Muitos viajantes a caminho do Caribe ou da América do Norte vão se deparar com o Panamá como uma boa opção de conexão. Pois a Copa Airlines, muitas vezes, promove ótimos descontos nas passagens aéreas. Foi exatamente dessa maneira que a Cidade do Panamá entrou no meu roteiro, quando estava buscando por opções de vôo de São Paulo a Toronto.
De repente, para quem está com o orçamento apertado, essa paradinha de 2 dias na Cidade do Panamá acaba não valendo a pena financeiramente, mesmo com o preço da passagem aérea com desconto. Mas quem puder, eu indico bastante. Afinal, acredito que a oportunidade de conhecer o Panamá bem interessante. Pelo menos, eu curti muito.
O que fazer na Cidade do Panamá
Confesso que eu estava com a expectativa bem baixa sobre as coisas para fazer na Cidade do Panamá. Talvez, eu tinha uma falsa impressão de que ela fosse ser como outras capitais da América Central. Ou seja, que fosse ser mal cuidada, violenta e sem infraestrutura. Porém, me passaram a perna (risos)! Pois a cidade se parece com uma mini-Miami, mas com um toque latino mais autêntico e com mais história para contar.
A Cidade do Panamá é bem conhecida pelo Canal do Panamá, a eclusa gigante que liga os Oceanos Pacífico e Atlântico. E uma visita deve ser obrigatória, pois é realmente muito interessante. Mas sua localização estratégica já era conhecida bem antes do canal ser inaugurado. Inclusive, Simon Bolivar, disse o seguinte já em 1824:
“… se o mundo tivesse que eleger uma cidade para sua capital, o istmo do Panamá seria nomeado para esse augusto destino, colocado como está no centro do globo, olhando de um lado a Ásia e do outro a África e a Europa.”
Compre seu ingresso para o Ônibus Hop-On Hop-Off em Panamá City aqui!
Chip de Internet para o Panamá!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Certamente uma super promoção!
Roteiro de 2 dias na Cidade do Panamá
Abaixo deixo o roteiro rapidinho que fizemos na Cidade do Panamá:
Dia 1:
- Chegada e translado para o Trump Hotel (atual JW Panama).
- Passeio rápido pela cidade com motorista, passamos pelo: Panamá Viejo, Cerro Áncon, Calz de Amador e Casco Antigo.
- A noite jantamos no Casco Antigo e contratamos um táxi diretamente no hotel.
- DICA: contratamos o serviço do Riolando para o city tour e certamente recomendamos muito, ele é brasileiro. Contato: Riolando Fajardo – (507) 6578-4858 – riolando.fajardo@yahoo.com
Dia 2:
- Alugamos um carro e fomos conhecer o Canal do Panamá.
- Voltamos ao Casco Antigo para curtir o final de tarde.
- Jantar no restaurante do hotel com vista para o mar. 🙂
Caso você prefira conhecer o Canal do Panamá de excursão, que também é uma ótima opção, veja abaixo os tours mais recomendados:
- Excursão ao Canal do Panamá saindo do Aeroporto
- Tour para o Canal do Panamá saindo do seu hotel
- Cidade do Panamá: Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off (com parada na eclusa Miraflores)
Dia 3:
- Curtimos a piscina do hotel.
- Fomos conhecer rapidinho o Multiplaza Pacific Mall.
- Devolvemos o carro e pegamos táxi para o aeroporto.
Sobre nosso Roteiro na Cidade do Panamá
- Fizemos tudo com muita calma e voltamos a lugares que gostamos.
- Alugar o carro foi ótimo, mas nos perdemos mesmo com GPS.
- Sim, o trânsito está cada dia mais infernal e tem obras por toda a cidade.
- Tem gente que faz quase tudo isso que fizemos em apenas 8 horas na cidade (com tempo de conexão grande, é possível, mas vá com o Riolando ou com algum outro motorista para não perder tempo).
- Não nos interessamos em ir aos shoppings da cidade e fazer compras. Mas quem quiser, recomendo visitar o Multiplaza para ver um shopping bonito, já o Albrook Mall para melhores barganhas (mas fica distante da zona hoteleira e aeroporto) e ainda o Metromall, para quem procura algo perto do aeroporto e com shuttle gratuito.
História do Panamá
Panamá foi fundada em 1519 e renasceu para o mundo há pouco mais de 20 anos. Devido a sua localização estratégica, Panamá sempre viveu momentos conturbados. Desde sua fundação, em 1519, já sofreu muitos ataques piratas. Incluindo aí a legendária tomada da Cidade do Panamá pelo grupo de Henry Morgan, patrocinado pelo coroa britânica. Até chegar ao seu real renascimento, em 31 de dezembro de 1999, o dia que o Canal do Panamá foi devolvido aos panamenhos.
Desde que o canal foi inaugurado, o Panamá viveu 100 anos sem sua principal fonte econômica. Imagina viver marginalizado as margens de uma eclusa que jorrava dinheiro para os cofres de outro país! Eu sei, essa visão é um pouco socialista e revolucionaria da minha parte, mas foi isso que senti olhando tudo aquilo ao meu redor. Agora você me pergunta, mas estavam errados os Estados Unidos em ficar com todo lucro? Claro que não, eles construíram o canal, deixando para trás os franceses que tentaram e se deram mal. Então, por que deixariam tudo aquilo de graça para o Panamá, certo?
Na minha opinião, os governantes panamenhos que fizeram as negociações é que deveriam ter feito um contrato melhor. Bem como deveriam ter ficado com pelo menos uma porcentagem do lucro… Mas, infelizmente, o povo paga por isso, e no final, depois de 100 anos penando, tudo está voltando a floresecer. Só espero que eles aproveitem essa oportunidade para desenhar, moldar e construir um país de excelência. Dessa forma, ainda evitando corrupções tão inerentes aos povos latinos americanos.
A Cidade do Panamá é segura?
Apesar de ser tranquilo e de certa forma seguro viajar para o Panamá, a Cidade do Panamá não é uma mar de rosas. Inclusive, os turistas devem estar atentos para não serem roubados. Naturalmente, está longe de ser aquela loucura que se transformou as principais capitais brasileiras. Minha dica é estar sempre com o sentido de aranha ligado! Pois não faz mal a ninguém ser cuidadoso, em qualquer lugar do mundo!
Crescimento da Cidade do Panamá – breve relato
– Em 1997 tinha cerca de 1.400 quartos de hotéis no Panamá. Atualmente são mais de 15.000 e outros tantos sendo construídos enquanto eu escrevo esse texto.
– Enquanto o mundo estava em recessão em 2008, o Panamá cresceu cerca de 50%!
– Está sendo investido $5.25 bilhões para expansão do canal do Panamá.
– Em 1999 apenas 547.000 turistas visitaram o país, já em 2011 foram mais de 1.4 milhões. Sem contar os americanos e canadenses que estão indo para lá morar ao se aposentar.
Enfim, os números e as construções não mentem. A Cidade do Panamá está a pleno vapor. Até mesmo me lembrou um pouco Doha (no Qatar), mas em menor proporção. É incrível ver uma cidade e/ou um país se construindo, pois a gente pode pensar em voltar daqui 3 ou 5 anos e saberá que verá uma outra realidade! Muito legal.
O skyline da cidade está sendo construído e ficando lindo (primeira foto desse post). Assim como, as ruínas do Panama Viejo estão sendo preservadas e o charmoso Casco Antiguo está cada dia mais boêmio e delicioso de se passear de dia e/ou de noite. Enfim, a mistura do novo e do velho está ficando boa, só a estrada que estão fazendo ao redor do Casco Antiguo que eu não gostei!

Onde ficar na Cidade do Panamá
Na minha opinião, 3 regiões devem entrar no seu radar quando falamos onde ficar na Cidade do Panamá. Então, anota aí: Punta Pacifica, Cinta Costera e Casco Antiguo.
Aliás, algo que me deixou contente na Cidade do Panamá foram os preços dos hotéis, bem acessíveis. Um hotel que nas grandes metrópoles custa cerca de US$300-400, ou até mais, lá você consegue por menos da metade (procure por essas promoções). Então, eu aproveitei essa oportunidade para me hospedar num 5 estrelas de primeiríssima, o Trump Ocean Club (atual JW Marriott), na Punta Pacifica.
Punta Pacifica
Depois de muito pesquisar, esse foi o lugar que escolhi para nos hospedarmos na Cidade do Panamá. O legal do bairro Punta Pacifica é que ele se localiza em uma área nobre da cidade, num bairro residencial novíssimo. Assim, você pode esperar encontrar prédios enormes e modernos e do ladinho do shopping Multiplaza, o mais bonito da cidade.
O ponto negativo é que como a Cidade do Panamá está em construção, o trânsito fica atrapalhado para entrar e sair de lá. Nessa região também se localiza o Hard Rock Hotel. Por fim, para ser sincera, hoje, eu escolheria ficar no Casco Viejo!
Cinta Costera
Como havia dito no post anterior, a Cidade do Panamá me impressionou bastante (positivamente, é claro!) e a Cinta Costeira me deixou com os olhinhos brilhando. Essa região que fica a beira-mar e tem um calçadão todo novinho. Bem como, ela está recheada de hotéis de rede ao longo da Avenida Balboa. Então, lá você vai encontrar por exemplo, o Hilton, o Intercontinental, o Le Meridian, etc. Por fim, achei também interessante a localização que fica mais pertinho do Casco Viejo. Tenha em mente o hotel Intercontinental Miramar para se localizar.
Porque eu não fiquei lá: pra ser sincera, nem sabia da existência da Cinta Costeira, muito menos que era uma região bonita e que tinha uma infra-estrutura legalzinha a beira-mar (especialmente para quem gosta de correr). Do contrário, eu teria olhado com mais carinho, já que tem vários hotéis novinhos à disposição.
Casco Antiguo ou Casco Viejo
Na minha opinião Casco Viejo é o bairro mais charmoso da Cidade do Panamá. Inclusive, ele é ideal para quem gosta de hotéis boutiques, vida boêmia, restaurantes e bairro histórico. Em 2003, ele foi designado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO. Sua construção começou em 1671, depois da destruição do Panama Viejo, que hoje só restou as ruínas.
A arquitetura da região reflete um pouco da diversidade cultural do Panamá. Bem como, ao caminhar pelas ruas, parece que você voltou no tempo. Sabe aquela sensação de Ouro Preto e Paraty? Pois é, o lugar é uma graça e está passando por restaurações em todos os aspectos: ruas, casarões e afins. Mas vale lembrar que ao mesmo tempo que existem os casarões todos restaurados e lindos, ainda há os cortiços que antigamente dominavam todo o bairro.
Porque eu não fiquei lá: primeiro, devido ao barulho de construção, pois dependendo do hotel que eu escolhesse, sabia que ia ficar ouvindo o tum-tum-tum o dia inteiro e isso iria me irritar demais. Em segundo lugar, porque fiquei encanada com a proximidade dos tais cortiços.
Mas veja bem, ADORAMOS o Casco Antiguo e foi o lugar que mais passeamos e gastamos tempo durante toda nossa visita ao Panamá. Simplesmente, resolvi deixar para outra oportunidade. Com certeza, quando voltar, vou tentar ficar no Las Clementinas ou no La Concordia.
Encontre sua hospedagem na Cidade do Panamá:
Booking.comConclusão sobre a Cidade do Panamá
Deu para perceber que eu adorei essa viagem, não é mesmo? Quero tentar voltar para o Panamá para conhecer um pouco mais do país, incluindo as praias e rever o bairro Casco Viejo. Aproveite e veja as dicas para visitar o Canal do Panamá, a principal atração turística do país.
E você se animou? Ou já esteve por lá? Se sim, deixe suas impressões para gente ali nos comentários. Vamos adorar saber o que você achou! 🙂

8 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Olá, recomendo fazer um tour pela Cidade do Panamá que é linda, se ficar mais que 5hs em conexão já vale a pena.
Deixo o contato do excelente guia Fernando Cortez, celular: 507-6948-3890. É panamenho porém fala perfeitamente português e é muito atencioso.
Não esqueça de tomar a vacina da febre amarela, senão não deixam entrar no país.
Obrigada pela indicação do motorista 🙂
Mirella, tdo bem? Te pediram certificado internacional de vacina no Panamá? Provavelmente compre uma passagem que tenha este país como conexão. Outra pergunta: Meu destino é o Canadá, ficarei um tempo por lá. Não sei se é melhor tentar ainda o visto americano de turista daqui do Brasil (há vòos bem mais em conta com escala nos usa) ou se posso desde o Canadá solicitá-lo (pq estando em Toronto gostaria de dar umas escapulidas de vez em quando a terra do TIo Sam. O que me recomenda?
Oi MArcia,
Pra ser bem sincera, não me lembro se me pediram o certificado internacional de vacina quando cheguei no Panamá, mas como sempre viajo com as minhas em dia, creio que isso não seria problema…
Sobre o visto americano, é bem mais fácil pedir o visto desde o Brasil, então, se eu fosse você, pediria daí mesmo 🙂
Ajudei?
Abs
Cidade acolhedora. Shoppings bem localizados, preços convidativos, fácil locomoção pelos pontos turísticos. Comida bem temperada e saborosa. A atenção do Maurício da Conexão Panamá, que fez o transfer aeroporto/hotel/aeroporto e Citytour pela cidade (RECOMENDO). Segurança
OI André,
Obrigada pela recomendação do transfer… muito bom saber!!!
Valeu!
[…] Parte do Canal do Panamá visto desde o Cerro Ancon! Muito legal esse mirante pois além do canal em si, dá para ver a sede administrativa, containers etc… Leia Dicas Gerais da Cidade do Panamá. […]
[…] de uma introdução sobre o Panamá, chegou a hora de dar algumas dicas de onde se hospedar na Cidade do Panamá… e na minha […]