Fotografar a Catedral Notre-Dame de Paris é um sonho para muita gente. Ela é o segundo ponto turístico mais visitado de Paris, depois da Torre Eiffel. Não esquecendo que muita gente a conheceu primeiramente pela história do Corcunda de Notre-Dame. Eu mesma, sempre que avisto a catedral lembro da estória. A Catedral de Notre-Dame fica precisamente no meio de Paris, na Ilha de La Cité, cercada pelas águas do rio Sena. Se você quiser saber mais da história desta belíssima catedral, eu já escrevi um post dedicado a ela : Notre-Dame de Paris – Conheça e Aprecie.
É impossível ir para Paris e não fotografá-la (muitas vezes), mas o que muita gente não sabe, é que ela é realmente linda de todos os ângulos. A grande maioria das pessoas só fotografa a fachada da Catedral, esquece de dar uma voltinha nela, ou até mesmo de repará-la quando ela é “apenas” um detalhe de outro cenário.
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
- COMO IR DO AEROPORTO CHARLES DE GAULLE PARA O CENTRO DE PARIS
- COMO IR DO AEROPORTO DE ORLY PARA O CENTRO DE PARIS
- COMO IR DO AEROPORTO DE BEAUVAIS PARA O CENTRO DE PARIS
Entendo também que, se você não é louco por fotografias como eu, você não vai querer sair procurando mil ângulos diferentes. Então para te ajudar, aqui estão alguns dos melhores lugares para fotografar a Catedral Notre-Dame de Paris, esta joia arquitetônica, que continua embezando a Cidade Luz, depois de quase 853 anos.
Lugares para fotografar a Catedral Notre-Dame :
Parvis da Catedral Notre-Dame
Nem ia entrar na lista (de tão óbvio), mas como o post é sobre fotografia, é impossível eu deixar de fora as fotos da frente e da fachada da Catedral. Este é o lugar mais clássico para fotografar a Catedral Notre-Dame. Sendo assim, não sonhe em ter o caminho livre só para você. Este é um dos pontos mais turísticos de Paris, o que quer dizer que vai ter muitas pessoas figurando nas suas fotos.
Se você quer fugir da multidão, você precisa acordar cedo (cedo mesmo). Mas já te aviso que compensa e muito. Você terá a Catedral quase que exclusivamente só para você. Ou você pode brincar com os ângulos, que façam com que as pessoas desapareçam num passe de mágica. .
A jovem de 850 anos.. #cathedrale #church #notredamedeparis #architecture #paris #cloudporn #igers #igerparis #mobilephotography Uma foto publicada por ★ Martinha Andersen ★ (@martinha) em
Não deixe de andar rente à fachada, você irá descobrir a arquitetura detalhada. O trabalho é muito complexo e merece alguns “zoom”.
Petit Pont - Cardinal Lustiger
Eu gosto muito de fotografar a Catedral Notre-Dame da Petit Pont. Ela oferece belas vistas da fachada, com a vantagem de ter o rio Sena e as árvores juntos no cenário. Sem falar que minimiza os turistas na foto.
Último clichê do dia. Porque Paris é Paris ✨❤️ (por @martinha)
Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em
Praça René Viviani
Este é um dos meus lugares favorito (pelo conjunto da obra). Em frente ao rio Sena você encontrará uma pequena praça chamada René Viviani (fica do lado da livraria Shakespeare & Company). Eu adoro emoldurar fotos com árvores e flores e este foi o lugar perfeito. Apesar de ficar ao lado da catedral, raramente esta praça está lotada de turistas, o que é muito bom para as fotos saírem perfeitas.
Pont L'Archevêché
Nos fundos da catedral você encontrará a ponte L’Archevêché, coberta com seus cadeados (que escaparam de serem retirados no ano passado, assim como ocorreu na Pont des Arts). De lá, a Catedral é parcialmente escondida pelas árvores, mas eu acho que este é um detalhe que deixa a paisagem ainda mais especial.
Vendos minhas fotos, choquei em ver que de 2006 até 2010 não tinha UM cadeado para contar história na ponte. Mas nas fotos do verão de 2011 ela já estava quase que totalmente tomada por eles, uma verdadeira praga.
Praça Jean XXIII
Logo atrás da catedral você encontrará um jardim, com belas flores, árvores e bancos para você sentar e apreciar a vista. E não precisa pagar nada para entrar. É um ótimo lugar para as crianças correrem em liberdade, já que a praça possui grades. É um ótimo lugar para apreciar a arquitetura e fotografar a Catedral Notre-Dame de outro ângulo.
Pont de la Tournelle
Um pouco mais longe, a Ponte de la Tournelle oferece uma vista da Île de la Cité (onde a Notre-Dame está localizada) belíssima. Gosto do contraste com os edifícios vizinhos e a margem do Sena. Eu acho que representa Paris muito bem.
Um dos meu lugares favoritos para fotografar a Catedral Notre-Dame fica nesta mesma ponte. Se você está procurando um ângulo de tirar o fôlego, desça a ponte e tire a foto no nível do rio Sena. Você não vai se arrepender e as suas fotos sairão dignas de vários “Waow!!!” É uma maneira incrível de enquadrar a catedral, você não acha?
Uma foto que eu acho linda é a do Guilherme do blog Quero Viajar Mais. As cores do Outono em Paris são realmente incríveis.
Catedral de Notre-Dame, com vista debaixo da Pont de la Tournelle ???❤️ #QueroViajarMais #QVM #QVM_França Uma foto publicada por Guilherme Tetamanti ⛵️???✈️ (@queroviajarmais) em
E o que você acha de aproveitar e tirar foto neste estilo, mas com a frente da Catedral Notre-Dame? É só caminhar até a Pont au Double e você terá outra vista maravilhosa.
Instituto do Mundo Árabe
Se você for fazer uma visita ao Instituto do Mundo Árabe, não deixe de apreciar a vista. Você terá uma bela visão da catedral. Mesmo sendo um pouco longe, eu acho que a vista compensa muito. E hoje em dia, nada que um zoom não resolva os nossos problemas.
Outros Lugares :
O bom de Paris é flanar e ter os olhos sempre abertos. Você poderá descobrir ângulos novos e se surpreender. Assim como você pode apreciar a Torre Eiffel de várias partes de Paris, o mesmo ocorre com a Notre-Dame (mesmo ela não sendo tão alta).
Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em
Nada como apreciar uma Paris tranqüila pela manhã. Uma verdadeira dádiva. Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em
Vai viajar e ainda não sabe onde ficar em Paris?
Escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Aqui tem alguns hotéis que me hospedei e adorei. Tem para todos os bolsos e gostos.
Hotel com vista para a Torre Eiffel : Pullman Paris Tour Eiffel | Hotel La Comtesse | Hôtel Gustave | Hotel La Bourdonnais | La Clef Tour Eiffel
Hotel com bom custo x benefício : Le Relais Saint Honoré | Hôtel Square Louvois | 1K Paris | Hôtel Madison | Hôtel Napoleon Paris
Hotel de Luxo : Fauchon L’Hôtel Paris | Nolinski Paris | Hôtel Regina Louvre | Hotel Bowmann | Le Narcisse Blanc | La Clef Champs-Élysées Paris
Hotel em Montmartre : Terrass” Hôtel Montmartre | Grand Pigalle Hotel | Maison Souquet | Hotel 29 Lepic | Hôtel Basss
Albergue | Hostel : YOOMA Urban Lodge | Generator Paris | St Christopher’s Inn Paris – Gare du Nord | The People Hostel – Paris 12
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Ingresso fura-filas do Museu do Louvre com Horário Marcado
- Ingresso fura-filas do Arco do Triunfo
- Evite fila: Visita Guiada ao Palácio de Versalhes
- Cruzeiro Bateaux Parisiens: Bilhete c/ Acesso Prioritário
- Paris Museum Pass: 2,4 ou 6 dias
- Ônibus Panorâmico em Paris
- Transfer particular do/para Aeroporto Charles de Gaulle (CDG)
11 comentários
Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)
– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)
– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide
– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars
–Índice com todos os posts do Viajoteca
Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Adorei as dicas!!! Preciso voltar para Paris para tirar as fotos da Notre-Dame de outros ângulos…
Obrigada! Volte sim.. =)
Que dicas preciosas. As fotos ganham uma perspetiva maravilhosa. E para os flaneurs, são ótimas indicações de outros pontos da cidade das luzes imperdiveis mesmo. Ja temos desculpa para regressar 🙂
gente, amei este post. As vezes outros ângulos dos pontos turísticos nos passam desapercebidos e este post nos mostra todos os lufares para fotografar a catedral. É muito bacana. Vai ajudar a quem estiver indo a Paris que já vai com olhar diferenciado. Parabéns. amei….
Muito legal o post, as que gosto mais são as da ponte dos cadeados (archeveche) e as do túnel, que excelentes dicas para quando for a Paris, Obrigado !
Mas é incrivelmente bela essa catedral, né?
Adorei todos os ângulos! Parabéns pelas fotos! Não saberia dizer qual está mais bonita!
essa catedral é um espetáculo, acho que é um dos lugares que mais fotografei em paris, e o interior é também incrível. Tento tirar praticamente quase todos os tipos de fotos, adorei!
Ficou maravilhosa suas fotos, amo Paris e a Catedral e um sonho, ja visitei e amei!
Acredito ter uma foto na Pont L’Archevêché e, com certeza não tinha cadeados, afinal é uma viagem feita há mais de 10 anos. Se eu achar, compartilho com você. Em especial gostei da dica de acordar cedo para fotografá-la sem a muvuca.
Ótimas dicas! Ta aí alguns ângulos que nem tinha imaginado e na correria de uma viagem poucas vezes paramos para procurar.
Lindo lindo lindo 🙂 Paris realmente é uma cidade muito bonita e que apetece voltar várias vezes. Gostei muuto das fotografias e dos vários ângulos 😉