Rio Reno na Alemanha

Rio Reno na Alemanha – dicas para passear de carro, barco ou trem

A região do Vale do Rio Reno na Alemanha impressiona com seus castelos, colinas, cidadezinhas charmosas, vinhos e muita história. A cada curva do rio, uma emoção diferente!

E escolher o meio de transporte para utilizar durante a viagem pelo Rio do Reno foi um dos principais desafios dessa viagem, então, resolvi compartilhar um pouquinho da minha experiência sobre como conhecer o Vale do Reno: de carro, barco ou trem?


Leia também:

+ OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA

+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO


De carro pelo Rio Reno na Alemanha
De carro pelo Vale do Rio Reno

Viajando pelo Rio Reno na Alemanha

A princípio, pensei em fazer o passeio de barco com a KD por ser bem característico, mas pesquisando mais sobre as cidades e sobre o que queríamos conhecer no caminho, readaptei o roteiro e decidi então usar um pouquinho de cada coisa.

O Rio Reno tem uma extensão imensa e passa por várias regiões da Suíça, França, Alemanha e Holanda, mas nosso roteiro só incluiu uma parte dele: a extensão entre as cidades de Mainz e Koblenz, que é conhecida como Rio Reno Médio.

O roteiro completo dessa viagem foi esse: Roteiro pela Europa passando pelos países Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo 

Vale do Rio Reno na Alemanha

Sugestões de passeios de um dia pelo Rio Reno na Alemanha (Entre Mainz e Koblenz)

Mando abaixo algumas sugestões de passeio de um dia pelo Rio Reno e como você pode organizar sua viagem pela região.

Escolha a forma que mais combina com você e divirta-se! A viagem é lindíssima!

Vale do Reno de barco

O trajeto de barco de Mainz a Koblenz leva cerca de 4 horas e a principal empresa que faz esse percurso é a KD. Você pode comprar os bilhetes aqui.

Há várias cidades lindas e charmosas para parar ou pernoitar caminho, inclusive a mais famosa delas, Rüdesheim am Rhein.

Recomendo organizar um dia do seu itinerário do Rio Reno para fazer o passeio de barco. Você pode aproveitar e conhecer uma ou mais cidades ao longo do percurso, como por exemplo:

As cidades entre Mainz e Koblenz que são paradas do barco da KD, no Vale do Rio Reno Médio, são: (coloquei em negrito as mais bonitas)

  • Koblenz,
  • Oberlahnstein,
  • Rhens,
  • Braubach,
  • Boppard,
  • Kamp-Bornhofen,
  • Bad Salzig,
  • St. Goarshausen,
  • St. Goar,
  • Oberwesel,
  • Kaub,
  • Bacharach,
  • Lorch,
  • Assmannshausen,
  • Bingen,
  • Rüdesheim,
  • Eltville,
  • Wiesbaden-Bieb,
  • Mainz.

A KD tem um passe de um dia chamado KD Rhine Pass que você pode comprar por € 35 e você pode passear de um lado a outro o quanto quiser.

Recomendo muito o trajeto entre Bacharach e St. Goar, onde você passar por vários por vários castelos e paisagens bonitas do Reno.

Mas é importante lembrar que o passeio de barco é demorado, e você precisa estar atento aos horários entre um barco e outro para não “perder a carona”.

Mais abaixo conto como foi nosso roteiro (corrido) de dois dias pelo Rio Reno.

DICA: os horários dos barcos mudam no inverno e verão, fique atento(a).

Compre bilhetes de barco com a KD antecipadamente

Passeio de barco pelo Rio Reno na Alemanha
Curtindo o passeio de barco pelo Reno

Rio Reno de Trem

Recomendo utilizar o trem se quiser fazer uma viagem mais econômica, não gostar de dirigir e se quiser parar em no máximo duas cidades durante esse mesmo dia.

Recomendo as dicas da Carina de como comprar passagens de trem na Alemanha e veja abaixo comentário abaixo da leitora Renata, com mais dicas preciosas cobre o passeio de trem pelo Rio Reno na Alemanha:

“Se forem se locomover de trem, como eu fiz, ficar atentos a horário, pois os mesmos tem frequência de cada um hora, ou seja, você pode perder um bom tempo esperando.

No meu caso caso, além de perder por 5 minutos, dei azar do trem seguinte ser cancelado sem motivo. Ou seja, virou 2 horas em uma estação de trem deserta e aberta no frio!

Muitas estações não possuem funcionários, somente máquinas de autoatendimento e em alemão e inglês. Só aceitam dinheiro e notas de até 20 euros.

Uma outra observação: as cidades pequeninas à noite parecem cidades fantasmas! Os restaurantes fecham às 21:00, ou seja, esteja lá até às 20:00 ou ficará na mão. Mercadinhos e outros locais fecham às 17:30/18:00. Me parece que o movimento é somente de dia, com o sobe e desce nos cruzeiros.

Tem poucos jovens e muitos velhinhos, ou seja, é um local para família e casais, pois é muuuito calmo mesmo!! Mas quem estiver procurando vilarejos, beleza natural e castelos românticos, esse é o lugar.”

Nessa região do Reno, para fazer o trajeto entre St. Goar e Bacharach, usamos a empresa DB Bahn e compramos o tíquete diretamente na máquina da estação do trem em St. Goar.

Procure onde ficar em Rüdesheim am Rhein e Bacharach

Estação de Trem de St. Goar na Alemanha
Estação de Trem em St. Goar

Combinação dos meios de transporte

A combinação de um ou mais meios de transporte também é uma decisão acertada para o pessoal que tem apenas um dia para explorar a região. Ou ainda para quem tem muitos dias e não se preocupar em fazer “tudo” em pouco tempo.

Nós, por exemplo, fizemos um combinado dos três: carro, trem e barco. Veja abaixo como foi nosso roteiro.

>> Se estiver em Frankfurt, faça um passeio de um dia para o Burg Eltz

Ferry para carros no Reno
Maridão no ferry dos carros cruzando o Reno

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Nosso roteiro de 2 dias pelo Rio Reno na Alemanha

A decisão de alugar um carro nos deu bastante flexibilidade com horários, e como essa viagem abrangeria outras cidades e regiões da Europa, pra gente foi perfeito. Mas como eu disse, mesmo com o carro alugado, nós também usamos um pouquinho do barco e do trem nesse região do Reno.

Antes de tomar essa decisão, pedi a aprovação da Carina (sócia aqui do Viajoteca e residente de Frankfurt) e ela aprovou! Ah! Ela tem vários posts da região do Vale do Reno, passa lá pra planejar sua viagem!

Onde ficar no Vale do Reno na Alemanha

Nós escolhemos a cidadezinha de Bacharach como base, então, nosso ponto de partida e chegada sempre foi por lá. Eu adorei nossa escolha e recomendo bastante para quem gosta de lugar pequeno, charmoso e acolhedor!

Mas há também várias outras opções, minha segunda opção seria Rüdesheim am Rhein.

ONDE FICAR EM BACHARACH – OPÇÕES COM BOAS AVALIAÇÕES:
ONDE FICAR EM RUDESHEIM AM RHEIN – OPÇÕES COM BOAS AVALIAÇÕES:

>> Faça sua cotação na RentCars, nós recomendamos!

Vale do Rio Reno na Alemanha St Goar
St. Goar

Dia 1:  Eltville a Bacharach de carro

Nosso primeiro dia foi uma maravilha, conhecemos três lugares encantadores: a cidadezinha de Eltville, Mosteiro Eberbach (famoso por ter sido usado para filmar o “Nome da Rosa”) e a famosa vila de Rüdesheim am Rhein.

Foi corrido, mas deu tempo! O ideal seria dois dias inteiros para elas.


+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO

+ MONUMENTO NIEDERWALD, ENTRE VINHEDOS E LINDAS VISTAS DE RÜDESHEIM E DO RENO


Dia 2:  Bacharach a St Goar de barco

Durante minhas pesquisas, descobri que o intervalo com o maior número de castelos e a parte mais bonita do Rio Reno fica entre as cidades de Bacharach a St. Goar e o passeio de barco entre elas seria de apenas 1 hora!

Não tive dúvida, e organizei assim: pegamos o barco em Bacharach e navegamos até St Goar onde passeamos por três horinhas, retornamos de trem para nossa base.

O resto do dia aproveitamos para caminhar pelas trilhas, o castelo e a cidadezinha encantadora que é  Bacharach.

Leia “Os Castelos e Cidades do Vale do Reno na Alemanha” para conhecer as cidades que recomendamos e mais detalhes dessa região.

>> Já comprou sua passagem? Veja aqui as melhores promoções

Barco na Europa
Entrada da estação de barco em Bacharach

 Brasileiro pode dirigir na Alemanha?

Segue as informações que constam no website do consulado brasileiro em Frankfurt:

Turista brasileiro na Alemanha (até 180 dias): O turista brasileiro pode dirigir na Alemanha, por um período de até 6 meses, com sua CNH brasileira válida.

Segundo informações das Representações Diplomáticas alemãs no Brasil, os brasileiros têm permissão para conduzir no país com a habilitação nacional brasileira acompanhada de uma tradução juramentada para o alemão ou de uma habilitação brasileira internacional (Permissão Internacional para Dirigir – PID*).

Conclusão

Recomendo muito esse roteiro pelo Vale do Rio Reno na Alemanha. Inclusive eu diria que em 2 dias são suficientes para conhecer 4 cidades e uma vinícola sem muita pressa.

Mas querendo fazer trilhas e explorar outras atrações, aí meu amigo, eu recomendo pelo menos 4 dias o Rio Reno na Alemanha, pois vale muito a pena!!!

60 respostas

  1. Oi Carina!, Obrigado por me responder, Vc teria outra sujestão para uma semana na Alemanha está época? Pois só terei está época para ir no momento.

    1. Ézio, para esta época, indico as cidades maiores, onde vc pode aproveitar museus, atrações fechadas, cafeterias, restaurantes e afins. Ou então, viajar para os Alpes e esquiar. Já que quando não tem o que se fazer com o frio, o negócio é se juntar a ele. 😉

  2. Oi Galera, gostaria de uma opinião, depois de ler sobre o que vcs escreveram sobre esta região e me fez adorar ela, será que vale mesmo a pena faze-la na epoca do frio, em fevereiro??

    1. Oi, Ezio!
      Realmente esta é uma região lindíssima e que vale a pena ser visitada. Como eu escrevi, ela não está no seu momento mais alto durante o inverno, nem é muito fácil passear pelas cidadezinhas nos dias frios, já que quase todas as atrações ficam ao ar livre e nem todos os castelos estão abertos para visitação no inverno. Mas se esta é a única época disponível no ano pra você, tente! A beleza continua lá E sempre se acha uma cafeteria pra se esquentar. 😉
      Boa viagem!

  3. Se vocês puderem me ajudar com um roteiro eu agradeceria muito, pois essa oportunidade de viajar veio meio em cima da hora, embarco no início de abril. Tenho 6 dias inteiros (fora chegada e partida) e fiz reservas em Koln, mas gostaria de conhecer alguma cidades perto, e especialmente a região entre o Reno e Mosel, na altura entre Kaiserslautern/Koblenz. Não seio ao certo se consigo encontrar hotéis já estando lá pois não sei como farei este deslocamento. Se vou de barco até Koblenz ou Boopart, em que cidade durmo, se volto de trem ou de barco ou de carro… Normalmente eu viajo com tudo certinho, reservado, nunca fiz essa coisa de sair com mala e carro pra lá e pra cá… Aceito sugestões de trajetos e cidades… obrigada

    1. Oi Tuti,
      Eu não sou especialista no assunto, mas o esquema do barco é mais ou menos esse, nós compramos uma parte do trajeto, como disse no post, entre Bacharach a St. Goar, que é a parte com mais castelos. Eu acho que o passeio pelo rio inteiro meio devagar. Então nessa viagem, misturei carro, trem e barco.
      Você pode optar por alugar um carro e fazer essa mesma viagem que eu fiz.
      Esse foi o roteiro que fiz para minha viagem: https://www.viajoteca.com/roteiro-pela-europa-9-dias-e-quatro-paises/ , talvez te ajude.
      Aqui no blog tem tb posts de Koblenz etc, a Carina, minha sócia aqui do viajoteca é especialista no assunto, aproveita e pergunta em um dos posts delas 🙂
      Ajudei?

  4. Vou viajar com minha esposa em maio 2018, para Alemanha e Países Baixos, vou comprar um passe de trem Alemanha e Benelux, 5 dias durante 2 meses. Foi muito útil o seu post, principalmente para o passeio de barco de Koblenz à Rüdesheim. Você tem dica de hospedagem nesta cidade?

  5. Desculpe, mais uma dúvida Mirella. Vi os preços do barco de Rudesheim à Koblenz 34euros. E tb vi que tem valor família. Estaremos em 4 adultos. O valor de 69 euros. Será isso mesmo? Ou existe várias empresas de barco? Achei meio caro rs.Obrigada mais uma vez! Marina

    1. Olá, Marina!
      Vou responder pela Mirella porque provavelmente ela não vai saber te passar a informação. 😉

      Existem mais empresas que fazem o serviço, sim. Por exemplo, a Hölzenbein (http://www.hoelzenbein.de/english/rhine-river-company.php) cobra 24 euros um trecho e 33 ida e volta, preço por pessoa. O ticket família não se encaixa no caso de vcs, já que não tem crianças junto. O bilhete família é para pais e crianças. Vocês terão de comprar bilhetes individuais para cada um de vcs. 😉

      Boa viagem!

  6. Boa tarde Mirella! Em agosto, faremos em 4 pessoas uma viagem indo por Frankfurt e retornando por Paris. Queria uma opinião sobre o roteiro que faremos. Primeiro dia, pegar carro, fazer bate volta a Heidelberg. No segundo dia começar o roteiro por Mainz,conhecer a cidade e ir para Bingen,conhecer a cidade e prosseguir para Rudeshein, pernoitar lá e no outro dia conhecer a cidade, pegar teleférico e passear de barco pelo Reno. À tarde seguir para Koblenz. Pernoitar lá e no outro dia conhecer a cidade e à tarde seguir para Colônia. Chegando lá,devolver o carro e fazer o resto do roteiro de trem. Amsterdam, Bruxelas ,seguindo para Paris, de onde retornaremos para o Brasil. Você acha que vale a pena aumentar os dias e conhecer Bacharach, Oberwesel e St Goarhausen? E qtos dias em cada lugar? Obrigada Marina

    1. Oi Marina,
      Eu posso dar dicas da parte do passeio de barco pelo Reno, que foi o que eu fiz. Eu acho que você deveria parar por algumas horas antes de hegar em Koblenz em Rüdesheim am Rhein (https://www.viajoteca.com/rudesheim/) e/ou Bacharach, são cidades bem pequenas e em algumas horas se resolve a visita, talvez as duas seja demais para um dia, mas um paradinha vai sempre bem. Você pode até ir de trem até Rudesheim e depois seguir de barco até Koblenz.
      Se tiver tempo, não deixe de visitar Ghent e Bruges na Bélgica, eu particularmente acho mais interessante que Bruxelas.
      Ajudei?

      1. Mirella, nunca pensei em fazer um passeio de barco pelo Reno ou Mosel, mas você pode me dizer como funciona? Desculpa a ignorância, mas seria como aqueles ônibus hop and hoff? Dá para pegar o navio em Koblenz em direção à Köln, e ir descendo e subindo nas estações num mesmo dia? e no Mosel? Ou a gente tem que escolher o destino certo e era isso!? Obrigada…

  7. Bom dia Mirella,

    Eu e minha esposa vamos agora em novembro, em que pesem as dicas sobre ir no verão, será a oportunidade que teremos de passar pelo Vale no Reno. Gostariamos de pedir sua preciosa ajuda para que possamos passar um dia mais que maravilhoso que certamente será nessa linda região. Sairemos cedo de Stuttgard, devemos ir direto a Koblenz, e de lá tomar um trem para Mainz, nosso destino para pernoitar será Frankfurt já que no dia seguinte voltamos para São Paulo. Li que precisamos de mais tempo para conhecer melhor, mas, é o que teremos, apenas um dia, qual sua sugestão?
    Você é parente do Henrique de Americana? O conheço bem

    obrigado

  8. Oi Mirella,
    Acompanho o blog há algum tempo e muitos dos meus roteiros tem como base seus ótimos e detalhados posts.
    Sei que a pergunta que farei é difícil, mas quem sabe vc pode me ajudar: no final de uma viagem pela Europa em outubro deste ano estarei em Amsterdan e descerei até Frankfurt de carro, onde pego meu voo de volta.
    Gostaria de seguir pelo Vale do Rio Reno e parar em 1 ou 2 cidadezinhas, já que meu tempo é curto.
    Qual(is) vc me recomendaria para uma paradinha para esticar as pernas, almoçar???

    Agradeço a ajuda e se alguém mais tiver feito esse roteiro, aceito sugestões.
    Obrigada 🙂

  9. Oi, Karla!
    No schedule do barco que a Mirella postou, vc consegue ver o quanto dura o trajeto. Eu acho um passeio bem longo e cansativo, mas pra que gosta de passeio de barco…
    Quanto as passagens, pode sim deixar pra comprar tudo na hora.
    Boa viagem pra vc e aproveitem!

  10. Olá,estou indo para Frankfurt em junho/2016 e minha mãe quer conhecer o Santuário de Shoensttat em Vallendar.Pensei em fazer a ida de barco partindo de Mainz e voltar de trem para Frankfurt. Você sabe quanto tempo leva o passeio de barco entre Mainz e Koblenz? Depois preciso pegar um onibus para Vallendar para chegar até o Santuário.Será que posso deixar prá comprar todas as passagens,de barco,ônibus e a volta de trem ,quando chegar lá ou preciso comprar com antecedência?
    Aguardo retorno,obrigada,
    Karla

  11. Sem duvida, o trecho mais lindo é pela beira do Reno. Mas saindo às 14h, logo vc pega noite… Escurece muito cedo nesta época do ano.
    Quanto a neve, eu não teria medo nem num, nem noutro. Geralmente existem carros que limpam as estradas em caso de nevasca, mas num caso de forte neve, nem a Autobahn escapa, e vc teria problemas até ali. É o tal acaso do destino. 😉

  12. Olá Carina ! Obrigado.
    E quanto à pergunta 2 ? É tranquilo pelo caminho do interior (mais rapido) ou vc acha melhor ir costeando o Reno ?

    Obrigado

  13. Esse blog é ótimo mesmo, PARABÉNS.

    Mas por favor, me ajudem, estou com algumas dúvidas. Viajo agora pra alemanha (13 A 23 DEZEMBRO), e faço parte do Mosel, Reno, Estrada Romântica e termino em Munique.

    1 – Aluguei carro (BMW) com pneus de inverno. É necessário pagar pelas correntes ? Ou nessa época ainda é tranquilo ? Dizem que nessa parte da Alemanha eles sempre limpam as estradas…. e o aluguel dessas correntes é caro.. 20 EUR por dia !

    2 – Vou sair de Colonia umas 14h30 … posso pegar a estrada normal para COCHEM (a mais rápida) que passa por vilarejos ou vc recomenda ir costeando o Reno ? Qual mais seguro ? principalmente quanto à neve ?

    Gente, estou com minha esposa e quero aproveitar essa época de Natal, mas gostaria muito de saber sobre esses detalhes. Quem puder ajudar, agradeço muito.
    Ubirajara

    1. Olá, Ubirajara!
      Vá sem medo, esqueça as correntes!
      Eu moro há 13 anos na Alemanha e nunca as usei, e nem nunca vi ninguém usar. Na realidade, as correntes são para os Alpes, nas regiões com muuuuita neve. As regiões que vc vai passar, neva muito pouco.

      Boa viagem e aproveite muito!

  14. Oi Mirella ! Obrigada desde já por compartilhar informações tão importantes para quem pretende viajar para a Alemanha . Queria saber se é tranquilo fazer um bate volta de trem de Colônia até Cochem? E em média quanto custa .
    Grata .

    1. Oi Priscila, Tudo bem?
      Vou passar essa pergunta para a Carina, minha sócia aqui no viajoteca que reside na Alemanha, acredito que ela saiba responder melhor.
      Eu vi no google e o trajeto de carro demoraria umas 2 horas (cada perna), se você tiver como ir de carro, de repente a viagem valeria mais, pois poderia parar em outras cidadezinhas também.
      Abs

    2. Olá, Priscila!

      A viagem de trem entre as 2 cidades leva em torno de 2 horas, e não tem ligação direta, vc terá de fazer uma troca de trem, mas nada muito trabalhoso. Os trens saem geralmente de hora em hora e custam entre 19 (tarifa promocional) e 33 euros por pessoa.
      Uma ótima viagem pra vc!

  15. Oi Mirella! Tudo bem?
    Primeira vez que venho ao blog, e gostei muiiito do seu relato! Obrigada!
    Vou fazer uma viagem de carro pela Alemanha com meus pais e também só vamos dedicar 2 dias para o Vale do Reno. Gostaria a sua opinião em relação a hospedagem, em qual cidadezinha você acha que podemos dormir nessa região? Porque vamos chegar cansados dos passeios e o ideal é que seja algo mais movimento, com restaurantes e barzinhos por perto.

    Obrigada desde já!

      1. Hahaha! Entendi.. mas o que quis dizer com animada é justamente o fato de ser mais turística e com mais opções de restaurantes para dar uma caminhada a noite.
        Muito obrigada Mirella, adorei!

  16. Olá. Somos um casal de felizardos. Passamos 16 dias somente na alemanha no mês de maio e agora em junho. Foi simplesmente maravilhoso. Tudo de trem compradono site da DB (as grandes distâncias) 2 meses antes, super barato, nos espetaculares ICE (trens de alta velocidade). Como íamos voltar por Frankfurt, deixamos Colônia e depois o vale do Reno para o final. Ficamos em Mainz. Fizemos mainz a Bingen por trem regional (tranquilo e barato). Em Bingen pegamos o barco da KD e fomos até St. Goar. Para muitos este é o trecho mais bonito do Reno. em Bingen é uma delícia fazer uma refeição no cais. Vários bares e até um biergarten da Paulaner!! Depois pegar o trem de volta a Mainz e cair na cama. Uma viagem inesquecível.

    1. Que delícia ler esse seu relato Paulo! Viajei de novo com você.
      Pelo visto você pegou algumas dicas aqui no blog, né?
      Agora fiquei com invejinha que não parei em Bingen… meu marido ia amar dar uma bebericada na Paulener (risos).
      Grande abraço e volte sempre

  17. Carina e Mirella
    Que bom que pude contribuir um pouco! Uma correção, digitei errado e a frase ficou bem estranha: “Ah, tempo jovens, muitos velinhos!.” Na verdade era, ah tem poucos jovens e muitos velinhos. Ou seja é um local para familia e casais, pois é muuuito calmo mesmo. Bjs

  18. Pessoal do Viajoteca

    Voltei de uma linda viagem pela Alemanha. O blog foi de extrema ajuda!
    Vou deixar uns pitacos sobre a regiao do Mosel e Reno. Sao muitas bonitas, os castelos idem.
    Se forem se locomover de trem, como eu fiz, ficar atentos a horario, pois os mesmos tem frequencia de cada um hora, ou seja vc pode perder um bom tempo esperando. No meu caso caso, alem de perder por 5 minutos, dei azar do trem seguinte ser cancelado sem motivo, ou seja virou 2 horas em uma estacao de trem deserta e aberta no frio! Muitas estações, não possuem funcionarios, somente maquinas de autoatendimento mas em ingles. Mas so aceitam dinheiro e notas de até 20 euros.
    Uma outra observação: as cidades pequeninas a noite parecem cidades fantasmas! Os restaurantes fecham as 21:00, ou seja esteja lá ate as 20:00 ou ficará na mão. Mercadinhos e outros locais fecham as 17:30/18:00. Me parece q o movimento é somente de dia, com o sobe e desce nos cruzeiros. Ah, tempo jovens, muitos velinhos!! Mas quem estiver procurando villarejos , beleza natural e castelos romaticos esse é o lugar.
    Obrigada Viajoteca pelas dicas !!

    1. Que bom saber disto, Renata!!

      E obrigada pelas informações adicionais, com certeza vão ajudar muitas pessoas que futuramente lerão o post e estão se planejado para fazer a mesma viagem. Muitas vezes, ao montar um post, a gente deixa escapar detalhes que fazer a maior diferença num planejamento, como foi neste caso que vc relatou do trem, das máquinas de bilhete, das notas de 20 euros, e principalmente dos restaurantes, que é bem assim mesmo! Alemão janta no máximo às 19h-19h30, depois disto já te olham de cara feita em muitos restaurantes se vc entra para comer (nas cidades menores, principalmente).

      Um grande abraço pra vc!

    2. OI Renata,
      Obrigada pelo seu comentário e das dicas extras… como a Carina a gente as vezes deixa passar dicas importantíssimas.
      Gostamos tanto do que escreveu, eu adicionei seu comentário no post 🙂
      Valeu

  19. Olá Meninas!
    Preciso de ajuda….estou com dificuldade para entender o programa de horários da KD.
    Exemplo: O barco que sai de Mainz as 9:45 chega em Boppard as 13:50 ok?
    Pergunta: Se eu quiser seguir de barco até Koblenz o próximo horário de saída é somente as 16:50??
    Se puderem me ajudar agradeço imensamente.

  20. Oi Mirela, tudo bem? Estou com uma dúvida que certamente você possa me ajudar. Vai parecer confuso, mas vou tentar explicar kkkkk. Estou planejando uma grande viagem a Alemanha e gostaria de conhecer o Vale do Reno, apenas a rota mais famosa e curta que fica entre Mainz e Koblenz (certo?). Pois bem, minha dúvida é justamente aqui! Minha intenção é sair de Rothenburg ob der Tauber de carro e seguir até Mainz, parar o carro em algum estacionamento e pegar o barco rumo a Koblenz fazendo uma parada em Rudesheim para conhecer a cidade, seguir para Koblenz e voltar no mesmo dia para Mainz para pegar o carro de volta e seguir viagem (ufa!)… Isso é possível fazer Mainz a Koblenz ida e volta no mesmo dia? O trecho que você diz que é o mais bonito e curto de 1 hora entre Barcharach e St Goar é nesse percurso que vou fazer? Espero não ter embaralhado a sua cabeça mais do que a minha esta neste momento rsrsrs Abs, Rodrigo

    1. Oi Rodrigo, Tudo bem?
      Então, é possível fazer sim essa viagem de barco, indo de barco e vontando de trem e inclui sim o trecho que fizemos de Barcharach a St. Goar.
      Mas como sugestão, sendo que você está de carro, porque não faz um percurso menor de barco, como a gente fez e fique com mais tempo para conhecer uma ou duas cidades ao longo do Reno? Eu não conheci Rothernurg, que dizem que é lindona… mas ficar naquele barco por tanto tempo, acho que cansa um pouco … sei lá 🙂
      Vamos nos falando!
      Abs

  21. Olá Mirela, parabéns pelo post. Gostaria de pedir sua opnião. Estou indo de Frankfurt para Essen de carro com meu namorado, agora dia 24/10. No caminho pelo Vale do Reno queria parar ao menos em dois lugares para conhecer e tirar umas fotos. Onde você indicaria? A primeira parada gostaria de almoçar e depois seguir viagem. Abs! Patrícia

  22. Cara Mirella
    Realmente considero os posts da Viajoteca consistentes e objetivos. Tudo isso de forma simples, descontraída, gratuita e profissional. Mais uma vez parabéns e que continuem assim por muitos e muitos anos(Já seguia o blog MauOscar, integrante deste Blog).

    Gostaria da sua opinião quanto ao nosso roteiro abaixo(rota do rio reno) que faz parte de uma viagem de 55 dias de carro. Somos um casal de fotógrafos amadores e gostamos de fazer a nossa viagem com calma, sem stress e registrando com paciência, pois assim aproveitamos mais.

    Fique a vontade para críticas e sugestões:
    2 dias : Koblenz (base)
    1 dia : Koblenz
    1 dia : Braubach(Schoss Marksburg), St. Goarshausen(Schloss Burg Katz) e Loureley

    2 dias : Oberwesel (base)
    1 dia : Oberwesel
    1 dia : St. Goar(Burg Rheinfels), Kaub e Burg Pfalzgrafenstein

    6 dias: Wiesbaden (base)
    ——————————-
    1 dia : Wiesbaden
    1 dia : Bacharach (Castelo Stahleck) e Burg Rheinstein
    1 dia : Limburg an der Lahn
    1 dia : Rudesheim am Rhein
    1 dia : Eltville, Kloster de Eberbach e um passeio de Barco para o restante do dia
    1 dia : Mainz

    Depois de Wiesbaden seguimos viagem para Worms, speyer, Heidelberg ….

    Obrigado. Joao

    1. Oi João, Tudo bem?
      Primeiramente obrigada pelo comentário do Viajoteca, fazemos esse blog com muito carinho e dedicação e receber elogios assim, nos enchem de orgulho 🙂

      Caramba, que maravilha 55 dias pela Europa … Vamos aos meus pitacos 🙂

      Koblenz: Eu acho que aproveitaria esses dias em Koblenz para explorar o Mosel, Eltz Castle e as cidades de Cochem e Belstein. Eu não conheci Koblenz, mas pelo que li, é meio sem graça… e o Mosel é muito lindo! Aí, na sua ida a Oberwesel você pode fazer o Braubach(Schoss Marksburg), St. Goarshausen(Schloss Burg Katz) e Loureley – se não me engano o Burg Katz não é aberto ao público.

      Vocês escolheram Wiesbaden por algum motivo especial? Acho Bacharach por exemplo bem pertinho de Oberwesel, de repente sua base para lá porderia ser Oberwesel. Eu ficaria em Eltville ao invés de Wiesbaden …

      Mas aguenta, eu vou pedir opinião da Carina, que mora lá e conhece esses trajeto melhor que eu …
      Vou pedir para ela mandar uns pitacos também.

      PS: Obrigada pelo link do ferry, vou lá espiar.

      Abs

    2. Oi, João, tudo bem?

      Fui chamada para dar meu pitaco aqui! 🙂
      A primeira parte da viagem está bacana e as sugestões da Mirella também são bem válidas, mas eu gosto de Koblenz sim, o Deutsches Eck (a esquina alemã), junção do Reno com o Mosel na cidade de Koblenz é muito bonita, vale muito a pena visitar, se tem vistas lindas da fortaleza sobre o morro e as fotografias dali são belíssimas num dia de sol. Eu ficaria estes 2 dias na cidade.
      Inclua Bacharach nesta parte, ela é muito próxima de Oberwesel, para fazer um retorno vindo de Rüdesheim (ou mesmo de Wiesbaden) se perde muito mais tempo.
      Mas o Burg Eltz e o vale do Mosel, que começa em Koblenz também são fantásticos.
      Eu aumentaria os dias aqui para incluir esta parte na viagem, já que a 2ª parte eu vou sugerir alterações.

      Esta segunda parte, eu fugiria de Wiesbaden. É a capital do estado de Hessen, onde moro, e é uma cidade grande e pouquinho charmosa (para ser benevolente com ela! heheh). Eu ficaria na região de Rüdesheim e arredores. Tem vários hotéis no meio de vinhedos ali (é uma região vinícola forte e linda!) e mesmo que vc queira ficar um dia todo em Rüdesheim é demais… a cidade conta com algumas ruas e a maior parte do tempo é para subir de teleférico e conhecer o Niederwald, que também é acessível de carro. Inclua sem medo neste dia Eltville, por exemplo, que também é minúscula.

      Que época do ano vc pretende vir? Isto influencia muito também… para poder dar sugestões mais precisas é importantye saber a época do ano, já que alto verão tem o trânsito a se contar. 😉

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.