Serra da Canastra … mais um trem bão de Minas!

Feche os olhos e imagine um lugar onde a natureza dita as regras, onde cidade grande parece um sonho (ou pesadelo) bem distante, onde você acorda com o som do galo cantando e a comida do seu prato vem direto do fogão a lenha.  Para completar, as pessoas não tem tanta pressa e o tempo simplesmente parece passar mais devagar…

Muita beleza natural e vidinha da roça é o que a Serra da Canastra em Minas Gerais tem a oferecer!

Morro do Carvão, Serra da Canastra
Morro do Carvão, Serra da Canastra …

A pergunta que não me sai da cabeça é: “Porque demorei tanto para visitar esse lugar?!”.

Sério, São Carlos (SP), cidade onde morei quase que minha vida inteira no Brasil, localiza-se há apenas 5 horas do “centrão” da Serra da Canastra (São Roque de Minas) . Ribeirão Preto e Belo Horizonte há apenas 4 horas, enfim, para quem mora nessas regiões e gosta de natureza, não pode deixar de aproveitar esse local tão pouco explorado do Brasil. E para quem mora longe, vale reservar um espaço do itinerário de Minas, para desbravar a Canastra.

Serra da Canastra e o Rio São Francisco
Vista da Serra da Canastra e o Rio São Francisco, isso mesmo aquele rio da Bahia 😉

Sobre a Serra da Canastra

O Parque Nacional Serra da Canastra foi oficializado em 1972 com o intuito de preservar a nascente do Rio São Francisco, nosso Velho Chico, que leva vida a tantos locais semiáridos do Brasil.

Graças a essa nascente, o rio é fonte perene de água o ano inteiro, uma dádiva no sertão.

Fauna da Serra da Canastra
Tucanos dando o ar da graça na Serra da Canastra! Minha fauna e flora para explorar…

Uma das coisas que mais gostei da Serra da Canastra foi a possibilidade de agradar todos os públicos que curtem a natureza; desde aqueles que querem ir somente olhar e fazer o esquema carro-olha-carro, ou daqueles que curtem um passeio 4×4 e para quem aprecia trilhas e aventura. E o melhor de tudo? Nunca está lotado de gente, um destino ainda é pouquíssimo explorado! Uma maravilha…

Como estávamos na companhia de nossas mães, fomos num esquema bem light e a trilha mais longa que pegamos foi para a Cascata D’Anta (parte baixa), somente 3km incluindo a volta.

4x4 na Serra da Canastra
Nós na Serra da Canastra, alugando passeio de jeep 4×4 pela parte alta da chapada!

Booking.com

Então vamos as dicas de verdade…

No caminho da Canastra… represa de furnas!

Como saímos aqui de São Carlos/SP, aproveitamos o caminho para conhecer um pouco da Represa de Furnas, já ouviram falar?

A região tem uma infra-estrutura que além servir como usina hidrelétrica, ela também é aproveitada para o turismo devido ao cenário privilegiado. São várias casas de férias, praias de lago/rio, canyons, cachoeiras, escarpas etc…

Hidrelétrica de Furnas

Por causa do friozinho, nós decidimos não fazer o passeio de chalana ou lancha da represa, mas fizemos o desvio para ver as instalações da hidrelétrica e depois paramos para almoçar um peixinho fresco no Restaurante do Turvo, muito bom!

Restaurante do Turvo em Furnas
Meu pai já havia comentado que foi no Restaurante do Turvo que ele provou um dos melhores peixes da vida dele e lá fomos nós tirar a prova dos nove e aprovamos!!!

Claro que no caminho, também aproveitamos para ir parando aqui e acolá para ver as lojinhas mineiras que nos chamavam atenção (não eram muitas, mas o suficiente) e logo fomos nos abastecendo de biscoito de polvilho, bolachinha de provolone, doce de leite e outras coisitas…

Como Minas é uma delícia, né? Além da paisagem linda, os mineirinhos capricham na culinária!!!

Quando ir a Serra da Canastra

Taí outro negócio legal da Serra da Canastra, não é tão frio quanto eu imaginava!

Como a região não fica nas alturas, como Campos do Jordão, Monte Verde e afins, ela perde no quesito “turismo de inverno”, mas ao mesmo tempo, ela ganha por ter um inverno ameno, seco e os corajosos podem continuar arriscando entrar nas cachoeiras e riachos!!! Ueba!!!

* PS: Segundo o dono da pousada que nos hospedamos, a temperatura da água na canastra vai de frio (no verão) a gelado (no inverno) eheheh… então, tem que mergulhar de qualquer jeito 🙂

Cascata D’Anta, Serra da Canastra
Kikão (marido) sem medo de ser feliz na água congelante da Cascata D’Anta…

O clima da canastra é subtropical com temperaturas médias anuais de 17°C no inverno e 23°C no verão. A época de seca, que vai de abril e outubro (inverno), é a melhor temporada para se conhecer o parque, inclusive, nesse período algumas partes da canastra dá para ser visitada de carro (mas o ideal continua sendo 4×4, claro!).

A outra época do ano, final de outubro a metade de abril, é considerada chuvosa e deixando as condições das estradas bem mais precárias. Mas isso não impede da galera descer e curtir o verão, natal, ano novo e carnaval na lama , veja o exemplo da Meilin🙂 .

Onde ficar na Serra da Canastra

Com tão poucas informações na internet sobre esse destino, um dos nossos maiores desafios foi encontrar um lugar pra ficar. Digo isso, pois somente ver o website das pousadas geralmente não é o suficiente para fazermos uma avaliação. Por mais que eu procurasse, só encontrava algumas dicas de guias/revistas e mesmo assim, não ficava satisfeita.

Outra dúvida que bateu foi sobre qual cidade ficar e que região explorar, já que quando começamos a pesquisar sobre a canastra, descobrimos que 2 dias inteiros não seriam suficientes para explorar toda a área?

E foi assim que optamos pela região de São Roque de Minas, Vargem Bonita ou São João do Barreiro, que abriga o filet mignon da Serra da Canastra; a Cascata D’Anta e o chapadão da canastra  (parte alta e parte baixa).

Para isso, a cidade mais central, com mais restaurantes e com mais opções de pousadinhas é São Roque de Minas… mas eu tinha na cabeça que não queria ficar na cidade, por mais minúscula que fosse, nossa ideia era ficar no mato!

No caminho tinha uma vaca
No caminho tinha uma vaca … 🙂

E foi então que encontrei a Fazendinha da Canastra. Pesquisando daqui e fuçando acolá, descobri que a Emília, dona do ex-blog “A Turista Acidental”, já havia ficado hospedada por lá em 2008.

Depois de fazer a especulação com ela, não tive dúvidas e reservamos (R$160 quarto duplo), com café da manhã incluído – caso não consiga fazer sua reserva no booking, tente diretamente com o Vicente, dono da pousada junto com a esposa Silmar!.

A Fazendinha da Canastra é bem simples (pense num hotelzinho chalé 2 estrelas), mas tudo muito arrumadinho, bem cuidado e a recepção do Vicente, Silmar e Chocolate (o cachorro) são de primeiríssima. Outra vantagem é que eles sabem tudo sobre a região, dão dicas de roteiros, fazem passeio 4×4 ($ extra) e realmente gostam do que fazem! Pra quem pensa que vai encontrar televisão e rádio, pode esquecer, o esquema é bem roça… mas tem wifi gratuito, para nossa alegria! 😉 .

Outras opções de pousadas seriam Pousada Recanto do Sossego ou Pousada Vale dos Diamantes, ambas com ótimas avalições.

Fazendinha da Canastra
Kiko e o Chocolate na Fazendinha da Canastra…

O café da manhã é maravilhoso, tudo fresquinho e feito lá mesmo. Adorei ter tido a oportunidade fazer meu queijo da canastra derretido diretamente no fogão a lenha! O jantar também é servido todos os dias para os hospedes que tem interesse ($ extra).

PS para quem tem pets: A Fazendinha não aceita cachorro e de acordo com a norma nacional do ICMBio não é permitida a entrada de animais domésticos em nenhum local de visitação da Serra da Canastra, então melhor deixar os bichinhos em casa 🙂 .

Fazendinha da Canastra
Chalés da Fazendinha da Canastra…

Outras regiões da Canastra a serem exploradas são; Delfinópolis, Capitólio, São João Batista da Gloria e Sacramento.

E fora da Canastra, mas ali na região, tem a Serra da Babilônia, que me deixou com água na boca e é pra lá que vou numa próxima oportunidade.

Não esqueça de colocar na mala:
– Lanterna
– Repelente (embora tenha poucos bichinhos)
– binóculos (para ver fauna e flora, se tiver)
– calçado próprio para caminhada
– biquini e sunga
– protetor solar
– canivete (just in case!)

Posts sobre Serra da Canastra:

Serra da Canastra – introdução
Serra da Canastra – Roteiro Parte Baixa (carro)
Serra da Canastra – Roteiro Parte Alta (4×4)

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

30 Comentários
  1. Emília Diz

Fiquei muito feliz que tenham gostado da Canastra, e em particular, da Fazendinha 🙂
    É um lugar muito simples e muito acolhedor, com comida maravilhosa e donos que ajudam sem se intrometer.
    Adoraria voltar para a Canastra e explorar Furnas, já que não tive tempo para isso…
    Um beijo!

Oi Emília,
      E não é … eu também adorei!
      Quero voltar para explorar a Babilônia e fazer aquela volta de barco em furnas… deve ser legal!
      Tanta coisa pra fazer nesse nosso Brasil… 🙂
      bjão e obrigada pela visita!

2. diogofc Diz

Plantão Pasquale: “a apenas 4 horas”

3. […] post anterior, falamos sobre as dicas práticas da Serra da Canastra em Minas Gerais, em especial da região de […]

4. Márcia Prata Diz

Sou do NE – João Pessoa/ PB, mas amei este post e vou me programar para este passeio a Serra da Canastra em 2015, se tiverem mais dicas e puderam me passar agradeço. mcgprata@yahoo.com.br . Chegando a BH em confins, quais as formas de deslocamentos para lá, para São Roque de Minas ?

OI Marcia,
      Acho que vocês vnao gostar muito, as paisagens são bem diferentes da do nordeste…
      Tenta procurar no google maps a melhor rota de BH a Sao Roque, vi que demora cerca de 5 horas pra chegar lá.
      Abs e depois me conta como foi a viagem 🙂

5. Liliane Inglez Diz

Mirella, td bem? A-ca-bei de chegar da Serra da Canastra! Li seus posts (adorei!!) e suas dicas me ajudaram muito a planejar meus passeios! (Valeu!!!!!). Tiramos um dia para a parte baixa e um dia para a parte alta!
    Ah, vi “sua” pousada! Uma graça mesmo! Acabamos ficando em São José do Barreiro, numa pousadinha bem gostosa! Outra coisa, é que fomos pela Serra da Babilônia, já que estávamos com 4×4!! Assim que tiver um tempinho, vou me dedicar a contar lá no meu blog! Um abraço e um ótimo 2015!!!

1. Mirella Matthiesen Diz

Ai que delícia ouvir isso!!!
      Quando você escrever, deixa o link aqui 🙂
      bjão

6. Marina Diz

Adorei as dicas, procurei muito por um bom lugar pra ficar na Serra da Canastra e agora, com o q falou, ja escolhi!!! 😉

Opa! Que legal que gostou das dicas 🙂
      Espero que goste da hospedagem, depois me conta o que achou.
      Bjão

7. Liliane Inglez Diz

Mirella, faz um tempinho que publiquei o post. Tinha esquecido de colocar o link aqui: http://trilhasecantos.blogspot.com.br/2015/02/as-atracoes-da-serra-da-canastra.html
    bjs

Legal… obrigada pelo link Liliane 🙂

8. nathaliabrunini Diz

Oi Mirella! Amei seu post, me esclareceu algumas dúvidas.
    No entanto, estou muito indecisa quanto à hospedagem. Pelo que eu percebi são muitas cidadezinhas vizinhas e vc falou de São Roque de Minas, que é a que fica no centro de tudo né? Para quem pensa em ir de carro, no meu caso que moro no interior de SP, cerca de 700 km da Canastra, compensa ficarmos em área rural ou mais na cidade? Outra dúvida também é que não temos 4×4, iríamos de carro mesmo. Você acha que é possível? Vai ‘destruir’ o meu carro? rs

São muuitas dúvidas!

Oi Nathalia,
      As cidades são tão pequeninas por aqueles lados, que ficar por lá ou em uma fazendinha daria na mesma, nós adoramos ter ficado na Fazendinha da Canastra, bem rústica, simples, mas super relax… Você leu todos nossos posts?
      Se vocês estão de 4×4 e gostam de dirigir off road, eu acho tranquilo ir com o proprio carro, nós fizemos a parte baixa com o carro da minha mãe (Kia Soul) e deu super certo, mas a parte alta tem que ter 4×4… indo devagar nas partes menos estrada é recomendável, pois as vezes tem buraco de tatu e essas coisas que pode complicar.
      Ajudei?

9. nathaliabrunini Diz

Estou procurando lugares mais simples mesmo, mas queria ir já no feriado de 07 de setembro e é época de calor não é mesmo? Vi que na Fazendinha da Canastra não tem ventilador, por isso estou indecisa e pesquisando outras coisas. Vc acha que dois dias é muito pouco para conhecer a região? Iríamos no sábado e voltaríamos na segunda.

Oi Nathalia,
      Nós ficamos dois dias inteiros lá, um dia para parte alta e outro pra parte baixa e pra gente foi o sufiente… mas quando você descobrir que tem a parte da Bailonia, você vai descobrir (assim como eu) que deveria ter ficado mais uns 2 dias (risos)… mas temos que aproveitar o que dá e depois pensar nas próximas viagens 🙂
      bjão

10. geruza Diz

Ola, bom dia, vi as fotos nossa e adorei, eu to pessando passar final de semana mes de setembro, eu to dúvida onde me hospetar porque não conheço ai minas, e queria hotel por perto rodoviária e também do centro, espero vc poder me ajudar da uma dicas abraços

Oi Geruza,
      Sinceramente não sei desse tipo de hotel, pois quando pesquisei pra minha viagem, eu foquei em hosteis fazenda, longe do centro.
      Mas dá uma pesquisada no booking, de repente vc acha alguma coisa 🙂

11. Roberto Diz

O Hotel Chapadão daCanastra fica a 100 metros do centro de São Roque de Minas e do terminal rodoviário da cidade.

12. Larissa Diz

Mirella, tudo bem?
    Seu post é ótimo… quando li sobre a serra da canastra tive um amor a primeira vista.
    Decidi ir pra la no proximo mes…

Me tira uma duvida…
    Capitolio ou Vargem Bonita?
    Qual seria a melhor cidade para me hospedar?

Obrigada

Oi Larissa,
      Eu nunca fiquei na região do Capitolio, então vou ficar te devendo.
      A cidade de Vargem Bonita, não tem nada… nós praticamente nem a visitamos, nos hospedados em um hotel fazenda e aproveitávamos o parque durante o dia.
      Nosso hotel foi o Fazendinha da Canastra.

13. Maria Fátima de Souza Diz

Olá mirella, tudo bem. Estava procurando um lugar para descansar e me deparei com a serra da canastra. É fácil fechar passeios por lá . E os preços como são .Vou tentar o fazendinha canastra. Pode me dar umas orientações

OI MAria,
      Nós fizemos a maioria das coisas por conta mesmo … somente a parte alta que fechamos o passeio com o pessoal da Fazendinha e foi legal, não lembro direito o preço, acho que R$300? Ai … não sei mesmo … aliás, se fizer o passeio, depois me atualiza com os preços? Acho que o pessoal ia gostar de saber 🙂
      Espero que essa viagem dê certo!
      bjos

14. Eulália Diz

Oi vc disse que fez quase tudo independente. Gostaria de saber se esses passeios são possíveis só de carro. Ou dá pra fazer um trekking.
    Realmente são poucas informações.

Oi Eulália.
      A parte baixa eu fiz de carro (Kia Soul) e a parte alta com o 4×4 do pessoal da pousada.
      Tem muitas trilhas, inclusive da parte baixa da cachoeira para para ir para a parte alta e vice-versa com trilha.
      Como estava com nossas mães, peguei mais leve 😉

15. Alice Diz

Olá! Amanhã estou indo para Capitólio, onde já reservei 2 noites em hotel. Pretendo fazer o passeio de chalana nos canions de Capitólio e no outro dia passear só pela serra da canastra. Você sabe me dizer o que tem de trilhas e passeios na canastra nessa região próxima a Capitólio? Obrigada!

Oi Alice,
      Não fui nessa região do Capitólio, então vou ficar devendo…
      Depois me conta suas descobertas 🙂
      bjos

16. Joana Diz

Oi, primeiramente adorei suas dicas, e segundo gostaria de saber se tem a possibilidade de ir de ônibus e chegando la encontrar pacotes de passeios sem precisar de carro próprio. obrigada! :*

Oi Joana,
      Vou ficar te devendo essa informação. Deve com certeza ter ônibus que chegue em São Roque de Minas.
      E de repente voce pode contactar o pessoal da Tamanduá Ecoturismo para os passeios, mas eu não fechei com eles, ok? Então se usá-los, depois nos conte como foi 🙂

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.