O portão Golden Gate de Kiev: uma das maiores atrações da capital ucraniana

0

Kiev é uma daquelas cidades que tem inúmeras atrações incríveis. E que é difícil sair dela sem estar boquiaberto com que se encontra! Entre tantas atrações, o antigo portão de entrada da cidade, o Golden Gate de Kiev, é também um dos símbolos dela.

Este belo portão é conhecido como “Zoloti Vorata“, que significa em ucraniano “portão dourado”. Ele foi durante séculos a porta de entrada para a cidade de Kiev e apesar de não ser a estrutura original, e sim uma reconstrução, continua a ser importante para cidade. Nos dias de hoje o lugar ainda impressiona e apresenta um museu dentro dele, contando sua história.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Golden Gate de Kiev

 

Um monumento que viu quase toda a história da cidade de Kiev tem muita coisa para contar. E por isto mesmo que a visita é imperdível.

História do Portão Golden Gate de Kiev

 

Coo se trata de um monumento que foi construído a séculos atrás, não se tem certeza completa da sua história e existem divergentes vertentes sobre sua real aparência e trajetória. Sabe-se que o portão foi um dos 3 construídos Príncipe de Kiev, “Yaroslav, o Sábio” no século XI (1017-1024) para proteger a cidade. Os outros dois portões chamavam-se Lyadski e Zhydivski (polonês e judeu) e foram destruídos.

E como portão ficava numa posição onde o terreno não servia de barreira natural contra invasões, ele foi construído bem alto e ainda era recoberto com paredes de madeira. E fazia parte de uma muralha que tinha 3,5 quilômetros.

Golden Gate de Kiev capa

Yaroslav, o Sábio

Yaroslav foi um conquistador e ampliou o território da cidade em 10 vezes. Por isto, deu muita atenção à consolidação e fortificação de Kiev. Foi ele quem conseguiu acabar com as invasões de nômades que volta e meia atacavam Kiev.

Conta a lenda que antes da última batalha contra os nômades, Yaroslav prometeu à Virgem que caso saísse vitorioso ele construiria uma igreja dedicada à Mãe de Deus. E devido à isto, ordenou que no alto do Golden Gate de Kiev fosse feita a Igreja da Anunciação, de cúpula dourada.

Ele também foi o responsável pela construção da Catedral de Santa Sofia, em Kiev.

Golden Gate de Kiev estátua2
Yaroslav, o Sábio

Na realidade, muitos historiadores acreditam que a Igreja da Anunciação foi construída mais tarde ao lado do portão. E como suas cúpulas douradas eram facilmente visíveis de fora da cidade, ele passou a chamar-se Golden Gate de Kiev.

Constantinopla

Outra teoria aceita é que o nome “Golden Gate” venha de uma analogia com a entrada principal de Constantinopla. Que, por sua vez, recebeu seu nome do portão de Jerusalém. Já que a entrada cerimonial da antiga capital judaica era conhecida como a Golden Gate.

Naquele tempo existia uma tradição de chamar a entrada principal da cidade como “portão de ouro”. Isto servia para enfatizar a continuidade do cristianismo. E devido a isto também que este portão recebeu uma igreja no seu topo, a Igreja da Anunciação. E para reforçar o nome do portão, a cúpula da Igreja era dourada.

Golden Gate de Kiev igreja7
Igreja da Anunciação no topo do portão Golden Gate de Kiev
Impressivo

O portão era realmente impressionante e tinha cerca de 12 metros altura e 6 metros de largura. Por ser de grande representatividade ele foi escolhido para ser a entrada principal da cidade. Assim, quando os visitantes chegassem eles ficariam deslumbrados ao ver seu tamanho. E claro, poderiam entender que a cidade era extremamente bem protegida.

Talvez devido a isto, Kiev nunca foi invadida por este lado da cidade. E o Golden Gate de Kiev manteve sua fama de inexpugnável. Por quase meio milênio, ele serviu como o Arco do Triunfo da cidade.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Durante os séculos seguintes

 

Um lugar tão marcante tinha de ter sido importante para todos que viveram na cidade. E desta forma, este portão participou de forma representativa da história de Kiev de diversas formas. Ele era usado em cerimônias como em despedidas dos soldados que saiam para uma campanha militar e passavam através dele quando partiam. E os recebê-los vitoriosos das batalhas. Isto representava uma grande honra.

Príncipes, embaixadores e mercadores eram recebidos através deste portão. E as filhas do Grande Príncipe despediam-se da cidade para ir encontrar seus noivos na Europa também através do Golden Gate de Kiev.

Os moradores o chamavam “o portão do céu”. Isto porque todas as manhãs o sol passava por ele e causava uma visão esplêndida. Com isto, eles acreditavam que o sol e o Golden Gate de Kiev salvava a cidade da escuridão e da morte.

Golden Gate de Kiev reconstrução Travel Guia. Com
Fonte: site Travel Guia
Destruição

Como já dito, o Golden Gate de Kiev nunca foi invadido, mas sua primeira destruição parcial aconteceu em 1240. O exército mongol de Batu Khan, conhecido como a Horda Dourada, não conseguiu entrar na cidade pelo portão. Entretanto ele invadiu cidade por um portão menos fortalecido e destruiu parcialmente o Golden Gate depois de tomar a cidade.

Em 1654 foi a vez de Bogdan Khmelnitsky e seu exército mongol-tártaro entrar na cidade de Kiev. Eles romperam a muralha da cidade perto do portão da cidade do sul e destruíram consideravelmente o Portão Dourado para humilhar os habitantes. A partir deste ponto, o portão entrou em decadência e começou gradualmente a desmoronar devido ao tempo. E em meados do século XVIII, as ruínas de Golden Gate de Kiev foram cobertas de terra.

Reconstrução

Como um monumento tão grandioso não poderia ficar perdido para sempre, em 1832 os arqueólogos descobriram as ruínas do Golden Gate de Kiev durante a demolição das muralhas da cidade. Foi iniciada uma pesquisa sobre seu tamanho e formato, e ela foi por diversas vezes reparada e deixada em decadência.

Na década de 1970 foi construído um pavilhão para abrigar um museu e os restos do portão que resistiram ao tempo. Desta forma, poderia ser guardada a estrutura que sobrou e se contar a história que se sabia do Golden Gate.

Durante esta recuperação do portão, descobriu-se que o chão e as paredes da antiga Igreja da Anunciação estavam cobertos de afrescos e mosaicos. Estes achados são especialmente preciosos.

Golden Gate de Kiev igreja2
Piso da Igreja da Anunciação
1500 anos de Kiev

Em 1982, Kiev festejou seus 1500 anos e para esta data especial foi planejada uma grande recauchutagem nos seus maiores monumentos. E nos planos das autoridades soviéticas estava trazer o Golden Gate de Kiev a vida, já que ele foi tão importante pra cidade.

Foi decidido recriar sua aparência original, apesar de este ser um ponto muito contraditório e muitos historiadores se sentiram traídos. Foi inclusive sugerido que as ruínas fossem descobertas e deixadas ao ar livre de novo, em respeito ao seu passado. Mas foi decidido se reconstruir o portão, mesmo sem se saber de fato como ele seria, já que não existem imagens conclusivas. E fora que houveram muitas reconstruções do portão original.

Golden Gate de Kiev exterior8

Entretanto, tudo foi feito a toque de caixa para estar pronto para a festa dos 1500 anos da cidade. E apesar de a intenção inicial ser boa, com a utilização da tecnologia de construção usada há mil anos, esta reconstrução foi fracassada. Isto porque a pressa e a utilização de materiais de baixa qualidade logo começaram a mostrar sinais de deterioração. E como era de se esperar, a estrutura começou a colapsar novamente.

Uma nova restauração foi programada e no ano de 2007 o portão ganhou definitivamente uma estrutura a sua altura e dignidade.

O Golden Gate de Kiev hoje em dia

Nos dias de hoje, a estrutura brilha e impressiona como nos séculos passados, quando ela era uma das grandes atrações de Kiev. Foi seguido um plano de reconstrução e uma aparência do portão, que acredita-se ser fiel, foi levantada. Esta estrutura nova tem fachadas que usam ornamentos com tijolo na sua decoração arquitetônica. Já que esta forma de decoração exterior era muito típica naquele período.

Este “novo portão” é uma estrutura que funciona como uma capa, um sarcófago, para a estrutura original do século XI. Na realidade, a estrutura remanescente do Golden Gate foi coberta por um pavilhão especial que imitava a estrutura antiga. E dentro desta capa, que hoje consideramos ser o Golden Gate de Kiev, está a base deste portão construído mil anos atrás. Golden Gate de Kiev base4

A reconstrução do monumento reproduz os segmentos do eixo contíguo ao portão. Do lado de fora, as encostas foram elevadas e recobertas com grama, simulando como teria sido o portão com a muralha. Nas laterais estão estruturas de madeira, que possuem escadas internas que levam até o topo. A cada andar desta estrutura de madeira existe uma sacada para apreciar a paisagem.

O portão conta com um museu, onde pode se ver as partes originais do portão e que conta a história dele. Também tem uma escadaria, como já dito, que leva a diferentes sacadas, em diferentes andares. Dali pode-se observar os arredores do portão numa visão especial. Esta escadaria acaba no alto da estrutura, onde está a Igreja da Anunciação.

Museu

O museu tem a pretensão de preservar a história deste monumento tão significativo para cidade. Ali pode-se aprender sobre a história do portão e também sobre as fortificações da antiga Kiev. Existe um filme que conta a história do lugar e maquetes, que mostram sua posição e situação em outras épocas.

Claro que nada é mais importante que os resquícios do antigo portão, e eles podem ser vistos bem de perto por quem visita o museu. Eles ficam num ambiente no térreo da estrutura e são circundados por toda a estrutura do novo portão.

O acervo do museu conta ainda com diversos objetos encontrados durante as escavações arqueológicas na área do Golden Gate de Kiev. Entre eles estão armas, objetos da vida cotidiana e ítens relacionados à história da antiga Kiev. Golden Gate de Kiev acervo4

Exposições temporárias e concertos

Devido sua excelente acústica, concertos e performances são realizados aqui. O lugar também apresenta frequentemente exposições temporárias com temas sobre a antiga Rússia, entre outros.

Igreja da Anunciação

Um dos chamarizes deste portão é a igreja que fica no seu topo e que pode se avistar sua bonita cúpula de longe. Quem visita o portão tem acesso à igreja, que fica no último andar da escadaria e de onde se tem uma vista bonita de Kiev. A Igreja da Anunciação foi construída no portão com a finalidade de servir “a proteção celestial da cidade”. Mas além disto, era uma igreja normal na antiguidade, onde as pessoas iam para rezar.

A igreja é pequena, em forma de um templo de cúpula única com três naves. Sua decoração interna conta com piso de mosaicos, onde uma imagem é baseada no antigo desenho do piso da Catedral de Santa Sofia, em Kiev. Diz-se que até 1699 o Golden Gate de Kiev foi decorado com a imagem de Nossa Senhora de Kazan.

Arredores do Golden Gate de Kiev hoje

 

Praça

Ao redor do antigo portão foi construída uma praça, que se chama Golden Gates Park. A praça foi criada na segunda metade do século XIX e conta com jardins em meio a frondosas árvores e um café-restaurante num dos lados do monumento. Do outro lado a praça tem mais paisagismo e também pode-se comprar lanches, bebidas e sorvetes num carrinho de lanches que fica parado próximo a estátua de Yaroslav, o Sábio. É um lugar muito agradável para se sentar e descansar do passeio e das escadas do portão.

Estátua de Yaroslav, o Sábio

Quem visita o Golden Gate de Kiev não deixa de perceber a grande estátua que fica ao lado do monumento. Esta é a estátua de Yaroslav, o Sábio, que foi quem mandou construir o portão no século XI. A estátua foi erigida em 1997 no lado oeste do Golden Gate. E esta é uma cópia ampliada em bronze de uma figura experimental de Kavaleridze. Golden Gate de Kiev estátua1

Estátua do gato Pantyusha

Próximo da estátua de Yaroslav, o Sábio, quase na quina da praça está outra estátua que atrai o olhar dos turistas. É a estátua de um gato que era muito popular nas redondezas. Em 1997 aconteceu um incêndio num restaurante próximo, chamado Pantagruel, e o gato, que vivia circulando entre as mesas do lugar, morreu neste incêndio. Então funcionários e clientes juntaram dinheiro e mandaram fazer uma estátua em homenagem ao gato.

Hospedagem nesta área da cidade

Nesta minha passagem pela cidade, eu tive a oportunidade de ficar hospedada não muito distante deste lindo portão. E achei esta uma ótima região para ficar, indico bastante. Isto porque se fica numa área onde se vê muitos locais (apartamentos residenciais). E sem contar que ainda fica-se próximo a inúmeras atrações da cidade.

Algumas boas opções nos arredores é o elegante 11 Mirrors Design Hotel. Este hotel fica quase ao lado do Teatro Municipal, outra das grandes atrações de Kiev. O Best Season Apart Hotel, uma opção mais em conta e com boas resenhas. Outra opção ainda é o Royal Grand Hotel, que é cheio de estilo.

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!

 

Reservando seu hotel em Kiev por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Informações Práticas sobre o Golden Gate de Kiev

 

Endereço

Volodymyrska St, 40А. Kyiv, Ucrânia, 01034. O portão fica na esquina da rua Volodymyr com a Yaroslaviv Val Street.

Como chegar

Estação de metrô mais próxima: Zoloti vorota, linha 3. Ônibus: parada Zoloti vorota Station, linhas 24A e 114A.

Horário

Abre diariamente entre 10 e 18h. No verão, de 6ª a domingo abre entre 10 e 20h.

Entrada

A entrada custa para adultos 50 UAH e custa 20 UAH para crianças.

Museum card do Complexo Nacional de Conservação da Santa Sophia

Este cartão dá direito a visitar ao Golden Gate de Kiev, e o complexo da a Catedral de Santa Sofia, que conta ainda com a Residência Metropolitana, a Torre do Sino e as salas de exposição do Refeitório e da Padaria. É válido por 7 dias. Valor: UAH 200 adultos e UAH 60 crianças e estudantes. Golden Gate de Kiev praça1

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.