Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca

5

Olomouc é sem dúvida o tesouro da República Tcheca. Eu ainda não a conhecia, mas não deixei de me surpreender todos os dias que estive na cidade, foi uma surpresa atrás da outra. Eu fui descobrindo mais e mais tesouros em Olomouc. Fiquei bem impressionada com a sua rica variedade de jóias arquitetônicas. Esta bela cidade foi o centro histórico de Moravia, durante séculos. Depois de Praga, Olomouc contém a maior concentração de monumentos barrocos na República Tcheca, e porque não falar, da Europa. Uma viagem de duas horas de trem de Praga (eu fui com o trem da Leo Express) te fará descobrir tanta história, beleza e coisas para fazer em Olomouc, que você vai se surpreender.

Olomouc República Tcheca

Olomouc é uma cidade histórica, com uma arquitetura barroca impressionante, tem um queijo tradicional e bem fedidinho, castelos e muito mais. E ainda não é uma cidade tão popular como Praga e Cesky Krumlov. Ela costumava ser a sede dos bispos e arcebispos durante séculos. Tem a segunda mais antiga universidade na República Tcheca. O brilhante compositor Wolfgang Amadeus Mozart compôs lá a sua famosa sexta sinfonia durante sua recuperação de varíola. Você encontrará várias referências ao compositor em Olomouc.

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca..

Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

.

.

Olomouc e o Barroco

.

A cidade oferece uma atmosfera única e mágica, cheia de monumentos belíssimos e muitas obras-primas barrocas. É impressionante a concentração de igrejas, capelas, palácios e mosteiros dentro de um único local. De início a gente não acha que tem tanta coisa para visitar na cidade, mas você irá se surpreender. Igrejas barrocas se misturam com praças, fontes, torres e lindos palácios.

Olomouc República Tcheca

.

.

Catedral de São Venceslau

A Catedral de São Venceslau tem quase 1000 anos, e fica num dos edifícios concentrados no lugar original do antigo Castelo de Olomouc. Foi renovada e reconstruída muitas vezes, com variados estilos de diferentes épocas, como o românico, gótico e o barroco, mas conseguiu manter as suas características originais. A Catedral é o principal templo da Morávia, a torre principal tem 100,65 metros, e é a segunda torre mais alta da República Tcheca, e ali se encontra o maior sino da Morávia.

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca.

O seu interior é ricamente decorado por tesouros e obras de arte de bispos e coleções do arcebispo. Vale a pena visitar é também a cripta da catedral, onde estão enterrados os bispos e arcebispos de Olomouc. O órgão da Catedral é um dos melhores instrumentos musicais da República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaOlomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Museu Arquidiocese

O Museu Arquidiocese também fica nos edifícios do antigo Castelo de Olomouc, e é a mais extensa visão histórica da cidade. Embora seja considerado muito moderno, foi construído para se misturar e complementar as antigas estruturas circundantes. Com relíquias e artefatos da igreja, o Museu exibe a cultura espiritual da Arquidiocese de Olomouc.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaOlomouc República TchecaOlomouc República Tcheca

A galeria de imagens exibe pinturas maravilhosas coletadas pelos bispos de Olomouc desde o século 16. A sala de concertos chamada “Mozarteum”, foi nomeado para comemorar a estadia do famoso compositor neste lugar. A carruagem cerimonial do cardeal Ferdinand Julius Troyer (século 18) é belíssima. Decorada em ouro, tem esculturas Rococó e fotos em todos os lados representando a mitologia clássica. Esta grande obra de arte pesa três toneladas. Mais maravilhas você encontrará na sala do tesouro, diamantes deslumbrantes, rubis, esmeraldas da mais alta qualidade e valor foram incrustados em custódias, relicários e cálices.

Olomouc República Tcheca

Foto : Olomouc Archdiocesan Museum

Olomouc República Tcheca

Foto : Olomouc Archdiocesan Museum

.

,

Coluna da Santíssima Trindade

Bem no centro da cidade, um excelente exemplo de monumento barroco, foi erguido no século 18. A Coluna da Santíssima Trindade, é um símbolo de uma forte fé religiosa e tem o maior agrupamento de esculturas na Europa Central, também um símbolo de orgulho civil. A coluna tem 32 metros e é composto por mais de 40 esculturas das quais a mais significativa é a Trindade com o Arcanjo Miguel.

A Coluna da Santíssima Trindade, é um excelente exemplo do barroco, com uma rara honra de ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Construído logo após a praga que atingiu Moravia entre 1714 e 1716, é excepcional por causa de sua monumentalidade, decoração rica e rara combinação de material escultural (pedra e cobre dourado).

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

É o maior grupo de estátuas barrocas dentro de um único monumento escultórico, com 18 santos esculpidos, 12 figuras portadoras de luz e 6 bustos de apóstolos, e um grupo escultórico de destaque da ‘Assunção da Virgem Maria’, ofertas de Caim (colheita), Abel (primícias do seu rebanho), oferecendo Noah (primeira queimada depois do Dilúvio, Abraão (Isaac e cordeiro), e morte de Jesus. Tem até uma pequena capela em sua parte inferior (que é aberto ao público durante o verão).

.

.

Fontes & Colunas

Olomouc tem um conjunto de seis fontes barrocas na área central. Todas com nomes mitológicos, que atrai visitantes desde o século 17. César, Mercúrio, Júpiter, Hércules, Triton, construídos entre 1688 e 1727. As fontes representam o auge da cidade Olomouc durante os dias barrocos.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca.

Olomouc República Tcheca

Em 2002 foi introduzido uma moderna fonte, a  Arion, que tem uma tartaruga que faz muito sucesso. É um tanto quanto exótica. Durante a temporada de verão, a fonte Arion serve como uma piscina rasa que é popular principalmente entre as crianças.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Além da Coluna da Santíssima Trindade, tem uma outra coluna, um pouco menor, a Coluna Mariana. Mas é tão bonita quanto.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Olomouc (Prefeitura) ainda é usada como tal. O edifício de mais de 600 anos domina a praça principal e é ponto de encontro dos moradores e turistas. O interior do edifício é belíssimo, muitos deles preservados 100%, incluindo um salão cerimonial que é usado para casamentos.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Tivemos a honra de subir os 140 degraus da torre, que tinha uma vista incrível da cidade. A Torre está fechada para turistas, o prédio inteiro está em reformas e restauração. Para a minha enorme alegria, estava nevando. Não preciso falar que a emoção foi ainda maior. A vista era de babar, com os belíssimos telhados e a arquitetura exuberante com suas muitas cores. A vista de cima da Coluna da Santíssima Trindade é incrível. Só assim para termos a exata dimensão do seu tamanho.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

.

Relógio Astronômico

Assim como o Relógio Astronômico de Praga, Olomouc também tem um. O relógio astronômico de Olomouc fica na frente da câmara municipal e é uma raridade. A partir do século 15 o relógio sofreu muitas mudanças. O relógio foi reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, em estilo realista socialista com um lindo mosaico e figuras de trabalhadores, esportistas e muitas outras “profissões” do mundo atual.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca

.

Basílica Menor da Virgem Maria

A segunda grande surpresa que tive em Olomouc (que na verdade nem é em Olomouc,e sim nos arredores) foi sem nenhuma dúvida conhecer a Basílica Menor da Viergem Maria, no Vale Sagrado. E lógico que grande parte disso foi pela neve que lá encontrei. Me julguem!! Mas não posso negar que a Básílica tem um dos edifícios barrocos mais lindos que conheci. Lembra muito Ouro Preto – Minas Gerais. Não esquecendo que a Basílica é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Morávia. É uma das atrações mais famosas da Europa Central, devido à sua localização, arquitetura e interiores.

Olomouc República Tcheca

A fachada da igreja cria uma estrutura impressionante, com uma rica decoração escultural. No topo do portal há um trio de anjos, símbolos de esperança, generosidade e graça abundante. E acima deles a Virgem Maria, São Estêvão, Santo Agostinho e São Norberto. O topo é adornado com esculturas dos Doze Apóstolos e São Sebastião e Roch, protetores contra a peste. Na escada da igreja, existem duas estátuas, uma de São Cirilo e outra de São Metódio do ano de 1909. Em 1980, o Papa João Paulo II declarou-os co-padroeiros da Europa.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República TchecaO primeiro edifício no Vale Sagrado foi uma pequena capela, construída em uma clareira na florestas nos anos 1629-1632. O interior é belíssimo, mas não pode fotografar. Mas tenha a certeza que você não vai esquecê-la jamais. O interior da igreja é dos anos 1669-1679. O interior da igreja irá surpreendê-lo com espaço, leveza e decoração artística rica.

By Lehotsky  [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Olomouc República Tcheca

By Capkova Pavlina [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Olomouc República Tcheca

By Lehotsky [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Sua arquitetura e design artístico o  colocaram entre os edifícios barrocos mais bem sucedidos na Morávia. O local de peregrinação tem experimentado períodos de prosperidade e de declínio. Em maio de 1945, as torres e fachadas foram danificadas, mas restauradas logo depois.

Olomouc República Tcheca

Olomouc República Tcheca
.

Apesar de seus muitos encantos, Olomouc ainda não foi descoberta pelos turistas da mesma forma como Praga ou Cesky Krumlov. Por um lado agradeçemos, mas por outro, Olomouc é tão linda e especial, que todo mundo deveria conhecê-la. Um verdadeiro tesouro escondido da República Tcheca.

.

 

.

Eu viajei para Praga a convite do Turismo da República Tcheca. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência e opiniões.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


5 Comentários
  1. Jair Prandi Diz

    Estas cidades da República Checa tem centros históricos espetaculares. Nunca tinha ouvido falar desta cidade tão repleta de atrações e pouco conhecida.

  2. Flávio Borges Diz

    Que cidade incrível! Achei a arquitetura demais!
    Curto muito a ideia de se fugir do tradicional e conhecer lugares menos turísticos. Quando eu for visitar a Republica Tcheca, certamente colocarei esta cidade no roteiro.

    Abraços

  3. Tati Sisti Diz

    Que lugar incrível! Eu nunca tinha lido profundamente sobre esse lugar e fiquei muito tentada a conhecer. Adorei as dicas!

  4. Juliana Rios (Juny) Diz

    Que lugar inscrivel! Nunca tinha ouvido falar de Olomouc e com certeza depois desse post vou querer visitar quando for à Republica Tcheca.
    A arquitetura barroca é impressionante e bem legal as referencias ao Mozart.

  5. itamarjapa Diz

    Que sonho de cidade! Arquitetura linda demais! Adorei conhecer esta cidade através do blog! Sensacional!

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.