Como viajar de trem pela Europa

2

Viajar de trem pela Europa é sem dúvidas a melhor maneira de se locomover pelo continente. É inspirador. É mágico e até romântico (mesmo se você estiver sozinho (a)). O trem é o modo mais europeu de viajar. Você se enganará se pensa que encontrará apenas turistas nos trens. Apesar da Europa num todo, ser muito pequena compara ao Brasil, os europeus (de um modo geral) não gostam de dirigir por mais de 4h. O que para mim foi um choque quando cheguei, pois desde bebê fui acostumada à longas horas dentro de um carro. E só posso agradecer, pois aqui na Europa acho tudo MUITO perto.

Viajar de trem pela Europa é eficiente (mas lógico que probleminhas podem ocorrer: um atraso, greve, …), seguro e muito confortável. Em nada lembra aquele aperto da classe econômica do avião. Vai ser difícil você querer visitar uma cidade e não poder chegar de trem. A cobertura ferroviária da Europa é incrível. Então, se você vêm para a Europa e quer visitar várias cidades, o trem é a sua melhor opção.

Como viajar de trem pela Europa

Seguro viagem geral 728x90

Não é nenhum segredo que o transporte aéreo está se tornando cada vez mais difícil. Os controles de segurança e restrições, além de todas as regras das companhias aéreas, tem muitas vezes transformam a tão sonhada viagem num drama sem fim. Mas lógico, que para certos trajetos, viajar de avião ainda é a melhor solução, muitas vezes pode ser mais barato e rápido.

Se você detesta toda aquela movimentação do aeroporto, ter que passar horas lá esperando pelo seu vôo, enfrentando filas sem fim, …,e não liga para longas distâncias, o trem é perfeito para você. Não esquecendo que os trens estão ficando cada vez mais modernos e confortáveis, com vagão-restaurante, wifi e muito mais. E o mais importante, viajar de trem pela Europa te dá de brinde lindas paisagens.

Como viajar de trem pela Europa

Viajar de Trem compensa?

Essa é uma pergunta super pessoal, pois depende muito dos seus objetivos na viagem. Se você não estiver com pressa, quiser curtir a sua viagem calmamente, compensa e muito. Se você tiver a sorte de comprar a passagem com antecedência de 90 dias (marca na agenda para não esquecer!) você encontrará ótimos preços, e já começará fazendo uma boa economia.

Outro fator que eu acho muito importante, é que as estações de trem ficam na cidade. Você não gastará uma fortuna para se deslocar da cidade para o aeroporto e vice-versa. Nem precisará sair horas antes, já que em muitos trajetos, uns 30 minutos de antecedência já são suficientes.

ATENÇÃO se você estiver indo de Paris para Londres (ou vice-versa). Reserve uns 45 minutos (ou mais) antes do horário de partida. É preciso passar pela imigração, malas no raio-x e se tiver fila, sempre demora um pouco.

Como viajar de trem pela Europa

Passe de trem ou passagem individual?

No MEU ponto de vista, foi-se o tempo que os passes de trem eram as 1000 maravilhas e compensavam muito. Hoje em dia só compensa se você tiver até 25 anos, se você pretende visitar muitos países (ou fazer muitas viagens dentro de um único país) em um determinado espaço de tempo ou se você estiver viajando em grupo (os descontos compensam).

Já as passagens individuais é perfeita se você for viajar para poucos lugares. Sairá muito mais barato você comprar os trechos separados.

No site da RailEurope você pode olhar os preços dos passes de trem e bilhetes individuais e ver o que melhor se encaixa com o seu bolso e suas necessidades. O melhor? o site é inteiramente em português e seguro. Você pode comprar sem medo.

Como viajar de trem pela Europa

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Bagagem

Esse é um assunto polêmico. A gente sempre tem uma tendência de errar na mão na hora de arrumar a bagagem. Eu mesma sou um exagero em pessoa, quero sempre levar a casa. Juro que queria muito ser como a Camila do Viaggiando que leva menos de 10 kilos para viagens longas. Só a minha mochila com os eletrônicos já dá 10kg fácil 🙁 .

Então para a nossa alegria, as companhias de trem costumam ser bem mais flexíveis em relação às regras de bagagem do que as companhias aéreas. Não vou colocar as medidas aqui, pois pode mudar de uma companhia para a outra, mas geralmente são permitidas duas malas médias (85 cm) e uma bagagem de mão por passageiro adulto. Já as crianças têm direito a uma mala média e um item de bagagem de mão.

Uma das maravilhas de viajar de trem pela Europa é que não é preciso fazer check-in previamente. Você chega na estação de trem, procura o seu trem, o vagão que você viajará e você mesmo arruma as suas bagagens no espaço reservado para as bagagens. Não se esqueça de colocar uma etiqueta identificando que é sua. As bolsas de mão e mochilas podem ser postas em cima do seu assento ou nos seus pés (como você preferir).

Lembre-se de ter “bom senso” com o número e volume de bagagem. Os trens não tem milhares de lugares para colocá-las, muitas vezes você vai ter que procurar em um outro vagão e ficará longe da sua bagagem. Não se esqueça que quem vai carregá-las é você. Nada de sair atropelando os outros passageiros com a sua bagagem.

Como viajar de trem pela Europa

Posso comprar a passagem do Brasil?

Não só pode como deve! Assim você já viaja com a passagem em mãos, sabendo quanto pagou (comprando com antecedência você encontra as melhores tarifas). Nada mais chato que você planejar uma viagem e chegar na hora a passagem estar um absurdo de caro. Com salvas exceções (comprando as chamadas passagens de último minuto) os preços estarão 2 – 3x maiores que comprando com antecedência.

A RailEurope te ajuda nesta parte. Você pode comprar passagens de trem para a Europa toda (independente da companhia de trem) em um só local e em português, sem nenhuma complicação. Ótimo né?!

Se você preferir, você pode comprar diretamente com as companhias de trem. Algumas das principais linhas de trem são:

 

França

Eurostar : Paris / Lille – Londres (Inglaterra), além da ligação Lille – Bruxelas (Bélgica)

Thalys : Paris – Amsterdã (Holanda) e Paris – Colônia (Alemanha)




ICE (DB Bahn) : Paris – Frankfurt / Munique (Alemanha)

TGV (SNCF) : Paris – Luxemburgo; Paris – Turim / Milão (Itália) ; Paris – Côte d’Azur

Lyria (SNCF) : Paris – Geneva / Basel  e  Zurique

Como viajar de trem pela Europa

Holanda

NS (intercity) : Amsterdã – Haia – Roterdã e outras cidades da Holanda

Thalys : Amsterdã – Bruxelas e Amsterdã – Paris

ICE (DB Bahn) : Amsterdã – Frankfurt e Amsterdã – Berlim

Como viajar de trem pela Europa

Espanha

AVE (Renfe) : Madri – Barcelona

Alaris (Renfe) : Madri – Sevilha / Valência / Córdoba, entre outras

Elipsos (trem noturno): Madri / Barcelona – Paris / Lyon / Toulouse e Marseille

Alemanha

RailJet : Munique – Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria)

Como viajar de trem pela Europa

Suíça

Bernina Express :  Chur – Lugano

Glacier Express:  St. Moritz – Zermatt;

 

Pausa para os trens na Suiça. Minha gente, o que é isso? As fotos lindas que embelezam esse post são de lá. Eu pago fácil uma passagem lá só pela paisagem. Já viajei 3x com a Bernina Express e quero mais! E os trens são preparados para isso, tem janelões para você não perder nenhum ângulo.

Como viajar de trem pela Europa

Como viajar de trem pela Europa
O amigão aí quase me matou de susto. 😀

Como viajar de trem pela Europa

Como viajar de trem pela Europa
Todos correm para as janelas.

Não se esqueça de compostar o bilhete de trem, especialmente nos pequenos trajetos. Caso contrário, a multa pode ser salgada.

Como viajar de trem pela Europa

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. […] sou super fã de viajar de trem. Eu já falei como viajar de trem pela Europa, mas se você ainda está com dúvidas, neste post eu vou falar das vantagens e desvantagens de […]

  2. […] + COMO VIAJAR DE TREM PELA EUROPA […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.