Caminhando com leões no Zimbábue

5

A vida selvagem sustentável é uma coisa incrível e fazer bem aos animais, por meio de ações estruturadas, é o que devemos procurar enquanto turistas. E uma das aventuras que se pode fazer e ter uma experiência incrível e ainda colaborar com um projeto bacana é um passeio Caminhando com Leões, no Zimbabué. Ele é oferecido pela ONG Lions Encounter.

Além de ser uma experiência única, que te deixa muito próximo destes animais selvagens, toma-se conhecimento das reais necessidades de sobrevivência deste animal, que por ser temido e perigoso, é um dos maiores troféus de caçadores.

Confesso que quando li a primeira vez sobre este passeio, fiquei um pouco ressabiada. E fiquei pensando se não se tratava de mais um programa pega-turista. Me nego a participar destes passeios onde dopam os leões para que se possa chegar perto, somente para tirar fotos, sem respeito nenhum pelos bichos. Infelizmente isto acontece em inúmeros lugares África afora.

Como recebi a indicação de um casal amigo muito preocupado com o meio-ambiente resolvi olhar com mais cuidado. Realmente este parece ser um caso diferente. Neste lugar os leões são filhotes e que estão sendo preparados para retornar ao ambiente selvagem.

Caminhando com leões Lions Encounter

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a África. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Lions Encounter

O Lions Encounter não tem vínculo governamental, sendo uma ong que vive doações e de cobrar por apresentar seus planos, como este passeio. O Lions Encounter apresenta um ativo programa de restituir a bons números a quantidade de leões nos parques nacionais de países do continente africano.

Este programa começou porque nos últimos 20-30 anos a população de leões na diminuiu em cerca de 80% a 90% na África. Um número alarmante!

Objetivo

A ONG tem um método bem interessante de fazer com que os leões desenvolvam as habilidades necessárias para conseguir sobreviver na natureza depois de soltos. Eles não são de maneira alguma domesticados, e até por isto que o passeio Caminhando com Leões é feito com filhotes. Seria impossível caminhar com leões adultos selvagens!

Não espere que eles vão atender a comandos como sentar, rolar ou deitar. Os leões não são treinados para isto. Eles estão sendo preparados para voltar a viver na savana. E a caminhada que se acompanha no passeio Caminhando com Leões acontece diariamente como parte do processo de desenvolvimento destas habilidades, com ou sem turistas.

Na realidade, este passeio é para ver bem de perto como se comporta o filhote no seu ambiente natural. E claro, ajudar a manter o projeto, já que o valor pago é para manter toda estrutura necessária.

Somente leões

Também não se encontra outros animais ali, esta não é a intenção do programa. O foco é único: leões! Além do passeio Caminhando com Leões (Lion Walk), eles oferecem outras atividades como Lions Drive, e até voluntariado.

Zâmbia e Zimbabué

O Lions Encounter funciona nos 2 lados da fronteira de Victoria Falls, na Zâmbia e no Zimbabué. Eles possuem espaços próprios em cada um dos países, sendo que pode se fazer o passeio Caminhando com Leões nos 2 países.

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você! Reservando seu hotel na Zâmbia ou Zimbabué por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog! E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Como é o passeio Caminhando com Leões do Lions Encounter

 

Explicações sobre o processo de integração

No passeio Caminhando com Leões a equipe local explica como funciona o programa de reabilitação de leões. O programa inclui filhotes nascidos no próprio local e que ficam com a mãe por somente 3 semanas. Depois deste período eles são afastados delas e iniciados no projeto de reintegração. Esta etapa dura o tempo necessário até que estejam aptos a caçar. Atingida esta meta, eles estão preparados para daí serem soltos na natureza.




Caminhando com leões

Após as explicações segue a caminhada com leões filhotes. Todos eles tem necessariamente menos de dois anos de idade. Durante este passeio pode se passar a mão, tirar fotos, mas a interação é limitada, já que o animal é selvagem. Caminhando com leões Lions Encounter

A seguir acontece um lanche que dependendo do horário do dia é o café da manhã, um lanche propriamente dito ou almoço, na relva.

Custo

O passeio custa US$ 140,00 por pessoa e o lanche e as bebidas estão inclusos no valor. Ainda é oferecido um DVD com filmagens feitas da interação com os animais. Pode-se ainda comprar camisetas e outros souvenieres. Todas estas vendas tem como fim de levantar fundos para sustentar o projeto.

Como foi uma experiência muito bacana e que empolgou muito meus sogros que nos acompanhavam, pedi para eles escreverem as suas impressões. E o relato abaixo é o que  eles acharam do passeio. Com a palavra, Paulo Santana e Ijoise Mattiuzi:

CAMINHANDO COM OS LEÕES – ZIMBABWE, 26 DE ABRIL 2014

  Quando vimos o folheto de um passeio de caminhar com os leões, ficamos muito inseguros se deveríamos fazer o passeio ou não. Carina e Alessandro, que nos acompanhavam na viagem, tem um amigo que já tinha feito e recomendou. Mas ainda assim ficamos na dúvida.

Fizemos contato com uma agência de viagem local, em Victoria Falls, onde ficaríamos três dias. E demoramos a decidir, pois o custo pareceu elevado, USD 118 por pessoa (com o desconto dado). Isto para uma aventura que não sabíamos o que esperar. Mas, decidimos fazer sem grandes expectativas.

Vieram nos buscar no hotel às 06:30 da manhã, em uma condução razoavelmente confortável. O guia, muito falante e agradável, nos acompanhou o tempo todo. Ele era o líder do grupo de pessoas que nos acompanharam no passeio. Caminhando com leões Lions Encounter

Quando chegamos no acampamento base, foram complementadas as explicações dadas no trajeto, e fomos entender melhor o que nos esperava.

Objetivos

Uma equipe de pessoas de uma Organização Não Governamental Lions Encounter fez as explicações de como faríamos o passeio. Em especial, dando enfase para as questões de segurança. E também dos objetivos da ONG que está preocupada com declínio do número de leões em toda África. Eles procuram de alguma forma reintroduzir os leões em Botswana, Zimbabwe e Zâmbia.

Ficamos mais seguros e com um pouco mais de expectativa, pois sabíamos que iríamos caminhar com filhotes de leões.

O passeio Caminhando com Leões

Quando fomos para o encontro dos felinos estavam mais pessoas para nos acompanhar na caminhada. A caminhada aconteceu com duas leoas de um ano de idade, selvagens, mas acostumadas com humanos. A sensação inicial é de muito medo, o animais são relativamente grandes e muito fortes. No início mantemos distância, apesar dos apelos do guia para nos aproximar mais e mais.

Fomos caminhando e nos sentindo seguros com o passar do tempo. O guia nos deu uma vara para termos sempre a mão e manter apontada para os felinos. Nos disse também para não correr, não mostrar medo e sempre olhar no olhos dos mesmos. Funcionou! Não sei se os felinos estão condicionados ou é uma forma de nos sentirmos com algo na mão, como uma arma. Pode ser um tipo de placebo, mas tranquiliza de fato. Caminhando com leões Lions Encounter

Interação

Em determinado local as leoas ficaram em cima de uma pedra. Ali pudemos ficar ao seu lado, sentar bem perto e passar a mão em suas costas. Ter a vara na mão e deixar a felina mordê-la a distrai e ficamos muito descontraídos. Uma interação como nunca podemos imaginar, e fora de qualquer expectativa. Caminhando com leões Lions Encounter

Todos os turistas, eram 10 pessoas, puderam andar lado a lado com os leões ao longo de uma trilha no meio da savana. É algo indescritível a possibilidade de andar na savana, no ambiente do leão, e caminhar ao seu lado. É mais do que esperávamos, pois fomos ficando mais à vontade e interagindo mais com os animais.

Ao retornar para o acampamento central, assistimos um vídeo feito por um cinegrafista da equipe, com todas as etapas do passeio. Vimos também outro vídeo dos objetivos da ONG.

Foi algo diferente e creio que qualquer pessoa que fizer o passeio Caminhando com Leões, como nós, fará algo inesquecível. Um passeio muito além de qualquer expectativa, pois o fizemos no ambiente deles.

Ijoise Mattiuzi e Paulo Iolando de Santana

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

5 Comentários
  1. Mirella Matthiesen Diz

    Nossa Ca, parece ter sido uma experiência bem legal mesmo. Pois tem um passeio com os tigres, no “Templo dos Tigres” na Tailandia que é mico total… super pega-turista, os monges mais usurpadores que já vi na vida!
    Agradeça seus sogros de ter escrito pra gente!!! Muito legal 🙂
    bjão

  2. Carina Diz

    Oi, Mi! Era este meu grande medo quando li sobre este passeio, que fosse exatamente como na Tailândia e outros países. Mas a proposta é exatamente outra e uma experiência bem bacana. 🙂
    Pode deixar que eu digo pra eles! Beijos pra vc!

  3. Natalia Diz

    Muito bom saber sobre passeios que tem objetivos de preservação, principalmente hoje em dia, com tanta proposta duvidosa de interação com animais. Me emocionei muito com o relato dos seus sogros!

  4. […] Para saber como é esta experiência, leia o post Caminhando com leões no Zimbábue. […]

  5. […] Para saber como é esta experiência, leia o post Caminhando com leões no Zimbábue. […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.