O Complexo do Monumento Mãe Pátria e o Museu Nacional da 2ª Guerra em Kiev

Uma visita ao parque e ao museu que são grandes atrações da cidade

0

Um dos lugares que mais me impressionou em Kiev foi o Monumento Mãe Pátria. Ao fazer uma visita ao complexo Kiev-Pechersk Lavra e subir na Torre do Sino para ver a paisagem, eu dei de cara com esta estátua enorme ali perto. E fiquei alguns segundos parada olhando para ter certeza que meus olhos não estavam me pregando uma peça. O Monumento é realmente enorme e eu não esperava encontrar algo tão grande assim!

Monumento Pátria Mãe Lavra

Eu havia lido sobre o Monumento Mãe Pátria e que era uma estátua grande. Mas sinceramente eu não imaginava que fosse tão grande. E este foi meu espanto. Quando o avistei do alto da torre, a vista foi magnífica, com o monumento imponente no meio de muito verde e o rio lá abaixo. E ele, como que abençoando toda a cidade.

Mas ao chegar no complexo do Monumento Mãe Pátria a gente descobre que ele é muito mais que o enorme monumento! Ali estão um lindo parque que acolhe a estátua, o Museu Nacional da 2ª Guerra e ainda um incrível Memorial para os heróis que lutaram pela pátria. O lugar vale realmente a visita, pois além de contar muita história, é belíssimo.

Monumento Mãe Pátria tanques

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

O Complexo do Monumento Mãe Pátria e o Museu Nacional da 2ª Guerra

 

Este lugar pode ser descrito como um grande parque verde e um lugar delicioso para passear no verão. O Complexo todo tem mais de 10 hectares grande área e por ele estão espalhados as atrações como o Monumento, o Museu e o Memorial. É uma enorme área verde, com jardins bem cuidados, mas sem nada de jardins decorados. Um lugar com sobriedade e dureza, como pede o tema que as atrações apresentam. Mas ainda assim muito bonito.

Monumento Mãe Pátria praça7

Este parque fica no alto de um monte, ao lado do Rio Dniepre, que corta a cidade. Dali se tem uma vista linda do rio correndo lá embaixo, e por trilhas dentro do parque pode-se chegar até a beira do rio. Lá embaixo está outro monumento da cidade, o Monumento dos Fundadores de Kiev, e que fica no Navodnitsky Park. Eu não cheguei a ir até lá nesta visita, mas está anotado para a próxima.

Próximo da entrada do complexo fica uma área com alguns aviões caças, como um helicóptero Mi-24V e o caça MiG-23. Eles podem ser visitados no mesmo horário de abertura do museu. Também na área bem em frente a estrada o museu estão alguns tanques de guerra, que fazem a diversão de criançada.

Monumento Mãe Pátria praça5

Apesar de ele tratar de um tema pesado e triste, que foi a 2ª Guerra, o lugar é lindo e bem cuidado. Passear por ali é uma delícia e muito tranquilo. Com caminhos pavimentados, você vai passeando e passando pelas atrações. E se impressionando a cada uma delas. Tudo por ali é realmente grande e impressionante.

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel em Kiev por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Monumento Mãe Pátria – Rodina Mat

 

Esta grande estátua, que tanto chamou minha atenção a distância, é um dos símbolos de Kiev. Ela é, na realidade, parte do Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial (1941-1945). A estátua fica bem em cima do museu e sua base pode ser acessada por dentro dele.

O monumento-estátua “Mãe Pátria” (Rodina Mat) simboliza a Pátria, como o nome mesmo diz. Ele foi erigido em homenagem ao feito realizado pelas pessoas durante a 2ª Guerra Mundial. E celebra a vitória da União Soviética sobre a Alemanha na 2ª Guerra Mundial. Uma forma monumental de mostrar o orgulho de quem ganhou uma guerra, apesar de ter perdido tanto.

Monumento Mãe Pátria1

História

A ideia de criar um museu e um monumento nasceu em 1960 pelo arquiteto Eugeniy Vuchetich. Mas o “pai” da estátua é o arquiteto Vasiliy Boroday. Entretanto, um grande número de escultores, arquitetos, cientistas e diferentes tipos de trabalhadores participaram na criação do complexo.

No total, o complexo levou 3 anos para ficar pronto, sendo que só a montagem da estátua levou 6 meses.

A Estátua

A estátua é a figura de uma mulher, com uma longa túnica, que segura em uma mão um escudo e na outra uma espada. Quando a gente olha de baixo, não tem noção de seus números impressionantes, mas não é à toa que este é o maior monumento da Ucrânia. Somente na fundação da estátua foram usados mais de 3000 toneladas de metal e mais de 3500 m³ de concreto.

Medidas

A estátua forma junto coma estrutura do museu um monumento só. Sua base é um pedestal cônico de 40 metros de altura e, que com a estátua, que possui 62 metros de altura, forma um monumento que tem no total 102 metros. Ela é a maior estátua da Ucrânia e uma das maiores do mundo! O peso da estátua sozinha é de 650 toneladas.

O escudo na mão esquerda, que também é uma plataforma de observação, tem 13 x 8 metros e pesa 13 toneladas. Neste escudo pode ser visto o emblema da URSS. Na mão direita, a Mãe Pátria tem uma espada, que tem 16 metros de comprimento e pesa mais de 9 toneladas. Na ponta da espada tem um dispositivo especial para o amortecimento de vibrações do vento.

Monumento Mãe Pátria4

Lenda ou realidade?

No planejamento inicial, o comprimento original da espada da estátua seria de 19 metros. Mas foi decidido diminuí-la em 3 metros e acabou-se fazendo com 16 metros de comprimento. Comenta-se que os religiosos do complexo Kiev-Pechersk Lavra pediram às autoridades da URSS que a espada da estátua não estivesse acima da cruz, localizada na torre do sino de Kiev-Pechersk Lavra.

Se o pedido dos religiosos foi feito e aceito mesmo, não se sabe. Mas sabe-se efetivamente a espada passou a ficar mais baixa que a cruz. Segundo os arquitetos, a diminuição foi necessária para “cumprir o equilíbrio arquitetônico do monumento e a torre do sino de Kiev-Pechersk Lavra”.

Revestida de aço inoxidável

Primeiramente, desejaram fazer o monumento coberto com folhas de ouro. Após longos estudos, decidiu-se pelo aço inoxidável com espessura de 1,5 mm para revestir a escultura. Foram usadas chapas de aço inoxidável soldadas de 50 x 50 cm. Este foi um trabalho de arte, realizado por apenas 6 soldadores profissionais e que fizeram no total cerca de 30 quilômetros dos cordões de soldagem, durante o processo de montagem e soldagem.

A Mãe Pátria é uma estrutura metálica única, totalmente soldada, e que conta com três camadas. Ela tem uma carcaça básica de aço, que pesa mais de 280 toneladas. Tem ainda uma carcaça auxiliar com 108 toneladas. E por cima, conta com uma cobertura em aço inoxidável de 1,5 mm pesando 90 toneladas.

Monumento Mãe Pátria5

Manutenção

A manutenção da estátua e seu monitoramento estrutural é rigoroso. E estima-se que a vida da estátua seja de 180 anos. Para sua manutenção, foram instalados 2 elevadores no seu interior – o vertical e o outro em um ângulo de 75 graus. Eles são usados para o movimento das pessoas e o serviço técnico.

Plataformas de observação

O monumento conta com duas plataformas de observação. Elas oferecem uma vista única de Kiev uma altura de 36,6 e 91,0 metros de altura. Mas a subida tem de ser planejada antecipadamente. Você não consegue chegar no museu e comprar a entrada para fazer a subida. Isto porque a subida é acompanhada por um guia profissional, que monitora o cumprimento de todas as medidas de segurança.

Quem estiver interessado em subir nas plataformas com guia falando inglês, deve entrar em contato: [email protected] ou ligar para telefone + 38 050 936 96 80. Pode ser via Viber e WhatsApp.

Observation deck «Extreme» – 91,0 m (escudo da estátua)

A subida até o escudo da estátua requer um pouco de esforço físico e é necessário usar roupas e sapatos seguros e confortáveis. Só são permitidos maiores de 18 anos e a subida só acontece com tempo bom (sem chuva) e temperaturas entre 5 e 30 graus (positivos, óbvio). O custo por pessoa é de 300 UAH.

Observation deck «Outlook» – 36,6 m (pés da estátua)

O acesso a esta plataforma de observação que circunda os pés da estátua é permitido para maiores de 6 anos. A visita também só pode ser feita com tempo bom (sem chuva e ventos fortes) e temperaturas entre 5 e 30 graus. O custo é de 50 UAH por pessoa.

Monumento Mãe Pátria
Fonte: Concierge Group

easysim4u europa

Museu Nacional da 2ª Guerra Mundial

 

O Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial tem como o foco principal mostrar a contribuição ucraniana para a vitória sobre o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Este é um museu bem montado, com um acervo bem interessante e completo. E que vale a pena ir até mesmo com criança. Apesar de tratar de um tema duro, tem bastante atrativos para entreter os menores.

Inaugurado em 9 de maio de 1981, este é o maior complexo de museus da Ucrânia dedicado à Segunda Guerra Mundial. Ele apresenta sua exposição em ordem cronológica e mostra a história da guerra passo a passo. Ele ainda apresenta os dias pré-guerra e pós-guerra. Claro que existem inúmeros museus que contam a história da 2ª Guerra, mas o que torna este museu especial é que raramente se vê uma coleção tão singular que conta a história de seus combatentes.

Monumento Mãe Museu entrada (1)
Entrada do Museu sobre a 2ª Guerra Mundial
Acervo

O museu conta com um acervo de mais de 400.000 objetos em exposição, entre as quais há documentos, pertences pessoais, uma infinidade de armamentos (tanto russos quanto alemães), fotografias, prêmios, cartas, diários, obras de arte, modelos, propagandas e equipamentos militares.

A exposição acontece em 2 andares e vai se passando pelas 16 salas que vão contando a história do conflito de forma gradual. As salas são interligadas e vai se caminhando e conhecendo a história desta parte da guerra. Dentro do museu estão carros e motos de guerra.

Do segundo andar do museu, se tem acesso a uma escadaria que leva a um tipo de anfiteatro. Este lugar é usado para início dos tours as plataformas e palestras em geral. Do lado de fora fica a plataforma de observação conhecida como Outlook, que fica nos pés do monumento Mãe Pátria.

Loja e Café

Para aqueles que tem interesse de levar lembranças, a loja do museu é uma boa opção. E o lugar também conta com uma cafeteria bem interessante.

Memorial

O Memorial foi o lugar que mais achei interessante no complexo do Monumento Mãe Pátria. Ele conta com uma túnel onde nas paredes estão esculpidas com alto relevos enormes de 5 metros de altura. Segundo o site do museu elas “retratam a defesa corajosa da fronteira soviética da invasão alemã de 1941, os terrores da ocupação nazista, a luta partidária, o trabalho dedicado à frente doméstica e a Batalha do Dniepre de 1943”. Monumento Mãe Memorial8

Este é realmente um lugar impressionante e que “reflete a coragem das forças fronteiriças, a bravura daqueles que permaneceram no território ocupado, a devoção dos membros do movimento da Resistência e dos trabalhadores da retaguarda”. Você percebe a dor e o sofrimento nos rostos, um trabalho grandioso de V. Borodai, V. Shvetsov e outros escultores. Eles conseguiram passar os sentimentos de cada um dos representados de maneira incrível. Imperdível!

“Flames of Glory”

Este túnel termina na praça em frente à entrada do museu. Mas isto ainda não é tudo, ali está um enorme chafariz chamado “As Chamas da Glória“, que tem 16 metros de diâmetro. Ali estão as composições de escultura “A Transferência de Armas” (de V. Vinaikin) e “Travessia do Dniepre em 1943” (de F. Sohoian). Como tudo por aqui, também impressionantes e de grande impacto. Monumento Mãe Pátria esculturas10

A Praça em frente ao museu

Este lugar enorme é usado em festas militares, como no feriado nacional relacionado à Segunda Guerra Mundial. Ele chega a abrigar cerca de 30 mil pessoas durante as celebrações e vários eventos são comemorados aqui.

Informações Práticas

 

Endereço

Lavrska St, 24, Kiev, Ucrânia. Telefone: +380 44 285 94 52.

Como chegar

E chegar ali é muito fácil, seja de ônibus ou uma curta caminhada do metrô. Pode-se seguir de metrô até a estação Arsenalna e dali pegar o ônibus 24 ou trolleybus (tram) 38. Descer na parada «The National Museum of History of Ukraine in the Second World War».

O ônibus 24 atravessa a cidade e passa por diversas ruas importantes de Kiev. Ele é uma boa opção para chegar no museu para aqueles que não gostam de fazer trocas de transportes.

Horário

O complexo fica num parque, que é de visitação aberta. Ou seja, você pode circular pelo parque 24h por dia. A única atração que tem horário de visitação é o museu.

O museu abre diariamente entre 10h – 18h, e a bilheteria fica aberta até 17h.

Entrada

A entrada no complexo é gratuita, somente a visita ao museu é paga.

Adultos pagam 30 UAH e crianças não pagam.

Quem desejar pode fazer um tour guiado (em inglês), que custa 200 UAH por pessoa.

O áudio-guia custa 50 UAH e a permissão para fotografar 30 UAH.

Gratuidade

Nos dias 09.05 e 14.10 a entrada é gratuita para todos. No dia 01.09 escolares e estudantes tem acesso livre. No dia 01.10 é gratuito aos idosos. Monumento Mãe Pátria escultura

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.