Dicas de Viagem

Como usar o Uber

17

Desde que comecei a usar o serviço do Uber há cerca de 2 meses, eu sou uma pessoa mais feliz, especialmente em São Francisco (California), cidade que tenho usado com mais frequência. Dessa forma resolvi criar um post para explicar detalhadamente como usar o Uber!

Fatos importantes sobre o Uber:

Como usar o Uber
Uber Logo

O que é o Uber? É um aplicativo que você pode abaixar no seu smartphone que conecta passageiros com motoristas particulares em quase todo mundo (veja aqui a lista de países e cidades disponíveis).

Links para abaixar no celular: [Uber no iTunes] [Uber para Android]

Para solicitar o serviço de um motorista você precisa ter seu cadastro feito no Uber (com dados completos incluindo cartão de crédito), o aplicativo no Uber no seu celular e acesso a internet.

Basicamente, o Uber é uma alternativa aos taxis, que na minha opinião funciona de maneira super prática, na maioria das vezes mais barata e não tem aquela chatice de troca de dinheiro e gorjetas no final do trajeto. Toda a transação é feita eletronicamente e cobrada diretamente no seu cartão.

O grande diferencial do serviço do Uber pra mim, foi a segurança como passageiro, tanto em São Francisco quanto em Toronto (os dois lugares que mais usei até o momento), a responsabilidade na direção entre os motoristas do Uber frente aos taxistas é gritante … minha expectativa de vida aumentou consideravelmete depois que passei a usar o Uber (é sério! rs rs rs).

Porém, é importante ressaltar, que os prestadores de serviço do Uber não são motoristas profissionais, eles se cadastram no website do Uber, precisam ser maiores de 21 ano e ter os dados da carteira de motorista limpo (sem multas ou infrações).

Como fazer seu cadastro no Uber

A maneira mais fácil de fazer seu cadastro inicial para usar o Uber é pelo website: clique aqui ou na imagem abaixo.Como usar o Uber

Pronto, agora com seu user ID e senha, você pode ir no seu celular, no aplicativo do Uber que você já abaixou e, entrar com os dados.

==> Passo-a-passo de como usar o Uber

Agora vamos as telinhas de cada passo que você deve seguir para chamar um motorista. Como meu celular é um iPhone, as imagens obviamente serão desse tipo de celular 🙂

1. No momento que você abrir o aplicativo do Uber, automaticamente ele identificará sua localização (sim, você precisa permitir que o Uber saiba onde você está). E dará uma estimativa de quanto tempo um carro poderá demorar pra chegar, no caso da imagem abaixo, aponta para “2 minutos”:

Como usar o Uber

2. Antes de apertar o botão “Setup pickup location” (estabelecer local do encontro) é importante definir que tipo de serviço você está buscando e o preço que você irá pagar (fare estimate).

Para aparacer a telinha com o fare estimate, basta subir com o dedo a parte branquinha e aí ficará assim:

Como usar o Uber

Clique no “Get fare Estimate” e digite o endereço ou local que deseja ir (como na imagem abaixo) e aí os valores estimados da corrida, aparecerão automaticamente na tela:

Como usar o Uber

Para melhor entender todos os tipos de serviço e opções do Uber, abaixo explico um pouquinho cada um deles (eu uso sempre o UberX).

PS: Nem todas as cidades tem todos esses opcionais.

Tipo de serviços do Uber

Uber Pool

Como usar o Uber Uber Pool, é a famosa “carona”.

O motorista pode pegar outros passageiros além de você para fazer o trajeto, essa é a forma mais barata de usar o Uber e geralmente tem preço fixo.

Disponível somente em Los Angeles, São Francisco, Nova York e Paris.

UberX

Como usar o Uber UberX, é a opção que aparece como padrão.




Os carros devem ser novos (mínimo 2006) e devem ter passado por inspeção antes de poder rodar com clientes. Mas os carros não são luxuosos. São carros normais e padrão classe média. Exemplo dos carros aqui nos Estados Unidos: Toyota Camry, Mazda 3 , Ford Escape etc.

Essa é a maneira mais barata de usar o Uber como carro privativo e o motorista pode levar no máximo 4 pessoas.

UberXL

Como usar o Uber UberXL, é basicamente o mesmo serviço do UberX, mas para carros maiores que acomodam até 6 passageiros.

Aqui nos Estados Unidos pensem em carro como: Honda Pilot, Dodge Caravan, GMC Acadia etc.

UberBlack

Como usar o UberDiferentemente do UberX e UberXL, o UberBlack é serviço indicado para quem busca por carros de luxo, com motorista licenciados e com seguro comercial.

Esse é o serviço profissionalizado e usado geralmente por celebridades, pessoas de negócio e para quem busca algo para uma ocasião especial.

UberTaxi

Como usar o UberComo o próprio nome diz; é o próprio serviço do taxi como conhecemos. Com motoristas licenciados e os carros de taxi.

O preço é baseado no taxímetro e no valor regulamentado pela cidade.

UberAccess

Como usar o Uber uberACCESS foi projetado para dar assistência adicional aos passageiros que requerem maior cuidado como idosos ou pessoas com deficiência. Os motoristas são treinados para auxiliar com cadeiras de rodas dobráveis, andadores, e scooters.

Nota: os veículos não têm rampas de acesso, são carros normais como o UberX.

3. PComo usar o Uberronto … agora que você selecionou o tipo de carro e está satisfeito com o preço que vai pagar, aperte “Set Pickup Location”.

Como usar UberUm nova tela de confirmação aparecerá mostrando o cartão de crédito que será usado e para completar o processo você precisa apertar “Request UberX” (botão preto).

Nesse momento seu pedido vai ser processado pelo Uber e algum motorista vai aceitar o pedido, e então as informações do motorista e o tempo que ele levará para te buscar ficará disponível na tela do seu celular … e então é só esperar.

Verifique que as informações do motoristas; nome, tipo do carro e placa do carro serão oferecidas e você deve conferir isso antes de entrar no carro para evitar confusão.

E depois, você pode ir acompanhando todo o trajeto do motorista com o mapa do Uber, é muito bacana e te passa muita segurança.

Como usar o Uber

 

4. Quando a corrida for completada, basta descer do carro, agradecer e aguardar o recibo pelo e-mail e/ou na tela do seu celular. Avalie o serviço do motorista e prontinho! 🙂

Como usar Uber

PS: É importante ficar de olho para o valor que você vai pagar, algumas vezes, antes de você “request” o Uber, ele irá anunciar que o valor cobrado será X vezes maior que o valor padrão. Como não há regulamentação em relação ao valor, como nos taxis, eles podem “manipular” os valores de acordo com a demanda … enfim, nem tudo são flores!

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

17 Comentários
  1. Nerilene Crisóstomo Diz

    Adorei a explicação!
    Mas estou numa dúvida sobre o Uber Pool. Uso há mais de 3 meses aqui em Chicago o app e há duas semanas, a opção apareceu e já usei 5 vezes. Algumas vezes não está disponível e outras vezes sim. Gostaria de saber porque isso acontece.

  2. […] que existe sempre a opção de usar taxi ou Uber para fazer esse trajeto, mas dependendo da duração da sua viagem e da localização da sua casa, […]

  3. relatosdeviagem Diz

    Uma dica que recebi de um motorista do Uber: quando aparecer aquele multiplicador de tarifa, aguarde uns 3 a 5 minutos pra pedir o carro (se for possível, é claro), e provavelmente o multiplicador não vai mais aparecer. Parece que é uma coisa bem pontual, da demanda no momento do pedido.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oies… obrigada pela dica, eu também noto que depende muito da cidade que eu chamo o Uber, essas tarifas extras aparecem… em São Francisco, é difícil acontecer, mas é Toronto é super comum… um saco!
      Abs

  4. […] possível chegar até elas de transporte público, mas de carro ou Uber/Lyft, acaba sendo mais […]

  5. Borges Diz

    Mirella, uso o UBER no Rio de Janeiro, Brasil, e gostaria de saber se para usar em Miami, USA, posso usar o mesmo aplicativo ou baixar quando chegar na cidade de Miami. Outra pergunta, tenho que indicar quantas pessoas usarão o carro? Seremos 2 na viagem. Agradeço desde já.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Borges, Tudo bem?
      Pode usar sim o mesmo aplicativo, ele vai cobrar do cartão que você tem lá registrado.
      Você só precisa selecionar que tipo de uber que vai querer, entende? O básico é o UberX.
      Link: https://www.uber.com/cities/miami/
      Abs

  6. Leonardo OC Diz

    Ótima Explicação…
    Tenho uma duvida, vou para Las Vegas e não tenho dados no celular. Vou utilizar a internet do aeroporto e depois fico sem acesso aos dados.
    Posso mesmo assim chamar o UBER? Como faco para pagar ele no final da corrida se não tenho acesso a internet? E mais uma duvida, se ele for me enrolar com o valor, posso depois mandar um email para o Uber retrucando o valor? (como no Brasil)

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Leonardo,
      Você pode fazer o pedido do Uber usando a internet no aeroporto (caso consiga) e depois não precisa, porque seu cartão de credito já estará no cadastro do uber e será cobrado automaticamente.
      Se você achar que eles te enganaram na rodada, você pode sim mandar uma mensagem para o Uber, já tive problema uma vez e eles me retornaram o dinheiro que paguei extra.
      Abs

  7. Tatiana Diz

    Olá Mirella, tudo bem? Aqui no Brasil (SP) temos a opção de pagar o Uber em dinheiro tbm. Vc sabe se isso é válido para Miami e Orlando? Obrigada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Tatiana, Tudo bem?
      Sinceramente eu não sei … eu sei que você pode pagar com crédito ou cartão, mas nunca soube da possibilidade de usar dinheiro…
      Se descobrir, por favor me avise.
      Abs

  8. Alice Diz

    Oi mirella, tudo bom? Moro em NJ e aqui o uber tem a opcao de outra pessoa pagar a corrida pra voce, meu namorado sempre paga minhas corridas porque eu escolho a opcao pra ele pagar entao eu sei que no momento da corrida ele tem acesso a minha localização, porem fora isso, ele tem acesso tambem? Por exemplo, a qualquer momento ele pode abrir o uber e saber onde eu estou? Acredito que nao mas queria ter certeza.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Alice, Tudo bem?
      Pelo Uber não tem essa opção.
      Se tiver iPhone, você pode deixar seu celular conectado com o dele e ele sempre terá acesso a sua localização. Eu e meu marido fazemos isso.
      Ajudei?

  9. Toronto - Mikix Intercâmbio

    […] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

  10. Ottawa - Mikix Intercâmbio

    […] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

  11. […] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

  12. […] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

Comente Aqui