Dicas de Viagem

Posso ir do Canadá para os Estados Unidos com o eTA (visto eletrônico)?

21

Uma das perguntas que está surgindo com muita frequência sobre o novo “visto” eletrônico para o Canadá (eTA), que na verdade é uma autorização de viagem,  é sobre a possibilidade de ir do Canadá para os Estados Unidos com o eTA depois de já ter entrado no país via aérea.

PS: Aqui no Viajoteca, temos dois artigos explicando o passo-a-passo de como tirar o visto de turismo “completo” para o Canadá (TRV – temporary resident visa) e também a autorização eletrônica (eTA), que é válida somente para quem tem um visto americano válido ou já teve um visto TRV para o Canadá nos últimos 10 anos. [Leiam esses posts antes de perguntar sobre eles, por favor!].

O foco desse post é discutir somente se brasileiros que estão indo visitar o Canadá podem ou não viajar por alguns dias para os Estados Unidos e depois retornar para o Canadá via terrestre ou marítima.

E aí que o bicho pega, pois as informações do website do governo canadenses não são claras e interpretações podem ser das mais variáveis possíveis. Então depois de muito pesquisar, achei que a melhor e única fonte para seguir seria o IRRC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada / Government of Canada) – setor oficial de imigração do governo canadense.[E para nossa alegria, já temos relatos de leitores que passaram pela experiência e deu tido certo 🙂 ].

Já reservou seu HOTEL no Canadá?

Confira as melhores ofertas no booking.com! 

O que é certo sobre o eTA:

1- A primeira entrada no Canadá PRECISA ser via aérea,

2- O visto de entrada geralmente vale por 6 meses, ou o tempo que o oficial de imigração limitar no carimbo do passaporte,

3- Para visitar os Estados Unidos você precisa do visto americano,

4- Para poder retornar ao Canadá via terrestre ou marítima dos Estados Unidos com o eTA, você precisa que seu primeiro carimbo de entrada (via aérea) ainda esteja válido. [leia com atenção a próxima parte do post]

Como confirmar essa informação:

Em Junho/2017 eu mandei um email para o IRRC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada / Government of Canada), usando minhas credenciais de mídia. O email original está em inglês, e deixei ele disponibilizado para que todos possam ter acesso, inclusive imprimir se acharem viável.

Traduzindo, ficou mais ou menos assim:

Meu email: 

” Sobre o novo processo do eTA para brasileiros, está tendo uma grande dúvida entre meus leitores sobre a possibilidade de retornar ao Canadá depois de uma viagem ou cruzeiro para os Estados Unidos, sendo que a primeira entrada deles tenha sido via aérea.

Exemplo da viagem:

Primeira entrada via aérea para o Canadá: 30/Junho/2017

Visita para os Estados Unidos de carro ou cruzeiro: 05/Julho/2017

Retorno ao Canadá de carro ou cruzeiro: 12/Julho/2017.

Todos entendemos que a primeira entrada de brasileiros com eTA precisa ser via aérea, mas eles são autorizados a retornar por terra ou mar se eles decidirem visitar os EUA e retornar para o Canada passando a fronteira de carro ou cruzeiro?”

Resposta do IRRC:

“Todos cidadãos brasileiros chegando no Canadá de carro, ônibus, trem ou barco, incluindo cruzeiros, precisam do visto de turista para viajar pelo Canadá. Nosso conselho também para pessoas viajando entre o Canadá e os Estados Unidos de várias maneira (qualquer combinação de carro, ônibus, trem ou barco) que esses obtenham o visto pois ele oferece maior flexibilidade. O eTA só pode ser usado quando viajando via aérea ou trânsito por um aeroporto canadense. Veja aqui mais informações no nosso website.

Mas note que sob o regulamento canadense de proteção a Imigração e Refugiado, brasileiros que entraram no Canadá via aérea com o eTA válido estão isentos de apresentar o visto (TRV) se eles viajarem para os Estados Unidos ou St Pierre & Miquelon do Canadá e buscarem re-entrar no país (essa autorização geralmente é válida até 6 meses). Dito isso, nós encorajamos brasileiros que estarão viajando entre o Canadá e Estados Unidos que obtenham o visto de visitante (TRV).

Nancy Chan

Email completo para leitura e impressão [em inglês]:

PDF logo

 

Mais informações:

O email do IRRC seria o suficiente para confirmar que realmente pode sair e re-entrar no Canadá com o eTA, mas segue abaixo mais confirmações dessa analise:

Abaixo foi a primeira troca de mensagem via twitter que troquei com o pessoal do IRRC, mas queria um email oficial, e não somente essas respostas rápidas abaixo:




E por fim, se alguém precisar do link de onde está a informação da Nancy Chan do IRRC sobre: “sob o regulamento canadense de proteção a Imigração e Refugiado. Brasileiros que entraram no Canadá via aérea com o eTA válido estão isentos de apresentar o visto (TRV) se eles viajem para os Estados Unidos ou St Pierre and Miquelon do Canadá e buscam re-entrar no país estão autorizados a fazê-lo (essa autorização geralmente é válida até 6 meses).

Está nesse link, logo abaixo da lista de países e abaixo está o print screen da mensagem oficial:

CANADÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS COM O ETA

Conclusão:

O melhor visto para brasileiros viajarem para o Canadá sem dúvida é o TRV (Temporary Resident Visa). Ele te dá total flexibilidade de ir e vir por qualquer meio de transporte e tem validade de até 10 anos ou a data de expiração do seu atual passaporte (o que vier primeiro).

Porém, para brasileiros que estão com o passaporte para vencer, que já tenham visto americano e preferem tirar o eTA, que é bem mais barato e menos burocrático que o TRV, podem sim viajar para os Estados Unidos e retornar via terrestre ou marítima, desde que a primeira entrada no Canadá tenha sido via aérea e o carimbo de entrada ainda esteja válido. [Veja aqui o relato do Rodrigo Feijó que cruzou a fronteira com o eTA sem problemas].

Espero que essas informações os tenha ajudado!

PS: Claro que a palavra final de aprovação da sua entrada no Canadá é do oficial de imigração no momento que você chegar no país, né?! 😉

MUITO IMPORTANTE: se for para o Canadá com o eTA, ao entrar via aérea, confirme que o oficial de imigração carimbou se passaporte para ficar mais fácil para o oficial da fronteira terrestre confirmar a data da sua entrada! (Veja a experiência do Rodrigo nesse comentário aqui no blog).

Pitacos extras da Mirella:

Eu digo e repito que esse eTA para brasileiros foi muito mal implementado. Espero que ao longo dos próximos meses o setor de imigração canadense consiga ser mais transparente, integrar todo sistema da fronteira terrestre, aérea e marítima, liberar que o eTA para brasileiro seja mais flexível! Oremos!

Continue lendo sobre o Canadá:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

21 Comentários
  1. Nayane Diz

    Ótimo post! Vou para Vancouver no fim do ano e queria dar uma passada em Seattle, mas tinha até desencanado. Vou levar tudo isso impresso para conseguir fazer meu passeio! Obrigada pela informação! =)

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Legal Nayane… espero que te ajude, pois essa informação está sempre nas entrelinhas, por isso que resolvi explicar tudo direitinho, de acordo com a orientação do setor de imigração do Canadá.
      Abs

  2. Eduardo Felizardo Diz

    Excelente post. Recentemente recebi comentários que uma pessoa portando o eTA carimbado na primeira entrada via aéreo, foi impedida de fazer a reentrada na fronteira EUA/Canadá por carro. Ela havia ido passear em Buffalo e na volta foi impedida de reentrar pois estava com o eTA. Essa informação será que procede?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Eduardo, Tudo bem?
      Pode proceder sim, mas como você viu nesse post, sob a lei canadense, ela poderia ter reentrado com o eTA.
      Mas a decisão final é sempre do oficial de imigração.
      Por isso que recomendo imprimir toda essa documentação para ter provas.
      Esse eta no final facilitou, mas complicou a vida para quem quer ir e voltar dos estados unidos via terrestre, eles precisam revisar isso urgentemente!
      Tem como me dizer onde viu essa informação da pessoa que não conseguiu reentrar?

  3. Fabiano Vasconcelos Diz

    Também gostaria muito de saber se na prática isso funciona! Alguma experiência positiva ou negativa?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Fabiano,
      Vamos aguardar o pessoal mandar os relatos… na teoria confirmamos que é possível.
      Se souber de alguém, por favor nos avise 🙂
      Abs

  4. Jeancarlo Calatroni Diz

    Ótimo post, no meu caso eu tenho o eTA, mas vou para Boston e pretendo visitar Toronto, uns 3 dias somente, pelo post eu vou poder entrar no Canadá via aéreo, mas vou retornar de carro (carona) para Boston, será que isso vai deixar meu eTA cancelado, pois vou entrar de avião e sair de carro, e não volto mais, será que o sistema deles vai acusar que eu não saí do Canadá e vão querer cancela-lo depois de 6 meses??

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Jeancarlo, Tudo bem?
      Boa pergunta … você pode sair do Canadá com o eTA da forma que preferir. Quando embarcar para o Canadá, pergunte na empresa aérea como proceder.
      Eu sinceramente não sei como isso ficaria, Mas se o oficial da fronteira americana carimbar de novo seu passaporte, aí é tranquilo, pois isso já prova que vc saiu do Canadá, pois reentrou nos EUA.
      Nem ajudei, né? 🙂

  5. Rodrigo F Sousa Diz

    Estive neste final de semana em chicago e retornei para toronto sem problemas, ENTRETANTO, o oficial procurou o carimbo no meu passaporte e eu não tinha, pois quando entrei a primeira vez via aérea, o official do aeroporto fez o favor de não carimbar meu passaporte com a data de entrada…..

    Então, na borda entre michigan e ontario, o oficial foleou todas as páginas do meu passaporte e não encontrou nenhum carimbo canadense, ele mandou eu aguardar um minuto, foi falar com outros 2 oficiais, ” não sei o que ” , retornou, entregou meu passaporte e mandou eu seguir….

    Isso tá muito confuso, gerando muitos problemas. deveríamos ter alguma regra regra clara sobre isso.

    Estou querendo alugar um carro para ir a detroit mas tenho medo de não conseguir voltar.

    ” obs : estava em um bus de turismo com várias pessoas dos mais diversos cantos do mundo ” .

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Rodrigo,
      Nem sei como agradecer esse comentário … não acredito que o oficial não carimbou sem passaporte na entrada via aérea!!!
      Vou colocar em negrito isso no post para o pessoal confirmar.
      Com certeza está super confuso, eles precisam liberar total, pois dá muita insegurança.
      Obrigada mais uma vez.
      Se souber de mais alguma coisa, divida com a gente!!!
      Abs

  6. Shirley Diz

    Boa noite Mirella, fui duas vezes a Seatte, simplesmente adoro aquela cidade e pretendo, da próxima vez, conhecer Vancouver de carro e voltar para Seattle. Qual visto tirar nesse caso?
    Shirley Velloso

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Shirley,
      Se você estiver em Seattle e quiser ir para Vancouver de carro, precisa do visto completo (TVR). Se chegar em Vancouver via aérea e depois quiser ir de carro para Seatlle aí pode ser o eTA ou o TVR.
      Ajudei?

  7. Thaisa Diz

    Estou indo para Toronto final de setembro por via aerea, e pretendo ir de onibus de toronto para nova york passar uns dois dias. Será que depois consigo entrar novamente em torono com o eta? quais documentos além do carimbo de entrada do oficial da imigração no passaporte devo levar para comprovar isso? estou levando tambem cimpressas com o numero do eta. Tenho visto americano e ja tive dois vistos canadense tvr mas já expirou, e acabei optando pelo esta desta vez por ser mais pratico. será que terei problemas?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Thaisa, Tudo bem?
      Aqui nesse post eu coloco algum documentos que você poderia imprimir para comprovar que existe a lei que permite re-entrada via terrestrem se a primeira entrada foi aérea.
      Peça informação também no momento da imigração, e veja a possibilidade do oficial carimbar seu passaporte com a data de entrada, assim fica registrado no sistema e no seu passaporte.
      Depois que viajar, nos conta como foi?
      Espero que esses documentos que deixei aqui te ajudem, pois são oficiais do governo canadense.
      Abs

  8. Camila Dutra Diz

    Boa tarde, Mirella, tudo bem?
    Estou com uma dúvida, em janeiro viajo ao Canada com o meu ETA, e tenho visto americano válido, portanto, irei passar 1 semana em Nova York e depois volto ao Canada, tudo por via aerea, tem alguma possibilidade de eu ter algum problema com isso?
    Obrigada!!!

  9. Adriana Fernandes Diz

    Adorei seu post. Muito obrigada! Fiquei um pooooouco mais aliviada.

    Em novembro vou pra Toronto e pego um carro lá pra ir a Nova York. Depois do que li, acredito que não vou ter problemas para sair do país, né? rs. Depois de lá não volto para o Canadá, já vou direto pro Brasil.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Adriana,
      Para sair de carro do Canadá (depois de ter entrado com o eTA de avião), você não terá problema algum … o grande dilema é o retorno, esse que a gente está com pé atrás, mas como não é seu caso, você não precisa se preocupar 😉
      Abs

  10. Rodrigo Feijó Diz

    Mirella, irei contar mais uma vez minha experiência aqui para você/vocês, como eu tinha dito, havia ido a chicago em agosto e nao tive problemas ao voltar, mas havia ficado receioso pois o meu passaporte nao tinha o carimbo canadense, provando que eu havia entrado a primeira vez via aérea, conforme eh exigidido para quem tem o eTA.

    Pois bem, dessa vez aluguei um carro em toronto e fui para buffalo, passei o fds inteiro por lá e retornei para toronto hoje, escolhi cruzar a fronteira em niagara falls, pela rainbow bridge, pois supus que lá os agentes estariam mais acostumados com turistas com o eTA…

    Ao chegar na cabine do oficial canadense, após cruzar a ponte, o mesmo só fez as mesmas perguntas de sempre ( as mesmas que fazem no aeroporto) escaniou meu passaporte e, para a minha surpresa, carimbou meu passaporte! Kkkkkkkkk, ou seja, o que nao fizeram no aeroporto, ele fez na fronteira terrestre! Ele nem sequer me perguntou absolutamente nada a respeito de visto canadense, ou eTA, apenas perguntou quando eu havia chegado no canada.

    Pois bem, espero ajudar os demais viajantes, que possivelmente estão apreensivos, assim como eu tbm estava. Saudações!!!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Rodrigo, Tudo bem?
      Super obrigada pelo seu relato… muito legal saber de casos reais e você vai ajudar muito o pessoal!!!!
      Vou linkar seu comentário no post, para quem quiser ver na prática que tudo isso que escrevi e pesquisei realmente funciona!!!
      Super obrigada!!!!
      Grande abraço e boas viagens!

  11. Leonardo Diz

    Olá
    Em Janeiro de 2018 irei para Toronto fazer um curso e entrarei via aérea, e pretendo passa um final de semana em Cleveland, tirei meu visto Americano e eAT e pretendo ir de carro ou ônibus para Cleveland, lendo os comentários aqui acredito que consigo tranquilo sair de Toronto e voltar via terrestre, (espero ahhaha) mas após fazer a viagem colocarei os detalhes aqui
    Ótimo Blog!
    Abraço!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Leonardo, Tudo bem?
      Segundo as regras entrando via aérea você pode retornar para o Canadá via terrestre, desde que dentro dos 6 meses que vale sua entrada.
      Veja a possibilidade do oficial de imigração carimbar seu passaporte quando chegar no Canadá (via aérea), eles geralmente não carimbam, pois está tudo eletrônico, mas para o oficial terrestre isso pode ajudar 🙂
      Boa sorte e depois nos conte como foi.
      Eu trabalho como agente de intercâmbio tb, fala comigo no seu próximo intercâmbio para o Canadá!!!
      Abs