Uma cidade : uma atração = Freedom Tower em Miami

Freedom Tower em Miami - saiba mais sobre história clicando aqui: http://wp.me/p436H8-375
0

Apesar de famosa e querida entre os brasileiros, eu confesso que Miami não é necessariamente uma cidade fácil de se conhecer, as coisas ficam distantes uma das outras, o transporte público nem sempre ajuda e facilmente os turistas se perdem acreditando que somente South Beach é a solução.

Mas tendo disponibilidade e pesquisando um pouco, você vai se surpreender com a nova cara cosmopolita e cultural de Miami. E uma das atrações que me surpreendeu recentemente, foi conhecer um pouco mais da história da Freedom Tower e entender a relação entre esse prédio icônico de Downtown Miami e a influência cubana da cidade.

Freedom Tower em Miami
Freedom Tower em Miami

Toda imponente, a Freedom Tower em Miami se destaca pelo seu estilo mediterrâneo – quase uma “afronta” a arquitetura moderna que vêm se destacando em Downtown Miami, mas ela é linda e continua sendo um dos prédio mais bonitos da cidade, na minha opinião 🙂

A Freedom Tower fica localizada logo em frente ao estádio de basquete, American Airlines Arena, e entre o Bayside (Porto de Miami) e a área do PAMM (Perez Art Museum Miami)… aliás, fique de olho nessa região, pois ela fica melhor a cada dia!

Um pouco da história da Freedom Tower… 

Antes de ser conhecida como Freedom Tower, o prédio foi construído para ser a nova sede do jornal “The Miami News” e foi chamado de “Miami News Tower” (Tower = Torre). A construção foi finalizada em 1925 e teve como modelo de arquitetura a Torre Giralda de Sevilha na Espanha. Na época, este era o prédio mais alto de toda a Flórida com 17 andares e permaneceu assim pelos próximos 3 anos.

O jornal utilizou o prédio até 1957 e este permaneceu abandonado até 1962 quando o governo americano o alugou para torná-lo o centro administrativo para os refugiados cubanos que fugiam do novo regime comunista de Fidel Castro, e então, o prédio passou a se chamar “The Freedom Tower” (A Torre da Liberdade).Cubanos na Freedom Tower

Claro que esse nome “Torre da Liberdade” tem uma conotação super política, mas independente disso, era lá que os cubanos recebiam assistência para suas primeiras necessidades como; serviço médico e dentário, ajuda na localização de familiares, serviço de tradução, preparação de documentos etc. E carinhosamente a “Freedom Tower” foi apelidada de “El Refugio” pelos cubanos.

Entre 1962 a 1974, mais de 450.000 refugiados cubanos passaram pelas portas da Freedom Tower e há uma estimativa que mais de 650.000 entraram nos Estados Unidos. A maioria deles chegaram em Miami pela antiga empresa área Pan American Airways nos denominados “Freedom Flights” (Vôos da Liberdade”). Eram dois vôos diários, 5 dias por semana e a rota saia de Varadero, cidade praiana ao lado leste de Havana.

Exposição cubana na Freedom Tower
Exposição “The Exile Experience: Journey to Freedom” (Experiência no Exilo: Uma jornada para liberdade”)

Em 1974 a Freedom Tower fechou suas portas juntamente com as restrições impostas por Fidel Castro e o encerramento financeiro americano para facilitar a entrada de refugiados cubanos no país.

De 1974 a 1997 a Freedom Tower passou por diversas mãos e foi se deteriorando até que o Cubano-Americano, Jorge Mas Canosa, comprou o prédio e iniciou o processo de restauração da torre que passou a ser sede do Cuban American National Foundation, e até hoje é considerado um monumento dedicado aos cubanos, para os cubanos!

Em 2004 foi vendido para outra família Cubana-Americana, Pedro Martin, e então doada para o Miami Dade College. Atualmente a Freedom Tower é sede do Museum of Art + Design de Miami com diversas exposições e na maioria das vezes gratuitas para o público.

Herança cubana em Miami

Ao visitar Miami é fácil notar a influência cubana em várias partes da cidade, não somente em bairros típicos como Little Havana e pelos restaurantes espalhados na cidade, mas também nas pessoas que se destacaram nos esportes, nos negócios e no mundo artístico.

Mando abaixo o nome de algumas pessoas que você certamente já ouviu falar e que foram cubanos refugiados ou filhos de pessoas que se fugiram de Cuba:

Aliás a influência latino-americano na cidade é o que faz o rebolado de Miami ter um gingado parecido com o nosso, talvez somente aqui Brasileiros e Latinos se achem realmente iguais apesar dos ritmos e da lingua diferentes, e não é atoa que Miami é considerada a capital da América Latina.

Gloria Estefan em Miami
“A geração da minha mãe nos tirou de Cuba e nos replantaram aqui, conforme fomos criando nossas raízes em Miami, elas nos regavam com nossa herança cubana…” (Frase de Gloria Estefan, uma das cantoras cubana-americana mais influentes e dinâmica na sociedade de Miami e que saiu de Cuba com seus pais em 1960)

Como visitar a Freedom Tower

No momento está tendo uma bela exposição chamada “The Exile Experience: Journey to Freedom” (Experiência no Exilo: Uma jornada para liberdade”) que eu fortemente recomendo se você tem interesse sobre o tema.

Nos outros andares é possível acompanhar outras exposições e obras de arte.

Endereço: 600 Biscayne Boulevard, Miami

Horário de funcionamento: Quarta a Domingo das 12 as 17hs.

Entrada Gratuita

Como chegar: de transporte público você pode utilizar as linhas de ônibus ou o Omni Loop do Metromover (esse último gratuito). Do contrário tem vários estacionamentos nos arredores.

Todos os posts de Miami

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.