Logo

Como usar os guarda-volumes das estações de trem e metrô na Alemanha

by / 33 Comentarios / 18 de março de 2015

 

Muitas vezes, quando estamos em viagem, passamos rapidamente por algumas cidades e não temos a intenção de nos hospedar nela. Mas daí surge a grande dúvida: o que fazer com a mala enquanto se passeia ela cidade? Como a língua alemã pode ser um pouco inibidora, segue um passo-a-passo explicando como usar os guarda-volumes das estações de trem e metrô na Alemanha.

 

Seguro viagem geral 728x90

 

Para ler nossos outros posts sobre a Alemanha, clique aqui.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha8

 

Claro que nem todas as estações de metrô e trem do país contam com o serviço, mas as grandes estações das grandes cidades sempre têm armários que podem ser usados para este fim. Para saber com certeza qual estação que conta com o serviço, só mesmo procurando na internet, ou no site da estação, mas nas cidades como Berlin, Frankfurt, Colônia (Köln), Munique, Hamburgo, entre outras, as estações de trem sempre vão contar com o serviço, e também nas estações de metrô mais centrais, onde várias linhas de metrô passam.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha10

 

Para encontrar os Gepäck Center (centro de bagagens, em alemão), que é onde estão os inúmeros armários, basta seguir as placas dentro das estações como as mostradas abaixo. Outro nome usado para tais centros é Schließfächer (ou ainda Schließfacheranlage). Caso não lembre do nome, basta procurar pelas placas que tem o símbolo de uma mala e uma chave.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha18

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha17

 

As placas levam para o Gepäck Center, onde estão os armários:

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha19

 

Os armários estão disponíveis em 2 tamanhos, um maior e outro menor. No armário maior entra uma mala média e mais algumas sacolas, e custa €6 por 24h, sendo que suas medidas são L47 x A61 x P91 cm. Já o armário menor entra uma mala destas que podem ser levadas de mão, dentro dos aviões, custa €4 por 24h e suas medidas são L28 x A42 x P76 cm.

 

 

Os armários são numerados e suas chaves apresentam sua numeração, para poder se achar qual foi o armário utilizado na hora de retirar a mala.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha4

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha12

 

Após a escolha de qual armário utilizar, observe que todos os armários possuem explicações de uso em alemão e inglês na porta. Ainda existe um cartaz com explicação nas 2 línguas na entrada do centro de bagagens.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha5

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha13

 

Os armários que estão disponíveis para o uso tem uma luz verde e apresentam o preço ao lado da porta. Os armários que estão ocupados tem uma luz vermelha e não apresentam o preço.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha6

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha11

 

Para utilizar os armários é necessário ter moedas de Euro, caso não tenha moedas, procure pelas máquinas que fazem a troca de notas de Euro por moedas, elas geralmente estão na entrada do Centro de Bagagens.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha15

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha16

 

Depois de colocadas as bagagens dentro do compartimento, basta fechar a porta, inserir as moedas no lugar marcado na porta e no valor exato mostrado na porta do armário, girar a chave para travar a porta e retirar a mesma, levando ela com você.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha3

 

Caso você tenha algum problema com a utilização dos armários, tenha perdido a chave ou tenha alguma dúvida, procure pelo escritório dos responsáveis pelo Centro de Bagagens, que sempre fica nos arredores. Eles estão ali, geralmente entre 06-22h, para resolver qualquer problema.

 

Como usar o Guarda-Volumes Alemanha14

 

 

Dicas

 

Uma dica que facilita a memorização dos armários, e também uma forma de segurança para o caso de perda da chave, é bater uma fotografia do número do armário e do corredor onde ele se encontra. Em algumas estações maiores, estes lugares podem parecer um labirinto porque os corredores são todos iguais.

 

Os armários podem ser uma boa ajuda também quando as compras passam a pesar nos braços, depois de já ter visitado algumas lojas nas cidades.

 

 

Quer um roteiro personalizado pela Alemanha ou Berlin? A Senzatia Roteiros faz exclusivamente para você


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem europa 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Aeroporto, Alemanha, Blog, Destinos, Europa, Experiências, Planejamento de Viagem, Transporte Público, Utilidades, Viagem

33 Comment

  1. Post salvador! Muitíssimo obrigada!

    • Que bom que vai te ajudar, Karla!!
      Boa viagem pela Alemanha!

  2. Parabéns pelos posts super práticos, Carina!! Sei que dá um trabalhão 😉 Estão ótimos!

    • Obrigada, Nicole!! Um super beijo pra vc!

  3. Carina, esse post é excelente!!! Então se a pessoa quiser deixar por 48h, é só depositar o valor em dobro e assim por diante? Ou a pessoa tem que retornar após as 24h para renovar, visto você ter comentado que precisa colocar o valor exato?

    • Oi, Simone!
      Não, vc não precisa retornar ou colocar mais dinheiro. O que acontece é que vc vai ter de pagar a diferença do valor quando retirar a bagagem, ou depositando o dinheiro no próprio armário ou então se dirigindo ao pessoal que fica naquela salinha que citei no post e trabalha neste lugar. Atenção somente para o horário de trabalho deles!
      Boa viagem e obrigada pela visita!

  4. Olá! Parabéns pelo post, muito esclarecedor!!! 🙂
    Você saberia me dizer se na estação de trem em Koblenz tem guarda volumes? Estou pensando em sair de Frankfurt com a bagagem, ir ver o Castelo Burg Eltz, e depois no mesmo dia seguir pra Heidelberg, onde me hospedarei. Mas seria complicado fazer esse trecho com bagagem…
    Muito obrigada!!!!

    • Oi, Veronica!
      A estação principal de Koblenz tem guarda-volumes, sim. 😉
      Boa viagem!

  5. Oi Carina… Obrigada pela atenção! E na de Hatzenport será que tem? É lá a estação final para ir ao castelo, e a conexão em Koblenz são 5 min, não daria tempo….

    • Oi, Veronica!
      Olha, eu acho difícil que tenha, o lugar tem menos de 700 habitantes e não passa de uma vila…

  6. bom dia. dicas excelentes. na estação central de trem de munique existe guarda malas?. grato

    • Existe sim, José Luiz! 😉

      Boa viagem!

  7. Carina, e o serviço Eurosender? O que tem a me dizer? Não o conheço e gostaria de utilizá-lo… Obrigada!

    • Eu nunca ouvi falar… portanto não sei como te ajudar. 😉

      Um abraço pra vc, Regina!

  8. […] COMO USAR OS GUARDA-VOLUMES DAS ESTAÇÕES DE TREM E METRÔ NA ALEMANHA […]

  9. Nem sei se te contei, mas deixei minha mala nos lockers em Trier e em Magdeburg. Em Magdeburg quase tive um treco na hora de pegar a mala! Eu não me toquei que tinha passado de 24h e só tinha colocado moeda pra 24, aí a porta não abria de jeito nenhum e já tava quase na hora do meu trem sair!!! Ligava no número de emergência ali do lado e ninguém atendia, talvez por ser domingo… Fui desesperada no balcão de informação da DB e uma mulher foi comigo até o locker. Aí ela falou que eu tinha que colocar mais moeda… MICO hahhahahaha ela ainda trocou dinheiro pra mim pq eu tava sem moedas na hora hahaha. Esse seu post só saiu depois rs.

    • Com certeza, as histórias de viagem como esta valem muito mais que qualquer outra coisa!!!
      O que seria da nossa vida se não fosse os micos??? 😀

      Beijos!

  10. ADOREI AS ORIENTAÇÕES SERÃO DE GRANDE VALIA !!
    OBRIGADA , E PARABÉNS!
    VERÔNICA PAULA

  11. Oi carina, excelente post. Por favor, tem como deixar as malas no aeroporto de Frankfurt por 7 dias? Fiquei na dúvida
    Obrigado e aguardo a sua colaboração

  12. Tenho uma mala de 90 cm de altura e 40 cm de larugura (É uma OGIO 9800). Voce sabe informar ou sabe onde achar esta informacao sobre se havera na estacao de metro de Frankfurt (onde na verdade pegarei um onibus para Praga), ha um guarda volume que cabe este tamanho de mala? Obrigada!

    • Não sei te informar se os guarda-volumes citados neste post comportam tua mala, mas geralmente existem guarda-volumes para volumes maiores, onde um funcionário recolhe a bagagem e a guarda num tipo de sala.
      Um abraço!

  13. Estou indo pra Berim pra Maratona. E já que estou por lá, vou dar uma volta. Eu sou uma pessoa relativamente exagerada e pra não ter que arrastar mala por toda a Alemanha, quero deixar a mala maior e deixar só a pequena. Existe limite de tempo pra deixar a mala no armário?

    • Oi, Lucineide!

      Existe sim, mas quando você extrapola o tempo, a mala é recolhida e guardada pelos funcionários numa sala a parte. Para retirar, só com eles e no horário de expediente. Não sei te dizer com certeza qual seria, já que varia a cada estação, mas as informações você encontra todas no próprio lugar.
      Boa corrida! E boa viagem!

      • Obrigada Carina!

  14. Bom dia Carina,
    Estou com uma duvida se, por exemplo, eu deixar minha bagagem no guarda volume por três dias, os dias após as 24 horas vão ser cobrados pelo mesmo valor de 24 horas? ou haverá multa?
    porque pelo que eu li o período máximo de aluguel é de 72 horas…

    Obrigada!!!!!!

    • Oi, Gabriela!
      Infelizmente não sei elucidar tuas dúvidas… mas no site da DB sobre as estações de trem vc deve achar estas informações (em inglês).

      Boa viagem!

  15. Carina, bom dia!!! ótimo seu blog. Esta postagem era o que necessitava. Veja bem, meu voo chegará em Frankfurt, mas n quero conhecer agora a cidade. Eu chegarei 7hs da manhã e resolvi passar o dia todo em Frankfurt, apenas para conhecer o básico! Seguirei de trem (da estação do aeroporto mesmo, 23:30 do mesmo dia) para Amsterdam. Por isso quero guardar minha mala neste guarda volume de Frankfurt, passeava na cidade o dia todo e voltaria ao aeroporto p ir à estação. É possível guardar entre 7hs e 21hs mais ou menos? Tem quantidade suficiente de guarda-voolumes (existe possib de reservar de agora?) Outra coisa, Carina, tem problemas chegar na alemanha (digo imigração) so como “porta de entrada” para Europa??, ja que n assarei nem 24hs la!!!! 🙂 (deixarei p conhecer Alemanha depois, pois foi uma baita promoção que peguei e so c chegada em Frankfurt!!!!!! Novamente, parabéns pelo blog. Muito obrigado

    • Olá, Tiago!

      A estação de trem do aeroporto não é muito grande e eu não sei te dizer se lá tem guarda-volumes… mas como vc vai para o centro de Frankfurt, deixe no guarda-volumes do aeroporto mesmo. É seguro e não tem restrição de quantidade e nem volume. Fica no andar do desembarque, no Terminal 1, entre os terminais 1A e 1B. Ele estará aberto durante o horário que vc necessita.

      Quanto a imigração, tendo todos os documentos necessários, não se preocupe, venha com tranquilidade.

      Um abraço e boa viagem!

  16. Oi Carina, sabe me dizer se os armários ficam disponíveis 24h/dia? Gostaria de depositar minha mala na parte da manhã e pegar depois da meia noite. Tenho medo que eles fechem a sala ou qualquer coisa assim! E se souber me informar, Hannover possui esse serviço também?

    Obrigada pelo post!

    • Olá, Pamela!

      Depende da estação de trem, mas a grande maioria é numa sala aberta onde vc tem acesso 24h por dia. Infelizmente eu nunca estive na estação de trem de Hannover e não posso te confirmar, mas deve ter, quase que de certeza. 😉

      Boa viagem!

  17. Oi Carina, sabe-me dizer se existem esses armários no aeroporto de Hamburgo? Obrigada!

    • Olá, Carolina!
      Não posso te afirmar se existem este tipo de armários no aeroporto, mas com certeza existe um guarda-volumes. 😉

      Boa viagem!

  18. eu chego no porto de Hamburgo em um cruzeiro da MSC, as 07hs, e pego um voo as 18:30 para Amsterdã, pergunto se no porto eu encontrarei lugar para guardar as malas?
    Outra pergunta é qual seria a opção de ir para o aeroporto saindo do porto de cruzeiros , metrô , ônibus ou trem ?
    vôce pode me ajudar, pois gostaria de guardar as malas e tentar fazer um passeio pela cidade até a hora do voo.

Comente Aqui