Página Principal Europa Vantagens e desvantagens de viajar de trem pela Europa

Vantagens e desvantagens de viajar de trem pela Europa

por Martinha Andersen
16 comentários

Eu sou super fã de viajar de trem. Eu já falei como viajar de trem pela Europa, mas se você ainda está com dúvidas, neste post eu vou falar das vantagens e desvantagens de viajar de trem pela Europa. Porque vamos combinar, o que é bom para mim, pode ser péssimo para você. Mas no geral, devemos concordar que está é sem dúvidas a melhor maneira de se locomover pelo velho continente.

Seguro viagem geral 728x90

Vantagens de viajar de trem pela Europa

Conforto

Ahhh o conforto. Na minha opinião o conforto já começa quando estamos na estação de trem. É tudo mais prático e rápido. O conforto maior lógico que serão os assentos do trem, que geralmente são um pouco maior do que os assentos dos aviões. Se você for comparar com as companhias aéreas low-costs, nem se compara. Caso você esteja viajando na 1ª classe, o conforto só aumenta. Dependendo do trem, você poderá ter refeições, wifi gratuita, jornais, …

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Chegar / Sair no centro da cidade

Esta sem dúvidas é a maior vantagem. Ao contrário de aeroportos, as estações de trem estão localizados bem no meio da cidade. O que te poupa tempo e dinheiro. Você não precisará mais chegar na cidade, depois da viagem e ter que procurar o melhor transporte que te leve ao centro da cidade. Muito menos com o horário, se ainda vai ter ônibus / metro para te levar. Não tem liberdade e alegria maior do que chegar e já estar no centro de tudo. 

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Sem check-in e filas de segurança

Salva raras excessões (Paris – Londres), não existem procedimentos longos de check-in nas viagens de trem e não há necessidade de passar por qualquer rastreio de segurança. Você pode simplesmente, chegar na estação de trem alguns minutos antes do trem partir, comprar um bilhete (se você ainda não tiver um) e pegar o trem. Não esquecendo que é sempre aconselhável que você compre o bilhete com antecedência, encontrando assim tarifas melhores.

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

ATENÇÃO se você estiver indo de Paris para Londres (ou vice-versa). Reserve uns 45 minutos (ou mais) antes do horário de partida. É preciso passar pela imigração, malas no raio-x e se tiver fila, sempre demora um pouco.

Não tem limite de bagagem e taxas

Não há limites de peso de bagagem ou taxas extras para várias peças de bagagem. As companhias de trem costumam ser bem mais flexíveis em relação às regras de bagagem do que as companhias aéreas. Não vou colocar as medidas aqui, pois pode mudar de uma companhia para a outra, mas geralmente são permitidas duas malas médias (85 cm) e uma bagagem de mão por passageiro adulto. Já as crianças têm direito a uma mala média e um item de bagagem de mão.

bagagem

Lembre-se de ter “bom senso” com o número e volume de bagagem. Os trens não tem milhares de lugares para colocá-las, muitas vezes você vai ter que procurar em um outro vagão e ficará longe da sua bagagem. Não se esqueça que quem vai carregá-las é você. Nada de sair atropelando os outros passageiros com a sua bagagem.

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Lindas paisagens

Viajar de trem vai te proporcionar vistas fantásticas. Como eu falei no post: Como viajar de trem pela Europa, os trens da Bernina Express (Suiça) te proporcionarão uma viagem incrível, e com vistas de tirar o fôlego. Os trens são preparados para isso, tem janelões para você não perder nenhum ângulo. Mas não se preocupe, você encontrará belas paisagens na viagem que escolher.

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Horários confiáveis

Outra coisa que eu admiro muito nos trens europeus é que se eles falam que o trem vai sair 10h41, ele sairá 10h41. A pontualidade é super levada à sério (o que é o certo). Lógico que contratempos acontecem, você pode pegar uma greve de trem, ou eles atrasam por causa da neve, …, mas isso são casos raros. 

A malha ferroviária é vasta

O que me deixa muito feliz é que a malha ferroviária da Europa é extremamente vasta. Você encontrará facilmente uma estação de trem na cidade (ou perto) da cidade que quer visitar. Não esquecendo que a maioria dos destinos oferecem vários trens por dia. Se for uma rota turísticas, haverão um ótimo número de trens, facilitando e aumentando suas opções de viagem.

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Desvantagens de viajar de trem na Europa

Greves ferroviárias

Greves ferroviária é o fator que pode estragar a sua viagem. Felizmente elas não são muito seguidas, mas quando acontecem são sempre uma dor de cabeça. Mas não se preocupem, você ficará sabendo da greve com alguns dias de antecedência, assim poderá se programar. 

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

Valor da passagem

Viajar de trem infelizmente pode ser caro. Ainda mais se você deixar para comprar a passagem em cima da hora. Por isso o aconselhável é você comprar assim que decidir viajar. O único país que eu não tive problema (que não achei os preços caros, achei até barato demais) foi na Itália, e comprei as passagens na hora de embarcar.

2012-05-22

No site da RailEurope você pode olhar os preços dos passes de trem e bilhetes individuais e ver o que melhor se encaixa com o seu bolso e suas necessidades. O melhor? o site é inteiramente em português e seguro. Você pode comprar sem medo.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Lento para viagens de longa distância

Como nem tudo é perfeito, se a distância da viagem for longa, se prepare! vai ser bem demorado. Nesses casos é melhor utilizar o avião. Para trajetos de até 5h o trem é uma boa pedida, já que você economizará o tempo de trajeto até/no aeroporto. Se você escolher um trajeto longo, tente quebrar a viagem em alguma cidade no meio do trajeto para dar uma descansada.

Estações de trem confusas

Dependendo a cidade em questão, pode ser confuso. Algumas cidades têm mais do que uma estação de trem (em Paris são seis). Não é incomum numa viagem você chegar em uma estação e sair de outra. Eu mesma por pura falta de atenção, não li a passagem e fui parar na estação de trem errada. Por isso não deixe de ler os seus bilhetes com cuidado. Outro fator para ter atenção é que é possível você ter que trocar de trem durante o trajeto. 

Vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa

E para você.. quais as vantagens e desvantagens de viajar de trem pela Europa?

LEIA TAMBÉM:

16 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


val 20 de setembro de 2015 - 15:31

faz um tempão da minha ultima viagem de tem…vou me aventurar de novo em Abril ( se Deus quiser e a Dilma deixar!!!), minha maior dificuldade é a mala… ainda não consigo viajar leve! ( shame on me)

Responder
Luciano e Andrea 20 de setembro de 2015 - 23:00

Voltamos Há pouco da Escandinávia e fizemos todos os deslocamentos de trem, mesmo sendo longos (em torno de 6h cada). Valeu a pena pelos preços e por sair e chegar do centro das cidades. Fizemos Bergen-Oslo-Estocolmo-Copenhague e o total das passagens foi de R$624 para 2 adultos e uma criança. Adoramos!

Responder
Martinha Andersen 21 de setembro de 2015 - 03:00

Luciano, meu sonho fazer essa viagem de trem.. E vocês conseguiram um preço ótimo! Compraram com quanto tempo de antecedência?

Responder
Como viajar de trem pela Europa 24 de junho de 2016 - 05:52

[…] Vantagens e desvantagens de viajar de trem pela Europa September 17, 2015 at 07:05 am, Reply […]

Responder
6 razões para visitar Paris no Inverno - Viajoteca.com 1 de julho de 2016 - 09:31

[…] de Inverno, e essa é a hora para tirar o cartão do bolso e aproveitar. As tarifas dos bilhetes de trem e de passagens aéreas dão uma baixada, e anunciam grandes promoções, sendo que algumas delas […]

Responder
Dicas para planejar a sua viagem pela Europa ⋆ Viajoteca 8 de julho de 2016 - 09:31

[…] + VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR DE TREM PELA EUROPA […]

Responder
Francisco Agostinho 13 de agosto de 2016 - 12:26

Longe vai o tempo em que andar de trem/comboio era barato. Continua a valer pela paisagem sem dúvida. E adora andar de comboio…up’s de trem !hahah

Responder
Liliane Inglez 13 de agosto de 2016 - 14:33

Nós gostamos muito de andar de trem (o pequeno aqui a-do-ra!!) mas concordo que, em geral, os preços são meio altos, especialmente se comprarmos “em cima da hora”. Na última viagem que fizemos, de Edimburgo a Londres, adoramos tudo: teve até wifi grátis!! =D

Responder
Viaje Comigo 13 de agosto de 2016 - 14:35

Adoro andar de comboio em viagem, não tanto quando é só Porto-Lisboa, eheheh! E ainda tenho o sonho de fazer vários países de comboio na Europa! Quem sabe um dia! Boas viagens!

Responder
Camila Salgueiro 13 de agosto de 2016 - 15:53

Viajar de trem pela Europa é uma ótima opção!! As companhias aéreas lowcost muitas vezes saem mais barato, mas aeroporto é quase sempre fora de mão né? E aí gastasse mais para chegar na cidade.
Uma outra opção também interessante, dependendo do tipo de viagem é alugar um carro e fazer uma road trip! 😀

Responder
Sónia justo 14 de agosto de 2016 - 05:09

Que óptimo post, já fiz várias viagens em que utilizei o comboio, ou como se diz no Brasil o trem ? E correu sempre tudo muito bem, mas usei sempre como ligação ao avião, ou para alguma cidade, nunca viajei mesmo só de comboio.

Responder
Simone Hara 14 de agosto de 2016 - 13:18

Adorei a experiência de viajar de trem pela Europa. Todos foram super pontuais, achei bastante confortável e as viagens foram agradáveis.
Realmente tem que cuidar apenas pra não viajar com muita bagagem (eu cometi esse erro), porque passa-se por alguns apuros pra carregar tudo, embarcar e desembarcar.

Responder
João Leitão 14 de agosto de 2016 - 15:07

Sem dúvida que este roteiro funcionará como que a Bíblia para qualquer viajante que queira saber tudo de como viajar de comboio pela Europa. Pessoalmente fiz muitas viagens de comboio por vários países da Europa. Através do bilhete Interrail, fiz três viagens fantásticas pelo coração europeu. Excelente ajuda sem dúvida. Parabéns e obrigado.

Responder
Catarina Leonardo - Viajar pela história 14 de agosto de 2016 - 18:51

Gostei muito deste artigo. O comboio é o meu meio de transporte favorito, apesar de utilizar mais o avião. Eu escolheria a paisagem como o aspeto mais importante. Já fiz algumas viagens de comboio pela Europa e gostei bastante.

Responder
Giulia Sampogna 15 de agosto de 2016 - 09:16

Otimas dicas Martinha, anotei tudo para minha viagem em Novembro. Obrigada.

Responder
Pedro Henriques 17 de agosto de 2016 - 07:46

Obrigado pelas dicas! Eu já fiz algumas viagens de comboio, nomeadamente pela Alemanha, Hungria e Eslováquia e é dos transportes publicos que mais gosto de andar.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies