Página Principal Barcelona Conhecendo o Bairro Gótico em Barcelona num tour guiado

Conhecendo o Bairro Gótico em Barcelona num tour guiado

por Carina
16 comentários

Uma dos programas mais interessantes que eu fiz na Espanha, certamente foi um passeio guiado pelo famoso Barri Gòtic, o Bairro Gótico, em Barcelona. Este é o lugar onde Barcelona nasceu e onde sua história começou, então é ali que se descobre a verdadeira alma desta cidade tão incrível da Catalunha.

O Bairro Gótico, em Barcelona, é daqueles lugares cheio de vielas estreitas, prédios centenários e praças famosas, e que viram toda a história da cidade se desenrolar. Uma área da cidade cheia de vida e de deliciosas descobertas, que faz a gente voltar no tempo.

Andando pelo Barri Gòtic encontramos grandes atrações da cidade de Barcelona. Ali estão a Catedral de Barcelona (a Catedral de Santa Eulalia, padroeira de Barcelona), a bela Plaça Reial, assim como a importante Plaça Saunt Jaume, o que foi um dia o Bairro Judeu, além de importantes museus e várias outras atrações.

Sem dúvida, esta é uma região imperdível da cidade e que deve ser explorada com muito carinho. Por isto, indico muito um passeio guiado pelo Bairro Gótico em Barcelona, que tem tudo para ser um sucesso e de muito aprendizado!

>>> Barcelona: Ingresso Prioritário para a Sagrada Família

Bairro Gótico, Barcelona
Bairro Gótico, Barcelona Photo by Camille Minouflet / Unsplash

Descubra Barcelona com Guia em Português!

Quer fazer um tour guiado por Barcelona para conhecer melhor a cidade, com guia brasileiro falando português? Então escreva para gente no na nossa página exclusiva de tours Viajoteca ou no email tours@viajoteca.com e se informe de todos os diferentes tipos de tours que podemos organizar para você na cidade!

Barcelona: Ingresso para Casa Batlló com Smart Guide

O tour pelo Bairro Gótico em Barcelona

Para conhecer a história de Barcelona o lugar certo é o Bairro Gótico. Certamente, nenhum outro ponto da cidade reúne tanta história e tantas lendas, além de tantas atrações reunidas e tanta diversidade. Já que foi nesta região que a cidade nasceu, com o nome de Barcino, é ali que estão suas raízes e sua verdadeira cara.

Este é um bairro cheio de atrações interessantes e animação. Um lugar de vielas estreitas, mas quase sempre cheias, de pessoas e de vida. Ali Barcelona é pulsante, mas com cara de cidade medieval, onde as construções de pedra são maioria e onde tudo tem um charme diferente. Cheia de restaurantes e bares, se perder pelas suas ruazinhas do Bairro Gótico é descobrir sempre uma novidade, a cada esquina.

Em razão de ser um lugar tão antigo, já que foi fundada pelos romanos, o Bairro Gótico foi se transformando ao longo dos séculos. Desta forma, o mais indicado é fazer mesmo um tour guiado pela região. Afinal, muito da sua história está em detalhes que passam despercebidos aos olhos dos leigos. Entretanto, quando a história é apresentada por alguém que conhece de verdade a região, é como se aquelas vielas escuras se iluminassem e passassem a se mostrar de uma outra maneira para a gente. Sem dúvida, é um mundo novo que se apresenta diante dos nossos olhos, uma aula ao vivo, que jamais será esquecida!

Faça um tour guiado pelo Bairro Gótico! >> Saiba mais aqui!

Font de la Portaferrissa

Como é fazer um Tour Guiado pelo Bairro Gótico em Barcelona

Aqui no Viajoteca, prezamos muito pela qualidade e os Tours oferecidos pelo nosso blog são em parceria com pessoas sérias e que possuem muito conhecimento. Deste modo, o tour guiado que temos parceria é feito por profissionais que conhecem muito da história da Espanha, da Catalunha e especialmente de Barcelona.

Eu mesma fiz o tour e achei um dos melhores que já tive oportunidade de participar. Uma guia brasileira e formada em História, me apresentou uma Barcelona muito diferente da que já conhecia e, através deste passeio, entrei em ruas que nunca teria passado e fui alertada a detalhes que jamais teria percebido, ou até mesmo sabido o significado, se não tivesse me sido contado. Foi uma experiência super enriquecedora e que recomendo demais.

Passeio à Pé pelo Bairro Gótico

O tour guiado é feito à pé pelas ruas do Bairro Gótico, em Barcelona. Certamente, esta é a melhor maneira de conhecer a região. O passeio não é de maneira nenhuma cansativo, já que a guia vai caminhando e mostrando detalhes, além de ir contando histórias e muitas lendas.

Este é um daqueles tours que agradam à família toda: as crianças, adultos e idosos aprendem muito de história, conhecem uma Barcelona diferente da esperada e se divertem muito pelas ruas medievais do bairro. Descobertas surpreendentes não faltam em todo caminho, vai por mim!

BCN Plaça Reial
Plaça Reial – Por Iakov Filimonov / Shutterstock

Sagrada Família: Tour Guiado com Ingresso Prioritário

Passeio Guiado pelo Bairro Gótico

O meu passeio pelo Bairro Gótico em Barcelona começou na Plaça de Sant Jaume, que é uma praça bem importante da cidade de Barcelona desde os tempos antigos até hoje em dia. Mas o tour pode começar em alguns outros pontos, tudo depende de onde for mais conveniente para os clientes.

Nesta praça estão localizados os edifícios da Prefeitura e o Palácio da Generalitat, que são edifícios de administração da cidade. Aliás, nesta praça é onde são feitas manifestações e comemorações grandiosas em Barcelona. Também, você pode ver aqui parte dos restos das muralhas romanas que circundaram a cidade na antiguidade.

Catalunya

Quando fiz o tour guiado em Barcelona, nossa ótima guia começou nos contando um pouquinho das bandeiras penduradas nas inúmeras janelas que vemos pela cidade, que não é nada parecida com a espanhola: a bandeira da Catalunya.

A Catalunya, ou Catalunha para nós brasileiros, é a região da qual Barcelona faz parte e que foi anexada a Espanha há muitos anos atrás. De fato, esta região, a Catalunha, vem há muito tempo requerendo mais autonomia e, inclusive, muitos dos habitantes desejam até mesmo a independência da Espanha.

Sem dúvida, este é um tema muito discutido nos últimos anos na região. Inclusive, já foi feito uma votação popular que mostrou o desejo da maioria pela independência. Mas a votação não foi reconhecida pela Espanha e seus organizadores foram considerados traidores do país e condenados a prisão. Um tema bem polêmico e que gera ânimos exaltados para ambos os lados.

Tour bairro gótico

Reserve seu hotel na Espanha ou Barcelona por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Barcelona: Ingresso para o Parque Güell

Voltando ao passeio pelo Bairro Gótico em Barcelona…

Dali seguimos caminhando pelas ruazinhas do bairro, onde a guia foi nos contando as histórias ocorridas em suas ruas. E foi nos alertando para os pequenos detalhes que passam despercebidos por quem não conhece a região.

Ela foi mostrando lugares interessantes, como uma loja de roupas, onde na parte interna, pode se ver uma parte da antiga muralha da cidade de Barcelona. Jamais saberíamos que ali dentro tinha um pedaço da muralha se não fosse a guia nos contar e nos estimular a entrar na loja para conhecer. Aliás, é importante saber que a loja não pode impedir ninguém de entrar na loja para ver a muralha. Então, caso você queira conhecer, você também pode, mesmo que não vai comprar nada. Já que este é um monumento público de Barcelona e todos tem livre acesso.

Santa Eulalia Barcelona Gòtic
Santa Eulalia – Por: ansharphoto / Shutterstock

>>> Tour Estádio Camp Nou e Museu FC Barcelona

Bairro Judeu

Entramos no coração do bairro gótico em Barcelona, onde a guia nos mostrou onde ficava o Bairro Judeu, uma das regiões mais interessantes e cheia de histórias do Gòtic. Apontando pequenos detalhes, enriquecidos de muitos fatos históricos, a guia mostrou onde seriam os portões de entrada para esta parte da cidade, que era isolada.

Ainda ficamos sabendo de vários fatos passados ali, e detalhes como horários que estes portões ficavam abertos e quando eram fechados, permitindo assim que os judeus pudessem circulassem fora da área designada para eles em determinadas horas do dia.

Tour bairro gótico06

Casa Milà e La Pedrera: Entrada Sem Fila e Guia de Áudio

Provando delícias

O tour guiado por Barcelona pode ser bem saboroso também! Pelas ruas próximas ao bairro judeu fizemos uma parada para saborear os famosos churros com chocolate quente da cidade. Estas gostosuras são bem tradicionais e são servidas nas Granjas da cidade, um tipo especial de cafeteria. Vale muito a pena entrar em alguma delas e provar!

Claro que existem aquelas granjas que oferecem churros melhores que as outras, e a guia sabe como ninguém quais são as especiais e mais saborosas!

Tour bairro gótico05

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!.

Barcelona: Teleférico de Montjuïc Bilhete de Ida e Volta

Catedral de Barcelona

De barriga cheia de churros e chocolate quente seguimos adiante passando pela Catedral de Barcelona. Todos conhecem a Sagrada Família, uma das atrações mais emblemáticas de Barcelona, mas a cidade conta com outra igreja tão imponente quanto ela. Da mesma forma que a Sagrada Família, a Catedral de Barcelona merece uma visita e conta com muita história.

Ela foi construída entre os séculos XIII e XV e é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica catalã. Dentro da Catedral de Barcelona você vai encontrar a sepultura de Santa Eulália – a patrona da cidade.

Bairro gotico Catedral
Catedral de Barcelona – Shutterstock Por Mapics

Colunas Romanas

Seguindo o tour, fomos ver o que foi a grande surpresa do dia para mim: as colunas romanas. Eu jamais esperei encontrar colunas romanas em Barcelona! Mas a cidade conta com algumas delas, e o mais surpreendente é que elas se encontram escondidas dentro de um pátio.

As colunas romanas de Barcelona foram integradas a algumas construções medievais, e hoje, fazem parte destas estruturas que fora construídas as usando de sustentação. É muito interessante ver as colunas realmente embutidas dentro das paredes externas destes prédios!

Estas preciosidades são resquícios do Templo de Augusto, do século I a.C.! A entrada é gratuita e para achar as colunas procure pela rua Paradís, número 10. Entretanto, você vai precisar de um pouco de atenção para achar a entrada, já que não dá para ver da rua. Assim, ou você precisa saber da existência delas e seguir as indicações, ou precisa de um guia que te leve até lá.

Colunas romanas do séc. I em Barcelona

>>> Visita às adegas da Freixenet

Museu D’Historia de Barcelona

O nosso tour acabou com uma visita ao Museu D’Historia de Barcelona, na Plaça del Rei. A visita ao museu é opcional, mas eu indicado muito para quem se interessa pelo tema. Na realidade, este museu fica sob a Plaça del Rei e arredores. Ou seja, ele esta no subsolo da cidade. Deste modo, você vai ver de muito perto escavações arqueológicas e a história viva da cidade de Barcelona.

Portanto para fazer a visita ao museu, você desce para baixo da terra e circula por baixo dos prédios da região. Então ali você vai ver as escavações que já foram feitas, com uma estrutura excelente e muita explicação visual. Sem dúvida, uma visita muito interessante e que ganhou um post exclusivo aqui no blog:


UMA VISITA AO MUSEU DE HISTÓRIA DE BARCELONA


Museu de História Barcelona09
Dentro do Museu de História Barcelona

Minha conclusão sobre o Tour no Bairro Gótico em Barcelona

Eu adorei! Aprendi muito, e principalmente me deparei com muita história que eu nem imaginava que existisse em Barcelona. Foi um tour muito agradável e de bastante aprendizado, numa das regiões mais interessantes da cidade e que me apresentou uma Barcelona bem diferente daquela encontrada nas Ramblas e Barceloneta.

Eu super recomendo um tour pelo Bairro Gótico em Barcelona, afinal conhecer a história de uma cidade nos faz entender muito dela e de seus hábitos. E também aprender a vê-la com outros olhos.

Caso queira saber mais sobre este e outros tours oferecidos pelo Viajoteca Tours para Barcelona e região (como Montserrat, entre outros), escreve pra gente!

>>> Mosteiro de Montserrat, Ingresso para Museu e Guia de Áudio

Então, gostou deste Bairro Gótico em Barcelona?

Entre em contato com a gente que você pode fazer este e muitos outros diferentes passeios em Barcelona e região! Estamos aqui para te ajudar a fazer uma viagem incrível pela capital da Catalunha, além de diversos passeios bate e volta para cidades da região!

Saiba tudo sobre os Tours Viajoteca oferecidos em Barcelona e região!


Leia mais sobre Barcelona:

+ PARK GÜELL EM BARCELONA: COMO VISITAR E DICAS IMPERDÍVEIS

UMA VISITA AO MUSEU DE HISTÓRIA DE BARCELONA

TODA BELEZA DO ESPETÁCULO DAS ÁGUAS DA FONT MÀGICA, EM BARCELONA

+ FABORIT CAFÉ: PARA TOMAR O MELHOR CHOCOLATE QUENTE DE BARCELONA
;


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

16 comentários

Christina 14 de novembro de 2014 - 08:46

Conheci o blog Sol de Barcelona quando estava organizando minha viagem o ano passado e fiz o mesmo tour ao bairro gótico com a Cris. Ela foi incrível, passou no nosso hotel e de lá fomos andando pela cidade e ela já nos deu várias dicas do que conhecer e onde comer. Visitar o bairro gótico com ela, que é uma estudiosa apaixonada pela história da Espanha, foi tudo de bom, jamais teríamos conhecido tantos detalhes interessantes do bairro. Além disso a Cris é uma graça, super atenciosa e paciente para explicar tudo. Ela faz outros tipos de tour e quando voltar a Barcelona vou procurá-lá com certeza!

Responder
Carina 14 de novembro de 2014 - 10:52

Realmente, Christina. A minha experiência foi a mesma. Só posso recomendar fortemente o trabalho dela. Um abraço pra vc e obrigada pela visita!

Responder
Cristina Souza da Rosa 14 de novembro de 2014 - 11:25

Eu adorei o post. Adorei ver que a Christina veio aqui comentar. O meu passeio com ela e o marido foi muito legal. Obrigada, Christina pelo comentário! Obrigada, Carina pelo post. Foi um prazer enorme te conhecer. Muito feliz!

Responder
Christina 14 de novembro de 2014 - 13:44

Nossa Cris, fico feliz que tenha lembrado de nós. Adoramos Barcelona e temos planos de voltar. Com certeza faremos um outro tour com você, pode nos aguardar. Beijos!

Responder
Nicole Plauto 14 de novembro de 2014 - 11:35

Carina, ficou lindo o post! Saudades do nosso passeio 🙂
A Cris foi demais mesmo! Beijos nas duas :*

Responder
Claudia Boemmels 14 de novembro de 2014 - 16:30

Parece que foi ontem!!! Foi muito bom com.uma excelnte guia. O post ficou otimo. Bjs

Responder
Cristina Souza da Rosa 15 de novembro de 2014 - 14:16

Claro, que lembro, Christina!!! 🙂 ah, estou esperando por vcs!
Obrigada Claudia e Nicole. Beijos!!!

Responder
Uma visita ao Museu d’Història de Barcelona - Viajoteca - Blog de ViagensViajoteca – Blog de Viagens 21 de novembro de 2014 - 19:51

[…] das boas surpresas que tive ao fazer o tour pelo Bairro Gótico durante o 1EEBB foi conhecer o interessante Museu d’Història de Barcelona, o MUHBA. O MUHBA é […]

Responder
Drinks que são a cara do Verão Europeu ⋆ Viajoteca 28 de junho de 2016 - 20:43

[…] + CONHECENDO O BAIRRO GÓTICO EM BARCELONA […]

Responder
Marcela 27 de fevereiro de 2020 - 05:53

Adorei a dica de fazer esse tour pelo bairro gótico de Barcelona! Realmente é muito mais legal aprender a história do lugar. Obrigada pelo relato detalhado!

Responder
Carina 27 de fevereiro de 2020 - 09:02

Fico feliz em saber que ajudei, Marcela! 🙂

Responder
Carina 27 de fevereiro de 2020 - 12:44

Obrigada pela visita, Marcela! 🙂

Responder
Camila Latorre 27 de fevereiro de 2020 - 09:15

Achei esse post no momento certo! To indo agora em Marco e vou seguir sua dica de tour guiado, tem muito detalhe que eu fiquei boaindo (ja visitei barcelona rsrs).
Espero que nao cancelem o evento q eu vou lá…

Responder
Carina 27 de fevereiro de 2020 - 12:45

Vou cruzar os dedos por vc, Camila! E faz o tour mesmo, é muito enriquecedor! 🙂

Responder
ana paula 27 de fevereiro de 2020 - 11:50

Amei esse Bairro Gótico em Barcelona, faria várias fotos legais hahha

Responder
Carina 27 de fevereiro de 2020 - 12:45

Sim, o bairro é muito fotogênico e cheio de história! 😀

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies