Página Principal Flórida Freedom Tower em Miami, onde Cuba se transformou em América!

Freedom Tower em Miami, onde Cuba se transformou em América!

por Mirella Matthiesen
0 comment

A Freedom Tower em Miami é muito mais que um belo prédio em downtown, ela é um ícone do êxodo Cubano que aconteceu entre 1962 e 1974! E está aí mais um daqueles lugares de Miami que muita gente passa em frente e nem sabe do que se trata.

Apesar de famosa e querida entre os brasileiros, eu confesso que Miami não é necessariamente uma cidade fácil de se conhecer. Afinal, as coisas ficam distantes uma das outras, assim como o transporte público nem sempre ajuda. Inclusive, facilmente os turistas se perdem acreditando que somente South Beach (Miami Beach) é a solução.

Então, tendo a disponibilidade e pesquisando um pouco, você vai se surpreender com a versão cosmopolita e cultural de Miami. E uma das atrações que mais me surpreendeu recentemente, foi conhecer um pouco mais da história da Freedom Tower. Assim como, entender a relação entre esse prédio icônico de Downtown Miami e a influência cubana da cidade.


O que fazer em Miami

Miami Beach: pelas ruas de South Beach

Seguro viagem para os Estados Unidos, não viaje sem!


Freedom Tower em Miami

Chip celular Estados Unidos

Freedom Tower em Miami

Toda imponente, a Freedom Tower em Miami se destaca pelo seu estilo mediterrâneo – quase uma “afronta” a arquitetura moderna que vêm se destacando em Downtown Miami. Entretanto, na minha opinião a Freedom Tower é um dos prédio mais bonitos de Miami!

Para encontrá-la é muito simples, além dela ter um efeito torre-lapiseira, a Freedom Tower fica localizada logo em frente ao estádio de basquete da NBA, a American Airlines Arena. O PAMM (Perez Art Museum Miami) também fica ali do lado e a região de Bayside (Porto de Miami), então ela também é um pulinho para quem vai pegar um cruzeiro em Miami.

Aliás, essa região de Downtown Miami está ficando cada dia melhor, sua revitalização vem sendo feita de maneira extraordinária! Muitos bons hotéis de Miami se localizam nesse miolinho.

Downtown Miami
American Airlines Arena e Freedom Tower

DICAS DE HOTÉIS EM DOWNTOWN MIAMI

Downtown é um dos lugares com várias opções hotéis em Miami e costuma ter um bom custo x benefício quando comparado a Miami Beach e Brickell. Essa é uma ótima região para as pessoas que precisam de acomodação para a noite anterior ou posterior a um cruzeiro, já que o porto de Miami (Bayside) fica pertinho.

Mando abaixo algumas opções de hospedagem:

+ Passeio de ônibus e barco por Miami

++ Miami: Passeio de Lancha Rápida

História da Freedom Tower em Miami 

Antes de ser conhecida como Freedom Tower, o prédio foi construído para ser a nova sede do jornal “The Miami News”. Então, ele foi chamado de “Miami News Tower” (Tower = Torre). A construção foi finalizada em 1925 e teve como modelo de arquitetura a Torre Giralda de Sevilha na Espanha. Na época, a Freedom Tower era o prédio mais alto de toda a Flórida com seus 17 andares e permaneceu assim pelos próximos 3 anos.


Conheça o bairro Wynwood Art District em Miami

Compre seu chip de internet antes de embarcar com 15% de desconto!


Imigração Cubana em Miami
Registros da imigração Cubana em Miami

A chegada dos Cubanos em Miami

O jornal utilizou o prédio até 1957 e depois caiu em desuso e permaneceu abandonado até 1962, quando o governo americano o alugou. O objetivo foi torná-lo o centro administrativo para os refugiados cubanos que estavam fugindo do novo regime comunista de Fidel Castro. Então, nessa época, o prédio passou a se chamar “The Freedom Tower” (A Torre da Liberdade).

Claro que esse nome “Torre da Liberdade” tem uma conotação super política. Mas, independente disso, era lá que os cubanos recebiam assistência para suas primeiras necessidades. Então ali tinham serviço médico e dentário, ajuda na localização de familiares, serviço de tradução, preparação de documentos, etc.

CURIOSIDADE: carinhosamente a “Freedom Tower” foi apelidada de “El Refugio” pelos cubanos.

Entre 1962 a 1974, mais de 450.000 refugiados cubanos passaram pelas portas da Freedom Tower e há uma estimativa que mais de 650.000 entraram nos Estados Unidos. A maioria dessa população refugiada chegaram em Miami pela antiga empresa área Pan American Airways, nos aviões denominados “Freedom Flights” (Vôos da Liberdade). Eram dois vôos diários, 5 dias por semana. Então, tente imaginar uma cidade recebendo essa quantidade de gente por anos! A linha Cuba > Miami, saía de Varadero, uma cidade praiana lindíssima próxima de Havana.


Conheça o Viscaya Museum & Gardens de Miami

Ingresso para o Museu Villa Vizcaya incluído transfer de/para seu hotel


Freedom Tower em Miami
Exposição “The Exile Experience: Journey to Freedom” (Experiência no Exílio: Uma jornada para liberdade”)
Transfers

O Final do êxodo Cubano para Miami

Em 1974, a Freedom Tower fechou suas portas juntamente com as restrições impostas por Fidel Castro e o encerramento financeiro americano para facilitar a entrada de refugiados cubanos nos Estados Unidos. De 1974 a 1997, a Freedom Tower passou por diversas mãos e foi se deteriorando até que o Cubano-Americano, Jorge Mas Canosa, comprou o prédio e iniciou o processo de restauração da torre.

Desde então, passou a ser sede do Cuban American National Foundation (CANF), e até hoje, é considerado um monumento dedicado aos cubanos, para os cubanos. Em 2004, foi vendido para outra família Cubana-Americana, Pedro Martin, e então doada para o Miami Dade College. Atualmente, a Freedom Tower é sede do Museum of Art + Design de Miami com diversas exposições e na maioria das vezes gratuitas para o público.

Freedom Tower em Miami
Seguros Promo

Herança cubana em Miami

Ao visitar Miami é fácil notar a influência cubana em várias partes da cidade, não somente em bairros típicos como Little Havana, mas também nas pessoas que se destacaram nos esportes, nos negócios e no mundo artístico.

Mando abaixo o nome de algumas pessoas que você certamente já ouviu falar e que foram cubanos refugiados ou filhos de pessoas que fugiram de Cuba:

Essa linda influência latino-americano na cidade é o que faz o rebolado de Miami ter um gingado parecido com o nosso. Talvez somente aqui, brasileiros e latinos se achem realmente “iguais” apesar dos ritmos e das línguas diferentes. Não é à toa que Miami é considerada a capital da América Latina, e esse legado tem muita influência dos cubanos que passaram a chamar Miami de casa.

Miami de Gloria Estefan
“A geração da minha mãe nos tirou de Cuba e nos replantou aqui, conforme fomos criando nossas raízes em Miami, elas nos regavam com nossa herança cubana…” (Frase de Gloria Estefan, uma das cantoras cubana-americana mais influentes e dinâmica na sociedade de Miami e que saiu de Cuba com seus pais em 1960)

Informações gerais da Freedom Tower

Endereço: 600 Biscayne Boulevard, Miami

Horário de funcionamento: Quarta a Domingo, das 12 às 17h.

Entrada Gratuita.

Como chegar: de transporte público você pode utilizar as linhas de ônibus ou o Omni Loop do Metromover (esse último gratuito). Do contrário, você pode utilizar um dos vários estacionamentos nos arredores.

.

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies