Donauwörth, na Rota Romântica – Alemanha

1

Que a Rota Romântica é cheia de cheia de cidades lindas, não é segredo para ninguém. A grande dificuldade para quem resolve fazer esta cênica viagem pela Alemanha é escolher por qual das belas cidades passar. Mas uma das favoritas, e que nunca fica dde fora das listas, sempre é Donauwörth. E ela vale a pena!

Donauwörth Fischerplatz e Fischerbrunnen

História de Donauwörth

 

Donauwörth surgiu como um vilarejo de pescadores por volta do ano 500 d. C. que fizeram suas casas na pequena Ilha Ried. A ilha é uma das atrações a se visitar, e fica no rio Wörnitz, um pouco antes de ele se junta ao rio Danúbio.

 

Devido sua localização, na junção dos 2 rios, a cidade de Donauwörth sempre foi visada e importante, tendo sido uma cidade imperial livre. Durante sua história se viu envolvida nas guerras religiosas da Reforma e da Contra-Reforma, e também na Guerra da Sucessão Espanhola.

 

Mas o que marcou a cidade foi os bombardeios nos dias 11 e 19 de abril de 1945, quando cerca de ¾ de suas construções foram destruídas e 300 pessoas morreram. Já em 1946 seu bravo povo recomeçou a reconstrução, pela sua rua principal, a Reichstrasse.

Donauwörth Hohes Meer

Visita a Donauwörth

 

A pequena cidade pode ser percorrida em algumas horas. Ela é pequena e não chega a ter nem 20 mil habitantes. Portanto bem compacta. A visita deve ser feita toda à pé, num passeio muito agradável pelas suas ruas medievais, cheias de casinhas graciosas.

 

Eu indico parar nos arredores da Reichstrasse (ver informações mais abaixo) e começar a caminhada pela cidade por esta que é sua rua principal de comércio. Mas pelo mapa fornecido pelo escritório de turismo de Donauwörth a numeração das atrações começa pela ilha onde ela foi fundada.

 

 

Algumas das atrações podem ser acompanhadas abaixo no mapa numerado:

Donauwörth mapa

Insel Ried (1)

Este é o ponto onde a cidade foi fundada. Aqui, além de apreciar a belas construções da Ilha Ried, não deixe de fotografar a Fischerplatz (Praça do Pescador) com a Fischerbrunnen (Fonte do Pescador).

Ainda na ilha é possível se ver outras 2 atrações: a casa histórias Hohes Meer (2), que significa Mar Alto, e a Hintermeierhaus (3), que abriga um dos museus históricos da cidade, o Heimatmuseum.

Donauwörth Hintermeierhaus
Um ótimo hotel em Donauwörth, cheio de conforto e com vistas lindas, é o Parkhotel Donauwörth. Já se você procura um hotel bem central e muito agradável, tente o Hotel im Ried.
Reserve seu hotel na Alemanha ou em Donauwörth no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço.

Deixando a ilha, se atravessa o belo Rieder Tor (4).

 

Rieder Tor

O Portão Rieder é a única porta da cidade antiga que ainda existe e que fazia parte da antiga muralha que a cercava.

No edifício desta porta da cidade fica o Haus der Stadtgeschichte, o Casa da História da Donauwörth. Sua forma vem de 1811, tendo sido restaurado em 1913 e destruído pelo severo bombardeio em 1945. Mas devido sua importância para cidade foi reconstruído em 1946 e restaurado entre 1983 a 1986.

Donauwörth Rieder Tor

Se você seguir à noroeste pela beira do rio, ali perto está a Färbertörl (5), uma das poucas entre as 38 torres das antigas muralhas da cidade que permaneceram de pé.

Donauwörth Färbertörl

Indo em direção ao centro, logo se passa pela Deutschordenshaus (6).

 

Deutschordenshaus

A Casa da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos é uma das principais atrações da cidade. Ela foi fundada em 1197 e hoje abriga um escritório da Polizei (polícia), uma galeria de artes (Kunstgalerie) e o Enderlesaal, sala em homenagem ao pintor Johann Baptist Enderle.

Donauwörth Deutschordenshaus

Bem próximo está a Prefeitura Municipal, a Rathaus (7).

 

Rathaus

A Prefeitura foi construída aqui em 1236 e foi ampliada em 1308 usando blocos de pedras do velho retiradas do Castelo Mangoldstein. Entre 1985-1986, a Prefeitura Municipal foi completamente renovada para marcar o aniversário de “750 anos da Rathaus Donauwörth”. Foi quando o prédio também ganhou um carrilhão de sinos na parte ocidental da prefeitura, e que se apresenta diariamente às 11h e 16h com canções de peças folclóricas, e que estão ligadas à história da cidade. Pode-se até se ouvir um pedaço da ópera “O Violino Mágico” de Werner Egk.

 

 

Em frente a prefeitura está a fonte de Sta. Maria, que data de 1854.

Donauwörth Rathaus frente
Donauwörth Rathaus lateral

E ali começa a Reichsstraße (8), a principal rua da cidade.

 

Reichsstraße

Coração de Donauwörth, esta rua unia, no Sacro Império Romano, as cidades de Nuremberg e Augsburg.

Ao longo da rua se vê um belo conjunto de casas burguesas, que como tudo aqui, foram destruídas pelas bombas em 1945. Mas com a determinação da população e da prefeitura, foram reconstruídas fielmente a partir de 1946.

Donauwörth Reichstrasse2
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Outra atração que deve ser apreciada é o prédio da Tanzhaus (13).

 

Tanzhaus

A Tanzhaus (Casa de Dança) é o antigo salão de baile da cidade. Foi construído em 1400, e que primeiramente servia como mercado e salão de dança. Todos os domingos, tinha uma orquestra que tocava músicas para o povo da cidade dançar.

O Salão (Stadtsaal) atualmente é um teatro com 600 lugares e um restaurante.

No 4º andar fica o Museu Arqueológico (Archäologisches Museum) da cidade, que documenta a história da colonização no distrito de Donau-Ries desde a Idade da Pedra até hoje em dia.

Donauwörth Reichstrasse e Tanzhaus

Seguindo a Reichstrasse acima se vê a Reichsstadtbrunnen (15) que é a Fonte da Cidade Imperial e na esquerda a bela Gotisches Liebfrauenmünster (14).

 

Gotisches Liebfrauenmünster

Esta igreja gótica de tijolos foi construída entre 1444 e 1467 e substituiu a Igreja de Ulrich, que existia previamente nesse local desde o século XI. A igreja contém algumas obras de arte notáveis, incluindo um Cristo gótico que remonta a 1513 no altar-mór. E também uma Pietá no lado direito do altar, do ano 1508. A mais antiga obra de arte é provavelmente uma Madonna de pedra, que fica acima da entrada da sacristia, e que é datada de em torno de 1425.

Desde 1938, os afrescos do século XV estão disponíveis ao público, apesar de a catedral ter sido seriamente danificada por bombas durante a Segunda Guerra Mundial.

A torre da igreja tem 218 degraus e pode ser visitada entre maio e setembro. Nesta torre estão cinco sinos, dentre eles o Pummerin, que é o maior sino na Suábia e também chamado de pequeno irmão do mundialmente famoso Pummerin que fica na Catedral de Viena.

Donauwörth Liebfrauenmünster




Fuggerhaus (16)

Numa das extremidades da Reichsstraße encontra-se o belo prédio que abriga o Conselho Distrital da região Donau-Ries. Em 1536, os Fugger receberam a proteção do reino – o protetorado da cidade. Construíram este edifício de dois andares em 1539 em estilo Renascentista da Suábia, com muitas janelas e arcos redondos sobre as janelas do segundo andar. Gustav Adolf (1632) e Karl VI (1711) foram hóspedes da casa. O lugar é hoje usado pela Prefeitura.

Donauwörth Fuggerhaus

Saindo um pouco do centro, se chega ao Kloster und Wallfahrtskirche Heilig Kreuz (17).

 

Barocke Kloster und Wallfahrtskirche Heilig Kreuz

O convento beneditino barroco e Igreja de Santa Cruz tem uma história que remonta ao século XI. Em 1030, o Conde Mangold I trouxe um pequeno pedaço de madeira da cruz de Cristo para Donauwörth, que tinha sido um presente de um imperador bizantino. Este suposto pedaço da cruz ainda está na igreja.

Preste atenção também no altar-mor, os bancos do coro dos séculos XVII e XVIII e no púlpito.

Passando de novo pela Reichsstraße, e continuando pela Pflegstraße, se chega na Promenade (19), uma rua que é passeio para pedestres e no Invalidenkaserne (18).

 

Invalidenkaserne

Este é um longo edifício que foi construído em 1715/16 como uma barraca para 400 soldados, que tiveram que ser alojados antes de o quartel ser construído. De 1803 em diante, o quartel foi usado como um lar de inválidos e a partir de 1805 como um hospital. Atualmente é propriedade da cidade.

Um pouco adiante, na direita, está o antigo Mosteiro dos Capuchinhos, o Ehem. Kapuziner Kloster (20) e que onde hoje funciona o famoso Käthe Kruse Puppen Museum.

 

Käthe Kruse Puppen Museum

Käthe Kruse foi uma das mais famosas fabricantes mundiais de bonecas. Suas bonecas são colecionáveis hoje em dia e negociadas a preços exorbitantes. No museu está em exibição lindas bonecas Käthe Kruse dos últimos 100 anos. Ali pode-se ver como as bonecas são feitas e ainda assistir a um filme que conta aos visitantes tudo sobre a história de Käthe Kruse, sendo possível ouvir a voz de mesma em uma entrevista por telefone.

Pflegstraße, 21a.

Aberto de 3ª-domingo.

donauwörth mapa 2

Ali começa a Promenade (19), uma rua que é passeio para pedestres e onde adiante se vê Mangoldfelsen / Freilichtbühne (22).

 

Mangoldfelsen / Freilichtbühne

Este é um teatro a céu aberto nas antigas ruínas do Castelo Mangold, que todos os anos no verão apresenta duas produções teatrais diferentes.

Um desvio pode ser feito e dali seguir até o histórico campo de batalhas (Schlachtfeld) no Kalvarienberg (ou Schellenberg (21)), onde está o Kreuzweg, o caminho com as Estações da Cruz no Monte Calvário.

Seguindo pela Promenade, se vê na sua outra ponta a Zaubergeigenbrunnen (23), a Fonte do Violino Mágico.

Donauwörth Rieder Tor e muralha da cidade

E um pouco adiante, retornando para a Reichstrasse, se vê o Ochsentörl (24), uma construção histórica em Donauwörth.

E para finalizar, a Confluência dos rios Wörnitz e Donau – Danúbio (25) e a escultura da Jovem Danúbio (26).

Estacionamentos

 

A rua Reichstrasse tem várias vagas de estacionamentos, mas elas são para paradas curtas. Eu não indico parar nelas para quem quer caminhar e conhecer a cidade, já que uma multa pode estar esperando no para-brisa do carro ao retornar.

 

Uma boa opção é o estacionamento que fica na rua ao lado da Tanzhaus e se chama Tiefgarage Tanzhaus (endereço: Merkurplatz). O lugar tem vaga para 20 carros e os primeiros 30 minutos são gratuitos, e após isto é cobrado €0,10 a cada 12 minutos.

Mas atenção: o bilhete deve ser pago antes. Então siga para máquina, insira as moedas do tempo que pretende ficar estacionado. Coloque o bilhete dentro do carro, num lugar onde pode ser visto.

 

Outras opções sem limite de tempo:

Am Münster (160 vagas)
Im Ried (100 vagas)
Wörnitzparkhaus (130 vagas)
Parkhaus am Weidenweg (31 vagas)

 

Fora do centro:

Festplatz, Neue Obermayerstraße (700 vagas)
Bleichwiese/Mühlgrabenweg (30 vagas)
Sallingerstraße (50 vagas)
Zirgesheimer Straße (116 vagas)
Parkplatz Stauferpark, Neudegger Allee (500 vagas)

 

A tarifa máxima de estacionamento custa €5 (em dias úteis até às 18h), sendo gratuito aos domingos e feriados.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. […] ⤍ Donauwörth, linda cidade com aproximadamente 20 mil habitantes. Arquitetura que esbanja beleza e harmonia. Estacione seu carro e simplesmente caminhe. […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.