Se tem duas coisas que eu sou apaixonada é pela República Tcheca e por lugares macabros. Então por que não unir essas minhas duas paixões? Em uma das minhas andanças pelo país, eu fui conhecer a Capela dos Ossos de Kutná Hora. A Capela dos Ossos de Kutná Hora é também conhecida de Ossuário Sedlec. A cidadezinha de Kutná Hora por si só já é uma fofura, e está localizada na região boêmia da República Tcheca.
Foto : BLESKY / Shutterstock.com
.
Eu já tinha ouvido falar na Capela dos Ossos de Kutná Hora na minha primeira viagem ao país, mas levei seis idas ao país para ir conhecê-la. Ironicamente eu não sou uma pessoa que planejo as minhas viagens. Geralmente só a hospedagem, o resto tenho uma base do que quero fazer, mas decido mesmo já no destino. E assim foi. Dando voltinhas pelo centro de Praga dei uma olhada nos passeios propostos, achei um que me interessava e marquei um para o dia seguinte.
..
Capela dos Ossos de Kutná Hora
.
.
Acordei animada e lá fui eu conhecer a Capela dos Ossos de Kutná Hora. E admito que a expectativa foi grande. Na chegada a estação, já avistamos uma pequena capela. Para a minha alegria tinha lápides espalhadas logo na entrada, super bem alinhadas, dando aquele charme genuíno ao local. Portanto já me apaixonei de cara e perdi uns bons minutos ali mesmo.
.
.
Capela dos Ossos em Kutná Hora
.
A Capela dos Ossos de Kutná Hora é uma das atrações turísticas mais visitadas da República Tcheca. Como resultado, ela atrai mais de 200.000 visitantes por ano. Comecei a fazer a descida para a capela, imaginando algo como as Catacumbas em Paris. Mas o queixo caiu. Ainda assim, admito que fui impactada. Porque está estimado conter na capela, esqueletos de 60.000 a 70.000 pessoas.
.
História da Capela dos Ossos de Kutná Hora
.
Em meados de 1300, durante o auge da peste negra, milhares de pessoas foram enterradas no cemitério de Sedlec. Por volta de 1400, uma igreja gótica foi construída no centro do cemitério com uma capela subterrânea. Desde então foi usada como memorial para as valas comuns, que foram descobertas durante a construção da capela.
Durante a construção, os milhares de ossos estavam simplesmente empilhados no meio da capela. A famosa ornamentação de crânios e ossos que adorna a Capela dos Ossos de Kutná Hora só apareceu cinco séculos depois da construção do próprio ossuário. Quando o artista local, carpinteiro e entalhador František Rint foi contratado para colocar os ossos em ordem, ele fez um serviço incrível. Como resultado, você pode apreciar todos os detalhes hoje em dia.
Leia também :
- 8 lugares para ver Praga do alto
- 1 cidade : 1 atração = Praga : Relógio Astronômico
- Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca
- 4 Mercados de Natal em Praga que você não pode perder
- Bate-Volta desde Praga – Parque Nacional da Bohemian Switzerland
Os ossos estão organizados artisticamente, da melhor forma possível, para formar a decoração e móveis da capela. Eram pilhas e pilhas de caveiras em todos os cantos. Aiinda assim, era um pouco estranho, como se as caveiras estivessem observando cada movimento nosso.
Tinha até uma parede com o brasão da família dos proprietários da capela. Ele era grotescamente organizado com ossos de todas as partes do corpo. Um verdadeiro luxo.
A minha sensação de satisfação foi quando olhei para o teto e avistei um lustre magnífico. Quase todos os “tipos” de ossos estavam ali. Maravilhoso!
O teto mesmo, precisa ser apreciado. Eu adorei os candelabros de ossos, os esqueletos reconstruídos e as palavras formadas com ossos.
Em conclusão, é uma experiência única e se você curtir visitar lugares sombrios, este pode ser um ótimo bate-volta desde Praga. A Capela dos Ossos em Kutná Hora não é o único ossuário da República Tcheca. Outro ossário que você deve conhecer fica em Mělník. Menor, mas ainda assim, muito especial.
Kostnice
Zamecká 127
Kutná Hora – Sedlec, 284 03
Tel. 728 125488