Moscou é uma das cidades mais lindas do mundo e que tem ícones famosos e imperdíveis numa visita. A Praça Vermelha e suas atrações (que por si só já valem a viagem), museus excelentes, suas Estações de Metrô que mais parecem salas de museus, atraem turistas do mundo todo. Mas a cidade ainda conta com o grande Teatro Bolshoi, que hospeda uma das maiores companhias de Ballet do mundo, que leva seu nome, a Bolshoi Ballet Academy.
Moscou: Tour Histórico de 2 Horas no Lendário Teatro Bolshoi (em português)

Teatro Bolshoi
O Bolshoi tinha um atrativo extra para mim nesta viagem que fiz a Moscou. O Ballet Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia e ela fica exatamente na minha terra natal, em Joinville (Santa Catarina). Como eu já havia visto algumas apresentações na terrinha, durante o famoso Festival de Dança que acontece todos os anos na minha cidade, eu queria muito ver uma apresentação em Moscou. Não foi possível ver um balé, mas o Teatro eu conheci e assisti uma ópera, e conto algumas coisas aqui pra vocês.
Renovação
Entre julho de 2005 e outubro de 2012 o teatro esteve em profunda remodelação. O edifício, cujas estruturas vem de três eras diferentes, tornou-se degradado, necessitando de uma renovação completa. No início das obras, os técnicos descobriram que a instabilidade do edifício era maior que a esperada. O prédio é estaqueado em postes de madeira e em uma parte originalmente pantanosa do centro de Moscou. Isto fez com que as obras prologassem-se por seis anos.
Estima-se que os custos de renovação totalizaram 25,5 bilhões de rublos, o equivalente a quase um bilhão de euros. Mas os números oficiais indicam somente a metade deste valor.
A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original (que foi perdida depois de modificações feitas durante e época soviética), com equipamentos de som e iluminação de última geração. Bem como a restauração da decoração, que remonta à estética da Rússia Imperial. E deu ao ambiente uma atmosfera mais íntima, semelhante à de um teatro de corte czarista.
Catedral de St. Basil e Praça Vermelha: Tour Privado e Bilhete sem fila
Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi é sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou. Também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, Companhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi. Ela é uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo. E consiste de famosos cantores locais, dançarinos, condutores, diretores, e coreógrafos.
Prédio do Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi é um dos mais belos e um dos melhores edifícios de teatro do mundo. Tem um estilo único do classicismo russo e é um importante ponto turístico moscovita, e de toda a Rússia.
Tanto que a sua icônica fachada neoclássica com 8 grandes colunas encimadas por uma escultura de Apolo na Carruagem do Sol (o símbolo do movimento eterno da arte e da vida) foi cunhada em uma moeda russa moderna (prata) e impresso na nota de 100 rublos. Uma construção imponente, que faz jus à sua história e aos corpo de ballet que abriga.

Teatro Bolshoi
Moscou: Tour Histórico de 2 Horas no Lendário Teatro Bolshoi (em português)
O Bolshoi é a segunda maior casa de ópera da Europa (depois de La Scala, em Milão), sendo conhecida pelo seu tamanho e excelente acústica. Mesmo seu prédio tendo sido reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, o padrão de qualidade se manteve.
O belo edifício é decorado internamente em vermelho e com estuque dourado, murais no teto, e enorme lustre de cristal. O palco tem 21 metros de altura, 25 metros de comprimento e 26 metros de largura e dá lugar a 2.153 espectadores. As antessalas também são belíssimas e cheias de lindos lustres.
O Teatro Bolshoi fica numa praça, a Teatralnaya Ploshad. Em frente do prédio está uma fonte, e tudo estava congelado nos -7 graus que peguei no fim de março.
O Bolshoi
O nome do Teatro Bolshoi em russo é Большой театр e que significa “Grande Teatro”. O nome vem da palavra russa, Большой “Bolshoi”, que quer dizer “grande”.
Em Moscou e São Petersburgo, havia apenas dois teatros. Um deles destinado à ópera e ao ballet (estes eram conhecidos como Teatros Bolshoi) e outro para tragédias e comédias. A ópera e o ballet eram considerados mais nobres que o drama, e a ópera foi nomeada o “Grande Teatro”. Já o teatro de teatro, era conhecido como “teatro pequeno”, ou teatro de “Maly”, Малиый que é pequeno em russo.
É difícil estimar a importância do Teatro Bolshoi para a Rússia. Ele é sem dúvida uma atração cultural famosa e extremamente respeitada em todo o mundo. Não só por suas criações imortais e seu magnífico edifício, mas também por fazer parte da história russa e mundial.
Bolshoi: tour pelos bastidores do Teatro Bolshoi com serviço de busca no hotel (em português)
Importância
Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi sedia sua companhia de ballet, e é o lar do grupo de bailado Bolshoi. Muitos dos grandes ballets do mundo se apresentaram no teatro Bolshoi. Incluindo algumas estreias importantes, como o balé de Tchaikovsky, Lago dos Cisnes, que estreou no teatro no dia 4 de março de 1877. O Bolshoi também foi o local da estreia do grande diretor francês, Marius Petipa, com a produção Don Quixote, um Grand Ballet em 4 Atos-8 Cenas, e música de Léon Minkus.
O Bolshoi assume seriamente o papel do teatro nacional da Rússia, e a política é garantir que 70% do seu repertório seja composto de obras-primas russas. Nos últimos anos, a empresa fez todos os esforços para aumentar o número de obras de compositores russos do século XX não executadas ou pouco realizadas na União Soviética. Algumas das mais recentes e emocionantes adições ao repertório foram ballets e óperas de Prokofiev, Shostakovich, Stravinsky, etc.
No Teatro Bolshoi operam cerca de 900 atores, dançarinos, cantores e músicos. Mas por ser uma companhia de dança mundialmente famosa, as grandes estrelas estão geralmente em turnê por todo o mundo. E portanto, é raro conseguir vê-los em Moscou. O que aconteceu comigo…
Assistindo uma apresentação no Teatro Bolshoi
Para os amantes genuínos da ópera e do ballet, e grandes conhecedores, vale a pena fazer alguma pesquisa antes de escolher a apresentação que se deseja ver. Pois a qualidade pode ser variável. Não é tudo que se vê no Teatro Bolshoi tem a qualidade do seu ballet, por exemplo.
Mas para a grande maioria das pessoas, que estão interessadas na experiência de conhecer o teatro e ver de perto a beleza deslumbrante do cenário e da atmosfera histórica (eu!), qualquer apresentação ali deve ser mais do que suficiente para garantir uma noite verdadeiramente memorável.
Moscow CityPass: Opções de 1 a 5 Dias
Comprando bilhetes
É possível comprar bilhetes na internet, direto no site do Teatro Bolshoi. Mas também pode-se comprar na bilheteria do teatro em Moscou. No entanto, algumas performances vendem muito rápido, por isso pode valer a pena se organizar e comprar online.
As vendas começam cerca de 2-3 meses antes do espetáculo. Para o caso de se desejar muito ver uma apresentação e não ter conseguido bilhetes, saiba que existem revendedores de bilhetes na frente da entrada do teatro. Mas esteja preparado para pagar um valor superfaturado.
Para compra online é necessário ter cartão de crédito Visa ou Mastercard. Um voucher vai ser enviado por e-mail e este mesmo voucher deve ser impresso e trocado numa bilheteria do teatro própria para isto, por um bilhete original.
Preste atenção no horário de abertura desta bilheteria, a informação vai junto com o voucher, e ela não fica aberta sempre.
O site do teatro é muito bom e oferece todas informações necessárias (em inglês). Assim sendo, pode-se consultar o mapa de assentos e a visibilidade de cada lugar, o calendário de apresentações, os valores mínimos e máximos dos ingressos de cada apresentação (em rublos), tanto como os tipos de apresentações, como chegar no teatro, além da venda de bilhetes.
Atenção!
Não é permitido menores de 10 anos nas apresentações noturnas.
Kremlin: Ingresso Sem Fila e Introdução de 30 Minutos
Informações Práticas
Endereço
1, Teatralnaya Ploshad, Moscow, 103009, Russia
Telefone da bilheteria: +7 (495) 455-5555.
Bilheteria abre diariamente entre 12:00 e 19:00 com pausa entre 15:00 e 16:00.
Aeroportos de Moscou: serviço de transporte privado
Como chegar no Teatro Bolshoi
Metrô
As estações mais próximas são a Teatralnaya (saída Bolshoi Theatre), Okhotnyi Ryad (saída Theatre Square) e Ploshad Revolutsii.
Sites oficiais do Bolshoi
De Moscou: Sergiev Posad (Anel de Ouro) Tour Privado de carro
7 comentários
Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)
– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)
– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide
– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars
–Índice com todos os posts do Viajoteca
Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Oi Carina, excelente post e super completo, mesmo!
Obrigada, Pedro! Vindo de um expert em Rússia como vc, é um tremendo elogio!!
Obrigada!
Super beijo pra vc!
Oi Carina, como eu gostaria que existisse este seu post em 2011 quando fui para a Russia… Teria me poupado muito trabalho. Está completissimo, e endosso todas as suas informações de como comprar os ingressos on line nos sites diretamente. Nos revendedores era exatamente o dobro do que pagamos. Vi o Dom Quixote no Bolshoi (naquele prédio anexo) pois como voce bem disse no post o grande estava em reforma. Mas foi maravilhoso assim mesmo. Vi também o Lago do Cisne no Mariinsky em São Petersburg. Agora fiquei com agua na boca de conhecer o Bolshoi reformado.
Acredita que quando fiquei uma semana a trabalho em Joinville não consegui ver o Bolshoi do Brasil? Bjs
Oi, Flora!!
Hora de voltar! Tanto para Moscou, como para Joinville! 😉
Super obrigada pela tua visita e adorei teu comentário endossando as informações.
Um beijo grande pra vc!
Olá Karina nossa q post completo,acabou minhas duvidas…mas em compensação ao restante da viagem a Moscou Afif,só dúvidas….teria alguma ideia de Alguns guias q falam português. Brocas
Fico feliz em saber que ajudei! 🙂
Infelizmente não conheço nenhum guia na cidade. Quando eu fui, um conhecido indicou uma portuguesapara mim, mas ela estava de férias bem quando estive na cidade e não guardei o telefone. Uma pena…
Mas ótima viagem ia vc!
[…] do Centreventos Cau Hansen, onde está o teatro e que também abriga a única filial da Escola do Ballet Bolshoi fora da […]