La Piscine – A piscina mais linda da França

6

A piscina mais linda da França é realmente belíssima. E engana-se quem pensa que vai até ela para se banhar. Bem, você vai tomar um banho, mas de cultura. Quando foi a última vez que você foi a uma piscina para ver obras de arte? Se a sua resposta é nunca, chegou a hora de você visitar La Piscine – Museu da Arte e Indústria em Roubaix, próximo de Lille, quase na divisa com a Bélgica. Eu fui 3 vezes, e se fosse mais perto iria outras mais, bien sûr!

La Piscine - A piscina mais linda da França

Conhecido como La Piscine, porque por muitos anos foi uma piscina municipal. O edifício foi transformado em um museu em 2001. O lugar é mágico! Você vai se encantar com tamanha beleza. Eu super fiquei imaginando todo o ambiente mágico na época.

A peça central do museu é, obviamente, a piscina. A piscina apesar de não ser mais utilizada para se banhar, continua cheia. A água é descarregada pela boca do “leão”, uma figura de Netuno, que dá ainda mais destaque a piscina olímpica de 50 m.  

La Piscine - A piscina mais linda da França

A coleção de Belas Artes é exclusivamente dedicada aos séculos XIX e XX. As obras são organizadas em ordem cronológica e tematicamente. Elas incluem pinturas, amostra têxtil, cerâmicas, mobiliários, fotografias e esculturas. Você pode desfrutar de 15 pinturas do século XIX para o século XX (Ingres, Bonnard, Dufy, Lempicka, Kennington …). Esculturas de Camille Claudel (a Petite Chatelaine), Rodin, Pompon, Joffre … e na parte do Museu da Indústria você encontrará uma coleção de cerâmica, incluindo um vaso Picasso, e muitos outros.

La Piscine - A piscina mais linda da França

La Piscine - A piscina mais linda da França

La Piscine - A piscina mais linda da França

A janela em Art Deco é um dos destaques do Museu de Arte e Indústria. É o que você vai se encantar logo que chega. O reflexo dos vitrais na piscina é uma imagem que você não vai esquecer jamais.

La Piscine - A piscina mais linda da França

La Piscine - A piscina mais linda da França

Jean-Paul Philippon, o arquiteto por trás do museu, é o mesmo do Musée d’Orsay em Paris. Ao invés de destruir o edifício e começar do zero, Philippon trabalhou os recursos existentes para o novo projeto, utilizando-os de forma inovadora. Por exemplo, as antigas cabines de duche agora formam salas de exposições.

La Piscine - A piscina mais linda da França

Além da piscina, La Piscine também assumiu a fábrica de tecelagem Hannart Prouvost, que agora abriga uma coleção permanente. Os têxteis foram importantes para a área de Roubaix e La Piscine abriga uma biblioteca de amostras de tecidos que datam de 1835, quando muitas das fábricas têxteis locais começaram a produção. Remanescente do moinho têxtil pode ser visto na parte exterior do museu.

La Piscine - A piscina mais linda da França

La Piscine - A piscina mais linda da França

O Museu consolidou sua popularidade e caiu no gosto popular. No último ranking publicado pelo Journal des Arts, o museu La Piscine de Roubaix é o quinto museu preferido dos franceses na categoria geral, Esta avaliação é baseada em 64 critérios, aplicados em um total de 334 museus.

No ano passado (2014) mais de 100.000 pessoas visitaram a exposição dedicada a Camille Claudel. Esse ano tem uma dedicada ao pintor Chagall.

La Piscine - A piscina mais linda da França

O restaurante do La Piscine também mantém a decoração original do antigo refeitório da piscina. A comida no entanto ganhou um super upgrade, com a adição de um salão de chá Meert.

La Piscine1

ENDEREÇO :  23 Rue de l’Espérance, 59100 Roubaix
HORÁRIO : 
 Terça-feira – Quinta-feira das 11h às 18h
Sexta-feira das 11h às 20h
Fim de semana das 13h às 18h
PREÇO : AQUI

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

6 Comentários
  1. Fernanda Scafi Diz

    Que linda!!!

    1. Martinha Andersen Diz

      Tem que ir ver ao vivo Fer. As fotos não fazem tanto juz a beleza.

  2. Cristina Souza da Rosa Diz

    É muito linda esta piscina. Acho que a mais linda do mundo! Adorei.

    1. Martinha Andersen Diz

      Super linda Cris. Um colírio para os olhos. 😀

  3. Mari Vidigal Diz

    UAAAAAAAAUUUU! Como é que esse lugar não tava na minha lista ainda! Amei de paixão! Obrigada pela dica Martinha!

    1. Martinha Andersen Diz

      Está na hora de colocar então… é lindíssimo, tem que conhecer. =)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.