Página Principal Berlim Primeira vez em Berlim – Berlim para Iniciantes

Primeira vez em Berlim – Berlim para Iniciantes

por Martinha Andersen
18 comentários

Berlim é uma cidade surpreendente, com um passado incrível (e doloroso). Afinal, têm sua própria história e luta dia após dia para preservar o legado histórico do mundo.

Sem dúvida, Berlim, na Alemanha, é a cidade que mais gosto da Europa. É aquela cidade que eu moraria sem nem pestanejar. Infelizmente, querer é uma coisa e poder é outra bem diferente. Já estive várias vezes na cidade e pude curtir ela sempre. A cada visita tento rever muita coisa, e conhecer outras tantas.

A cidade oferece uma variedade interminável de atividades e há algo para todos os gostos. Até mesmo, podemos dizer que a capital alemã é muitas cidades ao mesmo tempo. Cheia de atrações e curiosidades e está em constante mudança. Pois isso eu confirmo, posso ter ido todas às vezes nos mesmos lugares, mas as experiências foram bem diferentes.

você não pode deixar de fazer em Berlim
[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Aliás, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Primeira vez em Berlim

Então, esse post vai ser especialmente para você que está indo para Berlim pela 1ª vez. Com o intuito de mostrar para você uma visão do que visitar na cidade, assim como as atrações que você não pode perder. Uma lista de coisas que você pode fazer perfeitamente em 1 – 2 dias na cidade. Mas, se você tiver uma conexão longa, dá para conhecer o “básico” da cidade em algumas horas.

Eu digo que é impossível conhecer Berlim em 3 dias, assim como também é impossível conhecê-la em 3 meses. Então, desencana e aproveite o tempo que você tem – e fique na torcida para voltar muitas outras vezes. 😉

Não perca em Berlim

Primeiramente, escolha um calçado confortável, pois não tenha dúvidas que você vai caminhar muito. Eu caí na besteira de levar um All Star novo. Zerado. Como quase só uso All Star há anos, acreditei que ele ia ser perfeito para a ocasião. (Pior é saber que não aprendo, não foi a 1ª vez e sei que nem vai ser a última). Certamente, estou ciente que os All Star não são os tênis mais adequados para caminhadas longas. Mas como eu sou super acostumada com eles, nem dei bola. Pra minha sorte o incomodo não foi muito. Mas incomodou. Inclusive, me deixou muito chata no fim do dia. Não via mais graça em nada. Só pensando em chegar em casa e tirá-los. Por sorte, eu tinha levado outros calçados.

Muro de Berlim – Berliner Mauer

O Muro que dividiu a cidade em duas partes, leste e oeste, foi um símbolo da Guerra Fria. O muro é a representação literal da Cortina de Ferro que separava a Europa Ocidental do Leste comunista. Com efeito, a queda do Muro ocorreu em 9 de Novembro de 1989, mas ainda é possível vê-lo em várias partes de Berlim.

A parte mais famosa do muro tem de cerca de 1.316 metros de comprimento e é chamada de “The East Gallery”. Este pedaço do muro fica entre a Warschauer Strasse e Ostbahnhof. Inclusive, é cheia de painéis pintados e contém 106 imagens.

Mas se você quiser uma experiência mais “realista” vá ao Memorial do Muro em  Bernauer Strasse e mergulhe na história.

você não pode deixar de fazer em Berlim

Portão de Brandemburgo

Sem dúvida, este é um dos marcos mais famosos da Alemanha. Encomendado por Friedrich Wilhelm II, o portão teve inspiração no Propylaeum da Acrópole de Atenas e ficou pronto em 1791. Inclusive, ele foi incorporado como parte do Muro de Berlim e tornou-se um triste símbolo da divisão da cidade, uma vez que ficou entre Alemanha Oriental e Ocidental. Entretanto, desde que o Muro caiu, virou um símbolo da paz e união de Berlim.

fim do roaming na europa Portão de Brandenburgo Berlim

Berliner Dom

Catedral de Berlim foi construída entre 1895 e 1905. Ela é a maior igreja da cidade e maior Igreja Protestante da Alemanha. Aliás, você pode subir os 270 degraus até a passarela exterior para uma vista fantástica da cidade. Assim como, pode visitar a Cripta Hohenzollern onde dezenas de membros da realeza estão enterrados. Ainda, não deixe de se maravilhar com a grande órgão Sauer de 7.269 tubos.

lugares para ver Berlin do alto

Reichstag

É a sede do parlamento alemão. O prédio é lindo, e a cúpula dá um toque todo especial.

A Carina já nos contou como visitar o Reichstag. Vai lá conferir. É super fácil, e o passei vale muito à pena!!


+ COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM


reichstag berlim

Ilha dos Museus

É nesta ilhota no meio do Rio Spree onde estão os mais importantes museus da cidade. Inclusive, esta região é Patrimônio Mundial da UNESCO, como um santuário da ciência e da arte.

Há muito para ver na pequena ilha no rio Spree, a Museuminsel, uma vez que inclui cinco museus de prestígio. Daí vem seu nome. Os museus são o Pergamonmuseum, o Bode Museum, o Altes Museum, o Neues Museum e a Alte Nationalgalerie.

Inclusive, o Pergamonmuseum é o museu mais visitado de Berlim porque “abriga” três grandes coleções de arte: Coleção Antique, Museu do Oriente e Coleção de Arte Islâmica. Simplesmente imperdível!

você não pode deixar de fazer em Berlim

Memorial do Holocausto

São 2.700 blocos de concreto, variando na altura – construídos em 19 mil metros quadrados em memória de milhões de Judeus mortos por nazistas. O Memorial foi projetado por Buro Happold e Peter Eisenman e foi concluído em dezembro de 2004. Certamente é um dos lugares mais visitados da capital alemã. Mas seja muito cuidadoso e respeitoso na sua visita, pois este lugar representa muitas feridas ainda abertas em decorrência da guerra.


+ O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO EM BERLIM


Memorial do Holocausto Berlim capa

Checkpoint Charlie

Está localizado no coração da cidade, no bairro Friedrichstadt. É um dos últimos símbolos da Guerra Fria. Foi um pontos de passagem no Muro, que dividiu Berlin Oriental e Ocidental. Hoje, é uma atração turística popular e você pode tirar uma foto com pessoas vestidas como os guardas “militares” da época e também pode carimbar o seu passaporte com os carimbos das duas Berlin. 

Checkpoint Charlie Berlin

Topografia do Terror

No local onde os nazistas planejaram e organizaram o Holocausto fica hoje o centro de documentação Topografia do Terror.

É um dos muitos memoriais que existem em Berlim. Mostra os horrores praticados pelos nazistas, mostrando de uma forma real tudo que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.

você não pode deixar de fazer em Berlim Topografia do Terror

>> Berlim: Excursão a Pé pela história do Terceiro Reich

Potsdamer Platz

É uma praça onde está localizado o Centro Sony, desenhado por Helmut Jahn – o complexo tem um teatro IMAX e vários escritórios de grandes empresas.

Lá encontram-se também partes do muro e painéis contando um pouco da história.

lugares para ver Berlim do alto Potsdamer Platz

>> Berlin WelcomeCard: Cartão de Descontos e Transporte nas Zonas ABC

Jardim Zoológico de Berlim

O Zoológico de Berlim é um dos maiores zoológicos do mundo. Mas ele tornou-se famoso quando Knut, um filhote de urso polar rejeitado pela mãe, foi alimentado por um dos cuidadores do zoológico (infelizmente Knut faleceu em Março de 2011). A diversidade de animais é incrível e o lugar muito agradável. Você vai se apaixonar.

Zoo Berlim Sebastian Herrmann Unsplash
Foto: Sebastian Herrmann / Unsplash

Berliner Fernsehturm

A torre de televisão, com uma altura de mais de 360 metros é localizada ao sul da Alexanderplatz, sendo o mais alto edifício da cidade – é facilmente visível de qualquer ângulo. Sendo um ótimo ponto de referência se você estiver perdido e quiser saber para que lado fica o “centro” de Berlin.

Berliner Fernsehturm

Praça Gendarmenmarkt

Sem dúvida, esta praça é linda demais. Afinal, são duas catedrais idênticas, uma alemã (Deutscher Dome outra francesa (Französischer Dom) frente a frente. E bem no meio delas sem encontra a Casa de Concertos (Konzerthaus). É uma obra-prima da arquitetura neo-clássica, sendo considerada a praça mais bonita da cidade. 

Ali pertinho você vai encontrar uma loja de chocolates Ritter Sport, onde você pode fazer seu próprio chocolate à partir de dezenas de ingredientes.

Gendarmenmarkt Berlim Dolapo Ayoade Unsplash
Foto: Dolapo Ayoade Unsplash

Mauerpark Flea Market

Se você é apaixonado por antiguidades, ir em um domingo no Flea Market (mercado de pulgas) vai ser obrigatório. Lá você vai encontrar de tudo, todos os tipos de antiguidade e de ótimo preço e qualidade.

Berlim Mauerpark Flea Market
Seguros Promo

Para os que já foram em Berlim, vão dizer que ficou faltando muito da cidade nessa listinha… com certeza!! Mas esse post é somente uma introdução. Logo estarei falando detalhadamente de cada “atração” e listando muitas outras que não entraram nessa listinha.

[vc_message message_box_style=”outline” style=”square” message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel em Berlin ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

Leia também:

+ As linhas de ônibus turísticas em Berlim

+ Como visitar o Reichstag em Berlim

+ Viajando de ônibus dentro da Alemanha

+ Passes baratos para viajar de trem pela Alemanha


Onde se hospedar em Berlim:

Booking.com

Gostou do post?

E você, já esteve em Berlim? Você tem alguma sugestão de alguma atração imperdível numa primeira visita a cidade? Então, conta pra gente ali nos comentários! Vamos amar saber suas impressões e sugestões!

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

18 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Renata Inforzato 13 de outubro de 2016 - 07:28

Martinha, obrigada por este post, está muito bom. É o que preciso, pois novembro será a minha primeira vez. Estou ansiosa pra ver tudo isso ao vivo…E sei que terei que voltar. um beijo

Responder
Viajoteca indica: o que comprar no supermercado na Alemanha 12 de outubro de 2016 - 06:52

[…] Ritter Sport uma loja muito legal em Berlin onde você pode até fazer um chocolate com os ingredientes que você escolher na hora, e que vende […]

Responder
Nicole Plauto 25 de janeiro de 2016 - 14:47

Como sempre, seus posts são lindos e divertidos! Vou compartilhar com nossos seguidores nas redes 😀 É sempre bom ler relatos de quem visita a cidade, mesmo sendo assíduo como você, pois acaba tendo uma visão bem diferente da gente que mora. 🙂

Responder
Martinha Andersen 30 de janeiro de 2016 - 09:44

Hahahah Nicole…. Divertidos depois de um tempo, né?! Sou a rainha dos perrengues 🙂
Tenho que escrever mais posts de Berlin, tem tanta coisa que amo aí que é difícil decidir qual o escolhido da vez.
Obrigada por compartilhar.. Super beijo!

Responder
Luisa 30 de novembro de 2015 - 20:50

Amei seus posts! Somos 7 “coroas” viajando pela Alemanha incluindo 2 cruzeiros: um pela Noruega (12 dias) e outro (de 8 dias) incluindo Dinamarca, Suécia, Estônia, Rússia e Alemanha. Vamos ficar os 8 primeiros dias na Alemanha (estamos abertos a sugestões – chegaremos do Brasil em Frankfurt dia 27/5/2016 e o cruzeiro sai de Kiel em 4/6/2016). Em seguida faremos o segundo cruzeiro cujo desembarque é em Hamburgo no dia 24/6/2016 e nosso retorno ao Brasil é de Berlin, no dia 28/6/2016. Então teremos quase 4 dias para conferir seus posts de Potsdam e Berlin. Acho que dá, né?
Fico aguardando sugestões de Frankfurt para Kiel. Estamos querendo ir de trem.
Bjs

Responder
Martinha Andersen 5 de dezembro de 2015 - 12:34

Oi Luisa.. Obrigada, fico muito feliz!
Waow.. que super roteiro, também quero! 😀
Ihh, eu amo a Alemanha, meu país preferido. Muito difícil escolher. Mas vocês podem e devem curtir uns dias em Frankfurt (a minha sócia Carina mora lá e tem vários posts da cidade : https://www.viajoteca.com/?s=frankfurt
Depois vocês poderiam fazer a Rota Romântica (apesar de ser meio fora de mão), mas é lindo e tenho certeza que vocês gostariam muito. Ou o melhor, passar por Colônia, Bremem, Hanover, passando por Hamburg (parar se depois vocês quiserem ir direto para Berlin) e finalmente Kiel.
Sim, trem é a melhor maneira.
Qualquer dúvida, pode perguntar. Beijos =)

Responder
Fernanda Scafi 30 de abril de 2015 - 16:02

Falou e disse – é impossível conhecer a cidade em 3 meses!!!! kkkkk Fiquei 1 mês e meio em Berlim e não fiz tudo que queria… :(( mas desses acima, fui em todos exceto o zoológico – no final de outono/ inverno não seria uma boa opção e eu nem curto muito mesmo de qq jeito…

Responder
Martinha Andersen 4 de maio de 2015 - 09:49

Oi Fer.. por mim estaria morando em Berlin há anos, mas marido não quer 🙁 Amo muito, já fui muitas vezes e sempre descubro algo novo (num local que já passei muitas vezes e nunca notei). O Zoo de Berlin é o único que visitei na Europa, fui com amigos e o filho pequeno. Curti mais que ele. Hahah! Local incrível e variedade de animais que nunca vi.

Responder
Marco Aurélio De Valois Correia 30 de dezembro de 2014 - 18:23

…… oi olha eu aqui de novo. É que gostaria de saber qual a temperatura em abril em Berlim?

Responder
Martinha Andersen 6 de janeiro de 2015 - 14:42

É meio difícil eu te dizer precisamente, pois o tempo muda muito. Mas como será o início da Primavera, não fará mais tanto frio, mas ao mesmo tempo não estará aquele calor. Ano passado eu fui em maio, e de dia estava agradável (média 18°) mas à noite dava uma esfriada.

Responder
Marco Aurélio De Valois Correia 30 de dezembro de 2014 - 18:16

Que beleza! Gostei das dicas. Vou passar alguns dias em Berlim e anotei suas informações. Valeu!!!!

Responder
Martinha Andersen 6 de janeiro de 2015 - 14:39

Oi Marco.
Obrigada pela visita 😉

Responder
Natalia Gastão - Ziga da Zuca 12 de setembro de 2014 - 22:23

Amei o post Martinha!
Como já lhe disse, Berlim é um dos meus destinos de janeiro e também será a minha primeira vez! Já vi que vou enlouquecer na fábrica de chocolate! #almagorda
Tô ansiosa pelos próximos posts!
Beijão!

Responder
Martinha Andersen 13 de setembro de 2014 - 04:17

Nat.. Berlim é minha cidade preferida. Amo Muito!
Hahaha.. relax que sua #almagorda deve ser mais contida que a minha.
Em breve vêm mais posts de Berlim.
Bjokas 🙂

Responder
Fernanda P 8 de junho de 2014 - 23:30

Também não cheguei aqui à toa! Já estou com passagem comprada para Berlim em setembro, e vou ficar uns 2 dias, antes de seguir viagem! Realmente dicas ótimas! Parabéns pelo blog!

Responder
Martinha Andersen 11 de junho de 2014 - 11:59

Oi Fernanda.
Obrigada pela visita. Você vai adorar Berlin, é a cidade que mais amo aqui da Europa.
😉

Responder
Patricia Kalil 28 de maio de 2014 - 09:13

Olá!
Este post caiu como uma luva para mim! Provavelmente irei passar três dias em Berlin (primeira vez) na próxima semana e ainda não planejei absolutamente nada. Vou anotar tudo e tentar seguir à risca suas dicas! 🙂
Um abraço,
Patricia

Responder
Martinha Andersen 28 de maio de 2014 - 09:35

Que bom Patrícia.. vai ter muitos outros posts de Berlin em breve.
😉

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies