A história dos Chocolates Neuhaus está profundamente ligada à história do chocolate belga. Como eu já disse em outro post, o chocolate é uma das Quatro Maravilhas da Bélgica. Deste modo, já dá para imaginar que esta chocolateria tem muito a ver com o papel do chocolate na sociedade belga.
A família Neuhaus criou o “praline”, aquele chocolate pequeno, muitas vezes recheado. Além disso, a família usou técnicas de marketing revolucionárias, o que fez os pralines viajarem o mundo todo. Assim sendo, desde o início do século XX, a Neuhaus tornou-se a marca e a primeira loja deste grande império de chocolate, que na Bélgica chega a ser adoração.
+ 9 DESTINOS PARA COMER CHOCOLATE!

Chocolates Neuhaus
Em 1857, o suíço Jean Neuhaus, juntamente com seu irmão, abriu uma farmácia no centro de Bruxelas. Mais precisamente nas Galeries Royales Saint Humbert, na Galerie de La Reine. Esta galeria é uma das 3 galerias que compõe a Galeries Royales Saint Humbert. Certamente, este é um dos endereços mais nobres de Bruxelas. De tal forma que até hoje esta é a principal loja dos Chocolates Neuhaus.
Não podemos esquecer de citar a beleza da Galeries Royales Saint Humbert, que é um belíssimo prédio, inaugurado em 1847.

Chocolate como negócio
Primeiramente, o negócio tinha um conceito diferente. Eles mergulhavam os medicamentos no chocolate, para que os mesmos tivessem um sabor agradável para estimular suas vendas. Então, essa idéia engenhosa fez com que o chocolate se tornasse o principal produto da farmácia.
A grande descoberta dos Chocolates Neuhaus veio com o tempo, em 1912. Foi quando o neto do fundador, também chamado Jean, criou o primeiro recheio de chocolate. Deste modo, surgiu o famoso praline,que se tornou conhecido em todo o mundo.

Dois anos mais tarde veio uma outra idéia revolucionária. A esposa de Jean, Louise, desenvolveu uma nova maneira de envolver seus preciosos chocolates e bombons. Assim, as embalagens ajudavam a evitar qualquer deterioração. Inclusive, o transporte ficou mais confortável. Desse modo, surgiu a famosa caixa chamada “ballotin“, onde cada um dos chocolates é considerado uma pequena jóia. Então, a caixa de pralines tornou-se um ítem de presente por excelência. Atualmente, a caixa é copiada por todos os chocolatiers no mundo.

Leia também:
+ 13 PRATOS TÍPICOS PARA PROVAR NA BÉLGICA
Ideias geniais
A família Neuhaus soube utilizar o marketing muito bem a favor de seus chocolates. Então, na Exposição Universal de Bruxelas, em 1958, apresentou seus famosos bombons Caprice e Tentation. Da mesma forma, quatro novos bombons foram desenvolvidos nos casamentos reais belgas. No casamento do príncipe Albert com a princesa Paola, assim como no do Rei Balduíno com Fabiola, surgiram novos pralines. Sendo que cada um deles foi batizado com o nome de cada um dos noivos.
Pense numa ideia que foi um sucesso! As vendas e a procura pelos chocolates Neuhaus deslanchou pelo mundo. Desde então, a cada ano eles lançam coleções especiais. As coleções podem ter os mais diversos temas, mas quase todos são sucessos de venda.
Certamente, é difícil saber se você está comprando pelo chocolate, pelo tema ou pelas lindas embalagens. Realmente, a gente come com os olhos! Não podemos esquecer que os Chocolates Neuhaus são “patriotas”. Eles adoram colocar personagens Belgas em suas coleções. E assim temos duas das coleções mais fofas da história dos Chocolates Neuhaus:
SMURFS


TINTIN

Chocolates Neuhaus hoje em dia
Atualmente, os Chocolates Neuhaus são conhecidos como um dos melhores chocolates belgas. Certamente, que ao lado de outras grandes marcas como Pierre Marcolini, Godiva e etc. Eles tem milhares de lojas em todos os continentes, além de ser uma das marcas fornecedoras da Casa Real Belga. De fato, pode não ser o melhor chocolate belga, assim como também não é barato, mas você com certeza vai se deliciar.

Se você não tiver a chance de ir para a Bélgica e quer provar os chocolates Neuhaus, não se preocupe. Facilmente, você vai encontrar nos free shops dos aeroportos. Até mesmo, com lindas embalagens temáticas do país ou cidade visitada.
Onde encontrar a Neuhaus em Bruxelas:
t]
Vale a pena comprar antecipadamente:
6 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Que delícia de post! Na verdade, tô amando todos os que você escreve sobre a Bélgica, quero ir em setembro e já estou apaixonada antes de chegar!! Para você, qual o melhor chocolate?
[…] são os preferidos. Eles foram criados por Jean Neuhaus em 1912. E o sucesso foi tanto que os Chocolates Neuhaus são conhecidos […]
[…] Desde o primeiro , sem dúvida, a mais prestigiada Pierre Marcolini e industrial incluem Godiva, Nehuaus, Galler e Leônidas (o mais […]
[…] morar na Europa, pouca coisa sabia sobre o país. Pensava que a melhor cerveja era da Alemanha, o melhor chocolate da Suiça, nem fazia ideia que existia uma batata-frita tão boa quanto as belgas. Veja o post As […]
Muito legal seu post, Martinha!
Eu trabalho com chocolates e tinha guardado seu post pra ler com calma! Só hj consegui vir aqui rs
Tudo lindo, lugar lindo, história interessante, chocolates perfeitos… agora esse chocolate dos Smurfs é um amor!! Adorei!!!!
Bjs,
Karla
Oi Karla.
Meu Deus… invejei. Trabalhar com chocolates deve ser tudo de bom (ou não, para uma pessoa não controlada como eu!)
A Neuhaus é ninja em fazer chocolates temáticos. <3
Bjokas 🙂