Livingstone, na Zâmbia, é conhecida por ser a porta de entrada para Victoria Falls deste lado das cataratas. Sabe aquela cidade pacata, com pinta de cidade do interior, que recebe seus visitantes com atenção e tranquilidade? Então, é bem assim. 🙂
É aquele tipo de cidade que você se sente bem, onde não se é importunado ao caminhar pelas ruas e nem se é olhado como um estranho no ninho. Uma cidade que vive também para as cataratas de Victoria, mas não só para elas, como é o caso da vizinha Victoria Falls, no Zimbábue.
De Livingstone: Voo de Helicóptero sobre Cataratas de Vitória
;
A cidade de Livingstone, na Zâmbia
;
Esta antiga colônia britânica foi fundada em 1905, e ganhou o seu nome do famoso explorador escocês. Livingstone foi o primeiro europeu a ver as cataratas Victoria e então resolveu dar nome a elas, em homenagem a Rainha Victoria, da Inglaterra.
;
Apesar de a cidade ter em torno de 140 mil habitantes, ela é pequena, como uma cidade de interior. E como tal, quase tudo acontece na rua principal, a Mosi-oa-Tunya. Nesta rua estão os bancos, as lojas, os restaurantes, a feira de produtos artesanais (Curio Market) e o museu da cidade.
;
Aeroporto
A cidade conta com seu próprio aeroporto, o Harry Mwanga Nkumbula International Airport (IATA: LVI). Antigamente ele era chamado de Livingstone Airport. O aeroporto recebe vôos de Lusaka, capital da Zâmbia, e de Johannesburg, na África do Sul.
Livingstone: Transfer de e para o aeroporto
;
Moeda da Zâmbia
Na Zâmbia, a moeda local é o kwatcha (ZMK). Para ter ideia do valor US$ 1 vale aproximadamente ZMK$ 5.
De Livingstone: Victoria Falls River Safari
;
Algumas das atrações de Livingstone são:
;
Mosi-oa-Tunya National Park
Este é o nome do parque que engloba a Victoria Falls do lado da Zâmbia. O parque é patrimônio da UNESCO e fica a 10 quilômetros de distância de Livingstone. O Mosi-oa-Tunya tem 66 km² de área e cerca de 20 km do Rio Zambezi corre por dentro dele.
O parque é muito bem cuidado e oferece trilhas de caminhadas, inclusive passando por uma ponte, a Knife Edge Bridge, que chega bem próximo das quedas. Além das cataratas, o parque tem muita flora e fauna. Ali encontram-se muitos pássaros, girafas, zebras, búfalos, entre outros.
A entrada do parque para visitar Victoria Falls custa US$ 15,00.
De Livingstone: Mosi oa Tunya Park Game Drive
Da ponte de Victoria Falls: Salto de bungee jump
+ VICTORIA FALLS, A INCRÍVEL QUEDA D’ÁGUA ENTRE A ZÂMBIA E O ZIMBÁBUE
+ VICTORIA FALLS: OPÇÕES DE PASSEIOS
;
Livingstone Museum
Este é o maior e mais antigo museu da Zâmbia. Ele apresenta artefatos que relatam a história local desde a pré-história até os dias de hoje. O museu foi fundado em 1934 e naquela época ganhou o nome de David Livingstone Memorial Museum.
O famoso museu de Livingstone tem quatro galerias: Pré-história (arqueologia), Etnografia e Arte, História e História Natural. Em exposição estão também fotografias, instrumentos musicais, objetos que foram de David Livingstone. Também pode se ver as descrições de suas rotas pela África. Esta parte da exposição foi doada por sua família.
O museu é aberto ao público de 08:30-16:30, todos os dias, exceto no Natal e Ano Novo.
Entrada: adultos ZMK$ 25, crianças ZMK$ 10.
www.museumszambia.org/Livingstone_Museum.html
Cataratas Vitória: voo panorâmico com ultraleve
;
Curio Market
Este mercado de produtos artesanais fica mais para o final da Mosi-oa-Tunya, no lado esquerdo. É, na realidade, um grande corredor coberto onde os estandes ficam lado a lado. E claro, onde os vendedores tentam insistentemente ter sua atenção.
Os preços são justos e tem bastante artesanato interessante entre máscaras africanas, esculturas, pinturas, artigos em madeira, etc. Nada made in China, e até os imãs de geladeira são tampinhas de metal de refrigerantes pintadas. Vale a pena dar uma passada se você quer algo autêntico.
Das Cataratas Vitória: tirolesa da ponte das Cataratas Vitória
;
Maramba Cultural Museum
Situado em Livingstone, esta é uma vila criada para preservar as artes, artesanato e a cultura da Zâmbia. No interior de habitações tradicionais pode-se ver ferreiros atiçando o fogo com foles tradicionais, escultores de madeira e fabricantes de máscaras. Além disto, ainda se vê ceramistas e outros artesãos que exercem o seu ofício, como tem sido feito há séculos. Apresenta ainda danças, músicas e costumes.
De Livigstone para o Chobe: excursão de um dia com cruzeiro no rio
;
Railway Museum
Este museu apresenta alguns dos melhores exemplos de patrimônio ferroviário da Zâmbia. Em exposição estão peças que vão desde as locomotivas a vapor históricas a vagões antigos.
Abre diariamente entre 08:30-16:30. Na Chishimba Falls Road.
Rio Zambeze: Experiência de Rafting de 3 Dias
;
Leia mais:
+ ZIMBÁBUE NA PRÁTICA, TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR
+ CAMINHANDO COM LEÕES, NO ZIMBÁBUE
+ VICTORIA FALLS, A INCRÍVEL QUEDA D’ÁGUA ENTRE A ZÂMBIA E O ZIMBÁBUE
+ VICTORIA FALLS, OPÇÕES DE PASSEIOS
;
3 comentários
[…] Mais informações sobre Victoria Falls você encontra no post Victoria Falls e no post sobre Livingstone. […]
[…] Impressões pessoais A cidade de Victoria Falls, do lado das cataratas no Zimbábue, parece largada a própria sorte e em decadência. Não é muita cidade cuidada, como era de se esperar, com pouquíssimas opções de entretenimento. Vê-se muito emprego informal e gente desocupada pelas ruas. Caminhar pelo centro a pé é ter sempre alguém ao teu lado oferecendo qualquer tipo de coisa, seja artefatos manuais de madeira, passeios, antigas notas de dólares zimbabuanos, bijouterias, etc. Geralmente, os vendedores desistem logo após um “não, obrigado”, mas a fila de vendedores é tão grande que a repetição se torna irritante. Os preços são maiores que em Livingstone, na Zâmbia, sua vizinha, e tem-se a impressão que turista que chega na cidade é somente uma fonte de renda, sem o cuidado de agradar ou oferecer um serviço a altura dos preços cobrados. Restaurantes e lojas tem preço de Europa, mas a qualidade oferecida é inferior. Não espere simpatia dos funcionários da alfândega, seja indo ou voltando de Botsuana, como indo e voltando da Zâmbia. Apesar de ser um lugar turístico, prepare-se para ser observado como diferente o tempo todo. O que inacreditavelmente não acontece em Livingstone. Mais sobre Livingstone aqui. […]
[…] Falls, este é um parque muito visitado em passeios bate-volta para quem está hospedado em Livingstone ou em Victoria Falls, já que é um passeio muito tranquilo de se fazer a partir destas cidades e […]