Página Principal Berlim Linhas de ônibus turísticas em Berlim: um passeio barato pelas maiores atrações da capital alemã!

Linhas de ônibus turísticas em Berlim: um passeio barato pelas maiores atrações da capital alemã!

por Carina
12 comentários

Muitas cidades mundo a fora oferecem aos seus visitantes ônibus de 2 andares que passam por diversos pontos turísticos, os conhecidos Hop on Hop off. Entretanto, a capital alemã, além destas linhas privadas, tem ainda 3 linhas de ônibus turísticas em Berlim que são do transporte público da cidade e que podem oferecer um belo e barato passeio pelas maiores atrações de Berlim.

Como para a maioria dos viajantes, a regra em viagens é economizar, nada melhor que uma super dica econômica de Berlim, não é mesmo?! Por isto que estou aqui pra contar sobre estas linhas que funcionam como todas as outras linhas de ônibus na cidade, mas que por passarem por várias atrações de Berlim se encaixam como uma luva para um belo passeio ou para levar de uma atração a outra na cidade.

E para facilitar ainda mais a vida dos visitantes, estas linhas de ônibus turísticas em Berlim tem números muito fáceis de guardar, são elas as linhas 100, 200 e 300. Fácil, né?! Então venha saber mais sobre elas e como você pode aproveitá-las ao máximo!

Torre de TV de Berlim: Entrada Rápida e Mesa na Janela


+ PRIMEIRA VEZ EM BERLIM – BERLIM PARA PRINCIPIANTES

+ 13 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER EM BERLIM


Linhas de ônibus turísticas Berlim Imagem de Michael Kauer por Pixabay
Imagem de Michael Kauer por Pixabay

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

>> Reichstag de Berlim: visita a cúpula sem filas e almoço no Restaurante Käfer lá no topo

Linhas de ônibus turísticas em Berlim

As linhas de ônibus turísticas em Berlim e em outras cidades, os Hop on Hop off, são aquelas linhas que fazem um city tour rápido, passando por diversas atrações e explicando rapidamente sobre elas num fone de ouvido em diversas línguas.

Elas são ideais para quem quer conhecer a cidade e ter uma ideia espacial dela antes de se aventurar sozinho pelas ruas ou para aqueles que tem pouco tempo e só pode passar rapidamente para ver as atrações. Assim pode se ter uma boa ideia sobre a geografia da cidade de forma rápida e ainda aprender um pouco sobre curiosidades e história do lugar.

As empresas privadas que oferecem estes serviços costumam ter passes para um ou dois dias, onde pode-se usar este ônibus a vontade durante o período de vigência do passe. Além de dar a possibilidade de descer do ônibus para visitar atrações e pegar um próximo ônibus que passar, entre outras. Realmente um grande facilitador quando não se conhece o transporte público de uma cidade ou se tem pouco tempo.

Mas o que estas empresas tem em comum, é o preço um pouco salgado para o serviço. Europa a fora, a média de preço de um passe para um dia é de pelo menos €15 por pessoa para um dia de passe, o que desestimula vários turistas.

Mas Berlim oferece uma alternativa bem mais econômica: as linhas de ônibus turísticas em Berlim! E o principal: para usar estas linhas basta pagar uma passagem simples!

Linhas de ônibus turísticas berlim Por mapman Shutterstock
Por mapman | Shutterstock

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

As linhas de ônibus turísticas em Berlim: 100, 200 e 300

Berlim conta com 3 linhas regulares de ônibus (que não são linhas especiais para turistas) que passam por vários pontos turísticos. Desta forma, você compra uma viagem de ônibus e passeia pela capital alemã num ônibus de 2 andares e apreciando as belezas da cidade. São elas as linhas de ônibus 100, 200 e 300.

As linhas de ônibus 100 e 200 já existem a vários anos e vem servindo a população e turistas a bastante tempo. Recentemente surgiu a linha 300, que veio para completar as duas anteriores e facilitar ainda mais a vida de quem deseja se locomover pela cidade.

Claro que Berlim tem uma excelente malha de metrô e trem de subúrbio, que liga todos os pontos da cidade e que pode ser facilmente usada. Mas se deslocar pela cidade, olhando suas atrações é muito mais bonito e divertido, não é mesmo!?

>> Berlin Welcome Card: Descontos em atrações e Transporte Zonas ABC

Como são os ônibus das linhas 100, 200 e 300

As linhas de ônibus turísticas em Berlim são facilmente identificáveis. Eles são amarelos, como a frota de transporte público de Berlim e anunciam no display frontal o número da linha.

Eles também contam com ônibus de 2 andares e com janelões grandes, justamente para facilitar a visão de quem está dentro do ônibus. Diferente das linhas privadas (Hop on Hop off), estes ônibus não tem o 2º andar aberto. O ônibus tem o teto fechado e isto diminui a visibilidade.

Assim sendo, quem senta no andar superior tem as melhores vistas. Sorte maior tem quem consegue sentar nos bancos da frente no 2º andar do ônibus, e tem uma visão abrangente de todo trajeto. #dica

Assim como os ônibus normais de linha, existe espaço para ficar de pé e existe bancos para sentar nos 2 andares do ônibus. Existe espaço para carrinhos de bebê e também para cadeiras de rodas.

Uma grande vantagem é que estas linhas apresentam inúmeros ônibus circulando e a frota é grande. Caso você perder um ônibus, não se preocupe. Logo vem outro atrás.

Com estas linhas e um bilhete válido você pode fazer da mesma forma que faz nos ônibus Hop on Hop off: entrar e sair do ônibus para ver uma atração, conhecer, tirar foto e depois entrar no próximo ônibus para continuar o passeio.

>> Cartão Ilha dos Museus Berlim: Ingresso para todos os museus

Desvantagens

Como nem tudo são flores, estas linhas também tem lá suas desvantagens. Uma das grandes diferenças entre estas linhas de ônibus turísticas de Berlim e os ônibus das empresas privadas de ônibus Hop on Hop off é que nas linhas 100, 200 e 300 não existe explicação em fone de ouvido dos pontos turísticos. Lembre-se: esta é somente uma linha normal de ônibus.

Outra grande desvantagem é a lotação. Assim como eu e você achamos que esta opção econômica é bem vantajosa, muitas outras pessoas também acham. E as linhas costumam ter bastante procura, principalmente na alta temporada. Até porque realmente elas passam por pontos importantes da cidade.

>> Circuito Hop-On Hop-Off de Berlim: Bilhete de 24 ou 48 Horas

>> Berlim: Bilhete Ônibus Hop-On Hop-Off com opção de Cruzeiro

Linhas de ônibus turísticas Berlim Photo by Waldemar Brandt on Unsplash
Foto de Waldemar Brandt. Fonte: Unsplash
Hotel em Berlim
Reserve seu hotel na Alemanha ou Berlim no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

>> Compre 1 e leve 2: Ingresso museu de cera Madame Tussauds Berlim

Trajetos das linhas 100, 200 e 300

Estas três linhas de ônibus turísticas em Berlim passam por várias atrações importantes da cidade e certamente muitos destes lugares estão na sua lista para ver em Berlim.

Entre elas estão a famosa praça Alexanderplatz, a Berliner Dom (catedral de Berlin), a bela avenida Unter den Linden, o Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo), o Siegessäule no Tiergarten (Monumento da Vitória), o Zoologischem Garten (zoológico de Berlim) e a Igreja Gedächtniskirche.


+COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM

+ O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO EM BERLIM

+ 5 MUSEUS INUSITADOS EM BERLIM


>> Memorial de Sachsenhausen (campo de concentração): Tour de 6 Horas em Espanhol

Linha 100

A linha 100 em Berlim com certeza é a mais usada pelos turistas. Isto porque ela faz o trecho entre as estações Zoologischer Garten e a Alexanderplatz. Esta linha passa por mais de 30 pontos turísticos de Berlim e fazendo paradas nestas importantes atrações da cidade.

Para ver o trajeto da linha de ônibus 100 e saber os horários dos ônibus, clique aqui.

As paradas do ônibus 100 em Berlim são mostradas no cronograma abaixo:

Linhas de ônibus 100 e 200 em Berlin

O blog Simplesmente Berlim tem um post falando somente sobre esta linha.

Linha 200

A linha 200 em Berlim faz o trecho entre as estações Zoologischer Garten e Prenzlauer Berg, Michelangelostraße, passando também pela Alexanderplatz.

O ônibus 200 faz quase o mesmo trajeto da linha 100 em Berlim, só que estendido. Entretanto, com o surgimento da linha 300, o ônibus 200 não passa mais pelo Boulevard Unter den Linden e sim pela rua Leipziger Straße.

Ela segue em direção leste da cidade, para o bairro Prenzlauer Berg. E além disto, a linha 200 em Berlim passa pela Potsdamer Platz, ao invés de passar pelo Brandenburger Tor.

Para ver o trajeto do ônibus 200 e saber os horários dos ônibus, clique aqui.

linha 200 berlim

Linha 300

A linha 300 em Berlim foi implantada em 2019 para ligar duas partes bem visitadas da cidade: a Potsdamer Platz e o East Side Gallery (o trecho com o maior pedaço do muro de Berlim). O trecho desta linha é entre a Philharmonie (pertinho da Potsdamer Platz e Sony Center) até a Warschauer Straße (perto do muro de Berlim). Ao longo deste percurso, o ônibus 300 passa pelo Boulevard Unter den Linden, Lustgarten e a Rote Rathaus, por exemplo.

A linha 300 em Berlim usa ônibus elétricos, que visam melhorar a qualidade do ar no centro da cidade.

Para ver o trajeto do ônibus 300 e saber os horários dos ônibus, clique aqui.

linha 300 berlim

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

Berlim Frankfurt Munique Hamburg Nuremberg

*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

>> Museus de Berlim: cartão de 3 dias para mais de 30 Museus

Como pegar as linhas de ônibus turísticas de Berlim

As linhas de ônibus 100, 200 e 300 circulam por Berlim e cada uma delas tem sua rota definida (que vou mostrar mais abaixo). E elas funcionam como qualquer outra linha de ônibus na cidade. A diferença é que elas fazem estas rotas mais turísticas.

Bilhete

Para pegar uma destas linhas você precisa ter um bilhete válido que é o mesmo usado para todos os meios de transporte de Berlim. Este bilhete precisa estar dentro do tempo de validade ou então é necessário validar um novo bilhete dentro do ônibus nas maquininhas automáticas que carimbam o bilhete. A opção para quem não possui nenhum bilhete é comprar diretamente com o motorista.

Caso você já tenha um bilhete diário (válido por 1 dia) ou outro bilhete de transporte de Berlim válido, você pode pegar estas linhas de ônibus sem custos adicionais.

Importante

  • Lembre-se que o bilhete unitário (de uma viagem) só é válido por 2 horas e para uma direção. Então esteja atento para não extrapolar o prazo.
  • Caso você já tenha um bilhete válido ao entrar no ônibus, apresente ele ao motorista.

>> Berlim: Bilhete para subida no Balão Die Welt com Vistas Incríveis

Valor da passagem em Berlim

O valor do bilhete de transporte em Berlim para uma viagem e um trecho é €2,90 (valor da passagem em 2020). Este é o mesmo valor pago para qualquer viagem única feita em qualquer meio de transporte na cidade (independente se de ônibus, metrô, trem ou tram).

Pagando este valor, você pode fazer uma viagem em qualquer uma destas linhas. Importante saber que este bilhete é válido por 2 horas e se você continuar na mesma direção, pode descer do ônibus e entrar num próximo sem precisar comprar uma nova passagem.

Já para retornar o caminho, é preciso uma nova passagem (que custa o mesmo valor), mesmo que ainda esteja dentro das 2 horas de validade do bilhete.

Linhas de ônibus 100 e 200 em Berlin
Ônibus linha 200 (foto site Berlin.de)

>> Berlim: passeio de helicóptero sobre a cidade

Tageskarte

Uma opção vantajosa é a compra do passe diário do transporte público de Berlim. Com o Tageskarte (passe de 1 dia) pode-se utilizar qualquer um dos meios de transporte da cidade pelo valor de €8,20 (valor em 2020). O passe permite usar todo sistema de transporte da cidade infinitamente durante 24h. A compra deste passe pode ser feita em qualquer máquina automática que vende bilhetes de transporte na cidade.

>> Potsdam: Tour Guiado no Palácio Sanssouci saindo de Berlim

Dica!!

Para quem está num grupo de pessoas, a grande sacada é comprar o Kleingruppen-Tageskarte. Este é um passe onde um grupo de até 5 pessoas podem viajar juntas de transporte público em Berlim. Ele custa €23,50 (valor em 2020) e tem a mesma validade e função do Tageskarte.

Ponto das linhas de ônibus

Os pontos de ônibus (Haltestellen) são sinalizados com um H verde e amarelo, como o símbolo na foto abaixo.

Linhas de ônibus turísticas Foto Amma Shams Shutterstock
Foto: Amma Shams | Shutterstock

Nas paradas de ônibus você consegue saber quais são as linhas que passam por ali e os horários. Sempre existe cartazes com a informação de todos os horários que cada ônibus para nesta parada. Além de em muitos pontos de ônibus ainda terem um visor eletrônico mostrando quais são os próximos ônibus a chegar e quanto tempo falta para cada um. Uma grande ajuda!

Linhas de ônibus turísticas Berlim Por Claudio Divizia Shutterstock
Por Claudio Divizia | Shutterstock

Eles funcionam da mesma maneira que na maioria dos lugares: você espera por eles num ponto de ônibus e faz sinal para ele parar quando ele se aproxima. Entretanto, na maioria dos casos o motorista já para se tem pessoas no ponto de ônibus.

Quando desejar descer, basta apertar a campainha que o motorista para na próxima parada. Você precisa apertar a campainha se quer descer, as portas não se abrem automaticamente em todas os pontos de ônibus, somente quando solicitado.

Todas paradas são anunciadas dentro do ônibus, tanto com voz, como num display que vai mostrando qual o próximo ponto. Então, fique de olho no visor que você não vai perder seu ponto. 😉

Seguros Promo

>> Berlim: Tour pelo Reichstag e Cúpula de Vidro em Inglês

Horário de circulação do ônibus em Berlim

O horário normal de circulação dos ônibus em Berlim é entre 04:30 e 00:00 / 00h30. Entretanto, as linhas 100 e 300 não começam a circular às 04h30, por exemplo. Os horários e frequência dos ônibus mudam do dia da semana para o final de semana, assim como de linha para linha.

Ambas as linhas circulam entre a Alexanderplatz e a estação Zoologischer Garten, fazendo parte do caminho em trechos diferentes entre si. Na descrição de cada uma das linhas acima tem um link que leva para o trajeto de cada linha e os horários em que elas funcionam. Confira lá cada uma.

Quer saber mais sobre linhas de ônibus em lugares como Londres, Paris e afins? Clique aqui!

>> Berlim: Excursão de Ônibus Hop-On Hop-Off com Guia ao Vivo

Dicas!

  • Para conseguir sentar nos bancos anteriores do 2º andar e ter a melhor visão de todo trajeto, além de contar com a sorte, deve-se tentar pegar o ônibus nas paradas iniciais, quando ainda ninguém entrou no ônibus.
  • Em vários quiosques e Pontos de Informação Turísticas da cidade pode-se comprar por aproximadamente €2 um pequeno mapa das linhas 100 e 200. Este mapa mostra todas as paradas e as atrações turísticas que ficam próximas a elas. No lado avesso estão informações sobre cada ponto.
Linhas de ônibus turísticas Berlim Photo by Darius Krause from Pexels
Foto: Darius Krause | Pexels

Você consegue viajar sem celular? Difícil imaginar, não é mesmo?!

Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

>> Berlim: Passeio de Barco de duas horas e meia no Rio Spree

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa!

Uma dica que não posso deixar de compartilhar com vocês, e que muitas pessoas não sabem, é que o Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO e precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

O que isto significa? É que se o policial de imigração pedir o seu seguro de viagem e você não ter um para apresentar, você certamente vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil. Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. E se tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na Alemanha e na Europa em geral, uma conta de hospital pode ser o valor (ou muito mais!) de sua economia de anos! Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Seguro viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que bacana! 🙂

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel

Uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha e Berlim, em especial, é escolher bem a localização do seu hotel. Escolha se hospedar perto das atrações turísticas em Berlim.

Apesar de as atrações turísticas de Berlim serem bem distribuídas e ter várias boas regiões para ficar na cidade, se você optar por ficar perto de alguma das regiões centrais, pode ter certeza que vai aproveitar muito mais. Além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações e economizar tempo!

Faça sua reserva já! No Booking você encontra as melhores opções e melhores preços! A gente aqui do Viajoteca, só usa ele.

Carro

Uma dica bacana para quem deseja fazer passeios de bate e volta ou visitar outlets é alugar um carro. Estar de carro facilita muito a vida numa viagem e a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro.

Minha grande dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Este site é na realidade um buscador que compara preços das locadoras e dá o melhor custo-benefício de todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão e você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais na alugando na hora. Fora o tempo perdido para pesquisar…

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

+ Como é alugar carro pela RentCars!

Ingressos Antecipados para as atrações

Uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. As atrações mais importantes de Berlim podem ter filas de horas pra comprar entradas na hora e muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada.

Um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. É muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

+ Get Your Guide é confiável? 


Leia mais sobre Berlim:

+ 12 LUGARES PARA VER BERLIM DO ALTO

+ PANORAMAPUNKT – VISTA 360 GRAUS DE BERLIN

+ H10 BERLIN KU’DAMM – UM ÓTIMO HOTEL EM BERLIN

+ O MEMORIAL PARA OS GRUPOS SINTI E ROMA, VÍTIMAS DO NACIONAL-SOCIALISMO, EM BERLIM


Vale a pena comprar antecipadamente:

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

12 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Linhas de ônibus em Londres que valem o passeioViajoteca – Blog de Viagens 19 de novembro de 2014 - 18:48

[…] como Paris e Berlin, Londres tem muitas linhas de ônibus que valem o passeio. Os famosos ônibus de dois andares de […]

Responder
Primeira vez em Berlin - Berlin para PrincipiantesViajoteca – Blog de Viagens 22 de novembro de 2014 - 05:52

[…] As linhas de ônibus 100 e 200 em Berlin […]

Responder
Vanessa Orfão 21 de janeiro de 2020 - 12:59

Nossa, não conhecia essas linhas. Eu fui para Berlim e acabei usando muito o metrô e o ônibus turístico, mas essas linhas não! Por isso que amo ler blogs de viagens, sem dúvida sempre, aprendemos mais. 🙂 Quando eu voltar para lá, com certeza vou reparar, afinal eu amei a Alemanha e tenho planos de voltar em breve.

Responder
Carina 22 de janeiro de 2020 - 03:18

Que ótimo, Vanessa! Esta é nossa grande motivação, ajudar as pessoas a viajar melhor. E economizar em viagens, certamente é viajar melhor, né?! ?
Obrigada pela visita!

Responder
Anna Luiza 21 de janeiro de 2020 - 20:55

Chega a dar gosto ver uma cidade tão organizada para o turismo. Muito boa essa dica das linhas em Berlim. Muito práticas, né? Sem falar no ótimo ponto da economia.

Responder
Carina 22 de janeiro de 2020 - 03:12

Verdade, Anna Luiza! Estas linhas são uma mão na roda, fora a economia… obrigada pela visita!

Responder
Alessandra Lima 23 de janeiro de 2020 - 07:53

Muito boa esta dica, gosto muito destas linhas de ônibus turísticas, e esta de Berlim parece excelente. Dica anotada, obrigada por compartilhar.

Responder
Carina 23 de janeiro de 2020 - 14:53

Eu que agradeço a visita! Volte sempre!

Responder
Mariana Menezes 23 de janeiro de 2020 - 14:39

As linhas de ônibus turísticas são mesmo boas opções para conhecer as cidades, mas confesso que eu não me empolgo muito com esse tipo de atração turística não. Acho legal quando a gente tem pouco tempo e quer rodar bastante para ver, mas prefiro sempre ter mais tempo para passear a pé. E ainda pegar o ônibus lotado e não conseguir o segundo andar é chato né? Melhor mesmo pegar nas paradas iniciais.

Responder
Carina 23 de janeiro de 2020 - 14:50

Concordo com vc, mas tem muitos casos de pessoas que o deslocamento a pé pode ser complicado. Nestes casos, nada melhor que ter uma opção econômica, não é mesmo?! 🙂
Obrigada pela visita!

Responder
ana paula 24 de janeiro de 2020 - 11:20

Esse post sobre ônibus turístico está completíssimo parabéns! Só tive uma experiência e não gostei muito, mas esse parece interessante.

Responder
Carina 27 de janeiro de 2020 - 05:05

Então na próxima passada por Berlim, não deixe de testar. 😉
É realmente uma opção BBB!
Obrigada pela visita, Ana Paula!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies