Como usar os ônibus noturnos em Paris

6

Como usar os ônibus noturnos em Paris é uma pergunta que muita gente faz? Afinal, para a nossa tristeza, os metrôs não funcionam 24h. Eu sou fã do metrô de Paris – ele funciona bem, e nos deixa em todos os cantos da Cidade Luz. É muito difícil não ter uma estação próxima do lugar que você estará. Se você não viu ainda, aqui tem um guia completo de como usar o metrô em ParisMas também amo andar de ônibus em Paris, é muito fácil. As linhas de ônibus em Paris são muito eficientes. Muitas dessas linhas são um verdadeiro passeio turístico de ônibus, passando por vários monumentos históricos. Imagine passar pelo Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo como parte de seu trajeto diário? Eu adoro! 

Mas chega aquele momento que você quer sair à noite, ou está numa festa, ou simplesmente é verão e você não se deu conta que já está tarde… como é que eu faço para voltar para o hotel/casa? esta é talvez a parte mais crítica – bate aquele desespero quando você dá conta que não tem mais metrô, pensa em pegar um táxi, mas vai sair uma fortuna, e o ônibus você tem certeza que também não vai ter.. mas eis que aí está a solução do seu problema. O ônibus em Paris tem um linha chamada Noctilien, que funciona somente à noite.

ônibus noturnos em Paris

Como usar os ônibus noturnos em Paris

Os ônibus noturnos em Paris, chamados Noctilien, cobrem a cidade de Paris, bem como os subúrbios por cinco horas durante à noite, quando os ônibus regulares e metro não estão funcionando. Os ônibus Noctilien funcionam das 0h30 até às 05h30 da manhã, que é o horário que os metrôs e linhas de ônibus regulares começam as atividades. São 48 linhas Noctilien, que garantem o serviço em Paris e em mais de 200 cidades em Île-de-France.

As paradas para o ônibus Noctilien são facilmente reconhecidas em qualquer uma das paradas de ônibus que ela serve, pelo fato de que tem um “N” da cor azul, que quer dizer Noctilien com um círculo branco e um ponto vermelho em torno do ‘N’ ou apenas o ‘N’, com sua círculo branco e ponto vermelho em uma posição de norte a leste.

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

Mas como nem tudo é perfeito, os ônibus noturnos em Paris não fazem o mesmo trajeto das linhas regulares, nem param em todas as paradas. Então é sempre bom dar uma estudadinha no mapa. Se você ficar em algum lugar no centro de Paris é uma alternativa muito mais barata do que pegar um táxi. E a frequência também varia bastante. Pode ser de 15 minutos ou 60 minutos. Depende da popularidade da linha. Você pode pesquisar os horários no site da RATP.

ônibus noturnos em Paris

Os ônibus noturnos em Paris ligam algumas das principais estações de trem em Paris, como a Gare de Lyon, Gare de l’Est e da Gare Montparnasse. Passando ainda pela Avenue des Champs-Elysées, a área de Pigalle e a Bastille, mas você também pode pegar o ônibus noturno no Parc de la Villette , que é o lar de centros culturais, museus, clubes e salas de concerto.

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

Há duas rotas circulares principais, uma em cada direção, a N01 e N02 que cobrem o centro de Paris e os principais pontos turísticos, junto com as principais estações de trem e estes ônibus também são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

ônibus noturnos em Paris

ônibus noturnos em Paris

Se você está hospedado fora de Paris, você tem grandes chances de ter uma linha Noctilien que passa perto, como Saint-Denis, Château de Vincennes, o aeroporto de Charles de Gaulle (CDG), Château de Versailles, e muitos mais.

Quando se trata de segurança, não tem o que temer. Você ficará feliz de saber que todos os veículos estão equipados com sistemas de vigilância de vídeo que estão permanentemente ligados a um centro de segurança, o que significa que as polícia de Paris ou outros serviços de emergência podem ser contactados imediatamente se houver algum problema. Além disso, um oficial RATP está disponível em cada estação em Paris, para fornecer aos passageiros informações e ajuda. Além disso, nas rotas operadas pela SNCF Transilien você será bem-vindo a bordo por um guia, e ele pode ajudá-lo a reservar um táxi para a sua jornada contínua (se for necessário), e se você resolver tirar uma soneca, não esqueça de prevenir o guia a sua parada, ele irá acordá-lo.

ônibus noturnos em Paris

O bilhete para o ônibus, você pode comprar direto com o motorista (não tem cobrador) e é igual aos bilhetes de metrô. Mas não pode ser usado o mesmo bilhete no metro e depois no ônibus, e vice-versa. É um bilhete só, independente se você vai descer na 4ª parada ou na 11ª. O preço de um ticket avulso é €1.70 euros. Podendo ser mais se você passar da zona 2.

Você pode utilizar o mesmo bilhete dentro de uma hora e meia para fazer uma conexão com outro ônibus, não esqueça de validar o seu bilhete novamente no segundo ônibus. Para descer do ônibus na estação que escolher, basta apertar o botão STOP (localizado próximo aos acentos), logo que o ônibus partir da estação anterior que você quer descer.

Não esqueça de validar o seu bilhete logo que você entrar no ônibus para não correr o risco de ter controle e você ter que pagar uma multa.

Download os mapas dos ônibus noturnos em Paris

Você pode baixar um mapa PDF das rotas Noctilien e salvar a imagem, assim você terá a mão enquanto você está desfrutando Paris. Você pode também pedir um mapa nas estações de metrô e trem de Paris.
Como usar os ônibus noturno em Paris
Este mapa acima é o mapa dos ônibus noturnos padrão em formato PDF, que pode ser baixado e visto em seu smartphone, iPad, tablet ou laptop.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

6 Comentários
  1. Cláudia Diz

    Olá tenho uma dúvida.

    Meu voo é as 7h15 no CDG. Seu eu pergar a linha 143 as 5h da manha da tempo de chegar lá?

    Para o aeroporto a passagem é mais cara, pago direto p o motorista ou compro com antecedencia?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Claudia. Honestamente eu acho o tempo muito curto para você ir de ônibus. O trajeto em si pode levar 1h, ou até mais. Dependendo do número de paradas ou algum problema no caminho (trânsito, acidente,…). Eu não arriscaria.
      Quanto a passagem você pode comprar antes, para garantir. Às vezes o motorista não tem troco.

      1. Fernando Diz

        Onde comprar a passagem para o Noctillien antecipadamente??

        1. Martinha Andersen Diz

          Oi Fernando. As passagens do Noctilien são as mesmas do metrô e outros ônibus. Então se você já tiver comprado elas antecipadamente nas estações de metrô ou pontos de vendas, tudo certo. =)

  2. Inês de Castro Diz

    Olá Martinha! Os seus conselhos são sempre muito úteis e pormenorizados, tal e qual como um turisto inseguro precisa!
    Se eu comprar o Carte Navigo, já inclui o Noctilieu?
    Obrigada 🙂

  3. Leidiane Diz

    Olá! Será que consigo pegar esse ônibus de madrugada para o Charles de Gaulle? Abs.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.