Página Principal Santa Catarina Zoo Pomerode: o zoológico mais antigo do sul do Brasil!

Zoo Pomerode: o zoológico mais antigo do sul do Brasil!

por Carina
0 comment

Uma das grandes atrações da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é seu bem cuidado zoológico. O Zoo Pomerode não é só o zoológico mais antigo do sul do Brasil, ele também é o maior de Santa Catarina. Fora que ainda conta com uma diversidade muito grande de animais num ambiente muito arborizado.

Inegavelmente, muitas pessoas costumam aproveitar as festas na cidade de Pomerode, como a Festa Pomerana, ou a Osterfest, e desta forma juntar o programa de ida ao zoológico para agradar as crianças. Desta forma agradam a todos, já que visitam a cidade, as festas e ainda o Zoo Pomerode, que é realmente um lugar muito agradável. Enquanto os pais aproveitam o ambiente, as crianças podem ver de perto inúmeros animais que elas, muitas vezes, elas só tem acesso através da televisão ou revistas.

Imperdível de Balneário Camboriú  >>>>  Rota Alemã em Santa Catarina, com Blumenau e Pomerode!!

Festa Pomerana Pomerode


Zoo Pomerode

O Zoo Pomerode fica bem central na pequena cidade de Pomerode, na região conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina. Por ser de fácil acesso e por estar bem próximo de algumas atrações da cidade de Pomerode, o zoo é diversão garantida o ano todo. Principalmente para aqueles que viajam com crianças e querem fazer um programa diferente, este zoológico é, sem dúvida, uma excelente pedida.

A partir de Florianópolis >>> Excursão a Blumenau e Pomerode

animais SC

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Função dos zoológicos

Embora eu já tenho sido do tipo que julguei muito este tipo de turismo, e ainda fico muito ressabiada com tudo que envolva animais, devo dizer que muitos zoológicos são muito mais do que lugares para exibir os bichos. Sobretudo, não curto de maneira nenhuma passeios onde os animais são dopados ou usados para entretenimento. Mas desde que fui mãe, não tive mais como fugir dos passeios que envolvam animais, já que eles são um imã para os pequenos. Como resultado, comecei a me informar mais, de tal sorte que passei a olhar eles com outros olhos.

Claro que nada melhor para os bichos do que viverem em seu habitat natural. Mas muitas vezes, eles não estão protegidos nestes lugares e precisam de um lugar seguro para se reproduzir e viver. O rinoceronte, por exemplo, é um animal ameaçado de extinção devido a caça predatória. Mesmo que se tente proteger os bichos de maneira ostensiva, ainda assim, muitas vezes, eles acabam caindo nas armadilhas dos caçadores. (Falei um pouco deste assunto num post que fiz sobre o Hluhluwe-Imfolozi, na África do Sul).



Enfim, muitas vezes são os zoológicos quem tem a missão de manter as espécies vivas e ajudá-las a se reproduzir. Então, nada mais justo que escolher visitar zoológicos que tem propósitos nobres e que mantém os animais de forma mais digna possível. Sem dúvidas, este é um dos casos.

Zoo Pomerode 4

Visitando o Zoo Pomerode

Eu já estive algumas vezes no zoológico de Pomerode e a cada visita ele me surpreende mais positivamente. Muito bem administrado, o ambiente é sempre limpo e muito bem cuidado. Com um caminho bem traçado e bem sinalizado, andar pelo Zoo Pomerode não é cansativo, mesmo com crianças bem pequenas.

Zoo Pomerode mapa

Em virtude de ser cheio de árvores frondosas, a experiência de passear pelo zoológico é ótima. E olha que já estive lá em dias bemmm quentes de verão. Pelo fato de ser repleto de árvores, estava muito mais agradável dentro do zoológico, devido à sombra, do que nos outros lugares da cidade.

Os trajetos que levam a através do parque são bem pavimentados. Os animais ficam a uma distância segura das cercas, sempre com um foço entre a cerca e seu habitat. Desse modo, é muito bom para os animais, que tem mais tranquilidade, tanto quanto para os visitantes, que se sentem mais seguros.

Zoo Pomerode interior1

Animais do Zoo

O Zoo Pomerode conta com cerca de 1.040 animais, de 255 espécies, sendo que muitas correm risco de extinção na natureza. Devido a isto, o zoológico trabalha com reprodução destas espécies e ajudando a evitar a extinção das mesmas. Alguns exemplos de espécies ameaçadas são a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, etc.

O zoo tem uma gama bem diversificada de animais, passando por mamíferos, répteis e muitas aves. As grandes atrações são geralmente os ursos, os elefantes, os leões, hipopótamos, e claro, os macacos.

Hipo SC

Ao lado de cada área de animais estão as explicações sobre a espécie e curiosidades. Nestas placas é dada a estimativa de vida de cada bicho e onde eles são achados na natureza. Por fim, explica ainda sobre o que as espécies comem e como funciona sua reprodução. Tudo isto de forma sucinta e fácil para as crianças maiores entenderem.

Zoo Painel explicativo

Aviário

O viveiro de aves pode ser visitado internamente e ali se tem contato bem próximo com papagaios e outras aves. Na verdade, esta é uma grande gaiola onde os visitantes tem acesso por 2 portas e podem caminhar através dela. Claro que a criançada adora!

Cinema 7D

Outra atração do zoológico é o cinema 7D (naturalmente, pago à arte). Ele oferece 17 opções de filmes, que tem em média duração de 4 à 9 minutos cada, e que tem surpreendentes emoções em 7 dimensões.

Educação Ambiental

Desde 2002, o Zoo Pomerode tem um programa de Educação Ambiental que procura sensibilizar e conscientizar as crianças quanto aos problemas ambientais. Desta forma, eles tentam mostrar para crianças que respeitando a natureza tem-se uma melhor da qualidade de vida.



elefantes SC

Estrutura do Zoo Pomerode

Quem visita o zoológico não precisa se preocupar com a fome! Isto porque existem opções para todos os gostos e bolsos. O Zoo de Pomerode tem um restaurante e lanchonete chamado Tier Wald que serve refeições no almoço e lanches rápidos. Fora que conta ainda com uma lanchonete, a Aqua Lanches Contâiner, que serve lanches rápidos e bebidas.

Quem deseja comprar lembrancinhas da visita, facilmente encontra várias opções na loja do Zoo Pomerode ou nos quiosques espalhados pelo parque. Bem como também conta com dois estandes de fotografias localizados nas duas entradas do zoo, onde pode-se bater fotos profissionais de toda família com o fundo que se desejar.

Zoo Pomerode

Informações Práticas

Endereço

Rua Hermann Weege, 180 – Centro

89107.000 – Pomerode – SC

Telefone: 47 – 3387.2659 / 3387.4260

www.pomerzoo.org.br

Horário

Aberto diariamente das 08:00 às 18:00 horas.

Horário de Verão das 08:00 às 19:00 horas.

Bilhetes

Adultos pagam R$ 40,00

Crianças entre 4 e 13 anos pagam R$ 20,00.

Menores de 4 anos não pagam.

(valores atualizados em setembro de 2020)

Professores, policiais, bombeiros, estudantes, acadêmicos e pessoas acima de 60 anos tem 50% de desconto no valor do ingresso (necessita apresentar comprovante).

Aceitam todos os cartões de crédito/ débito.

Hospedagem em Pomerode

Quem deseja se hospedar próximo ao Zoo Pomerode e a excelente opção da Pousada Casarão Schmidt. O lugar é super central e conta com uma piscina muito refrescante para os dias quentes de verão. A pousada conta com excelentes resenhas e tem quartos para famílias.

Outra ótima opção, também ali perto e também com uma piscina linda, é a Pousada Lena Rosa. Esta pousada tem inclusive uma suíte com banheira de hidromassagem. Quem prefere um hotel, ao invés de pousada, pode se hospedar no Hotel Schroeder. Também fica super perto do zoológico e tem boas resenhas.

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies