O Tapete de Flores de Bruxelas: uma das belezas para se ver uma vez na vida!

0

O Tapete de Flores de Bruxelas é muito famoso, e eu já havia ouvido falar dele inúmeras vezes. Eu já havia visto fotos lindas desta obra de arte e pensava em um dia ir até lá ver. E o destino foi generoso comigo e minha família.

Meu pai veio me visitar e escolheu passear pela Holanda e Bélgica. Eu organizei toda viagem, montei o roteiro, mas por falta de tempo não me aprofundei no que estaria acontecendo em cada lugar. Entretanto, uns dias antes da viagem, meu pai me liga para contar que pesquisando sobre Bruxelas, ele viu que o Tapete de Flores de Bruxelas estaria na Grand-Place (Grote Markt) bem no dia da nossa visita! Não é muita sorte?

Tapete de Flores de Bruxelas capa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

O Tapete de Flores de Bruxelas

 

A belíssima Grand-Place de Bruxelas já é um encanto. Estando ali, numa das mais lindas praças da Europa, a gente já não sabe para onde olhar de tanta beleza. Agora imagina este lugar, que é um Patrimônio da Unesco, coberto por um mar de begônias coloridas! Sim, fica maravilhoso! Eu vi!!!

 

História

A ideia de montar um tapete de flores na principal praça de Bruxelas surgiu no início dos anos 1970. Foi o artista paisagista E. Stautemans que em 1971 teve a ideia de fazer o tapete. Devido ao seu sucesso, o tapete era montado de forma irregular até 1986, quando o evento passou a ser regulado e acontecer a cada 2 anos.

Nesta data foi criada a “Associação “Tapis de Fleurs de Bruxelles” por iniciativa da cidade de Bruxelas, em cooperação com a província de Brabant e a “Les Franc-Bourgeois” (uma associação central de comerciantes de Bruxelas). A nova associação estabeleceu os regulamentos; o evento seria realizado a cada dois anos, durante 3 a 4 dias no final de semana de 15 de agosto e poderia ser aprimorado com “Son et Lumière”, fogos de artifício, um concerto de jazz e outros entretenimentos folclóricos tradicionais.” (Fonte: Wikipedia)

Begônias e Dálias

O tapete é montado praticamente só com begônias (vindas da região de Ghent), dálias, grama e cascas de árvore para finalizar a decoração. A Bélgica é o maior produtor mundial de Begônias desde 1860 e esta é a flor que realmente brilha na feitura do tapete.

A begônia foi eleita como a matéria-prima ideal para o Tapete de Flores de Bruxelas já desde a primeira edição, em 1971, devido à sua natureza robusta. Isto porque ela, depois de cortada, ainda consegue se manter bonita alguns dias. Mesmo sem água e no chão da praça, a begônia mantém toda sua beleza. Ela só precisa ser aspergida com água no calor para não secar.

Tamanho

O tapete é realmente grande! Ele tem 75 metros de comprimento por 24 metros de largura. Isto dá uma área de 1.800 m² coberta de flores na Grand-Place. São cerca de 300 begônias por m².

Cada tapete feito é personalizado e temático, tendo cerca de 700.000 begônias de todas as cores adornando a praça. Este ano, por exemplo, foram quase um milhão de begônias!

Efemeridade

Como as flores são cortada e não plantadas, a vida do Tapete de Flores de Bruxelas é extremamente curta. E por isto que o evento acontece em somente 3 dias, pois depois disto as flores começam a murchar e o tapete é desmontado.

Como cada minuto conta desde o início de sua montagem, cerca de 120 voluntários montam a toque de caixa o tapete em menos de oito horas. Um trabalho gigante para pouco tempo, já que estas pessoas têm a difícil tarefa de preencher o desenho com as flores, criando sombras e efeitos, e colocando-as o mais próximo uma das outras.

Tapete de Flores de Bruxelas detalhe2

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Bélgica por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Temas

A cada dois anos é escolhido um tema e um homenageado, e para cada tapete é planejado um padrão completamente novo. Na primeira edição, que ocorreu em 1971, o tema foi “Decorative Arabesques“.

Em 2008, o motivo do tapete de flores de Bruxelas foi inspirado na arte francesa de tecelagem de tapetes do século XVII.

Em 2014, a homenagem foi aos 50 anos da imigração turca na Bélgica e os desenhos lembravam os kilims, tapetes típicos da Turquia.

No ano de 2016, o tapete teve o tema “Japão”, já que naquele ano acontecia os festejos dos 150 anos de amizade entre a Bélgica e o Japão.

Nesta edição que visitei, 2018, o estado central mexicano de Guanajuato, com sua rica cultura, também baseada em flores, serviu como fonte de inspiração.

À noite

Como este espetáculo pode ficar ainda mais belo, todas as noites durante os dias que o tapete fica exposto acontece um concerto na Grand-Place. Este espetáculo é acompanhado um magnífico de um show de som e luzes. Cada edição tem seu próprio tema musical que faz tudo ficar ainda mais fascinante.

Eventos Paralelos

A cidade inteira entra no clima do tapete de flores. E diversos eventos paralelos acontecem pelas praças e monumentos de Bruxelas.

Neste ano de 2018 nas Royal Galleries St. Hubert aconteceu uma exposição sobre os 21 antigos tapetes de flores, que foram expostos em fotos de 6 m² pelos corredores das galerias. Na Place de la Bource aconteceu a exposição “Monumentos da Unesco em Flores”.

Tapete de Flores de Bruxelas Royal Galleries St. Hubert
Royal Galleries St. Hubert

Vendo o tapete do balcão da Prefeitura (Hôtel de Ville)

Para os grandes fãs do Tapete de Flores de Bruxelas, e amantes de lindas fotos, é importante saber que existe a possibilidade de ter uma vista panorâmica do tapete de flores. A Prefeitura de Bruxelas (Hôtel de Ville) abre sua sacada oferecendo uma visão especial desta bela atração.

Tapete de Flores de Bruxelas Sacada1

Nos três dias do evento (de sexta a domingo), pode-se ver o tapete de flores pode ser visto do balcão mediante a compra de ingressos, que são vendidos online ou na hora (informações adicionais abaixo).

O ingresso permite passar por alguns salões do Hôtel de Ville, que por si só já é uma atração e chegar até a sacada, de onde se vê o tapete completo, com os belos prédios que ornam a praça.

A visita acontece entre 09h e 23h.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

O Tapete de Flores de 2018

 

A 21ª edição do Tapete de Flores de Bruxelas aconteceu entre 16-19.08.2018 e foi dedicada a Guanajuato, uma região no México. Esta região é conhecida pela sua rica cultura, história e tradição de flores.

O estado mexicano de Guanajuato também tem uma longa tradição de montar tapetes ornamentados. Na cidade de Uriangato acontece a “Octava Noche“, onde os moradores decoram quilômetros de ruas com serragem colorida e flores.

Este ano quase um milhão de flores foram usadas. Segundo a organização, esse foi o projeto mais complexo desde o primeiro Tapete de Flores, em 1971, devido ao grande número de detalhes, já que vários símbolos e motivos de Guanajuato foram incorporados. Foi a primeira vez que este espetáculo adotou um tema alusivo à América Latina.

Tapete de Flores de Bruxelas longitudinal1

Design

A jovem designer gráfica Ana Rosa Aguilar Aguado (Roo), de Uriangato, foi convidada para produzir o design original do tapete. Ela incorporou muitos símbolos típicos, elementos naturais e temas da cultura tradicional de Guanajuato. Na obra estão as características cores marrom-avermelhadas da região. A finalização ficou por conta do designer permanente do Tapete de Flores de Bruxelas, Mark Schautteet, que passou o design para uma criação floral em formato de tamanho real.

Curiosidade

Uma curiosidade é que se comemora também este ano o 20º aniversário da Grand-Place como Patrimônio Mundial da Unesco. Com isto, os visitantes também foram presenteados com uma exposição de flores na Place de la Bourse.

Informações Práticas

 

Onde

Grand-Place (Grote Markt), em Bruxelas, na Bélgica.

Quando

Acontece num final de semana, a cada dois anos no mês de agosto, coordenado com o Dia da Assunção, que é dia 15 de agosto. O próximo Tapete de Flores de Bruxelas acontecerá no verão de 2020.

Preço

A visitação é gratuita. Pode-se circular ao redor do tapete e fotografar a vontade.

Para aqueles que desejam ver o tapete de cima, a Prefeitura abre seu balcão. A venda das entradas acontece antecipadamente no site ou mesmo na hora.

O valor da entrada no ano de 2018 foi €6 na hora (com fila) e €5 antecipado no site. Menores de 10 anos não pagam.

Tapete de Flores de Bruxelas do alto2

Informações

Para saber mais sobre o Tapete de Flores de Bruxelas, sobre o próximo tapete, datas e valores, acesse o site: www.flowercarpet.be

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.