Hunter Valley : vinícolas perto de Sydney (Australia)

Hunter Valley : vinícolas perto de Sydney (Australia)

0

Se você gosta de vinhos, a Australia deve estar na sua listinha de lugares para conhecer! Além dela oferecer uma gama espetacular de vinhos do novo mundo, há vários vales de vinhedo para visitar, entre eles se encontra o mais antigo e um dos mais cheios de atrações, Hunter Valley.

Estive lá no inverno passado e curti cada minuto do nosso passeio. A maioria dos visitantes acabam indo para Hunter Valley passar o dia (tipo day tour desde Sydney), o que é uma boa ideia se seu tempo for restrito, mas eu recomendo gastar mais dias na região, para apreciar e curtir tudo com mais calma.

Pensando em você e querendo compartilhar as dicas que peguei durante minha visita e indicação dos amigos australianos que também já visitaram, segue um mini-guia de Hunter Valley para te ajudar a organizar sua viagem 🙂 .

Hunter Valley, Australia

Nunca viaje sem seguro, em vários países do mundo ele é obrigatório para turistas!! 

Faça sua cotação com as melhores seguradoras do Brasil com nosso parceiro Seguros Promo!

Use o código promocional: VIAJOTECA5, para garantir seu desconto de 5%
Seguros Promo

Hunter Valley : vale dos vinhedos perto de Sydney 

Várias dicas que vou colocar aqui no post, veio do meu amigo Paul Miles, um australiano que adora vinho e sabe apreciar uma boa comida e bebida!

Antes de visitar a região vinícola de Hunter Valley, saiba que:

  • A especialidade da região é o vinho branco Semillon (talvez os melhores do mundo) e o vinho tinto Shiraz (de maior tendência herbácea e pimenta). Há também bons exemplos de Chardonay para quem gosta.
  • A região tem um clima terrível para vinhos, geralmente chove no pior momento do ano e tem várias ondas de calor fora de hora. Então, nem todas as safras são boas – fique atento as dicas durante as degustações.

Hunter Valley, Australia

Quais vinícolas conhecer em Hunter Valley

São mais de 150 vinícolas espalhadas pela região de Hunter Valley, então, vinho com certeza não vai faltar durante a viagem.

Eu recomendo visitar de duas a três vinícolas por dia, e mesclar o passeio com visitas a chocolateria, cafés, lojas de queijo e outras maravilhas e belezas do Wine Country!

Mas ao mesmo tempo que ter essa variedade nos enche os olhos, também nos enche de dúvidas sobre qual vinícolas visitar. Pensando nisso, selecionei algumas para vocês decidir:

1. Tyrrell’s Wines

Visitar a vinícola Tyrell é como voltar no tempo; uma empresa familiar desde 1858 e durante todo tour você sente gentileza e orgulho de cada passos que os fundadores e futuras gerações fizeram para chegar onde estão e produzir excelentes e premiados vinhos.

Tyrrell’s Wines gerencia cerca de 500 acres em Hunter Valley e a maioria de sua plantação se baseia nos tipos de uva Semillon e Shiraz, as mais famosas e reconhecidas da região. Não deixe de provar o 06 vat1 semillon!

A vinícola é baseada na cidade de Pokolbin, e a cabana onde viveu o fundador, Edward Tyrrell, continua firme e forte!

Dados:

Endereço: 1838 Broke Road – Pokolbin, NSW 2320 Australia

Telefone: +61 (0)2 4993 7028

Website: tyrrells.com.au

Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 9h às 17 e Domingo das 10h às 16h

Tours: $5 (por adulto) – todos os dias das 10h30am e 13h30, chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência.

Degustação: gratuita para a seleção genérica e de $10 a $25 para seleções mais especiais.

Hunter Valley, Australia
2. Mount Pleasant

Mount Pleasant é a casa do grande e pioneiro enólogo Maurice O’Shea, a pessoa que modernizou a arte de fazer vinho na Australia (1925) e elaborou os primeiros vinhos finos de mesa do país, antes disso, os vinhos eram simples e sem expressão.

Em 1932 a família McWilliam adquiriu metade da vinícola e Maurice O’Shea continuou como enólogo principal até sua morte em 1956.

Em 1941, a propriedade passa a ser 100% da família McWilliam, outra produtora de vinho que atualmente possui três marcas espalhadas pelas principais regiões vinícolas da Australia; Evans & Tate, McWilliam’s Cellar Door e Mount Pleasant.

Mt Pleasant é uma das vinícolas mais premiadas da região. O bacana de visitá-la é que além da bela vista Serra Brokenback, você pode provar outros clássicos das regiões vinícolas de Barossa e Coonawarra também.

Dados:

Endereço: 401 Marrowbone Road – Pokolbin, NSW 2320 Australia

Telefone: +61(0)2 4998 7505

Website: mountpleasantwines.com.au

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 10h às 16h

Tours: $25 (por adulto) – todos os dias as 11h.

Degustação: não tem informação no website

Hunter Valley, Australia

3. Margan

Outro clássico da região, mas o bacana mesmo da Margan é experimentar um almoço ou jantar no estabelecimento; uma experiência que abrange degustação de vinho acompanhado de azeitonas, seguido de 3 ou 5 pratos (o valor do vinho para acompanhar os pratos não está incluído, você pode escolher ou pedir recomendação).

Reserva com antecedência é fundamental e se prepare para ter um das melhores refeições durante sua estadia na Australia (veja os preços antes de reservar).

Dados:

Endereço: 238 Milbrodale Rd – Broke, NSW 2330 Australia

Telefone: +61(0)2 6579 1317

Website:  margan.com.au

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 10h as 17h

Tours / Experiências : $10 a $155 (por adulto) – todos os dias as 11h [mais detalhes]

Almoço: Sextas, Sábados e DomingosFriday, Saturday, Sunday
Jantar: Quintas, Sextas e Sábados


Chip de celular viagem

 

Já saia do Brasil com o seu chip de celular!

Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

 


4. Peterson House

Gosta de espumante? Então a Peterson House não pode deixar de entrar na sua lista. Eles produzem mais de 15 tipos de espumantes e o mais famoso é o Pink Blush.

Eu adoro o slogan de deles “Life’s flat without bubbles” 🙂 .

A visita a essa vinícola é descontraída, tem um bar para quem quiser curtir o laguinho e o terraço. E para quem gosta de chocolate, tem uma lojinha para dar uma equilibrada na glicose.

Dados:

Endereço: 

Telefone: +61(0)2 4998 7881

Website: petersonhouse.com.au

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 9h às 17h

Degustação: maioria dos vinhos gratuita

Hunter Valley, Australia

5. Audrey Wilkinson

Os vinhos, na minha opinião, não são as melhores vintages de Hunter Valley, mas o visual da vinícola é muito bonita! No topo de uma colina e uma visão ampla do vale.

Eu não testei, mas se um uma das visitas a Hunter eu fosse com amigos, tentaria me hospedar em um dos chalés que eles oferecem acomodação.

Endereço: 750 De Beyers Rd, Pokolbin NSW 2320, Australia

Telefone: +61(0)2 4998 6776

Website: audreywilkinson.com.au

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 10h às 17h

Degustação: começa a partir de $5

Vinícolas em Hunter Valley

6. Lakes folly

Se quiser conhecer uma boutique vinícola com qualidade acima da média, a Lakes Folly vai ser perfeita para você. Mas nem sempre tem vinho disponível, já que o estoque se esgota mais rápido que a demanda, dessa forma, ligue antes para ter certeza que não vai perder a viagem.

A especialidade da casa é Cabernet blend e Chardonnay.

Lake’s Folly “nasceu” em 1963 pelas mãos do famoso médico-cirurgião Max Lake, na época, ele somente plantou uvas cabernet e ninguém na região entendeu o que um médico, que não entendia nada do negócio, resolveu entrar na área.

Como todos os achavam “boboca” (fool em inglês), ele deu o nome de sua vinícola de Lake’s Folly.

Nem preciso dizer que ao longo dos anos, bobo foi quem não acreditou em sua determinação e paixão, certo?

No ano 2000, a vinícola foi comprada pela família Peter and Lee Fogarty, mas a integridade e direcionamento continuo o mesmo.

Endereço:2416 Broke Road,  Pokolbin NSW 2320

Telefone: +61(0)2 4998 7507




Website: lakesfolly.wine

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 10h às 16h, até acabar o estoque do ano

Degustação: não há informação no website

Outras vinícolas para ter em mente: david hookScarborough Wine Co. e Tullochs.

Hunter Valley, Australia

ATENÇÃO:

Turistas (com carteira de motorista internacional) não podem beber álcool e dirigir no estado de New South Wales, tolerância ZERO.

Então, se sua ideia é fazer degustação nas vinícolas, melhor contratar um tour. Veja abaixo algumas opcões:

Onde Comer em Hunter Valley

1. Enzo Cafe

Local onde escolhemos para tomar nosso café da manhã todos os dias. Eu queria ter conhecido outro, mas gostei tanto do ambiente e do chocolate quente, que voltei e volto de novo (risos).

Ali do lado tem a lojinha da Pukara Estate, que faz um dos melhores azeites da Australia! Vale a pena experimentar e levar seus favoritos.

Dados: [website] PEPPERS CREEK VILLAGE – Broke Road & Ekerts Road Pokolbin, Hunter Valley

Aberto de domingo a quinta das 8 as 16h e de sexta e sábado das 8 as 17h

Hunter Valley, Australia

2. Muse

Se você não tem problema com orçamento em viagens e quer ter um jantar ou almoço memorável em Hunter Valley, nem pesquise mais e reserve uma mesa no Muse. A especialidade da casa é gastronomia australiana moderna.

Não se assuste se encontrar alguma celebridade por lá, pois não é raro ver um helicóptero descendo para as pessoas saborearem o menu do chef Troy Rhoades-Brown‏.

Ali do lado fica a vinícola Hungerford Hill e em frente a Peterson House (dos espumantes que mencionei acima), olha que combinação para um dia bem explorado em Hunter Valley.

Dados: [website] 2450 Broke Rd Pokolbin NSW 2320 Australia | +61 (2) 4998-6777

Aberto para almoço de quarta a domingo das 12h as 15h e para jantar de sexta e sábado das 18h as 21h (reserva essencial).

3. Bistro Molines

Um lugarzinho super fofo para um almoço ou jantar, especialmente se você reservar uma mesa com vista (lembre-se desse detalhe da vista ao reservar).

A comida também é saborosa e o atendimento delicado.

Dados: [website]749 Mount View Rd, Mount View 2325 NSW Australia | +61 (2) 4990-9553

Aberto para almoço de quinta a segunda das 12h as 15h e para jantar de sexta e sábado das 19h as 21h

Outros restaurantes para ficar de olho:  Margans (que já falei sobre ele na parte das vinícolas), Hunters QuarterLillino’s Bar and Trattoria e muitos outros, incluindo vinícolas que também servem almoço e jantar.

Hunter Valley, Australia

Onde ficar em Hunter Valley

Na minha opinião ficar em algum hotel em Pokolbin ou Lovedale é a melhor opção para explorar Hunter Valley.

Nós escolhemos o Chateau Elan At The Vintage e a propriedade em si já é uma atração turística de tão grande (risos). Achei o quartos enorme e confortável, nós escolhemos o apartamento de 1 quarto e tinha até maquina de lavar e secar roupa, o que ajudou bastante a reorganizar a mala depois de alguns dias viajando.

Aliás, as fotinhos dos cangurus abaixo, tirei lá no hotel no final da tarde 🙂

A região tem muitas opções de hoteis para todos os bolsos, então, vale a pena gastar um tempinho pesquisando a melhor opção para você, eu recomendo o booking.com (inclusive, sempre fico de olho nas avaliações para tomar uma melhor decisão).

Caso precise alugar um carro nessas férias, pesquise o preço na RentCars, o pagamento é em real e sem IOF.

Hunter Valley, AustraliaHunter Valley, Australia

Como chegar:

Avião:

O aeroporto mais perto de Hunter Valley (para os pobres mortais) é o da cidade de Newcastle e de lá, são outros 45 minutos de carro para chegar no Vale do Vinhedos. Há vôos direto de Sydney, Gold Coast, Brisbane & Melbourne  para o Newcastle Airport.

Caso você possa ter uma chegada mais exclusiva, de helicóptero ou jato particular, aí o aeroporto Cessnock Airport, bem no coração de Hunter Valley, vai resolver seu “problema”.

Carro: 

Se tiver de carro alugado em Sydney, em duas horas (mais ou menos) você chega em Hunter Valley (placas “Wine Country” te indicarão o caminho quando estiver mais perto).

Da Harbour Bridge siga os sinais para A1 (Pacific Highway) para Hornsby. Antes de Hornsby (em Wahroonga) pegue a M1 (Pacific Motorway) sentido norte para Newcastle… e então você tem 3 opções de saídas:

ROTA 1: Depois de 120km (1h15m), saia da M1 e pegue M15 (Hunter Expressway), continue nessa estrada até chegar na saída da Lovedale Road (24km), ou da saída Wine Country Drive (36km) ou the Hermitage Road (48km).

ROTA 2: Depois de 100km (1), saia da M1 e pegue B82 (Freemans Drive), siga os sinais na B82 para Cessnock/Hunter Valley Vineyards.

ROTA 3: Depois de 40km (20m),saia da the M1 na intersecção Calga (Peats Ridge) se siga a rota turística 33 (TD33). Essa rota o levará pelas montanhas e pela cidadezinha histórica de Wollombi.

Tours e ônibus: 

E para quem não quer dirigir ou voar, e quer somente passar um dia. Um tour para Hunter Valley encaixa muito bem. Várias operadoras fazem esse passeio e duas opções com boas avaliações são: “Hunter Valley Winery, Wine Making & Lunch Tour from Sydney” ou “Hunter Valley Wine Tasting: Full-Day Tour from Sydney“.

O único problema é que essas excursões são em inglês, então, quem não fala a língua, vai perder um pouquinho das informações do tour, mas por outro lado vai passear tranquilo, pois não terá que dirigir do lado avesso (risos) e vai poder beber sem se preocupar com limite de álcool.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.