Sem dúvida, viajar de trem pela Europa é uma das melhores maneiras de se locomover pelo continente. Ainda é inspirador. É mágico e até romântico (mesmo se você estiver sozinho (a)). Aliás, o trem é o modo mais europeu de viajar. Você se enganará se pensa que encontrará apenas turistas nos trens. Afinal, a grande maioria dos europeus logo ensa em trens quando pensam em viagens.
Apesar da Europa num todo ser muito pequena compara ao Brasil, os europeus (de um modo geral) não gostam de dirigir por mais de 4h. O que para mim foi um choque quando cheguei, pois desde bebê fui acostumada à longas horas dentro de um carro. Então, só posso agradecer, pois aqui na Europa acho tudo MUITO perto.
Viajar de trem pela Europa é eficiente (mas lógico que probleminhas podem ocorrer: um atraso, greve,…), seguro e muito confortável. Certamente, em nada lembra aquele aperto da classe econômica do avião. Assim como, vai ser difícil você querer visitar uma cidade e não poder chegar de trem. Pois a cobertura ferroviária da Europa é incrível. Então, se você vêm para a Europa e quer visitar várias cidades, o trem pode ser a sua melhor opção.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
Viajar de trem pela Europa
Não é nenhum segredo que o transporte aéreo está se tornando cada vez mais difícil. Os controles de segurança e restrições, além de todas as regras das companhias aéreas, tem muitas vezes transformam a tão sonhada viagem num drama sem fim. Mas lógico, que para certos trajetos, viajar de avião ainda é a melhor solução, muitas vezes pode ser mais barato e rápido.
Se você detesta toda aquela movimentação do aeroporto, ter que passar horas lá esperando pelo seu vôo, enfrentando filas sem fim e não liga para longas distâncias, o trem é perfeito para você. Não esquecendo que os trens estão ficando cada vez mais modernos e confortáveis, com vagão-restaurante, wifi e muito mais. E o mais importante, viajar de trem pela Europa te dá de brinde lindas paisagens.

Leia também:
+ COMO CHEGAR NA ESTAÇÃO DE TREM DO AEROPORTO DE FRANKFURT
+ PASSES BARATOS PARA VIAJAR DE TREM PELA ALEMANHA
+ COMO IR DE VIENA PARA BRATISLAVA: TREM, ÔNIBUS E BARCO
Viajar de Trem compensa?
Essa é uma pergunta super pessoal, pois depende muito dos seus objetivos na viagem. Se você não estiver com pressa, quiser curtir a sua viagem calmamente, compensa e muito. Se você tiver a sorte de comprar a passagem com antecedência de 90 dias (marca na agenda para não esquecer!) você encontrará ótimos preços, e já começará fazendo uma boa economia.
Outro fator que eu acho muito importante, é que as estações de trem ficam na cidade. Você não gastará uma fortuna para se deslocar da cidade para o aeroporto e vice-versa. Nem precisará sair horas antes, já que em muitos trajetos, uns 30 minutos de antecedência já são suficientes.

Passe de trem ou passagem individual?
No MEU ponto de vista, foi-se o tempo que os passes de trem eram as 1000 maravilhas e compensavam muito. Hoje em dia, só compensa se você tiver até 25 anos. Assim como se você pretende visitar muitos países (ou fazer muitas viagens dentro de um único país) em um determinado espaço de tempo. Ou se você estiver viajando em grupo (os descontos compensam).
Já as passagens individuais são perfeitas se você for viajar para poucos lugares. Então, neste caso, sairá muito mais barato você comprar os trechos separados.
Bagagem
Certamente, esse é um assunto polêmico. A gente sempre tem uma tendência de errar na mão na hora de arrumar a bagagem. Eu mesma sou um exagero em pessoa. Afinal, quero sempre levar a casa. Juro que queria muito ser como a Camila do Viaggiando que leva menos de 10 kilos para viagens longas. Só a minha mochila com os eletrônicos já dá 10kg fácil. 🙁
Então para a nossa alegria, as companhias de trem costumam ser bem mais flexíveis em relação às regras de bagagem do que as companhias aéreas. Não vou colocar as medidas aqui, pois elas pode mudar de uma companhia para a outra. Mas geralmente são permitidas duas malas médias (85 cm) e uma bagagem de mão por passageiro adulto. Já as crianças têm direito a uma mala média e um item de bagagem de mão.


Sem check-in
Uma das maravilhas de viajar de trem pela Europa é que não é preciso fazer check-in previamente. Basta você chegar na estação de trem e procura o seu trem. Olhe cuidadosamente qual o vagão que você viajará e entre. Assim é só você mesmo arrumar as suas bagagens no espaço reservado para as malas. Depois é só achar seu lugar, sentar e aproveitar a viagem! Simples e descomplicado!
Entretanto, não se esqueça de colocar uma etiqueta identificando que é sua. As bolsas de mão e mochilas podem ser postas no bagageiro em cima do seu assento ou nos seus pés (como você preferir).

Posso comprar a passagem do Brasil?
Não só pode como deve! Assim você já viaja com a passagem em mãos, sabendo quanto pagou. Afinal, comprando com antecedência você encontra as melhores tarifas. Fora que nada mais chato que você planejar uma viagem e chegar na hora a passagem estar um absurdo de caro. Com salvas exceções (comprando as chamadas passagens de último minuto) os preços estarão 2 – 3x maiores que comprando com antecedência.
A RailEurope te ajuda nesta parte. Você pode comprar passagens de trem para a Europa toda (independente da companhia de trem) em um só local e em português, sem nenhuma complicação. Ótimo, né?!

Mas se você preferir, você pode comprar diretamente com as companhias de trem. Algumas das principais linhas de trem são:
França
Eurostar: Paris / Lille – Londres (Inglaterra), além da ligação Lille – Bruxelas (Bélgica)
Thalys: Paris – Amsterdã (Holanda) e Paris – Colônia (Alemanha)
ICE (DB Bahn): Paris – Frankfurt / Munique (Alemanha)
TGV (SNCF): Paris – Luxemburgo; Paris – Turim / Milão (Itália) ; Paris – Côte d’Azur
Lyria (SNCF): Paris – Geneva / Basel e Zurique
Holanda
NS (intercity): Amsterdã – Haia – Roterdã e outras cidades da Holanda
Thalys: Amsterdã – Bruxelas e Amsterdã – Paris
ICE (DB Bahn): Amsterdã – Frankfurt e Amsterdã – Berlim
Espanha
AVE (Renfe): Madri – Barcelona
Alaris (Renfe): Madri – Sevilha / Valência / Córdoba, entre outras
Elipsos (trem noturno): Madri / Barcelona – Paris / Lyon / Toulouse e Marseille
Alemanha
ICE (DB Bahn): Frankfurt / Munique (Alemanha) – diversas cidades da Europa
RailJet: Munique – Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria)
Suíça
Bernina Express: Chur – Lugano
Glacier Express: St. Moritz – Zermatt
Pausa para os trens na Suíça. Minha gente, o que é isso? As fotos lindas que embelezam esse post são de lá. Eu pago fácil uma passagem lá só pela paisagem. Já viajei 3x com a Bernina Express e quero mais! Afinal, os trens são preparados para isso, tem janelões para você não perder nenhum ângulo. Então, prepare a memória da câmera!

Vale a pena comprar antecipadamente:
4 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Comprei uma passagem de trem no site da Eurostar mais as cidades vieram erradas, eu consigo mudar a cidades na passagem ??
Oi Daphine… a melhor forma é você entrar em contato com a Eurostar para ver se consegue trocar. Até porque se veio errado o destino, deve ter no sistema o trajeto correto, assim fica fácil provar o erro deles. =)
[…] + COMO VIAJAR DE TREM PELA EUROPA […]
[…] sou super fã de viajar de trem. Eu já falei como viajar de trem pela Europa, mas se você ainda está com dúvidas, neste post eu vou falar das vantagens e desvantagens de […]