Como arrumar mala de inverno – dicas e lista!

9

Arrumar mala de inverno é um dilema para quase todo mundo que viaja nessa época, e como estamos sempre estamos dando dicas de destinos que tem inverno, como; Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Holanda etc, nada mais justo que falar sobre isso em detalhe.

Vale ressaltar que estamos conversando de países com inverno de verdade, onde 0°C ou menos, serão temperaturas do seu dia a dia, e neve possivelmente fará parte do itinerário.

Seguindo essas dicas de como arrumar mala de inverno, você terá praticamente tudo o que precisa na bagagem, sem ter que levar todo o armário na viagem! Porque vamos combinar, exagerar nas malas de inverno é muito fácil! 🙂

Lake Louise no Canadá
Lake Louise, Canadá

Seguro Viagem no INverno

Uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional. Viajar no inverno é uma delícia, mas acidentes acontecem, especialmente em lugares com neve ou se for praticar esportes.
Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Dicas para viajar no inverno

Antes de eu sugerir os itens que deve constar na sua mala de inverno, mando abaixo algumas dicas para sobreviver no inverno e ser feliz!

Há inverno e invernos…

Eu sei que essa frase pode parecer meio maluca, mas mesmo dentro do inverno, há diferentes tipos de invernos que você precisa estar atento para arrumar a mala corretamente.

Então, pesquise direitinho a época e o tipo de inverno que estará enfrentando. Há inverno úmido e seco, há inverno com temperatura constante abaixo de zero, mas há inverno que durante o dia a temperatura fica mais tranquila.

Em países de clima temperado o inverno também passa por diferentes fases, no Canadá por exemplo, o frio que você pega no final de novembro, não é o mesmo de janeiro e dezembro!

Vista-se em camadas

Se tem uma dica que você não pode esquecer no inverno é essa: CAMADAS! Para ficar quentinho e não sofrer com o inverno, invista nas camadas, como uma cebola!

Eu costumo fazer assim:

– Parte de cima: camiseta + cacharrel + moleton + casaco (se não estiver tão frio, ou não for andar tanto ao ar livre, tire a cacharrel ou o moleton)

– Parte de baixo: legging (minhocão) + calça jeans + meia (se possível meia térmica e se estiver muito frio, tenha sempre uma meia extra)

– Sapato: bota quentinha que seja a prova d’água (waterproof) e térmica (insulation). Eu estou de olho nessa nessa bota da Keen que tem tudo que preciso para passear e saracotear no inverno, mas tem muitos outros modelos e marcas para você escolher.

– Acessórios: cachecol, protetor de orelha, gorro e luva.

A foto abaixo (apesar de estar tudo em inglês), mostra um pouquinho das camadas (layers) que eu comentei aí em cima:

Cmo arrumar mala de inverno
Adorei essa imagem de como se vestir para o inverno da Bikeyface.

Quentinho sim, mas sem umidade

É importante se vestir adequadamente no inverno, mas ao mesmo tempo, há que se tomar cuidado para não exagerar, a ponto de suar e ficar molhado dentro daquela imensidão de roupas.

O suor, deixa seu corpo úmido e muito mais frio, facilitando você pegar um resfriado, gripe, ou até doenças mais graves, como hipotermia.

Essa dica é válida especialmente para quem vai fazer esportes de inverno!!! Suor e frio não combinam… especialmente para os amadores.


Chip de Internet!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

O Meu Chip - Cupom Desconto

Moda não existe no inverno!

Deixa a parte do “tenho que estar na moda” para quando voltar pra casa, no inverno, a lei número um é ficar quente para não pegar resfriado ou para não deixar que uma viagem legal, vire um transtorno.

Minha amiga canadense costumava dizer assim: “no inverno não existe feio ou bonito, existe quente ou frio!”

E depois de ano vivendo em Toronto, confesso que ela está mais que certa! (risos)

Se estiver passeando na rua e ver aquele povo bem arrumado e lindo, pode ter certeza que eles não vão ficar caminhando e passeando o dia inteiro pela cidade, ou ele já vivem non inverno por ano e puderam ter a oportunidade de ter um guarda-roupa mais variado para o inverno.

E sim, sinto em lhe informar, mas todas as suas fotos serão com o mesmo casaco, pois minha dica é levar apenas um na sua mala de inverno!!! 🙂

O frio entra pelas extremidades

Tem muita gente que não dá atenção aos acessórios, especialmente os meninos, mas saibam que o frio e o calor entram e saem primeiro pelas extremidades: mãos, pés e cabeça.

Dessa forma, aquecendo essas partes do corpo, você garante que o calorzinho fique dentro de você e o frio não entre.

mala de inverno
Proteger as extremidades é muito importante para uma viagem de inverno!

Como arrumar mala de inverno:

Finalmente chegou o momento da lista do que colocar na mala de inverno.

Eu sou sempre econômica em qualquer mala que faço, odeio ficar carregando peso sem necessidade, então leve isso em consideração.

Fiz um lista de mala de inverno para 10 dias, especialmente para quem é prático e consegue ir lavando uma peça de roupa ou outra durante a viagem, eu consigo viajar com uma mala dessa, por muito mais tempo! 🙂

Lista: Mala de inverno

  • 2 calças (duas para o dia a dia e uma para sair a noite).
  • 1 meia calça (fio 70 no mínimo) e/ou uma legging para usar como minhocão (se for térmica, ainda melhor).
  • 4 ou 5 camisetas (para usar por baixo e fácil de lavar).
  • 2 camisetas térmicas de manga longa, adoro as da Uniqlo (HeatTech), estilo BBB (Bom, Bonito e Barato!).
  • 5 blusas de gola alta não muito grossa, tipo cacharrel.
  • 1 moleton de fleece ou agasalho com zipper (algo que possa viajar com ele ou usar por cima da cacharrel).
  • 2 blusas/camisas bonitas para sair a noite (sim, saia sempre com as mesmas blusas, ninguém vai notar!).
  • Se gostar de vestido de inverno, pode colocar um na mala também.
  • 1 casaco de inverno (os brasileiros costumam não aguentar o frio abaixo de zero, vale comprar um bom casaco e que seja prático para usar em todas as ocasiões – se não suportar a ideia de levar somente um casaco, e ainda tiver espaço na mala, pode levar dois).
  • 5 meias grossas para todo dia (não de 100% lã – prefira aquelas de fazer trilha que mistura lã e algodão, ela filtra o suor muito melhor).
  • 2 meias grossas preta.
  • 1 bota preta para sair a noite (sola de borracha, com ranhura e quente).
  • 1 tennis (waterproof e insulated).
  • 1 par de luvas (de preferência 100% lã ou fleece).
  • 1 ou 2 gorros ou chapeuzinho de inverno.
  • 2 ou 3 cachecóis/pachemina.
  • 1 protetor de orelha.
  • 2 pijamas quentinhos.
  • 1 biquini /maiôou bermudas de praia (roupa de praia serve para caso você reserve hotéis que tenham piscina).
  • lencinho de papel para o bolso/bolsa (o nariz sempre escorre no frio!).
  • e o resto (roupas intimas + apetrechos de banheiro).

Considerações sobre mala de inverno

1- Se for esquiar ou fazer esporte de neve, leve uma roupa de esqui ou encontre lugar para alugar.

2- Claro que arrumar mala é um negócio muito pessoal e cada pessoa tem seu estilo, mas acredito que essa lista já te dá uma ideia do principal e depois você pode ir ponderando o jeito ideal da sua mala de inverno.

3- Viagens de inverno podem ser dos mais variados estilos, entenda o que vai fazer e qual frio vai enfrentar, e arrume sua mala de inverno de acordo.

4- E no final, se esquecer ou sentir falta de alguma coisa, tem sempre uma loja para te salvar!!! Sim, um custo a mais… mas melhor que ficar com raiva!

Estação de esqui em Toronto
Estação de esqui em Toronto

Conclusão sobre mala de inverno

Já deu para perceber que viajar no frio pode ser mais fácil que você imagina, basta saber como arrumar uma mala de inverno inteligente e aproveitar!

Espero que tenham gostado das dicas e qualquer coisa fala comigo nos comentário no final dessa página!

Usem nossos links para suas efetuar suas reservas e bora viajar!!!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

9 Comentários
  1. Caprice Diz

    Obrigada pelas dicas Mirella!!! Vou para o Canadá, mas nunca enfrentei a neve…vai ser uma aventura…kkk

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Vai ser demai Caprice… uma super aventura mesmo!
      Depois me conta como foi 🙂
      bjos

  2. Lilian Nery Diz

    Adorei as dicas, vou para Vancouver em janeiro com meu filho de 5 anos.
    Estou super ansiosa para viver o frio de lá.
    Tenho dúvida do que levar daqui e o que comprar lá, já que as roupas de frio de lá devem ser bem melhores e mais leves….

  3. Ruth Somensi Diz

    visitar está página já foi uma ótima viagem de novas dicas e menos ansiedade para a próxima viagem.
    Gratidão!
    Ruth Somensi

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ruth,
      Que delícia ouvir um comentário assim …
      Volte sempre aqui no viajoteca!
      BJks

  4. Ana Lucia Diz

    Adorei as dicas…vou passar 10 dias no Canadá e não tinha noção do que levar. Muito obrigada!!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ana, Tudo bem?
      Que bom que te ajudei um pouquinho…
      Temos muitas outras dicas do Canadá aqui no Viajoteca, espero te ver de novo por aqui 🙂
      Beijos

  5. Raquel Vizzotto Diz

    Oi Mirella! Tudo bem?
    Teu site foi achado/salvação hahahaha 🙂
    Vou estudar 3 meses agora na Europa, não tenho ideia de como arrumar a mala e você ajudou muito! Muito obrigada

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Raquel, Tudo bem?
      Que legal que curtiu o post… aproveita muito sua viagem e pegue mais dicas da Europa aqui no nosso blog, tem muita coisa bacana!
      Bjos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.