Dicas de Viagem

Como usar transporte público em Toronto

161

Toronto definitivamente foi feita para ser explorada a pé; ela é plana, fácil de se localizar e com residentes sempre prontos a te ajudar com o mapa ou direção. Mas, por ser uma cidade espalhada, provavelmente durante sua visita, você precisará usar algum transporte público: metro (subway), onibus (bus) e/ou os famosos bondinhos (streetcar). Nesse post, eu explico como usar transporte público em Toronto e ser feliz!

Mural do TTC em Roncesvalles Village
Mural do TTC em Roncesvalles Village

O transporte público de Toronto é chamado de TTC (Toronto Transit Commission) e te leva pra todo canto.

PS: como residente, eu sempre reclamo do TTC, pois acredito que Toronto deveria ter muito mais linhas de metrô. E apesar do street car ser tradicional e todo lindinho, as vezes acho que ele mais atrapalha que ajuda 🙂 …  Mas é isso aí, não dá pra ser sempre perfeito, né!? 🙂

Sinal do TTC para o metrô da estação Queen
Sinal do TTC para o metrô da estação Queen

Se localize em Toronto

Na minha opinião, a melhor maneira de ter uma visão geral de como o TTC se espalha por Toronto, é pegando um mapa geral do transporte público da cidade em alguma linha do metro. Para se localizar, tenha sempre em mente a Yonge Street para definir seu norte e sul, o sul é onde fica o Lago Ontario. A Yonge St é também a linha divisória da parte leste e oeste da cidade, digo isso pois grande parte das ruas no centro de Toronto tem o mesmo nome, mudando somente o final leste ou oeste (East ou West), dessa forma não esqueça de prestar atenção no final do nome da rua, do contrário, você pode parar em um lugar completamente diferente do que está procurando 🙂

As principais paralelas horizontais são: King St, Queen St, Dundas St e Bloor St que te levam para o leste e oeste (indo ainda mais ao norte, outras principais seriam a Eglinton St e eventualmente a Sheppard St, se chegar ao bairro North York, Claro que tem muitas outras ruas, mas sabendo essas já vai ajudar bastante!).

Mapa de Toronto
Mapa de Toronto, com algumas das minhas indicações demarcadas … Imagem do mapa via Google Maps
Vista da CN Tower em Toronto
Toronto lá de cima da CN Tower… viu como ela é bem plana?

Planejando itinerário e preços

Se você não conseguir identificar nos mapas como fazer pra ir e vir de transporte publico, uma maneira de planejar seu trajeto, é usando o “Trip Planner” oferecido pelo website do TTC, para isso, basta colocar a intersecção ou ponto turístico de onde você vai sair e pra onde quer ir e pronto, ele apresenta o itinerário, incluindo horários pra você.

Vou confessar, que ultimamente tenho usado mais o google maps pra essa tarefa, já que eles está cada dia mais preciso e é mais fácil de se localizar no mapa. Para quem nunca usou, a ideia é a mesma do Trip Planner, indique a localização de onde vai partir e peça direção para onde quer chegar, selecione o botãozinho do “ônibus” para ele indicar a direção usando transporte público e prontinho!

Street car em Toronto
Streetcar na Queen East (bairro Riverside)

Preços do passe para Adultos (último update – Jan/2015):
○ 1 ticket for $3.25
○ 3 tokens for $8.70

Token: é o nome dado para a moedinha do metro.

Day Pass: $12 (cartão válido para 1 dia, somente aos finais de semana e feriados, para família de até 6 pessoas – Ex.: 2 adultos + 4 crianças)
Cartão semanal: $42.25 (válido de segunda a domingo e não com outras combinações)
Cartão Mensal (metropass): $141,50  (cartão é válido a partir do primeiro dia de cada mês)

Estação Sheppard em Toronto
Esperando o metrô na estação “Yonge-Sheppard”
Exemplo do Day Pass do TTC
Exemplo do Day Pass do TTC em Toronto

Onde comprar os tickets /passes do TTC:

● Tickets individuais e cartões semanais podem ser adquiridos em qualquer estação de metro da cidade, diretamente no caixa e em maquinas (mais fácil comprar no caixa!).
● Tickets individuals de onibus e streetcar, podem ser pagos diretamente para o motorista, mas lembre-se que é preciso ter o valor exato, pois o motorista/cobrador não trabalha com troco.
● Cartão mensal pode ser adquirido em qualquer estação de metro a partir do dia 24 do mês anterior até o dia 04 do mês de validade do metropass.
● Metropass do mês corrente pode ser comprador até dia 15 nas estações de metro Davisville e Bloor-Yonge.
● O Metropass dá direito a alguns descontos em atrações turísticas e outras coisinhas, veja mais no link (em inglês) no Metropass Special Offers

Entrada do metro em Toronto
Exemplo de uma entrada do metro

Como usar o transfer:

Quando sua viagem for incluir dois meios de transporte do TTC (Exemplo: metro e streetcar), você pode se beneficiar do “transfer”, que te dará o direito de continuar a viagem sem precisar pagar novamente. Para isso é essencial que no início da sua viagem você pegue o “papelzinho do transfer” nas máquinas de transfer  e apresente no outro transporte quando entrar (é uma maquina vermelha que você encontrará logo que entrar no metro – veja abaixo).

Caso estiver no ônibus ou street car,  peça para o motorista o ticket do transfer assim que pagar sua viagem.

PS: Não é válido para continuação de viagem no mesmo meio de transporte, somente para conexão entre um transporte e outro.

Maquina de Transfer em Toronto
Maquina de Transfer em Toronto

Dicas extras para te transformar em expert 🙂

● O horário de ônibus, metros e streetcars são diferentes aos finais de semana.

● Infelizmente cada viagem é igual a um token. Não há beneficio de horário para as idas e voltas, o que significa, que você não pode dar uma paradinha rápida no supermercado durante sua viagem usando o mesmo ticket (Isso é algo que me deixa muito irritada com o TTC de Toronto!).

● O preço do ticket da viagem é sempre o mesmo, independente se você percorre somente uma estaçõ ou todas as estações (outra injustiça quando não se deixa usar o mesmo ticket por tempo e não por viagem)

● Esta chegando em Toronto o Presto, um cartão para ser usado nos transportes publicos que você carrega $$$ e vai usando, em algumas estações já está operação e eu sonho com o dia que ele será 100% difundido e usado.

● O Go Train, que não faz parte do TTC, é o trem que leva as pessoas do/para o suburbio.

● Outras empresas como YRT Viva,  servem outras cidade ao norte de Toronto (York region).

Acho que é isso aí… se alguém leu isso até o final e entendeu algumas das nuances do TTC, espero que esse post tenha sido de ajuda. Qualquer coisa, estou a disposição na caixa de comentários 🙂

Procurando hotel para a sua viagem?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.

Quer mais dicas de Toronto?

Como ir do aeroporto de Toronto ao Centro
– 25 Dicas do que fazer em Toronto
– Outlets em Toronto
– Como usar transporte publico em Toronto
– O melhor cupcake de Toronto
– 10 Restaurantes em Toronto
– Toronto no verão

161 Comentários
  1. Amanda Nogueira de Albuquerque Diz

    Olá! Só pra ver se eu entendi mesmo sobre o prazo para adquirir o cartão mensal, por exemplo, estarei lá no dia 12/07, logo não poderei adquirir o cartão para julho porque o prazo é a partir do dia 24 do mês anterior até o dia 4 do mês que será utilizado o cartão? Desde já obrigada!

    1. Mirella Diz

      Oi Amanda,
      Até dia 04, você pode comprar em qualquer estação… de 4 a 15 somente nas estações de Bloor-Yonge ou Davisville.
      Mas como está indo dia 12, tem que ver se compensa comprar o passe do mês ou se compra ou somente os weekly pass…
      Ajudei? Qualquer dúvida estamos por aqui 🙂
      Abs e obrigada pela visita

  2. Jucorval Diz

    Olá Mirella, tudo bem?
    Que achado incrivel é o seu blog! rsrs
    Estou chegando em Toronto neste sabado, e vou passar a principio um mes na cidade.. Adorei este post, será muito util!
    Vou ficar numa casa de familia em North York, é muito longe morar nessa região?
    Obrigada desde já!
    Beijoo

    1. Mirella Diz

      Oi Jucorval, Tudo bem?
      Obrigada pelas palavras sobre o blog! Eu e mais 3 amigos estamos fazendo com muito carinho 🙂
      North York é um ótimo bairro em Toronto, eu mesma já morei lá por quase 3 anos, na Yonge x Sheppard.
      Precisando de alguma coisa, estamos por aqui!
      Curte muito Toronto por mim, adoro aquela cidade e se Deus quiser, volto no ano que vêm!
      Bjo

      1. Jucorval Diz

        Oiii, tudo otimo, ainda mais agora que a viagem está perto rsrsrs
        Aii que legal, que lá é um bairro bom!!
        Como vou ficar 40 dias quero fazer uma lista dos lugares que PRECISO ir, e com certeza lugares que voce citou aqui estão na lista!! rsrs
        Obrigada, fica com Deus tbmm!
        Beijinho

        1. Mirella Diz

          Legal Ju, precisando de alguma coisa estamos por aqui… minha lista com dicas de Toronto é extensa, mas ainda não tive tempo de escrever tudo aqui 🙂
          bjão e aproveita!

  3. Ronan Diz

    Olá! Adorei o post e achei ótimo todo o viajoteca. Organizado dá pra procurar por destino. Salvando aqui pra me ajudar em Toronto a partir de domingo (20/04).

    1. Mirella Diz

      Oi Ronan,
      Obrigada pela visita, precisando de mais informações de Toronto, conte conosco.
      Ainda falta colocar muita coisa sobre minha cidade por aqui, mas ao poucos vou atualizando 🙂
      Abs,

  4. Renata Diz

    Hello Mirella!! Que blog sensacional!! Very helpful!! Estarei indo ao Canada em setembro com meu esposo, mãe, irmã e cunhado! Vamos chegar por Montreal e pretendemos ir tb a Toronto e Quebec. Estamos pensando em alugar um carro. Você acha que vale a pena?? Obrigada.

    1. Mirella Diz

      Oi Renata, Tudo bem?
      Que legal que gostou do blog, estamos fazendo tudo com muito carinho e é uma delícia receber esse tipo de comentário. Bem-vinda ao Viajoteca 🙂

      Sobre alugar um carro no Canadá, eu super aconselho… acho o Canadá um país fácil de dirigir e sem pedágio (exceto a Hwy 7 de Toronto), a única desvantagem do carro é o custo extra com estacionamento de hotel, mas como vão em 5 pessoas, esse valor se dilui e com certeza sairá mais barato que a opção do trem ou avião.

      Qualquer coisa, estou por aqui. É só perguntar 🙂
      Abs

  5. Natália Diz

    Olá! Adorei o blog! Vou em agosto para Toronto e não sabia nada sobre a cidade ainda! Os posts ajudaram bastante! Natália

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Natalia,
      Obrigada pelas palavras sobre o blog, a gente faz com carinho e é uma delícia receber comentários assim 🙂
      Tem muito mais sobre Toronto que a gente vai publicar aqui no Viajoteca.
      Precisando de mais alguma dica que ainda não tenha encontrado, mande na caixa de comentários, o que soubermos a gente conta!
      Abs

  6. Bruno Reis Diz

    Oi Mirella! Seu blog é fantástico, ja conheço Toronto inteiro só de ler suas postagens.
    Queria saber de você quais são as melhores opções de transporte e os precos das passagens ( onibus, e trem (?)) para ir até Nova york. Gostaria de ir em um final ja que estarei do lado.
    Muito obrigado!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Bruno, Tudo bem?
      Que bom que está gostando do Viajoteca, eu, o Oscar, a Martinha e a Carina o fazemos com muito carinho 🙂

      Sobre ida a Nova York desde Toronto… tem basicamente 4 maneiras de ir. A mais prática e rápida, sem dúvida é de avião, pois parece pertinho pra ir de outra forma, mas esse caminho demora umas boas 11 horas de carro e é cansativo.

      Geralmente a empresa com melhores preços para essa rota aérea é a Porter Airlines, tem que ficar de olho nos códigos promocionais que ela lança praticamente todos os meses de 10 a 50% de desconto.

      Depois tem as opções de onibus: olhe a Greyhound ou Megabus. Se for estudante, veja a excursão de 3 dias que a http://www.isx.ca/ faz pra NYC, geralmente tem preços ótimos.

      E tem a opção do trem tem a rota Maple Leaf do Amtrak http://www.amtrak.com/maple-leaf-train

      Espero que ajude a iniciar suas pesquisas 🙂
      Abs

  7. Telma Diz

    Olá!! Vou esse verão ao Canadá e estou super animada com o seu blog 🙂 Muito obrigada por todas as dicas. Queria fazer 2 perguntas. Se me puderem ajudar era maravilhoso.
    1. No Canadá só aceitam CAD ou posso usar USD? Aconselham?
    2. Queria muito visitar 1000 Islands, dizem que é lindo lindo. Têm alguma informação sobre esse lugar? Qual será o melhor lugar para embarcar para um cruzeiro entre as ilhas?

    Muito muito obrigada pela ajuda

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Telma, Tudo bem?
      Você vai amar o Canadá!!! Estarei em Ottawa e Junho também 🙂
      Mas enfim, vamos as respostas:

      1- Sim, a maioria dos estabelecimentos aceitam dolares americanos, mas a conversão que eles fazem não vale a pena. Melhor trocar por dolares canadenses e sair para o abraço. Além das caixas de câmbio, praticamente todos os bancos trocam dolares americanos por canadenses (e vice-versa), então não tem erro.

      2- Se eu te disse que nunca fiz a 1000 Islands de barquinho, você acreditaria? (Risos)… Mas o melhor lugar pra pegar o barco é de Gananoque, se tiver visto americano, pode parar na ilha mais famosa com um castelinho, mas como ela fica em territorio americano, para descer tem que ter visto … então fique de olho nisso também, tá?

      Espero ter ajudado.
      Abs

      1. Telma Diz

        Mirella,
        Muito muito origada. Foi de grande ajuda, sério. Nunca pensei que respondesse tão rápido. Vou seguir sua sugestão.

        Beijos

        1. Mirella Matthiesen Diz

          A gente aqui no Viajoteca é muito eficiente (risos).
          Depois conta pra gente como foi Telma 🙂
          bjão

  8. Heloisa Diz

    Oi Mirella, seu blog tem sido de grande ajuda, muito obrigada por tantas informaçoões! Estou indo para Toronto na próxima semana e minha homestay fica em East York. Já entrei no google maps e vi que devo pegar um onibus e depois o metrô para chegar na escola. Minhas dúvidas são: Compro o weekly pass e aí poderei usar para os dois meios de transporte? Essa é uma boa região para ficar? Muito obrigada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Heloisa, Tudo bem?
      Que legal que está gostando do blog, estamos fazendo com muito amor!!!
      East York é uma boam região sim, quanto mais perto da Danforth, e entre a Broadview e Pape, melhor. A região das Upper Beaches também é muito boa… teria que saber o endereço para te dar mais detalhes 🙂 (PS: peça para sua agente de intercâmbio te ajudar com isso, digo isso, pois trabalho com intercâmbio, e ofereço essas dicas para meus estudantes).
      O Weekly pass te dá direito sim a usar os dois meios de transporte, já que East York fica dentro de Toronto. Sobre pegar o onibus e depois metro, vê isso, pois dependendo da onde irá ficar, fica mais fácil ir a pé até o metrô (eu pelo menos prefiro a ficar pegando ônibus por duas estações).
      Espero ter ajudado.
      Abs

  9. Heloisa Diz

    Mais uma vez obrigada pela atenção! Eu vou ficar na Glebmount ave, perto da Cosburn ave. E minha escole fica Younge com a Bloor st.
    Bjo!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      É uma area tranquila sim, somente na Danforth que tem umas lojinhas meio esquisitas, mas não tem erro. E na minha opinião dá pra ir a pé para o metro. Você deve estar estudando na Global Village, né? A região da sua escola é tudo de bom, adoro Yorkville 🙂
      bjão

  10. Heloisa Diz

    Na verdade vou estudar na Access, você conhece?
    Eu pretendo ficar em homestay apenas no primeiro mês e alugar apartamento depois. Você tem alguma dica?
    Bjo

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Puxa Heloisa, você está me complicando, hein? (risos)… essas informações “secretas” eu ofereço somente para meus estudantes, pois esse é meu diferencial (risos).
      Mas sim, essa sua ideia de ficar em homestay somente no primeiro mês é o que recomendo também 🙂 – quanto a outras formas de hospedagem mais barata para depois do homestay, pergunte pra sua agente, com certeza ele/a oferecerá algumas!

      Abs

      PS: Não conheço a Access, mas com certeza será uma experiência bem legal.

  11. Heloisa Diz

    Hahaha você já ajudou muito, obrigada.
    Bjão

  12. Alessandro Diz

    Mirella, parabens pelo Blog, esta muito completo. Fui convidado pra trabalhar em uma empresa em Mississauga, contrato de 2 anos renovaveis por mais um tanto (rs). Estou indo agora em junho passar 10 dias pra conhecer a empresa e tomar a decisao de aceitar o trabalho, e tera uma pessoa me auxiliando pra olhar local pra morar e as nuances da cidade. Ficarei 10 dias. Seu blog esta me ajudando muito.

    O que eu queria saber é se voce indica ou se vc mesmo faz um serviço tipo acessoramento pra escolher o mehor lugar pra alugar um ap, tipo corretor mesmo, se vale a pena morar em mississauga ou tem lugar melhor e ai se vale a pena ja comprar um carro visto que ai eh muito barato ou fico com o transporte publico de inicio ?! Anyway, parabens pelo blog, estou devorando-o ! 😉

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Alessandro, Tudo bem?
      Acho que está navegando entre os blogs mikix e viajoteca, né? Espero que volte aqui para ler essa mensagem.
      Enfim, eu não faço esse tipo de trabalho. Conheço um corretor excelente em Mississauga, mas acho que ele não faz esse tipo de serviço de acessoramento, se quiser entrar em contato: http://herminiorodrigues.com/ .
      Se vai com a família, tem varios lugares na região pra morar, incluindo as cidades vizinhas (Oakville, Burlington e Etobicoke). A escola vai depender se tem filhos ou não, entende?
      Transporte publico pode ser problematico dependendo de onde for sua empresa e sua casa, pode demorar pra chegar… e se for mesmo ficar por 2 anos no canadá, vai precisar de carro… então, compre algo logo, mas não esqueça de ver preço de seguro, pois carro por ser barato, quando comparado ao Brasil, mas seguro para recem-chegados é uma facada!
      Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui 🙂
      abs

  13. Alessandra Diz

    Mirella, parabéns pelo seu trabalho. E muito claro e bem feito. Poucas vezes vemos um trabalho tão bem feito. De verdade. Estarei em Toronto em julho com meu marido e gostaria de algumas dicas. Qual transporte me indica do aeroporto para os hotéis, ou centro? Gostaríamos muito de visitar as cataratas, qual transporte e dicas que me daria. Parece que lá próximo tem um outlet, e interessante? Depois vamos para Montreal, você me sugere ir de trem? Sabe o valor da passagem? Parece ser um bela viagem, mas seria preciso fazê-la de dia. O que acha? Desde já muito obrigada.
    Alessandra

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Alessandra, Tudo bem?
      Que legal que está gostando do blog… fazemos tudo com muito carinho e receber esse tipo de feedback é uma delícia 🙂
      Para o translado do aeroporto ao centro, eu recomendo pegar um taxi ou a limo. Eu na verdade prefiro a limo, pois os preços são fixos alguns dolares mais caro que os taxi. Ambos saem do mesmo lugar no aeroporto, mas duas filas separadas. As limos são os carros grandões pretos, não tem erro. O preço para downtown fica em tornos dos C$65.

      Para ir a Niagara, se você dirigi, eu alugaria um carro, pois te dá flexibilidade até de parar em Niagara on the lakes que é muito fofa. Do contrário tem o go train que te deixa 4km das cataratas, ou se quiser, posso te dar o contato do Emerson, um brasileiro que faz esse trajeto como guia…

      Sobre ir a Montreal: você pode ir de trem, ou alugar um carro (6horas) ou se não for passar em Ottawa, eu até pensaria no avião, veja na Porter Airlines, tem sempre promoção rolando (agoramesmo tem uma de 50% e tem voo para Montreal por 116 doletas) – mas lembre-se que o aeroporto da Porter é na ilha, pertinho de downtown(bem mais fácil que o YYZ – Person).

      Os valores das passagens de trem você encontra no website do Via Rail. A paisagem é bonita, mas nada muito “Oh my god!”, essa parte do OMG, fica nas montanhas rochosas, do outro lado do Canadá ou durante o outono desse lado que está viajando 🙂

      Espero ter ajudado.

  14. Marcela Diz

    Oi Mirella!

    Eu sou leitora antiiiga do Mikix, já devorei o blog de cabo a rabo… hahaha
    E agora finalmente estou terminando o planejamento pra conhecer o seu Canadá em outubro, época da fall foliage! Tô bem animada!
    Vamos estar de carro e a nossa road trip vai começar nos EUA, em Detroit e de lá partimos rumo a Niagara Falls, Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec city… Terminando com a volta aos EUA pela Nova Inglaterra! Vamos ter 20 dias de viagem!

    A minha principal dúvida agora é em relação ao carro nas cidades maiores… Toronto e Montreal. Eu vi que os estacionamentos são caros (caros tipo super caros? a lá NY? ou caros porém possíveis? hahaha) e as cidades são bem servidas de transporte público… O melhor mesmo é deixar o carro no hotel e usar ônibus e metrô?
    Tem estacionamentos próximos as estações de metrô, caso a gente acabe ficando em algum hotel mais distante do centro? Eu vi que vários hotéis centrais não possuem estacionamento incluído no preço, por isso acho que vamos acabar ficando um pouco mais distante…

    Super obrigada e parabéns pelos blogs…
    🙂

    Beijos!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Marcela, Tudo bem?
      Reconheci seu e-mail 🙂 . Que bom que apareceu aqui no Viajoteca também!!! O sorriso está dando voltinha 🙂
      Que legal que sua viagem sai do mundo das ideias, acho que ela vai ser brilhante! Depois me conta, tá?

      Quanto aos estacionamentos… entonces, os hoteis do centro geralmemte cobram estacionamento mesmo. Os preços variam de acordo com a localização do hotel, mas pode girar entre 23 a 50 dolares (como o valet do Sheraton ali em downtown). Porém, uma opção é se hospedar em downtown e deixar o carro em algum estacionamento perto, mas não dentro de downtown. Aqui nesse link você encontra os estacionamentos da Green Parking em Toronto http://parking.greenp.com/find-parking/. Por exemplo, parando no Air Canada Centre (que é praticamente em downtown) custa 17 a diária, indo um tiquinho mais distante do endereço: 10 Portland Street, custa $10 por dia… eu acho super jogo, pois precisando de carro para ir a algum lugar mais distante, você pega e pronto.
      Mas em downtown, tanto em Toronto quanto Montreal dá pra se virar bem com metro, street car e onibus.
      Acho que é isso… precisando de mais alguma coisa, estamos por aqui 🙂
      bjos

  15. paulo Cesar silva Diz

    Excelentes dicas que voçê tem transmitodo, nos dar mais segurança. Gostaria saber sobre pacotes de operadoras para celular, ficarei 6 meses e preciso economizar, ao mesmo tempo tenho que me comunicar com o Brasil, configuração fechada na California pelo The Mobile : Internet (boa velocidade), ligações ilimitadas dentro do Canadá (celular p/celular) e ligações para fixo no Brasil, conhece esse pacote ?
    Valeu !

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Paulo, Tudo bem?
      Não sou especialista nesse quesito não.
      Mas as melhores operadoras de celulares do Canadá são a Rogers e a Bell, as que tem mais cobertura, porém com pacotes mais fechados e mais caros. As opcões mais em conta costumam ser a Telus e a Fido.
      Se tiver acesso a internet no celular, na minha opinião a melhor opção é o skype e whatsapp para text message.
      Espero ter ajudado um pouquinho.
      Abs

  16. Carolina Diz

    Olá, Mirella! Sensacional seu blog. Farei intercâmbio no Canadá e estava entre Toronto e Vancouver, e suas postagens me ajudaram bastante! Obrigada!! =)
    Estou tentando orçar o máximo possível a viagem, e tenho uma dúvida que não acho na internet: você saberia me dizer se eu consigo comprar os cartões mensais de transporte com cartão de débito ou só dinheiro? E intercambistas têm direito às tarifas de estudante ou são apenas para estudantes nativos?
    Obrigado novamente, e parabéns pelo trabalho!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Carolina
      Que legal que gostou do blog… volte sempre 🙂
      Os cartões mensais que está perguntando é de Toronto, certo? Somente estudantes do segundo grau tem direito ao desconto para estudantes, todos os outros pagam o monthly pass normal.
      E o monthly pass pode ser pago por cartão de credito, dinheiro ou debit card. Mais info aqui http://www.ttc.ca/Fares_and_passes/Prices/index.jsp
      Abs
      PS: Sou agente de intercâmbio, caso ainda não tenha fechado a escola (contato@mikixintercambio.com)

  17. Marcos Santos Diz

    Ola Mirella o cartāo semanal que voce menciona so da direito ao metro ou posso utilizar ele no onibus?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi MArcos, você pode usar em todo o sistema do TTC que inclui metro, onibus e street car (bondes).
      Abs

  18. Nathalia Diz

    Oii Mirella, moro em Thunder Bay-ON e estou indo para Toronto dia 02 de Julho com minha familia, Pai, Mãe, irmã e filho. O city pass é valido para uma familia de ate 6 membros, correto? No caso, não é individual. E em relaçao ao cartão semanal, ele também serve para a familia ou tem que comprar individual?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Nathalia, Tudo bem?
      Até onde eu sei, o city pass é por pessoa e não família: http://www.citypass.com/toronto
      E o family pass do TTC (sistema de transporte) só é válido para finais de semanas e feriados, e somente para 2 adultos + 4 crianças, ou 1 adultos + 5 crianças. Mais detalhes: https://ttc.ca/Fares_and_passes/Passes/Day_Pass/index.jsp. E o semanal é válido por pessoa.

      Ajudei?
      Abs

  19. Fábio Diz

    Olá Mirella, tudo bem? Estou embarcando para Toronto dia 18 de Agosto e para chegar no hotel onde ficarei hospedado, necessito pegar um ônibus no aeroporto e metrô logo em seguida. Precisarei ter dinheiro exato para tal? No aeroporto eu consigo comprar tokens? Não estarei levando cash, apenas um cartão pré-pago.
    Outra dúvida, existe transfer do ônibus para o metrô? Tks.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Fabio,
      Eu nunca usei o serviço do onibus “192 Airport Rocket”, mas seguindo a lógica de todo sistema do TTC, você precisa ter o dinheiro exato da corrida (C$3), o motorista não carrega troco com ele, entende? Veja se não consegue comprar um pouquinho de dolar canadense pra você chegar, pois a economia é gigante em usar o transporte público, apesar de ser meio demorado 🙂 – Se não conseguir dolar canadense, tenta lavar 3 dolares americanos e tenta trocar lá com as pessoas no 1=1, aposto que se alguém tiver, eles trocam pra você sem problema.
      Existe o transfer sim (sem extra custo), não esqueça de pedir o papel do transfer quando entrar no ônibus, e quando chegar na Kipling Station (metrô eastbound para downtonw) tem elevador e escada rolante pra descer pro metrô, é meio automático, nem precisa muito do papelzinho do transfer, mas melhor ter em mãos, just in case se você se perder e sair da estação sem querer, entende?
      Abs,
      Mirella

  20. Levi Gimenez Diz

    Obrigado Mirella. Seus posts e dicas foram fundamentais no planejamento da minha estadia.

  21. Margareth Diz

    Olá, Mirella,
    Ótimo o teu blog, informativo e acessível. Parabéns!
    Tenho 57 anos e estou indo para Toronto fazer intercâmbio de inglês por 4 semanas. Veja só, nunca é tarde. Como estou saindo sozinha do país pela primeira vez (sempre viajo com meu marido), me muni do maior número possível de informações.
    Assim, te agradeço a ajuda.
    Abs.
    Margareth

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi MArgareth,
      Que coisa boa… eu trabalho com intercâmbio para o Canadá e cada dia vejo mais pessoas da sua idade e atee mais velhas se aventurando e isso é muito legal!!! NUNCA é tarde para aprender, se aventurar e descobrir o mundo.
      Boa sorte e qualquer coisa estamos por aqui!
      Abs

  22. Monise Diz

    Olá Mirella!! Tudo bem?

    Estou amando o seu blog em especial este post que está me ajudando muito com relação as dúvidas que tenho com transporte em Toronto.

    Viajo este sábado para Toronto (vou fazer intercâmbio de 6 meses) e gostaria de saber se você conhece essa região: Blandorman Road, Toronto, ON, M6L 2L8, sabe se é um bom lugar para ficar, se é perigoso?

    Parabéns por dividir os seus conhecimentos de forma tão didática.

    Abraços,
    Monise

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Monise, Tudo bem?
      Como sou agente de intercâmbio, especialista em Canadá e mais ainda em Toronto, eu sempre falo para o pessoal perguntar sobre isso para a empresa que você fechou o intercâmbio, pois esse tipo de serviço que eles deveriam prestar… e a maioria não faz!

      Mas enfim, a area é ok, mas não a melhor da cidade obviamente. O legal é que fica próximo ao Yorkdale, meu shopping favorito da cidade e lá tem metro pra downtown. A Dufferin e a Caledonia são ruas feias, mas nada para se preocupar muito, a noite é bom ficar de olho.
      Aproveite para perguntar detalhes sobre o bairro para sua host quando chegar na casa… é sempre a melhor forma de se situar.

      Volte sempre por aqui 🙂

      Abs,
      Mirella

  23. Poli Diz

    Oi…
    Também adorei o Blog! É perfeito.
    Chegarei em Toronto dia 30/11/14 com um grupo de amigos. Quero aproveitar ao máximo o tempo livre para conhecer a cidade. Minha maior preocupação é o frio. O que e onde comprar boas roupas por um preço bacana. Outra questão também que me interessa bastante é sobre o inglês local. É muito diferente do americano? Há expressões que devemos saber para facilitar a comunicação?

    No mais muito obrigada e um grande abraço!

    ^_^

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Poli,
      Que legal que está gostando do blog, fazemos esse espaço com muito carinho e receber o feedback positivo de vocês é uma alegria.
      No final de novembro já vai estar bem frio para os padrões do Brasil, e acredito que o melhor lugar para vocês procurarem por agasalho ao chegar em Toroto seja ali na região do shopping Eaton Center, é no centrão da cidade (Yonge x Dundas) e tem várias lojas. Vocês podem olhar na H&M, Sears e The Bay, ou ir as lojas menores como a GAP, por exemplo.
      Preço bacana, pode ser que encontrem na Winner’s que fica alguns quarteirões pra cima do Eaton Centre.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  24. João Victor Diz

    Oi Mirella.. tô anotando TUDO do blog.. adorando as dicas! Queria que, se possível, me ajudasse em uma coisinha… minha homestay fica na Ellesmere Road, acho que é Scarborough. É um lugar bom? e realmente é mto longe? Desculpe te perguntar isso, sei que não é sua função, mas apesar de saber que quem devia me prestar essas informações é a agência, eles sabem menos que eu… (acho que vai ser meu último intercambio com eles, enfim..) 🙁
    Desde já, muito obrigado e parabéns pelo blog! tá show! 😀

    1. João Victor Diz

      Ah, só complementando: “Main Intersection: Ellesmere Rd & Kennedy Rd.”. E outra coisa, eu não entendi bem uma coisa: com o passe semanal, eu ando o quanto quiser, certo? e eu preciso pegar o transfer? e como é esse passe semanal? Eu apenas mostro pro cobrador e entro? simples assim? hahaha…
      Obrigado! 🙂

      1. Mirella Matthiesen Diz

        A area é ok… e aproveita o supermercadinho arabe chamado Arz que fila lá perto … ADORO!!! 🙂

        Sobre o passe, é isso mesmo, não precisa de transfer, pois vc já tem o passe mensal ou semana.
        Mas fique atento para não perder, pois ele não tem nome e perdeu, dançou 😉

        Algumas estações já estão com Presto, mas enquanto isso não toma conta da cidade como um todo, o melhor é o passe mensal mesmo.
        Abs

    2. Mirella Matthiesen Diz

      OI João Victor,
      Eu como agente de intercâmbio me revolto com esse tipo de agência que vocês contratam (risos)… sério, os agentes tem que trabalhar com lugares que são especialistas e não vender qualquer coisa.
      Mas enfim, Scarborough tem regiões boas e ruins, tem uma area bem dominada pelo público árabe, outra pelas comunidades de Sri Lanka e por aí vai. A Ellesmere Rd é bem grande a abrange várias areas…
      Fico feliz que esteja gostando do blog, fazemos tudo com muito carinho.
      Abs

      1. João Victor Diz

        Mirella, muito obrigado pela atenção. Se todo agente fosse como você, o mundo do intercâmbio seria melhor! hehehe… Valeu mesmo! 😉

        1. Mirella Matthiesen Diz

          😉
          Boa sorte e divirta-se!
          Abs

  25. Ana Felinto Diz

    Mirella… seu blog é excelente, realmente é claro e objetivo, hoje precisamos de algo simples e confiável.

    Meu contato tem duas finalidades:

    1- Saiu do Brasil e vou NY e de lá sigo para Toronto de trem e gostaria de saber referente: Hospedagem, já que é minha primeira vez e vou sozinha e quero conhecer a cidade.

    2- A minha ida é que eu possa definir local e escola que poderei faze meu intercâmbio que estou prevendo para Janeiro/15. Inclusive, como você trabalha neste ramo, gostaria de uma cotação para curso de 12 semanas, meu inglês é básico, preciso falar, escrever e entender bem.

    Aqui no Brasil me indicaram três escolas, que são: ILAC/ KAPLAN e ELS

    Vou sair de NY dia 23/09 e pretendo ficar três dias.

    Aguardo seu retorno.

    Abraços,

    Ana Felinto

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ana, Tudo bem?
      1- Você precisa de dica de hospedagem em NY ou Toronto? Fiquei confusa nessa parte 🙂
      2- Vou te mandar um e-mail agora com algumas opções de escolas que trabalho e aí conversamos por lá sobre o intercâmbio, ok?
      Abs

  26. Fernanda Diz

    Oi Mirella,
    Tudo bom?
    Vou ficar 1 mês em Toronto e tenho algumas dúvidas 🙂

    1) O TCC mensal eu posso usar somente para ida e volta? Inclui quantas viagens diárias?
    2) Caso eu leve o Dólar Americano, consigo trocar facilmente? Sabe informar quanto estão pagando no Dólar Americano?

    Abraços,
    Fernanda

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Fernanda,
      1- Sim, com o passe mensal você pode usar o sistema do TTC quantas vezes quiser por dia… não há limite.
      2- Qualquer banco que você for, eles vão trocar o dolar pra você, o importante é descobrir quem cobra taxa menor. Veja se seu banco brasileiro tem parceria com algum banco canadense, as vezes dá samba e você economiza ou tem cotação melhor na hora de trocar. Para se ter uma ideia, não necessariamente a que o banco cobra, use esse site: http://www.bankofcanada.ca/rates/exchange/
      Abs,

      1. Fernanda Diz

        Muito Obrigada Mirella! Ajudou bastante! Amei seu blog. Vai ajudar muito 🙂

  27. Eduardo Diz

    Olá Mirella, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida, talvez você possa me ajudar.

    O cartão mensal é válido só para o sistema metroviário? Se for usar apenas streetcar, ou streetcar+metrô é necessário um outro cartão? Fiquei confuso pela parte do transfer.

    Se eu comprar o cartão mensal, consigo andar por Toronto inteira, mesmo que sejam várias vezes durante um mesmo dia?

    Obrigado

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Eduardo,
      É válido para os 3: metro, streetcar e ônibus dentro de Toronto, não inclui toda GTA, mas você praticamente anda por toda Toronto sem problemas.
      abs

  28. Henrique Fonseca Fernandes Diz

    Mirella
    mto legal o Blog!
    ficarei um mes em toronto em março! seus post foram esclarecedores! voce conhece algum site de aluguel de apartamento confiavel ai?
    parabens pelo trabalho!! sucesso pra vc!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Henrique,
      Apartamento que tipo?
      Luxo: http://www.corporatestays.com/en/canada/toronto
      Opcões normais (pra todos os bolsos): https://www.airbnb.com/s/Toronto
      Para baratinhos, mas não necessariamente com contrato: http://www.kijiji.ca/b-short-term-rental/gta-greater-toronto-area/c42l1700272

      Abs e sucesso pra todos nós!
      Abs

  29. […] Como usar transporte público em Toronto […]

  30. Daniela Diz

    Mirella, boa tarde!
    Primeiramente fantástico seu trabalho, está me ajudando muito!!
    Eu estou indo fazer intercambio em Toronto dia 06 de Dezembro/2014 e retorno dia 03/01/2015 e estou com muitas dúvidas e a principal é se deslocar, pois o transporte em Toronto percebi que possuem uma particularidade de valores exatos e sem troco, bom terei que me planejar com trocos. Mas, me referindo a segurança … tem algum ponto de atenção com os horários noturnos ?

    grata.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Daniela,
      Fica tranquila, Toronto é bem calma em relação a segurança, mas claro que não pode bobear, seguindo a maneira brasileira de não dar bobeira, você não terá problema. Em downtown evite o Moss Park a noite.
      E a proóxima vez que for fazer intercâmbio no Canadá, fala comigo também 😉 . Trabalho com isso e dou minha super assistência de expert de Toronto (risos).
      Bjão e aproveite

  31. Poli Diz

    Oi Mirella!

    Minha viagem para Toronto esta proxima. Estou aproveitando todas as dicas do blog. Assim me sinto mais segura e animada também. Quero saber se mesmo comprando o cartão mensal devo fazer uso do transfer…

    Bjs e obrigada!
    Ps: sua agencia de turismo vende pacotes para brasileiros?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Poli,
      Se você já tem o cartão mensal não precisa se preocupar com o transfer, basta re-apresentar o cartão 🙂
      Eu não tenho agência de turismo e sim de intercâmbio, e sim, eu só vendo para brasileiros.
      Abs e boa viagem!

  32. […] 25 Dicas do que fazer em Toronto – Outlets em Toronto – Como usar transporte publico em Toronto – O melhor cupcake de Toronto – 10 Restaurantes em Toronto – Toronto no […]

  33. […] Como usar transporte público em Toronto […]

  34. Liana Diz

    Oi Mirella, tudo bom?
    Acabei de conhecer a página de vocês e vou dar uma olhada nela toda porque tô querendo ir para Toronto em agosto desse ano.
    Uma preocupação e dúvida é em relação ao transporte público. Dá pra se virar bem?
    Tenho um pouco de medo de andar de bus em cidades estrangeiras porque acho metrô muito mais fácil de você se achar.

    Parabéns pelo site.

    Bjs.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Liana, Tudo bem?
      Fica tranquila que dá para se virar muito bem em Toronto de onibus, streetcar e metro, e ficou com dúvida, pergunta para alguem na rua que sempre alguma boa alma ajuda!
      🙂

  35. Alexandra Diz

    Olá Mirella, parabéns pelo blog!!
    Vc não idéia como ajuda!!
    Uma dúvida…cartão mensal e metropass é a mesma coisa, correto? E a venda é até dia 4 ou até o quarto dia útil? (Chego dia 04/03 a noite).

    Abraços
    Alexandra

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Alexandra,
      Que legal que está gostando das informações aqui no Viajoteca.
      Sim, o metropass é o cartão mensal e ele pode ser comprado em qualquer guichê dos metrôs até o dia 4 de cada mês ou até dia 15 nas estações Davisville e Bloor-Yonge. Ajudei?
      Abs

  36. Lourival Alvares Diz

    Olá!
    Só passando pra agradecer pelo Blog, me ajudou muito sobre dúvidas que tinha em relação a viagem. Valeu mesmo por todo o trabalho que tiveram! Li quase tudo ou tudo eu acho, e reli perto da viagem. 😉 Obrigado.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Lourival, Tudo bem?
      Que legal receber comentários assim, que leu aqui, usou e gostou 🙂
      Valeu mesmo pelo feedback! Espero que tenha curtido Toronto.
      Grande abraço,
      Mirella

  37. luciana Diz

    sabe onde posso comprar os passes para o streetcar?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Luciana,
      Como falei no post: “Tickets individuals de onibus e streetcar, podem ser pagos diretamente para o motorista, mas lembre-se que é preciso ter o valor exato, pois o motorista/cobrador não trabalha com troco.”
      Espero ter ajudado.

      1. luciana Diz

        Oi Mirella obrigada pela resposta mas eu queria saber se tem como comprar varios de uma vez porque vou ficar ummes por ai ….

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Luciana,
          Você pode comprar o passe mensal (metropass), o semana ou tokens (passes individuais).
          Você compra em qualquer guichê de estação do metrô, mas tem algumas regras para o passe mensal e semanal (ele dá direito a você andar de metrô, ônubus e streetcar), tem mais informações no post na parte de como comprar e quanto custa.
          Abs

          1. luciana Diz

            Mirella obrigada pela sua atenção….vou seguir seus posts…

            1. Mirella Matthiesen Diz

              Opa! Legal 🙂
              Abs

  38. Dani Diz

    Muito bom os posts! Minha agente não ajuda com nenhuma dica, se soubesse do seu trabalho antes, tinha fechado contigo rs. Parabéns!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Dani,
      Que pena que não está feliz com sua agente… tem muitos mesmo por aí que só vendem e depois te esquecem 😉
      Fica pro próxima, né?
      Boa sorte em TO.
      bjão

  39. Klissi Diz

    Ameeiiii o post! Parabens pelo seu trabalho..
    Voce pode me indicar alguns lugares para se hospedar?
    Desde já agradeço.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Klissi, Tudo bem?
      Que bom que gostou desse post…
      Sobre hospedagem escrevi um post sobre os melhores bairros: https://www.viajoteca.com/onde-se-hospedar-em-toronto/
      Abs

  40. Ismael Diz

    Muito bom o seu Post!
    Mas fiquei com algumas dúvidas…
    Analisando o site http://www.ttc.ca/ eu vi que existe o “Metropass” pelo que eu entendi, com esse passe eu posso andar de Metro, ônibus e os bondinhos, correto? Não está muito claro no site, mas pelo que eu entendi, com esse passe, eu ando quantas vezes eu quiser em um período de 1 mês, é isso mesmo?
    Além disso, no site existe o “Metropass Discount Plan (MDP)” que é este passe com um desconto. Todos tem direito a esse desconto? Tu tens mais informações sobre isso?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Ismael, Tudo bem?
      Que bom que gostou do post.
      Isso mesmo, o metropass é o passe mensal que te dá direito a usar metrô, ônibus e streetcar (dentro da cidade de Toronto), o Go Train não está incluido nisso. Veja as regras de compra do metropass no post, já que as datas dele são fixas, vale para o mês e pronto e não para 30 dias variável, entende?
      O Discount pass para para seniors, mas estudantes somente até segundo grau.
      Abs

  41. socorroduartelacerda@hotmail.com Diz

    Olá Mirella amei seus comentarios . por favor tire minhas duvidas;minha filha predente ir para Toronto, ontario e eu estou preocupada não sei nada sobre esse lugar. O endereço e este e ela vai pela egali.com.br , aonde vai dormir é na Canadian College of Naturopathic Medicine / 1255 Sheppard Avenue East /Toronto, Ontario /M2K 1E2 / e a escola que vai estudar é sol schools. E o frio ???? ela vai pegar metro de onde vaidormir a té a escola. Me oriente por favor.ela vai no mes de dezembro e janeiro. e as roupas melhor comprar onde e como , quantas pecas.? fico grata pela ajuda.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Socorro, Tudo bem?
      Que bom que está gostando do blog … tem muitas dicas de Toronto aqui no Viajoteca, fique ligada nesse link:
      Vamos lá, a região é ela vai morar é tranquila, eu morei 2 anos na Yonge x Sheppard e gostava bastante, a área dela fica um pouquinho mais fora de mão, mas sem problema nenhum, em 40-50 minutos ela chega na escola.
      A Sol Schools é a melhor escola que trabalho, então acho que ela vai gostar. Dezembro e Janeiro é bem frio … mande ela com o agasalho mais forte que tiver e depois ela compra lá um agasalho que aguente o frio e os apetrechos para andar pela rua tranquila (bota, cachecol etc).
      Na próxima vez que for fechar um intercâmbio pra você ou sua filha, eu trabalho com intercâmbio (especializado em Canadá) e saber esse detalhes é exatamente o que me diferenciam de vendedores nem nunca pisaram em Toronto e só vendem o pacote…

  42. Karina Diz

    Oi Mirella, adorei as dicas!!! Tenho uma dúvida: o cartão semanal pode ser usado várias vezes ao dia, como o mensal? Pois tem a opção de comprar 10 unidades do token, por exemplo, mas cada token é para uma ida, certo?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Karina,
      Isso mesmo… o cartão semanal você pode ir e vir quantas vezes quiser, como o passe mensal… os tokens vale pela rodada – usou… acabou.
      Abs

  43. Nathalia Diz

    Oi Mirella,

    Irei visitar 4 cidades no Canadá (Toronto, Quebec, Montreal e Ottawa), gostaria de saber se você acha necessário alugar um carro para circular dentro dessas cidade?

    Obrigada!
    Beijo

  44. Talita Diz

    Olá Mirella! Adorei o blog!
    Estou indo para Toronto em Julho a passeio, mas gostaria de conhecer a cidade de Guelph, iria e voltaria no mesmo dia para Toronto. Só fico na dúvida de como faço para ir a outra cidade (no caso, Guelph) partindo de Toronto. Procurei em alguns sites, mas quase não encontro informações….Sei que uma das opções é o Toronto Coach Terminal, mas como faço para comprar passagens, se é possível comprar no terminal ou tem que ser de outra forma e tal?
    Desde já agradeço!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Talita,
      Você quer ir pra Guelph? ok … 🙂
      Você pode usar o Go Train pra ir lá.
      Acredito que a melhor linha pra você é a Union – Guelph, link: http://www.gotransit.com/timetables/en/PDF/Quicktables/04150615/USTN/GUEP.pdf
      No caso do Go Train, você pode comprar seus tickets direto no caixa da Union Station (subsolo) e já compra ida e volta pra ficar mais fácil.
      Abs

      1. Talita Diz

        Mirella, muito obrigada! Sua resposta ajudou bastante!
        Fiz a mesma pergunta a muito tempo para outro blog sobre o Canadá, foram me responder ontem e muito mal ainda . Muito bacana quando as pessoas estão dispostas a ajudar! Vou recomendar o viajoteca para todos! 🙂
        Abs

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Talita…
          Oba… muito obrigada por ajudar a divulgar nosso trabalho!!! Fazemos esse espaço com muito carinho 🙂
          Abs

  45. Renata Diz

    Oi Mirella tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, está me ajudando muito com suas dicas!
    Bom, vou para Toronto agora dia 4 de julho para passar 1 mês, e vou ficar numa homestay que fica no endereço 157 Arleta Ave., North York – ON, e pelo que estava vendo fica numa região chamada jane and finch, e estava vendo relatos negativos sobre esse bairro, de que seria perigoso, e fiquei muito preocupada. Então, o que vc me diz sobre esse endereço que vou ficar? É realmente perigoso?
    Agradeço muito sua resposta!!! Grande abraço!!!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Renata, Tudo jóia?
      Essa era uma pergunta que sua agente de intercâmbio deveria responder… pelo menos é isso que faço com meus estudantes (risos). Sim sou agente de intercâmbio especializada no Canadá também 🙂
      mas enfim… a região da Jane x Finch realmente não é das melhores… se você estivesse ficando pra leste do parque eu estaria mais tranquila… mas ao mesmo tempo, você está mais perto da Sheppard, o que ajuda. Pelo google maps eu achei o lugar legal e diria de primeiro momento para não se preocupar, mas ao mesmo tempo, eu pediria para a escola ver se tem alguma outra opção mais distante desse bairro, diga que você viu essa reportagem e ficou preocupada: http://www.thestar.com/news/crime/2013/08/31/jane_and_finch_torontos_most_dangerous_place_to_be_a_kid.html.
      Abs

      1. Renata Diz

        Oi Mirela, agradeço muito pela sua resposta!!!!
        Então, assim, eu tbm observei isso, que a rua em que vou ficar fica mais próxima da shepppard, mais a sul do bairro, e tbm achei muito bem servido por ônibus, pelo que vi não vou precisar andar muito para pegar o ônibus, mas fiquei apreensiva pelos relatos que li. E assim, eu falei com meu agente de intercambio e ele apenas disse q eu ficasse tranqüila pois a escola não iria por os alunos num lugar que lhes oferecesse riscos, e de fato tbm acredito nisso, mas mesmo assim fiquei preocupada. A escola que vou estudar, inclusive, é a eurocentres, que é muito bem conceituada.
        Mas enfim, você acha mesmo que posso ficar tranqüila?
        Agradeço muito sua ajuda, querida!!!
        Bjo!
        Renata

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Renata,
          Eu acho que você pode esperar para chegar lá e ver o que acha … acredito que é a melhor alternativa no seu caso.
          Olhando pelo google maps eu achei a rua tranquila, e perto de São Paulo, Toronto é um paraíso (risos), sim, já teve casos mais complicadinhos na Jane x Finch, mas famílias continuam morando lá e a vida continua.
          Chega na sua homestay primeiro, sente o ambiente e qualquer coisa, fale diretamente com a escola se você tiver medo.
          Mas vale SEMPRE lembrar que as famílias que recepcionam estudantes não são ricas ou coisa assim, esse dinheiro do homestay faz parte da renda familiar, entende? Aqui tem umas dicas do esperar do seu homesay: http://www.mikix.com/intercambio-e-homestay/
          Abs

  46. Renata Diz

    Oi Mirela
    Eu tinha visto mesmo essa sua matéria sobre homestay e achei bem interessante rsrs!
    Eu na verdade já esperava que iria morar em bairro distante, que as famílias são simples, afinal essa é uma forma a mais de renda pra eles.
    O que tinha me deixado preocupada foi saber que esse bairro especificamente era tido por não ser muito seguro, mas eu falei com meu agente de intercâmbio, que entrou em contato com a escola, e eles alegaram que aquele endereço é seguro, pois é mais próximo da sheppard, que eles não selecionam endereços que tragam riscos aos alunos, que muitos alunos já estiveram lá e nunca tiveram problemas, então fiquei mais tranqüila!
    E tbm pelo que vi no Google maps achei o endereço legal!
    Então vou ficar tranqüila, que se Deus quiser vai dar tudo certo!!
    Obrigada mais uma vez Mirela!!
    Abs!

  47. Mona Lisa Diz

    Oi, Mirela

    Parabéns pelo blog. O cartão mensal ou semanal dá direito a usar qualquer uma das modalidades do transporte público por um número indefinido de vezes dentro do período de validade? O transporte desde e para o aeroporto está incluído? Obrigada.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Mona Lisa,
      O cartão mensal te dá direito a usar todos metro, onibus e street car em Toronto (basicamente todos os meios de transporte publico do TTC).
      Isso não inclui o Go Train (trem que leva ao suburbio) e nem ao Up Express (trem do aeroporto a Union Station).
      Mas tem como usar onibus e metro do aeroporto ao centro da cidade, veja nesse post as dicas: https://www.viajoteca.com/como-ir-do-aeroporto-de-toronto-ao-centro/
      Abs

  48. Katia Diz

    Olá Mirella
    Estou indo a Toronto em 2/1/16.
    Ficarei 6 semanas . Meu endereço será na pharmacy ave, M1l3j1 (o que é esta sigla rsrs)!
    Minha escola será a Ilac. Vc indica o transporte mensal? Pelo que vi no Google terei que pegar mais de um transporte.
    Estou preocupada com o frio tbem. Não localizei post a respeito.
    Parabéns pelo trabalho bacana em meio a tanto conteúdo virtual o seu se destacada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Katia,
      Assim … eu sou agente de intercâmbio também, e pela minha experiência, sua/seu agente, deveria te dar todas essas informações.
      Mas vamos lá … essa sigla é o cep do endereço.
      Indico o transporte mensal para fevereiro e depois você pode comprar o semanal.
      Ainda não escrevi um post sobre roupas de inverno e o que colocar na mala, mas está sendo preparado! Você me incentivou ainda mais 🙂
      E super thanks pelas palavras sobre o blog, faço tudo com muito carinho!
      Bjão e aproveita muito Toronto … quem sabe a gente não se esbarra por lá 😉

  49. Cristiano Diz

    No caso do day pass, ele só pode ser usado no dia em que eu comprar? Ou posso comprar hoje, guardá-lo e usá-lo em outro dia? A mesma pergunta faço para o cartão semanal….posso comprá-lo nesta semana mas só usá-lo na próxima?
    Pergunto isso porque talvez um dia posso só pegar uma condução e seria mais barato comprar um token e em outro dia precisar pegar várias conduções, o que seria mais vantajoso o day pss… o problema é não saber com antecedência qual dia irei ter uso maior, por isso essa dúvida.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Cristiano,
      O day pass você pode comprar e usar em qualquer final de semana (sabado ou domingo) que quiser, mas como eu disse no post: “Day Pass: $11 (cartão válido para 1 dia, somente aos finais de semana e feriados, para família de até 6 pessoas – Ex.: 2 adultos + 4 crianças)”
      O weekly pass você não pode comprar antecipadamente, para usar em qualquer semana, os tickets da semana subsequente são vendidos de quinta a terça.
      Abs

  50. Leandro Diz

    Oi, Mirella!
    Irei ao Canadá em abril, vou fazer costa leste, e teu site tem sido fundamental pro sucesso da minha trip. Muito obrigado e parabéns!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Que bom Leandro 🙂
      Fico muito feliz!!!
      Abs

  51. Marcus Diz

    Uma dúvida, pretendo ficar em Toronto de Domingo a Sexta-Feira e acho que é mais interessante comprar o passe weekly. No site da TTC fala que o passe deve ser vendido da Quinta-Feira anterior até a Terça-feira da semana que o passe for utilizado…Não entendi bem isso…como funciona?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi MArcus, Tudo bem?
      O weekly pass é válido de segunda a domingo e custa $42.25, entende? Você não vai poder usá-lo no domingo que estiver chegando, e você pode comprar o weekly pass da semana subsequente de quinta (semana anterior) a terça (semana vigente). Será que agora ficou mais claro?
      Abs

  52. Cecília Fernanda Luz Silva Diz

    Oi Mirella, boa noite!

    Vou a Toronto em julho e ficarei por um mês, estou um pouco confusa quanto ao passe mensal. Chego no sábado, dia 2, mas li em algum lugar que o passe mensal só vale se usado no primeiro dia do mês. Se eu comprar no dia 2 já não posso usar o mensal? Terei que comprar passes semanais?
    Esses passes funcionam como umaa integração, eu posso usar no metrô e no bus?

    ABS!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Cecília,
      Você pode comprar e usar o passe mensal até dia 04 de cada mês para poder usá-lo, então você está tranquila.
      O passe é como um cartão de crédito de papel e você pode usar em todo sistema do TCC; metrô, ônibus e streetcar.

      Ajudei?
      Abs

      1. Cecília Luz Diz

        Ajudou sim, querida.

        Obrigadíssima!

        (você já fez algum post sobre o preço da comida no supermercado? Vou ficar numa residência estudantil e lá posso cozinhar, queria economizar fazendo minha própria comida e assim gastar com outras coisas. Mas não tenho noção nenhuma de preço de nada).

        Beijos

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Cecília,
          Ainda não tenho post sobre supermercados no Canadá, mas tem vários outros posts aqui no viajoteca que você vai aproveitar bastante durante sua viagem 😉
          bjão

  53. Jennifer Diz

    Oi, Mirella! Vou passar 3 dias em Toronto e estou um pouco afastada do centro. Por isso, precisarei pegar o metrô todos os dias. Segundo o google maps, eu preciso pegar primeiro a linha 1 e depois a linha 2. De uma para outra eu preciso pagar outra passagem? Obrigada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Jennifer,
      Não precisa comprar outra passagem não para fazer baldiação entre estações de metrô, só não saia da estação, entende?
      Mas caso vá sair do metrô para pegar ônibus ou streetcar, aí você precisa pegar o papel do transfer, que fica na maquininha vermelha de toda estação (tem foto do post).
      Ajudei?

  54. Tai Diz

    Olá. Se eu comprar o ticket mensal, ao utilizar o metro e depois o ônibus, preciso pegar o papel do transfer ou basta apresentar o cartão mensal? Obrigada

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Não precisa do transfer para o passe mensal, Tai.

  55. […] * Passagem aerea (eu faço cotação e você pode também pesquisar por conta) * Passeios, transporte público e custo de vida na […]

  56. Diogo Bordinhao Diz

    Olá,

    Existe alguma maneira eficiente e econômica de se deslocar entre Ontario e Alberta ? Se sim, quais opções viáveis ?

    Estarei indo em Julho para uma visita e gostaria de conhecer as 02 provincias. O que você recomenda ?

    Obrigado !! ^^

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Puxa Diogo, uma província é tão longe da outra … a melhor maneira é ir de avião mesmo, procure pelas empresas: Air Canada, WestJet e Porter.
      Você pode também ir de trem (Via Rail) ou de ônibus, que sem dúvida vai ser a opção mais barata (Greyhound e Busbud).
      Espero que te ajude.
      Abs

  57. Damien Diz

    Olá Mirella! Teu blog é sensacional! Estou com algumas dúvidas, se puder ajudar…

    1. Chegaremos em uma 4a feira e ficaremos até o domingo subsequente (31/08 a 05/09-Seremos eu e minha esposa e ficaremos no Novotel.), quando iremos para Montreal. Assim não conseguiremos comprar o passe semanal (que é vendido até 3a), confere? Sendo assim, como não iremos locar carro, o que sugere em termos de economia para o deslocamento diário (comprar vários tokens, por ex.?)

    2. Para saídas à noite, para voltar ao hotel é fácil encontrar taxis (de bares, da Distillery District, p.ex)? Há algum aplicativo para isso em Toronto?

    E, aproveitando o “frete”, pode responder a dúvida 2 também para Montreal (também ficaremos no Novotel)?

    Muito obrigado!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Damien, Tudo bem?
      Você vai ficar no Novotel do centro (45 The Esplanade)? Se for nesse, nem precisa se preocupar muito com passe semanal e essas coisas, pois estarão super bem localizados e vários dias nem vão precisar de carro.
      Para chegar nesse hotel do aeroporto, vocês podem usar o Up Express (trem de superfície). Para rodar a cidade, podem ir a pé (que eu adoro) ou ir comprando os tokens, conforme precisarem.
      E para ir na Distillery, vocês podem ir e voltar a pé se quiserem do hotel que estão, é perto.. mas lá tem sempre taxi ou podem chamar Uber também.
      O app de uma das empresas de Taxi, é o Beck: https://itunes.apple.com/ca/app/beck-taxi/id512292008?mt=8
      Ajudei?
      Abs

  58. Nayanne Diz

    Olá, adorei as dicas. Estarei indo mês que vem. Agora tenho uma dúvida. No Aeroporto YYZ tem o ônibus 192 Rocket bus que vai para a estação de metro Kipling. Vi que pode ser comprado numa maquina no aeroporto a passagem para o bus, na hora que entrar peço o Transfer para usar o metro. Essa Transfer ao chegar no metro precisa ser validado? Pq tem um tempo mínimo para usa-lo não é?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Nayanne,
      Você pode comprar o ticket no ônibus diretamente com o motorista, mas precisa ter o dinheiro exato, do contrário ela não volta troco.
      Quando for comprar o ticket no ônibus, avise o motorista que precisa do transfer para o metrô.
      No metrô, mostre o papel do transfer para o cobrador da cabine e beleza, as vezes, tem até entrada direta da linha do ônibus para o metro e você não precisa mostrar nada pra ninguém, vai direto mesmo … eu nunca fiz essa rota para te dizer com clareza, mas acredito que será assim, entrada direta.
      E não é que tem tempo mínimo, o transfer te garante entrar de um transporte para o outro sem pagar novamente… não é que você tem 30 minutos ou mais para fazer isso, tem que ser meio que direto, entende?
      Abs

  59. […] Como usar transporte público em Toronto 03/04/2014 […]

  60. […] Leia: Como usar transporte público em Toronto […]

  61. Paulo Tostes Diz

    Olá Mirella, tudo bem?
    Chegarei com minha esposa em Toronto (indo de NY) dia 11/09/2016, para 4 semanas de intercâmbio na Kaplan. Como chegarei quase na metade do mês, acha ideal comprar o passe mensal? Ou o melhor mesmo é ir comprando o semanal? Ou até mesmo apenas os passes diários?

    Ficarei hospedado em “The Alexandra Hotel 77 Ryerson Ave, Toronto, ON M5T 2V4” e a Escola fica em “Kaplan International Toronto, Suite 700, 55 York Street, Toronto, Ontario, Toronto M5J 1R7”

    Outra questão.. acha que o local que ficarei está mau situado ou não vale tanto a preocupação?

    Obrigado e parabéns pelóoótimo serviço

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Paulo,
      Tudo bem?
      Não acho válido comprar o passa mensal, pois ele vale do início do mês ao final.
      Uma ideia é comprar o presto card (se já tiver operando nas estações de metro que mais vai usar) ou comprar o passe semanal, se não for viajar aos finais de semana. E a escola fica a 2k da sua hospedagem, de repente, alguns dias vocês vão até querer ir e voltar a pé, né?
      Sobre a área que está morando, ela é ok sim … ela é perto da area de baladinha e restaurantes da King x Portland, a queen é uma area bem legal. Essa area fica perto de Chinatown que as vezes é esquisitinha, mas é super perto de tudo.
      No próximo intercâmbio, não esqueça de entrar em contato comigo (risos),também trabalho como agente 😉
      Aproveite muito …
      Ah … esse post vai te ajudar com Toronto também: https://www.viajoteca.com/guia-de-viagem-toronto-canada/
      Abs

  62. […] Como usar o transporte público em Toronto […]

  63. Gustavo Penteado Diz

    Olá!
    Parabens pelo site e muito obrigado pelas dicas. Uma dúvida: Se eu comprar o metropass Semanal, preciso pegar os papeizinhos de transfer?
    Obrigado

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Gustavo,
      Não precisa… o passe semanal já vai te dar acesso a todos os meios de transportes do TTC.
      Ans

  64. Damien Theis Diz

    Oi Mirella! Passando para agradecer a sua atenção e as dicas dadas.. elas, assim como seu site, facilitaram muito nosso passeio (estivemos em Toronto, Montreal e Quebec City na 1a quinzena de setembro..).

    Como vc havia me falado, dada a localização do hotel (perto da Union Station), usamos muito pouco o transporte público em Toronto… andamos muito e foi muito legal!

    Em Montreal já utilizamos bastante o transporte público (principalmente ônibus, para ir vendo a cidade (deixamos o metrô para as maiores distâncias)) – lá valeu a pena o cartão semanal. Gostamos do transporte.. muito pontual e nos atendeu 100% – ah, o Google Maps é um “companheirão” de viagem.. traz opções, horários e tudo que precisamos..

    Em Quebec City, como ficamos na Cidade Histórica, fizemos tudo a pé… taxi apenas para ir ao aeroporto. Aqui, vou repetir um comentário que fiz em outro post.. mais um alerta.. para quem chegar de trem, não se engane pela distância da estação até o hotel (900m, 600m, etc..) pois, diferentemente das outras duas cidades que mencionei – que são planas, esta distância será vertical para quem ficar na Cidade Histórica… aí vale a pena esperar o quanto for para pegar um dos poucos taxis na estação.. experiência própria.. encarei os 900m para cima com mala e não foi nada agradável.. hehehe…

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Damien, Tudo bem?
      Que legal se sua viagem foi um sucesso!!!
      Uma delícia passear pelo Canadá, não é? Eu adorei … obrigada pelas dicas sobre transporte publico e localização de hoteis.
      Essa aventura de mala, 900m e caminhar por Quebec City realmente não é fácil, especialmente porque a estação de trem fica na cidade baixa!!! Mas valeu pela ginástica, né? risos…
      Abs

  65. Mellina Villela Diz

    Bom dia, estou indo no ano que vem p Oakville que é perto de toronto, onde eu vou estudar e trabalhar… gostaria de saber se posso comprar esse passe mensal para fazer a viagem todos os dias. No caso, queria saber se Oakville esta incluido nos itinerarios que ou os onibus ou os metros fazem. Obrigada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Mellina,
      O TTC de Toronto não vale para Oakville.
      Se você for ir e voltar de Toronto, via Oakville, terá que usar o Go Train, e de repente, mais fácil comprar o presto card.
      Abs

      1. Mellina Villela Diz

        Teria como me informar mais sobre esse go train e o presto card, estou preocupada em como vou chegar e o preco de tudo por ter que ir e voltar todo dia.

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Mellina,
          Sim, o TTC vale somente para a cidade de Toronto, a GTA (Great Toronto Area), tem outras formas 😉
          Abs

  66. Eduardo Diz

    Oi, Mirella, tudo bem? Depois de passar uma temporada chatíssima em Londres e uma super bacana em NY, vou para Toronto na próxima semana e devo ficar alguns. Vou ficar em 261 westmount avenue, e não faço ideia de onde seja. Gostaria de saber (se você puder informar) onde na região eu encontro metropass mensal para comprar, já que por lá não existe estação de metrô. E gostaria de saber se você me indica alguma operadora de celular. Andei pesquisando e pelo tempo que pretendo ficar, acho que o melhor plano seria o “bring your own phone” por não ter fidelidade etc, mas não faço ideia da operadora e não sei também como faz o pagamento do plano (não fala no site da operadora). Queria saber se é como nos Estados Unidos que vc tem que ir a loja da sua operadora todo dia X para renovar, ou por qual outro método é cobrado! Por ultimo (quanta folga minha) como eles cobram multa se eu não cancelar o plano? É feito através de cartão de crédito? Acho que a outra pergunta responde tudo! Parabéns pelo blog! Excelente! Ah, vocês possuem algum serviço de transfer? Não contratei nenhum pela agência de intercâmbio. Tinha me esquecido desse detalhe. E como realmente não conheço, seria interessante para não ficar perdido nas mãos de taxistas. No seu trabalho você faz auxílio a aplicação em universidades? Obrigado!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Eduardo,
      Sua localização é legal… e eu iria de taxi mesmo para lá, não tem problema e os taxistas são de confiança. Qualquer coisa, pegue a limo ao invés do taxi, que custa um pouco mais caro, mas o preço é fixo para a região que vai, pergunte o valor antes de entrar no taxi e pronto.
      Para meus estudantes eu estou recomendo comprar o chip desde o Brasil da EasySim4U: http://www.mikix.com/easysim4u-plano-de-celular-para-canada-e-estados-unidos/ . Se não der tempo, as empresas Fido, Telos, Wind e Koodoo costumam ter o melhor preço de prepaid.
      Sobre meu trabalho, no momento só faço cursos de inglês para jovens e adultos, e high school… na próxima vez, conte comigo para seu intercâmbio!
      Abs

  67. Eduardo Diz

    Oi! Muito obrigado pela resposta e agilidade! A princípio ficarei 3 meses (foi o tempo que fechei o curso), mas pretendo fazer curso por mais 2 meses após acabar esse tempo e vou te procurar! Muito obrigdo! Obrigado por informar sobre taxi e limo! Quando ao celular, eu havia visto essa opção no site, inclusive nos eua sempre usei T mobile e gosto muito. Mas a opção máxima nesse link é de 30 dias e como ficarei mais, não sei se vale a pena adquiri-lo para chegar lá e ir atras de um outro por mais 2 meses e ter que trocar de número novamente, por isso tinha perguntando sobre isso e sobre a forma de cobrança dos planos no Canadá! Muito obrigado! Grande abraço! 🙂

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Eduardo,
      Legal… qualquer coisa estou por aqui …
      Ah, sobre o easysim4U, eles tem para mais tempo sim, uma das minhas estudantes usou por 2 meses e deu tudo certo.
      Manda mensagem e pergunta, de repente feche por 30 dias e veja a possibilidade se pode extender quando estiver lá…
      Grande abraço e aproveite muito Toronto!

  68. Aderson Almeiada Diz

    Oi Mirella tudo bem ?
    li vários comentários e achei super o seu blog. Como é bom ter pessoas ajudando pessoas. Eu estou prestes a fazer o intercâmbio e queria que você me passasse dicas importantes.Uma dúvida dentre as muitas que tenho é com relação a época de ir.
    Qual o melhor mês para se iniciar o intercâmbio ?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Aderson, Tudo bem? Eu acho que entre Maio e Outubro são as melhores épocas, mas escrevi um post no meu blog pessoal exatamente sobre isso: http://www.mikix.com/intercambio-canada-inverno-ou-verao/
      Aliás, eu sou agente de intercâmbio, se precisar de cotação, estou a disposição: contato@mikixintercambio.com
      Abs

  69. Victória Diz

    Ola. Estou adorando suas dicas. Estou indo para Toronto em Junho/2017. Fiquei com várias dúvidas sobre o transporte público, você poderia me ajudar ? Qual a diferença entre Tokens, Bilhetes e Passes ? Não posso adquirir um Day Pass ? Quando entro nos ônibus e street car como comprovo que paguei, existem maquininhas ? Quando é no Metro é token e se tiver trasnferência depois que passo na roleta uso a maquininha vermelhapara pegar a trasnferência ? Obrigada e depois as perguntas bobas.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Victória,
      Tokens é uma moedinha que se parece com um bilhete e vale para uma rodada, os passes podem ser semanais ou mensais. O Day Pass só tem familiar e aos finais de semana.
      No ônibus ou street car, você compra o passe com o motorista, ou dá para ele um token, ou usa o passe semana e mensal passando na maquininha de passe. Hoje também tem o metro card, que é um cartão que carrega dinheiro do transporte, mas ainda não vale em todos os lugares.
      Token vale em qualquer transporte; metro, ônibus e streetcard. O passe de transferência você pega com o cobrador no ônibus e street card, e na maquininha na saída quando é no metrô.
      Ajudei? Estando aqui em Toronto, o processo fica mais simples kkkk
      🙂
      Abs

  70. Victória Ede Moreira Diz

    Obrigadão pelas sua prontidão em responder e me ajudou muito. No site da TTC vi a seguinte” Single
    Single Day Passes are available for use any day of the week, including statutory holidays. Passes are valid from the date shown on the pass until 5:30 a.m. the next day. Good for one person.” o que meu deu a entender que posso comprar o Day Pass individual, será ? Vou eu e uma amiga posso comprar o Day Pass como família ? `verdade que existe um transporte de downtown para o Aeroporto Billy Bishop gratuito ? A Ilha onde tem este Aeroporto é a mesma que que Toronto Island ? Desculpe te pertubar e novamente Obrigada e Parabéns .

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Victoria,
      Você está certinha, o day pass individual pode ser comprado em qualquer dia da semana, mas precisa ver se compensa, né? 🙂
      Eu não sei se pode comprar o family pass (aos finais de semana) dois adultos que não sejam família, mas vale tentar, pois acho que daria certo sim.
      Sobre o transporte de downtown para o Billy Bishop Airport, existe, mas sinceramente eu acho que não dá acesso a ilha – nunca tentei fazer isso (risos), pois acho quase impossível, pois você teria que passar no meio do aeroporto para aessar a ilha e nunca vi ninguém comentando sobre isso 🙂 . Para isso você precisa pegar o ferry que não é gratuito, mas não é caro: http://www1.toronto.ca/wps/portal/contentonly?vgnextoid=3690dada600f0410VgnVCM10000071d60f89RCRD
      Estou aqui para ajudar 😉
      Abs

  71. Karina Diz

    oie, Mirella
    Tudo bem?
    Vou passar 20 dias em Toronto e estava pensando em comprar ou passe semanal ou o mensal…ainda estou vendo o que compensa.
    Minha dúvida é: com esses passes semanais ou mensais, posso usar o metro/ônibus quantas vezes quiser no dia?
    beijos e parabens pelo site!!!

  72. Victória Diz

    Ola. Novamente eu por aqui. Quando faço a conexão de uma linha de metro para outra na mesma estação gostaria de saber :
    1 – Se eu estiver com o day pass se preciso de transfer? ou uso novamente o day pass?
    2 – Se eu estiver com o token, necessito pegar o token ?Pergunto pois não sei se sentro da mesma estação tenho que sair para pegar outra linha de mMetro ou mudo de plataforma internamente sem ter que entrar novamente.
    3 – Para comprara tokens e day pass existem caixas nas Estações de Metro ? ao invés de usar a maquininha.
    Obrigada por tudo e sei que tem que ter muita paciência conosco.
    Novamente Parabéns pelo seu trabalho e melhor site de viagem que já acessei.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Victoria,
      Com o day pass não precisa do transfer.
      Com token, precisa do transfer para pegar outro meio de transporte, pois fazer baldiação entre estações de metro não precisa de transfer,só não pode sair da estação, entende?
      A maioria das estações tem caixas para comprar.
      AMAMOS as palavras sobre o blog <3
      Volte sempre!!!
      Beijos

  73. Alexandre Diz

    Ola Mirella, muito legal sua dicas, vão ajudar muito! Estou indo fazer intercâmbio em Toronto agora em Maio e irei ficar no endereço: Lamberton boulevard, North York, poderia me dizer se é um bairro seguro? Obrigado.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Alexandre,
      Que pena que não entrou em contato antes, sou agente de intercâmbio 🙂
      Enfim, North York é um bairro excelente, mas bem grande.
      Pelo que entendo, essa região que está ficando é legal sim, só evite a interseção Jane x Finch, pois ela não tem fama muito boa.
      Boa viagem a aproveite!
      Você já viu esse nosso guia de Toronto: https://www.viajoteca.com/guia-de-viagem-toronto/
      Abs

  74. Ivone Diz

    Mirella, tudo bem?
    Com o passe semanal posso utilizar os ônibus e o metrô?
    Adoro seu blog! Conteúdo excelente e sua atenção com as pessoas é demais!
    Abração
    PS – Ainda não consegui definir os passeis que farei em Toronto (rs)

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ivone,
      Sim, no passe semanal todos os meios de transportes dentro de Toronto estão incluidos (metro, onibus e streetcar).
      Obrigada pelas palavras sobre o blog e desculpa a demora em responder, estava viajando 🙂
      bjks

  75. Ivone Diz

    Mirella, bom dia!
    Desconsidere a pergunta acima, pls.
    Estava lendo os comentários e vi que a resposta é sim.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Ops … respondi mesmo assim 🙂
      Bjks e aproveite Toronto

  76. […] Como usar o transporte público em Toronto […]

  77. Toronto - Mikix Intercâmbio

    […] Como usar o transporte público em Toronto […]

Comente Aqui