Como passar pela imigração na Australia

2

Ao arrumar as malas e se preparar para embarcar em uma nova viagem, as vezes bate aquela pulga atrás da orelha de como será a passagem pela imigração, já que alguns países são mais amigáveis e outros nem tanto.

Confesso que a imigração na Australia é chatinha e em alguns casos demorada. Existe um receio enorme por parte do governo diante dos produtos que visitantes trazem na mala e que possam causar danos a agricultura, fauna ou flora do país, então eles usam a técnica do “melhor prevenir, que remediar!

Você deve estar pensando: “Nossa Mirellita, mas que exagero!“, mas isso é bem sério e você precisa ficar atento para não chegar aqui e levar uma bela multa por ter trazido um chocolate com embalagem aberta ou aquela fruta que te deram no avião!

Então venha comigo e saiba como sobreviver a imigração na Australia!

Como passar pela imigração na Australia
Corredor de chegada do aeroporto em Brisbane, QLD.

Documentos e passo a passo para

passar a imigração na Australia

Independente da conexão que fizer para chegar na Australia, você precisará passar por um oficial de imigração e verificar os documentos para ter a entrada ao país liberada, depois pegará sua bagagem e finalmente passará pela alfândega – procedimento bastante similar a qualquer outro país, mas com umas “cositas mas“.

Para passar por todo esse processo sem dramas, siga nossas dicas abaixo.

O que providenciar antes de passar a imigração na Austrália

 

• Passaporte válido;

Não há requerimento de validade mínima de passaporte para entrar na Austrália. Os visitantes precisam apenas de um passaporte e um visto válido ao embarcarem.

No entanto, como regra geral, a indústria de turismo recomenda que seu passaporte seja válido por pelo menos 6 meses, já que algumas companhias aéreas e alguns países têm a regra de 6 meses mínimos.

Recomendo também que você verifique as exigências da sua companhia aérea e dos países que for fazer conexão ou trânsito no caminho para a Austrália, pois apesar do seu destino final ser a Australia, os países por onde irá passar poderá ter regra diferentes, ou até exigência de visto.

• Visto válido;

Brasileiros precisam de visto para visitar ou estudar na Australia, então, antes da viagem é necessário providenciar a documentação necessária. Clique aqui para abrir a página em português do departamento de Vistos e Imigração da Australia ou clique aqui se precisar de despachante para te assessorar com o visto.

Se seu visto for eletrônico, não se preocupe, pois o oficial de imigração terá acesso a essas informações diante da apresentação do passaporte.

Via de regra, com o visto de turismo australiano, você pode permanecer na Australia por até 12 semanas, sendo que em alguns casos o oficial de imigração pode conceder até 12 meses de estadia.

Caso seu visto estiver em outro passaporte, você precisa ter ele em mãos também.

• Cartão de Entrada de Passageiros preenchido

O Cartão de Entrada de Passageiros, em inglês Incoming Passenger Card (IPC), é um documento que lhe será entregue durante o vôo e deve ser preenchido.

Ele tem duas partes (frente e verso) e basicamente você vai declarar seus dados pessoais, condição atual de saúde e o que está trazendo.

O documento deve ser preenchido em inglês e caso tenha dúvida, use a tradução fornecida nesse link.

Cartão de Entrada de Passageiros - Australia

DECLARE TUDO QUE ESTÁ TRAZENDO: essa é minha dica para evitar problemas na alfandega ou multa desnecessária. Melhor gastar mais tempo nesse processo abrindo mala e mostrando tudo o que trouxe, do que eles descobrirem por conta e você tomar prejuízo.

Lembre-se de não trazer nada que esteja aberto (mesmo coisas que te deram no avião) ou produtos que não sejam industrializados e propriamente embalado.

Como passar pela imigração na Australia

 

Documentos secundários:

 

Os documentos abaixo nem sempre são pedidos, mas melhor ter TODOS em mãos, ou em uma pasta  transparente para apresentar ao oficial caso ele faça a requisicão:

• Carta da escola (COE) – se você for estudar na Australia;

Se estiver indo estudar na Australia, você precisa do COE, que é a carta de aceitação da escola. Você recebe essa carta após ter feito a matrícula via agência de intercâmbio ou direto da escola.

Se você não for estudar, desconsidere esse item.

• Comprovante de hospedagem;

Tenha em mãos as reservas dos hoteis, apartamento ou lugares que irá ficar durante sua temporada na Australia.

Se for se hospedar na casa de algum amigo ou parente, tenham com você todos os dados dessa pessoa, incluindo endereço, número de telefone e celular etc.

• Passagem de retorno;

Cidadãos brasileiros viajando a turismo para Australia, podem permanecer até 12 semanas. Caso tenha um visto com múltiplas entradas, você poderá sair e reentrar no país com o mesmo visto durante a validade do mesmo.

• Apólice de seguro viagem;

Apesar do seguro viagem não ser um documento obrigatório para turistas que visitam a Australia, eu não recomendo viajar sem ele, pois TODOS os custos que eventualmente você tiver em hospitais serão de SUA responsabilidade e isso pode acabar com suas economias.

Aproveita nossa promoção de afiliado e receba até 10% de desconto no seu seguro viagem ! Olha que dica sensacional 🙂 .

• Dinheiro (em espécie);

Você pode trazer até 10.000 dolares australianos em espécie sem precisar declarar, qualquer quantia acima disso, declare!

• Carteira Internacional de Vacinação – febre amarela

Se você esteve na América do Sul, América Central, Africa ou Caribe nos últimos 6 dias que antecederam sua viagem, eles vão pedir sua carteira de vacinação e certificado internacional de febre amarela.

Tenha a carteirinha em dia para evitar problemas ou uma eventual quarentena.

Favor consultar sempre o website da Australia Border Force, para mais detalhes: https://www.abf.gov.au/


EXTRA: para quem acha que estou exagerando (risos), durante seu voo para Australia, alguns minutos antes de pousar, um vídeo será mostrado ressaltando a importância de declarar tudo que está trazendo na mala de mão ou nas malas despachadas!




Leve isso a sério e declare no documento IPC que falamos acima.

Veja o vídeo:



Booking.com

Chegando no aeroporto – passo a passo:

Ao desembarcar do avião, você será encaminhado ao lobby de imigração onde apresentará sua documentação de entrada na Australia para um oficial do Australia Border Force.

Independente do seu destino final, você passará por esse processo inicial de imigração e alfândega. Depois desses passos, você poderá seguir para sua conexão ou desembacar e começar os passeios.

Como passar pela imigração na Australia
Antes de chegar na imigração, há lixos para jogar qualquer produto que você tenha esquecido de deixar no avião.

Se surgir a dúvida para onde ir ao desembarcar do avião, procure por “baggage claim (coleta de bagagem) nas placas de sinalização, eventualmente você vai parar no lugar certo 😉

Como passar pela imigração na Australia

 

Passando a imigração na Austrália:

Ao chegar na imigração, pegue a fila correta, brasileiros devem se dirigir a fila do “all passports”.

Passageiros de algumas nacionalidades (acima de 16 anos) podem se usufruir do “SmartGate“, passando a imigração eletronicamente e bem rapidinho, mas ainda não é o nosso caso.

Veja o exemplo abaixo e saiba para onde ir:

Como passar pela imigração na Australia

Confesso que dependendo do horário que seu voo chegar e do aeroporto, pode existir uma fila gigantesca, demorada e frustrante, como a experiência do pessoal do Viga Cigada e do iPartiu! Então, vá com fé e espírito positivo!

Ao chegar no guichê do oficial de imigração siga as dicas abaixo:

Documentos obrigatórios – apresente esses documentos ao chegar no guichê :

  • Passaporte (válido)
  • Visto válido australiano
  • Incoming Passenger Card (IPC)

Documentos suplementares – mostre esses documentos somente se o oficial pedir:

  • Endereço do local que estará hospedado
  • Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório para estudantes)
  • COE (Carta de Aceitação – somente para estudantes) ­
  • Bilhete aéreo com data de retorno
  • Comprovantes do valor que você terá para ficar durante sua permanência na Australia (saldo bancário, traveller cheques, saldo do cartão de crédito, saldo do Visa Travel Money e/ ou dinheiro em espécie).
  • Certificado internacional de Febre Amarela

 

Exemplo de perguntas que o oficial de imigração pode fazer:

  • O que está vindo fazer na Australia? (Turismo, estudo, visitar familiares…)
  • Quanto tempo irá ficar no Australia?
  • Está trazendo mais de Aus$10,000 em espécie ou qualquer produto acima da cota pré-estabelecida?
  • Está trazendo alcool ou tabaco? Quanto?
  • Está trazendo presentes para alguém que mora na Australia? O que? Qual o valor?
  • Está trazendo produtos alimentícios não embalados?

Nesse website os limites de bebida alcóolica, tabaco, duty free e afins são estabelecidos.

Essa parte das perguntas e a maneira como o oficial de imigração poderá te tratar as vezes é chatinho e parecer preconceituoso, mas lembre-se que eles tem um receio gigante de você estar trazendo alguma coisa que pode afetar a ilha, então tenha paciência, respire fundo, não transmita medo e responda de maneira fiel todas as perguntas.

Ao passar essa parte, guarde todos os documentos e deixe em mãos somente o Incoming Passenger Card (IPC).

Siga para a esteira de bagagem, pegue as malas e vá para alfandega.

Não se assuste se cachorros passarem cheirando sua bagagem enquanto estiver aguardando a chegada da mala ou mesmo depois que entrar na alfândega! Isso é um procedimento super normal e corriqueiro nos aeroportos da Australia.

Na alfandega haverá uma fila única que você apresentará o Incoming Passenger Card (IPC) e então o oficial te direcionará a outras linhas para finalizar o processo de alfandega. Essa parte pode ser rapidinha, ou não dependendo da sua declaração e do bom humor do oficial!

Minha dica é seguir com sorriso no rosto (mesmo depois de um voo longo) e ir seguindo o fluxo! Não fique irritado se você for premiado para ter uma revista completo, acontece com muita gente!

Como eu disse, a imigração na Australia é chatinha, mas depois dessa parte, tenho certeza que irá se apaixonar pelo país!!!

Welcome to Australia!!!!

Coalas e Cangurus na Australia


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

2 Comentários
  1. Juliana Diz

    Oi, legal seu post. Mas acho que os subtitulos estão trocados. Abs.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Juliana, Tudo bem?
      Estavam mesmo, já arrumei. Obrigada por avisar.
      Se encontrar mais alguma coisa, me avisa :).

      PS: Acho que é saudades do Canadá, né? ahahah

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.