Página Principal Alemanha Rothenburg ob der Tauber: a cidade mais famosa da Rota Romântica

Rothenburg ob der Tauber: a cidade mais famosa da Rota Romântica

por Carina Dittrich
25 comentários

Não é à toa que esta bela cidade é a mais famosa da Rota Romântica na AlemanhaRothenburg ob der Tauber é mesmo a mais charmosa, a mais atrativa e a mais cheia de atrações do que todas as demais.

Pra começar, a cidade é toda murada e isto faz ela irresistível. Até porque é difícil de se encontrar cidades completamente muradas nos dias de hoje. Devido ao fato que muitas das cidadezinhas tiveram de abrir mão de seus muros para se expandir, poucos são os lugares onde ainda se veem muros intactos como os visto em Rothenburg, na Alemanha. Outros motivos para as cidades terem perdido seus muros ao longo do tempo são invasões, guerras e deterioração.

Desta forma, Rothenburg continua mantendo dentro destas paredes centenas de anos de história e um clima de Idade Média. A isto, somado a muita beleza de construções bem preservadas, flores nas janelas e muita animação. Sem dúvida, a cidade que você DEVE visitar na Rota Romântica!

Dizem, inclusive, que Walt Disney se baseou no plano de Rothenburg para fazer a vila onde vivia o Pinóquio no famoso desenho animado que ele deu vida… pode ter motivos para ser mais inspiradora?

Rothenburg ob der Tauber

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA


Super passeio >>>> Rothenburg e Rota Romântica em 1 dia a partir de Munique!

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg é mágica, certamente é daquelas cidades que flanar pelas suas ruas é um prazer. E por mais que se visite a cidade, sempre se tem vontade de voltar de novo e de novo…

História de Rothenburg ob der Tauber

A história da cidade começou cerca do ano 970, quando a área passou a ser posse do Conde Comburg-Rothenburg. Um século mais tarde, a família construiu no local um castelo (que hoje não existe mais). Deste modo, seu nome Rothenburg ob der Tauber (Rothenburg sobre o Rio Tauber) vem daí, juntamente com o nome do rio que corta a cidade, o Tauber.

Já no ano 1250 foi construída a estrada que ligava Ausgburg a Würzburg e passava por Rothenburg. Atualmente, esta estrada é hoje parte do que chamamos de Estrada Romântica (ou Rota Romântica).

Anos foram passando, a cidade foi transformada em Cidade Imperial em 1274 e assim se manteve até 1803. Entretanto em 1631 a cidade sofreu um grande cerco durante a Guerra dos 30 anos. Sobretudo isto a fez perder importância e enquanto seu desenvolvimento se paralisou. Por um lado isto causou anos de atraso. Mas por outro, é devido a isto que podemos apreciar a cidade como ela é hoje…

Tempos modernos

Já antes da 2ª Guerra Mundial ela era muito turística e atraía muitos turistas. Mas mesmo assim não foi perdoada e teve 45% de toda sua área destruída por bombardeios. Um lugar tão belo teria de se reerguer. O que aconteceu rápido e a maioria dos seus prédios foram reconstruídos tal e qual antes da destruição. E em 1950 ela já estava de volta ao seu esplendor e encantando quem a visitava.

Bate e volta de Frankfurt >>>> Um dia em Rothenburg!

Rothenburg ob der Tauber

Onde ficar em Rothenburg

Rothenburg é uma cidade bem pequena e toda murada, então para você sentir mesmo o clima dela, eu indico fortemente que você se hospede dentro dos muros. Pois ali você pode ir para todos os cantos à pé e aproveitar a cidade ao máximo. Certamente, na tua busca você vai encontrar mais de uma vez a indicação do Hotel Eisenhut. Afinal, a indicação é mais do que apropriada. Realmente, é um ótimo hotel. Aliás, outra ótima opção fica quase em frente e é o Historik Hotel Gotisches Haus garni.

Apesar de ser um pouco difícil selecionar só algumas poucas opções em Rothenburg ob der Tauber, sempre tem aqueles lugares que temos de mencionar. Um deles é o Burghotel e o histórico Romantik Hotel Markusturm. Outras opções seriam o Hotel Reichs-Küchenmeister e o Hotel Zum Breiterle, que é uma antiga cervejaria do século XVIII.

Roteiro por Rothenburg ob der Tauber

A cidade pode ser visitada num dia ou até mesmo em poucas horas. Isto depende do que se tem interesse de ver e o tempo disponível. Para aqueles que tem um pouco mais de tempo, indico dormir na cidade e apreciá-la de outra forma. Isto porque que depois que a maioria dos turistas vai embora, ela passa a ter uma tranquilidade enorme e se mostra de outra maneira.

A visita deve ser feita toda à pé, já que a cidade murada é pequena e tem seu centro limitado para o trânsito de veículos. Vale a pena se perder por suas ruas medievais e desta maneira apreciar seus detalhes inesperados. Além de sentar nos seus restaurantes e ver a vida passar.

Para quem vai de carro:

Rothenburg conta com vários estacionamentos do lado de fora das muralhas (pagos, mas baratos –  ver informações mais abaixo). Deixe o carro em um deles, e daí basta entrar através dos muros e explorar suas ruas até chegar a Marktplatz, o coração da cidade.

Mapa de Rothenburg para fazer sua visita

Abaixo um mapa numerado com as atrações imperdíveis de Rothenburg e o  pontilhado amarelo, que é o percurso indicado para quem quer passar pelas ruas de maior interesse:

Rothenburg on der Tauber mapa 1
[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Indicação de hotel em Rothenburg

Se estiver procurando hospedagem em Rothenburg, eu indico o Hotel Eisenhut, uma das melhores opções na cidade. Super central e charmoso, ele ainda tem um dos melhores restaurantes da região!

Reserve seu hotel na Alemanha ou na Rota Romântica no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e a maior opção de escolha.

[/vc_message]

>> De Frankfurt: Rota Romântica e Rothenburg Tour

>> De Frankfurt: Rothenburg Wine Tour

Muros e Torres da cidade de Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ainda é toda murada, como já foi dito, e seu muro é uma de suas maiores atrações. Construído por volta do século XIII, o que se vê hoje em dia é, claro, uma reconstrução do muro antigo, já que infelizmente a cidade não foi poupada durante a 2ª Guerra Mundial.

Várias torres da muralha dão acesso ao muro e pode-se dar uma volta completa ao redor de Rothenburg pelos seus 4 km de muralhas. Não deixe de caminhar pelos muros e ver a cidade de uma outra forma, pelo menos num trecho. Aliás, tente imaginar como deveria ser passar por ali na Idade Média!

Curiosidade sobre as muralhas de Rothenburg

Caminhando pelas muralhas pode se ver várias placas nas paredes com nomes gravados, que nada mais são do que uma forma de agradecimento àqueles que financiaram a reconstrução das mesmas.

Anote aí: as torres mais interessantes são a Rödertor (2) uma das belas torres da muralha, o Galgentor (10), um antigo local de execução, assim como o Klingertor (5) e a imperdível Plönlein (9), a esquina mais fotografada da cidade.

Rothenburg Muralhas Imagem de Peter H por Pixabay
Muralha de Rothenburg | Imagem de Peter H por Pixabay

Um roteiro para conhecer Rothenburg ob der Tauber

Plönlein

A famosa bifurcação é “a” foto da cidade. Geralmente quando se vê algo sobre Rothenburg, é esta esquina que é mostrada. Afinal, este é um conjunto de construções que se completam, com foco na casinha amarela em estilo enxaimel no centro.

A torre Siebersturm foi construída em 1385 e fica à esquerda e ao fundo. O portão Kobolzeller Tor fica à direita. Elas emolduram o local, dando-lhe mais beleza ainda.

Rothenburg capa

Seguindo reto na rua do Rödertor, logo se vê a frente a torre Markusturm. Neste lugar estão as magníficas casas da cidade e a romântica fonte Röderbrunnen. Sem dúvida, esta fonte, juntamente a poderosa torre Markusturm, é um dos pontos mais fotografados em Rothenburg. Deste modo, não perca a chance você também de fazer uma bela foto aqui!

Markusturm

A bonita torre com um relógio do século XII foi parte da primeira fortificação da cidade, que foi mais tarde substituída pela muralha externa.

Mas todos os caminhos levam a Marktplatz (3), a principal praça da cidade e onde está a bela Rathaus, a prefeitura.

Marktplatz

Marktplatz significa “praça do mercado” em alemão, e como a gente pode presumir, era aqui que acontecia o mercado da cidade desde os tempos mais antigos. Desde sempre, esta praça foi o coração da cidade de Rothenburg.

Aliás, o prédio grande que se vê é a prefeitura, a Rathaus, que ocupa boa parte da praça. Perpendicular a ele está o Ratstrinkstube, que era a taverna do conselho regional. Aqui foi instalado em 1683 um relógio, que em algumas horas cheias tem uma pequena encenação de um bonequinho contando uma das lendas da cidade.

Bem como, na praça também fica o Escritório de Turismo da cidade, onde pode se pegar um mapa para se orientar melhor e ainda consultar os horários da encenação do relógio.

Rothenburg Marktplatz

>> De Nuremberg: Rothenburg Tour de 1 dia em espanhol

Rathaus e Rathausturm

A prefeitura da cidade é uma construção gótica muito bonita e possui uma torre construída entre 1250 e 1400, com 52 metros de altura. Aliás, você sabia que é possível subir na torre para se ter uma visão de cima da cidade e de sua muralha? Então, não perca a oportunidade de subir os 220 degraus. Certamente eles valem o esforço, já que a vista lá de cima é única.

Entrada para a Torre: adultos €2, sendo que crianças até 14 anos pagam €0,50.

Aberta: abril-outubro, entre 09h30-12h30 e 13-17h; novembro e de janeiro-março: sábado e domingo, entre 12-15h; dezembro, diariamente, 12-15h.

Durante o período de Weihnachtsmarkt (feira de Natal), abre diariamente entre 10h30–14h e 14h30–18h (6ª-sáb até 20h).

Rothenburg Rathaus
Prefeitura de Rothenburg

2 lindas cidades a partir de Frankfurt >>> Bate e volta para Heidelberg e Rothenburg!

Ao lado da praça está a linda fonte Georgsbrunnen.

Georgsbrunnen

Esta fonte está neste lugar desde o ano 1446. Não só a sua aparência é imponente, como sua capacidade é de 100.000 litros de água e ainda ela tem oito metros de profundidade! Por mais de 400 anos na cidade, esta fonte apresenta um chafariz coroado pela figura de St. George, incluindo dragões. Aliás, no período de trevas da Idade Média, ficavam na frente da fonte uma forca, um pelourinho e palco de tortura.

Rothenburg St. George Fountain
Fonte de Rothenburg St. George
[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-ambulance”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Por isso, não corra o risco de não poder entrar na Europa por falta de um!

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então aproveite e use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Ainda nas imediações da praça, outra grande atração da cidade: a linda loja Käthe Wohlfahrt. Mas por que uma loja seria uma grande atração da cidade? Justamente por ser uma loja só de artigos natalinos e que não deve ser perdida de maneira alguma! Assim como, ali também funciona o Museu do Natal Alemão.

Loja Käthe Wohlfahrt

Definitvamente esta é a loja mais famosa da Europa em decoração natalina! Portanto, ela conta com várias lojas em Rothenburg. A principal delas, naturalmente a mais bonita, fica na Herrngasse, e uma visita é imperdível!

Ali tem tudo o que se possa imaginar em termos de decoração de Natal, feitos dos mais diversos materiais. Então encontram-se presépios, bonecos quebra-nozes, bolas natalinas dos mais diversos formatos e tamanhos, assim como guirlandas, toalhas de mesa com o tema e muito mais. Em resumo, o site da loja diz que são mais de 30 mil peças a venda.

A loja é linda e mesmo que não se tenha a menor intenção de comprar algo, ainda assim a visita é muito recomendada. Definitivamente, o lugar é mesmo de sonho!

Aliás, a loja fica aberta o ano inteiro. Então a visita pode ser feita de 2ª-sábado, entre 09h30-18h30; assim como no domingo, entre 10-18h.

Loja Käthe Wohlfahrt
Loja Käthe Wohlfahrt

>> De Munique: Excursão de Ônibus Rothenburg e Nördlinger Ries

Deutsches Weihnachtsmuseum – Museu do Natal Alemão

No primeiro andar maior loja da Käthe Wohlfahrt funciona este pequeno museu que apresenta a história dos Natais da Alemanha de 1800 até 1960. Desse modo, em 250 m² de exposição estão expostos mais de 5 mil ítens contando a história do Natal e suas tradições. Aliás, muitos dos artigos em exposição foram doados por pessoas do mundo inteiro. Por isto, a coleção é bem abrangente.

Horário

O museu funciona diariamente das 10-17h de 1.abril – 23.dezembro;

De 21.janeiro – 31.março, diariamente entre 10-15h30;

De 25.dezembro – metade de janeiro, diariamente entre 10-16h30.

Assim como, nos outros dias, o lugar tem horários especias.

Ingressos

Adultos: €4 na alta temporada e €2,50 na baixa temporada.

Crianças entre 6-11 anos: €2 na alta temporada e gratuito na baixa temporada.

Fonte: Loja Käthe Wohlfahrt

Ainda nos arredores estão 2 igrejas que atraem turistas: a St. Jakobs Kirche (4) e a Franziskanerkirche (7).

St. Jakobs Kirche

A Igreja de St. Jakobs é a maior Igreja da cidade e foi construída em 1485. A princípio, para visitar o interior da igreja é preciso pagar uma entrada. Mas o valor vale a pena, pois ali está o fabuloso altar criado por Tilman Riemenschneider, o Franziskusaltar, feito entre 1495 e 1505. Segundo a lenda, neste altar está guardado uma gota do sangue de Cristo.

Entrada: €2.

Aberta: abril-outubro, entre 09-17h15; dezembro, entre 10-16h45; novembro, janeiro-março, entre 10-12h e 14-16h.

Klostergasse, 15.

Franziskanerkirche

Também conhecida como St. Marien, esta é a mais antiga igreja da cidade, tendo sido construída em 1309. Apesar de ser tão antiga, se você fizer a visita, não deixe de observar os modernos vitrais de Johannes Schreiter.

Horário: março-dezembro, entre 10-12h e 14-16h. Entretanto, fica fechada em janeiro e fevereiro.

Missa: aos domingos, entre 11-11h30; no verão, na 5ª-feira às 18h15: leitura e música.

Além disso, frequentemente acontecem concertos gratuitos de órgão e coral.

Fica na Herrengasse.

Rothenburg ob der Tauber Herrengasse
Seguros Promo

Seguindo para a borda da cidade que dá para o Rio Tauber, e de onde se tem lindas vistas, chega-se ao Burggarten e Alte Burg (6).

Burg Tor e Burggarten

Atualmente, numa das pontas da cidade fica um belo jardim, de onde se tem lindas vistas das áreas ao redor de Rothenburg. Entretanto, na Idade Média ali ficava o castelo da família Hohenstaufen. Embora ele tenha sido destruído num terremoto que aconteceu na cidade em 1356, ainda vale muito a pena seguir até lá.

Este é um lugar de parada obrigatória e onde você vai tirar muitas fotos. A vista daqui é realmente bonita!

Rio Tauber
Rio Tauber

>> De Munique: visita guiada privada a Rothenburg ob der Tauber

Faça a caminhada por fora dos muros, na encosta da cidade, para seguir até o Burg Tor. Caso este não seja seu interesse, siga por dentro da cidade, passando pelo Reichsstadtmuseum (12).

Reichsstadtmuseum

Este é o museu que conta a história desta linda cidade. Ele fica no prédio que era um antigo mosteiro dominicano e conta com mais de 2500 m² de área de exposição. Conforme diz o site do museu, o acervo abrange oito séculos de história. Então ali estão as coleções da associação Alt-Rothenburg, de igrejas, assim como empréstimos privados. Sobretudo, as obras apresentadas são pinturas, esculturas, artesanatos e muito mais.

Aberto: abril-outubro, entre 10-17h e novembro-março, entre 13-16h.

Entrada: adultos €4,50, família €10, aliás, crianças até 6 anos não pagam.

Permissão para fotografar: €3.

Klosterhof, 5.

Rothenburg ob der Tauber blick
Vista de Rothenburg

>> De Würzburg: Rota Romântica & Rothenburg

Dali, sigam em direção ao norte do centro da cidade antiga para passar pela Weisser Turm (11).

Weisser Turm

A Torre Branca (weisser Turm) é também chamada de “arco da forca”, e deve-se imaginar o porquê do nome… Ela foi construída no final do século XII como parte da antiga muralha interna da cidade. Entretanto, ela foi incendiada em 1945, e bem como foi reconstruída tal como era. Aliás, a grande torre apresenta 33,5 metros de altura.

Rothenburg Imagem de montemari por Pixabay
Rothenburg | Imagem de montemari por Pixabay

Dica!

A famosa feira de natal da cidade, a Weihnachtsmarkt Rothenburg ob der Tauber, tem um nome, e assim ela se chama Reiterlesmarkt.

O mercado de Natal funciona de 2ª – 5ª-feira, entre 11-19h. Já de 6ª-feira a domingo, funciona entre 11-20h.

Portanto, não perca se estiver pela região!

Dicas Gourmet

  • Na cidade, não deixe de saborear uma das Schneebälle. Esta delícia é uma bolota de massa frita coberta com chocolate, nozes ou açúcar. A delícia é vendida somente na cidade, e com certeza vocês verão elas nas vitrines nas confeitarias da cidade. Certamente, eu super recomendo! A Aline do Contando Destinos também já falou sobre eles.
  • Quer fazer uma refeição na casa mais antiga da cidade? Então, siga para Taverna zur Höll. Você vai se deliciar neste lugar histórico da cidade.
Schneebälle Imagem de rebeccaleahdias0 por Pixabay
Schneebälle | Imagem de rebeccaleahdias0 por Pixabay

Informações Práticas

Rothenburg Tourismus Service-Tourist Office

O escritório de turismo da cidade pode ajudar na reserva de hotéis, compra de tíquetes, além de visitas guiadas, livros, mapas, assim como todo tipo de informação.

Marktplatz, 91541 Rothenburg ob der Tauber.

[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha para fazer a rota romântica?

Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

Estacionamento em Rothenburg

Uma vez que a parte antiga da cidade tem proibição de tráfego diário, carros de turista não podem circular por lá. Ou seja, entre 11-16h e 19-06h nenhum carro pode circular sem permissão por esta área. Somente quem tem reserva confirmada nos hotéis desta região da cidade tem chegada livre. Então, não entre de carro dentro dos muros da cidade (a não ser que você esteja com a reserva do seu hotel em mãos e ele fique dentro dos muros), o risco de você ganhar uma multa é grande.

Portanto, o indicado é seguir as placas de estacionamentos pagos próximos aos muros da cidade. Desta forma você evita multas e contratempos, e estaciona ao lado do centro.

Por fim, procure pelos estacionamentos:

P1 – Am Friedrich-Hörner-Weg (Permitido para ônibus, caminhão e carro).

P2 – Nördlinger Straße (Permitido para ônibus, carro e trailer).

P3 – Schweinsdorfer Straße (Permitido para ônibus, caminhão, carro e trailer).

P4 – Am Hornburgweg (somente carro).

P5 – Am Bezoldweg (somente carro).

Em resumo, os parques de estacionamentos P1, P2, P3, P4 (porção norte) e P5 (trecho oeste) são pagos diariamente entre 08-18h. No entanto, o parque P4 (trecho sul) e o P5 (zona leste) são pagos somente aos sábados, domingos e feriados entre 08-18h.

Valores

Taxas para carros: uma hora custa €1. Assim, cada hora adicional custa mais €1.

Entretanto, o bilhete de estacionamento diário custa €5.

Mapa dos estacionamentos na cidade (P azul):
Rothenburg ob der Tauber

JÁ QUE ESTÁ AQUI, CONTINUE LENDO SOBRE A ROTA ROMÂNTICA:

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ TAUBERBISCHOFSHEIM, NA ROTA ROMÂNTICA – ALEMANHA

+ DONAUWÖRTH, NA ROTA ROMÂNTICA – ALEMANHA

+ OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU, NO SUL DA ALEMANHA

+ A BELA ALTE MAINBRÜCKE EM WÜRZBURG


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

25 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Amauri Zimmermann 16 de março de 2023 - 16:34

Vou a Rhothenburg dia 17/05. O primeiro hotel que indicaram gotiches haus não tem
No booking. Como faço para reservar hoteis que vocês me indicam?

Responder
Carina 16 de março de 2023 - 17:47

Olá, Amauri!
O Gotiches Haus está no Booking sim, dá uma olhada neste link: Gotiches Haus

Pode ser que ele já não tenha mais quartos para a data que você procura, mas tem outras opções bem legais na cidade, inclusive dei mais de uma opção ali em cima. 😉
Aproveite muito a cidade, ela é encantadora!!

Responder
Erika 13 de junho de 2022 - 19:46

Olá!
Então para entrar de carro na cidade murada, tendo reserva em hotel interno, é possível qlqr horário? E aí os hoteis tem vagas internas (garagem) ou essa entrada é só para deixar malas e depois tem que sair com o carro? Obrigada

Responder
Carina 14 de junho de 2022 - 05:15

Oi, Erika!
Tudo depende do hotel que você escolher. Mas se você reservou um quarto num hotel com garagem (pode ser que o hotel cobre a parte esta garagem, tá?!), você pode sim entrar na ciade murada em qualquer horário e deixar o carro lá. Caso você não tenha reserva de garagem vinculada ao seu quarto, você deve perguntar ao hotel como proceder. 😉
Boa viagem!

Responder
Ana Paula 25 de março de 2022 - 16:05

Eu sempre vejo a foto dessa cidade e penso: Queria muito conhecer!! Parece ser tão charmosa!!
Ficamos uns dias em Veliko Tarnovo na Romênia e a cidade é muito parecida, uma graça!
Já salvando varias dicas aqui!

Responder
Carina 26 de março de 2022 - 16:16

Fico feliz em saber, Ana Paula! Tomara que não demore para você conhecer Rothenburg, ela é realmente encantadora!

Responder
mercedes 20 de fevereiro de 2020 - 14:34

ola, tudo bem?

tenho viagem para Alemanha em julho de 2020 e pretendia ficar 3 noites fazendo a rota romantica. gostaria de sugestao se é viavel pernoitar todas as noites em rothenburg, e fazer bate e volta nas cidades ao redor. quero evitar o pinga pinga em varios hoteis.
aproveito, e pergunto, 3 noites em frankfurt e vale do reno sao suficientes? vale mais a pena pernoitar em frankfurt ou alguma cidade proxima, como Bacharach ou Rudesheim?
ansiosa pelos seus comentarios!

Responder
Carina 21 de fevereiro de 2020 - 05:07

Oi, Mercedes!
eu não indico ficar as 3 noites em Rothenburg, não… a Rota é bem comprida, e o Castelo Neuschwanstein e Rothenburg (que são os 2 grandes highlights da Rota), por exemplo, são cerca de 250 km de distância, para fazer um bate é mega cansativo. O que você poderia fazer era ficar umas 2 noites em Rothenburg e ver num dia as cidades acima dela, e depois algumas mais abaixo, e assim seguir adiante. Mas dependendo do resto da tua viagem, eu ainda acho que seguir dormindo uma noite em cada cidade, você ganha tempo, apesar de ser um pouco incomodo, sim.
Quanto ao Vale do Reno, com certeza, hospedar-se na região é muito mais charmoso e evita um belo trecho de estrada todos os dias, ainda mais que a Autobahn que liga Wiesbaden a Frankfurt costuma ser bem cheia cedo pela manhã e no fim do dia. Eu indico muito ficar no Vale. 😉
Boa viagem!

Responder
Sheila 21 de janeiro de 2020 - 20:00

Olá
Lendo seu Blog e louca para conhecer essa cidade
Pretendo ficar 4 dias em Munich fazendo bate e volta para outras cidades da rota romântica
Mas quero muito ficar 2 noites em Rothenburg.
Não queremos pegar carro de jeito algum!
Tenho duas dúvidas:
Como ir de munich para Rothenburg e dessa cidade tem trem q vá para Zurich?
Alguma outra sugestão?

Responder
Carina 22 de janeiro de 2020 - 03:16

Oi, Sheila!
Existe ligação de trem, mas não direta. Para chegar em Rothenburg ob der Tauber vc precisa trocar de trem 2 ou 3 x. A mesma coisa para Zurique. 😉
Boa viagem!

Responder
Khiara Campos 26 de julho de 2019 - 11:02

Bom dia Carina!
Super completo o post, as dicas e os mapas realmente facilitaram meu planejamento.
Obrigada pela dicas.
Abraços

Responder
Carina 26 de julho de 2019 - 11:33

Fico muito feliz em saber, Khiara!
E obrigada por voltar e deixar um comentário elogioso. 🙂
Super beijo pra vc!

Responder
Cynthia Castilhano 27 de maio de 2018 - 15:03

Muito bom seu blog, parabéns! Ainda tenho uma dúvida… há que tipo de controle no acesso dos carros para quem tem reserva no centro? A quem iremos nos reportar para ter acesso?

Responder
Carina 29 de maio de 2018 - 18:31

Não existe controle nenhum, Cynthia. O que não tem são lugares para parar dentro da cidade. Então você tem de seguir direto para o hotel.
Diferente das cidades históricas italianas, os centros da cidades alemãs não é fechado por barreiras eletrônicas ou por multadores eletrônicos. Basta vc seguir direto ao estacionamento do teu hotel. 😉
Boa viagem!

Responder
Patrícia 1 de agosto de 2022 - 18:53

Ola! Tudo bem?
Saindo de Frankfurt, da para ir direto pra Rothenburg e final da tarde ir dormir em Nuremberg?
Agradeço

Responder
Carina 2 de agosto de 2022 - 06:06

Oi, Patricia!
É corridinho, mas dá sim. 😉
Boa viagem!

Responder
LUCIANA DE SOUZA NUNES 9 de junho de 2017 - 10:38

OI Carina

Muito obrigada

Bjo
Lu

Responder
LUCIANA DE SOUZA NUNES 5 de junho de 2017 - 16:32

OI Carina tudo bem? Eu adoro o teu blog e sempre confiro tuas dicas e teus belos textos…

Inclusive para montar o nosso roteiro, usei muitas, mas muitas das tuas dicas…
Posso te perguntar algo?

Eu e meu marido estamos indo para a Alemanha em outubro/2016. Entraremos por Frankfurt, ficaremos aí 02 dias; depois reservamos um carro e vamos conhecer a Rota Romântica… com 1 pernoite em Wurzburg; 03 pernoites em Rothenburg ob der Tauber; 03 em Fussen; depois vamos a Berchestgaden;;;
Depois Hallstatt na Áustria(02 pernoites) e finalmente vamos a Munique(04 pernoites)…retorno ao Brasil; ao todo ficaremos 17 dias(sem contar a chegada e saída).

Carina nós nunca dirigimos na Europa, e pensando na Alemanha, ai que medo por causa do idioma:
então(falo inglês):

*é fácil dirigir aí na Alemanha… certamente as placas estão em alemão..
* a questão do GPS- me disseram que geralmente não tem em português; então estou pensando em usar o google maps do celular(vou contratar um plano de dados);
* alugamos o carro com a Rentalcars
* vi no teu post que por exemplo em Rothenburg, só pode chegar, transitar com o carro pelo centro histórico quem tem reserva confirmada nos hoteis; pois é: nós temos: reservamos aquele hotel bem no lado da Torre Markusturm- Romantik Hotel Markusturm…
* desculpe: só mais uma: outubro muito frio? vamos dia 07/10 e voltamos dia 26/10

Obrigada

Beijo Lu

Responder
Carina 8 de junho de 2017 - 15:35

Olá, Luciana!

Que legal! Fico muito feliz em poder ajudar. 🙂

Vamos a tuas dúvidas:

*é fácil dirigir aí na Alemanha… certamente as placas estão em alemão..
Sim, é fácil, não se preocupe. Sei que nós brasileiros não falantes da língua alemã não estamos familiarizados com as palavras e nomes das cidades, mas não é nada que vcs não se acostumem rápido.

* a questão do GPS- me disseram que geralmente não tem em português; então estou pensando em usar o google maps do celular (vou contratar um plano de dados);
Alguns GPSs tem sim português de Portugal, mas não dá pra contar com isto. Mas inglês tem com certeza.

* vi no teu post que por exemplo em Rothenburg, só pode chegar, transitar com o carro pelo centro histórico quem tem reserva confirmada nos hoteis; pois é: nós temos: reservamos aquele hotel bem no lado da Torre Markusturm- Romantik Hotel Markusturm…
Então não se preocupe. 😉

* desculpe: só mais uma: outubro muito frio? vamos dia 07/10 e voltamos dia 26/10.
Difícil prever a temperatura. Mas não é o frio do inverno ainda. Nada de gorro, luvas, casacos pesados e neve. Seria um inverno do sul do Brasil.

Aproveitem muito a viagem de vcs!!

Responder
Rüdesheim, uma das pérolas do Vale do Reno, na Alemanha 3 de julho de 2016 - 17:42

[…] da famosa loja de artigos de natal Käthe Wohlfahrt, que apesar de não ser grande como a matriz em Rothenburg ob der Tauber, tem coisas lindas e merece uma […]

Responder
15 cidades pequenas e charmosas na Alemanha - ViajotecaViajoteca 21 de março de 2016 - 07:23

[…] VISITANDO A CIDADE MAIS FAMOSA DA ROTA ROMÂNTICA: ROTHENBURG OB DER TAUBER […]

Responder
val 9 de novembro de 2015 - 13:35

ah…que saudade!
cidade imperdivel, ponto alto da Rota!

Responder
Carina 10 de novembro de 2015 - 09:44

Concordo com vc, Val! 🙂
Super beijo!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies