas!

  4. Juliana Rios (Juny) Diz

    Que lugar inscrivel! Nunca tinha ouvido falar de Olomouc e com certeza depois desse post vou querer visitar quando for à Republica Tcheca.
    A arquitetura barroca é impressionante e bem legal as referencias ao Mozart.

  5. itamarjapa Diz

    Que sonho de cidade! Arquitetura linda demais! Adorei conhecer esta cidade através do blog! Sensacional!

Comente Aqui