Se a África tem os Big 5, a Bélgica tem os Big 4 – Batata-Frita – Cerveja – Chocolate – Waffles – As quatro maravilhas da “gastronomia” Belga. Aproveitando o feriado do início do mês, lá fomos nós passar uma semana na Bélgica. Adoro “desbrava-la”. É um pequeno país, mas sempre tem algo novo para ver, conhecer, fazer.
Mas não, esse post não vai ser com as novidades, mas sim com o que você não pode deixar de ver, sentir, provar, se apaixonar… as quatro grandes maravilhas que a Bélgica tem para te oferecer. Em qualquer Cidade, em qualquer esquina, em qualquer lugar.
As quatro “iguarias” destacam a Bélgica internacionalmente.
Conheça as Quatro Maravilhas da Bélgica :
Batata-Frita
Esta é uma grande surpresa da Bélgica. Quando é que eu ia pensar que batata-frita seria um prato cobiçado por muitos? Olha, na Bélgica tem concurso de melhor batata-frita, de melhor “Barraca a Frites” (Quiosques que vendem a mesma)… Fora uns 200 tipos de molhos para acompanhar.
É o clássico belga de comida de rua, são vendidos em bandeijinhas ou cones de papel em muitas esquinas e (na minha opinião) são melhores quando coberto com a maionese caseira, mas você pode preferir ketchup, molho de curry, samurai ou outro, opções de molhos não faltam. Se estiver em Bruxelas, vá sem erro no Belgian Frit’n Toast
E você encontrará em mini-kombis, nas Barraca a Frites e em TODOS os restaurantes. Vem acompanhando todos os pratos.
Se você é fã de batatas, como os Belgas, você está em boa companhia.
Cerveja
Ah a cerveja belga… os belgas são muito orgulhosos de seus mais de mil tipos diferentes de cerveja. Cada cidade tem a sua cerveja local e é servida em todos os bares da cidade. Este pequeno país tem mais de 100 cervejarias produzindo cerca de 450 cervejas diferentes. A maioria são cervejas locais, especialidades de um região, cidade, vila ou aldeia. Hoje, existem cerca de 1.200 marcas de cerveja do país.
A Bélgica é justamente famosa por sua tradição cervejeira, e depois que sai do Brasil que “descobri” que a cerveja brasileira é muito aguada e amarga. Talvez não seja, e sim meu paladar que mudou.
Vocês encontrarão fácil cervejas “semelhantes” com as brasileiras. Tem a Maes, Jupiler e Stella Artois – que já é grande conhecida dos brasileiros. Essas são as básicas, porque cerveja belga que se preze é mais forte. Geralmente passando dos 10% de álcool.
Cerveja belga tem seu nome frequentemente associado a uma abadia, mas pode ser que hoje em dia ela não seja mais fabricada lá dentro. Grimbergen e Leffe são muito populares, especialmente por sua grande variedade.
Cervejas de fermentação duplo ou triplo também são muito populares entre os belgas, mas seu teor alcoólico é muito alto.
Dentro das cervejas de abadia estão as cervejas trapistas, conhecidas como cervejas artesanais produzidas pelos monges de um pequeno número de abadias da Ordem de Cister. Na Bélgica há seis cervejas trapistas: Chimay, Westmalle, Orval, Rochefort, Westvleteren e Achel.
A Westvleteren é considerada a melhor cerveja do mundo. Infelizmente a produção é muito limitada e só pode ser comprada diretamente na Abadia.
Cervejas “brancas” são as minhas preferidas e geralmente vem acompanhada de uma fatia de limão . As mais famosas são a Hoegaarden e Tarwebier Brugge.
Cada cerveja local tem um copo e garrafa distinto. Fora que o nomes das cervejas são muito originais. Um rótulo mais engraçado que o outro.
O difícil vai ser, que com tantas opções, vai demorar um pouco para você encontrar uma cerveja favorita.
Em breve farei um post especial com as cervejas belgas.
Chocolate
Bélgica é considerada a capital mundial do chocolate, se você sempre achou que ótimos chocolates eram exclusividade da Suiça, se enganou. Eu ainda de vir morar na Europa sempre achei isso também.
Existem lojas dedicadas a essa maravilha em cada esquina. Se você estiver em Brugges, daí sim que será um encantamento, pois uma loja é mais linda que a outra. Verdadeiras casinhas de boneca. Você vai encontrar uma variedade de marcas e preços.
Na Bélgica são fabricados um dos melhores chocolates do mundo , feitos exclusivamente com a manteiga de cacau. Chocolates de várias formas e sabores, dos quais há uma variedade impressionante.
A grande diferença de preço é no gosto e se o chocolate é artesanal ou industrial. Desde o primeiro , sem dúvida, a mais prestigiada Pierre Marcolini e industrial incluem Godiva, Nehuaus, Galler e Leônidas (o mais barato).
A alta qualidade dos chocolates belga é famosa em todo o mundo por três razões:
-
Os “chocolatiers” belgas insistem na grande qualidade dos ingredientes, começando com o próprio chocolate. Ele tem uma elevada densidade de cacau (sólido) e manteiga de cacau, que se evapora na língua, dando o sabor super “fresco”.
-
Os belgas (Jean Neuhaus, em 1912, para ser preciso) foram pioneiros nos bombons recheados. Estes são feitos com uma variedade de recheios incluindo creme de avelã, marzipan, licor e pastas de frutas sortidas.
-
Os Chocolatiers belgas inventaram o famoso chocolate branco, feito com manteiga de cacau e leite.
Comprá-los soltos, em sacos com peso de 100 gramas ou caixas de 1 kg ou mais. Pegue uma caixa preparada, ou simplesmente “aponte” para aqueles que você quer, ou pergunte ao assistente para selecionar uma mistura.
Waffles
O “Brussels waffle” é mundialmente conhecido. É um doce tradicional da gastronomia belga. É comido quente, polvilhado com açúcar, canela ou acompanhado com chantilly, chocolate ou frutas.
Tem vendedores de rua em todo o país vendendo waffles.
O waffles de Liège, tem uma massa que é doce e “nutritiva” o suficiente não precisa de quaisquer coberturas.
Já os waffles de Bruxelas, com um formato mais retangular, são mais leves e menos doce e muitas vezes tem coberturas de chantilly com frutas, chocolate, nutella.
Independente da “Maravilha” que você estiver procurando, ou esbarrar na rua, vai com tudo.. você não irá se arrepender.
Leia também :
- Comida de Rua em Paris
- Onde comer em Auckland – lista com 25 restaurantes testados e aprovados
- 10 restaurantes em Toronto – Testados e Aprovados
- Rue des Rosiers – Onde você encontra o melhor fallafel de Paris
- 10 restaurantes de rede nos Estados Unidos que valem a pena
[…] pois o Kiko (marido) queria tomar uma cervejinha na Bélgica (a Martinha já nos contou sobre as 4 maravilhas da Bélgica, certo?) e eu estava doida para revisitar essa cidade que tinha me apaixonado em […]
Martinhaaa, curti muito as suas dicas!!! 🙂
Estou indo amanhã pra Bruxelas, e sexta pra Brugges! Valeu pelas dicas!!!
Bisous
[…] No caminho para Amsterdam, fizemos um pit-stop em Ghent, a cidade que mais gostamos da Bélgica quando a visitamos em 2004… Foi um pouco estranho voltar lá e não encontrar o que estávamos procurando, pois metade da cidade estava em construção e não agradou, mas do resto, eu continuo curtindo mais Ghent que Bruges, pois ela é viva, jovem e tão linda quanto … Sem contar que lá é onde se compra a melhor mostarda do mundo (e olha que nem vou comentar das cervejas, chocolates, waffles e afins) […]
[…] No caminho para Amsterdam, fizemos um pit-stop em Ghent, a cidade que mais gostamos da Bélgica quando a visitamos em 2004… Foi um pouco estranho voltar lá e não encontrar o que estávamos procurando, pois metade da cidade estava em construção e não agradou, mas do resto, eu continuo curtindo mais Ghent que Bruges, pois ela é viva, jovem e tão linda quanto … Sem contar que lá é onde se compra a melhor mostarda do mundo (e olha que nem vou comentar das cervejas, chocolates, waffles e afins) […]
[…] A história dos Chocolates Neuhaus está profundamente ligada à história do chocolate belga. Como eu já disse em outro post, o Chocolate é uma das Quatro Maravilhas da Bélgica. […]
A bélgica me encantou – turismo definitivamente gastronômico. E, em Bruxelas, recomendo visitar o mini-mundo, principalmente se estiver com crianças – é lindo. Fica perto do Atomium.
[…] Viajoteca: O que esperar de 4 blogueiros tops que se uniram e formaram um blog novo? Esse é o Viajoteca, com dicas não só da Europa mas mundo todo. Um post para ler: AS QUATRO MARAVILHAS DA BÉLGICA […]
[…] da Suiça, nem fazia ideia que existia uma batata-frita tão boa quanto as belgas. Veja o post As Quatro Maravilhas da Bélgica para saber mais. E eis que tchum.. casei com um belga. […]
[…] se você não tiver, certeza que você tem um amigo que tem.. Eu já disse que a cerveja é uma das 4 maravilhas da Bélgica, e também já falei onde comprar cerveja em Bruxelas (aquela cerveja que você vai querer dar de […]
[…] AS QUATRO MARAVILHAS DA BÉLGICA […]
[…] conhecem o meu amor pelas cervejas belgas. Adoro que para um pequeno país, a Bélgica tem várias cervejarias – mais de 100 marcas e […]
Vou passar uns dias na Bélgica e gostei muito das suas dicas. Agradeço por compartilhar suas impressões. Abraço.
Oi Rangel.. Muito Obrigada!
Fico muito feliz em saber que os leitores gostam das dicas aqui do blog.
Aproveite a Bélgica e depois volte para nos contar como foi.
Beijos =)
Adorei a materia sobre “As quatro maravilhas da Bélgica”. Tive a oportunidade de morar e estudar na “douce Belgique” durante quatro anos. Morei no lado francofone (fala francês) e no lado flamengo (fala Nerlandes). Foi uma experiência muito rica na minha vida. Mas o mais interessante é que conheci minha esposa (brasileira) em Gante, na Bélgica. Somos casados há 32 anos e planejamos retornar a Bélgica, em breve, só para matar as saudades.
Oi Dr. José… Que legal que morou na Bélgica, é um país incrível, cheio de belas surpresas. Na torcida para que vocês retornem em breve, e matem a saudade. =)
Olá Martinha tudo bom. Vou em junho para Bélgica e vou ficar do dia 25 a 29 em ROCHEHAUT
E depois volto p Belgica.
Gostaria de dicas da Bélgica
Vamos a Burges e Antuérpia.
O que é não poderemos deixar de conhecer.
Famosa pelos chocolates, batas fritas e cerveja.
Um abraço