Página Principal Halifax O que fazer em Halifax, Nova Scotia – Roteiro 1 dia

O que fazer em Halifax, Nova Scotia – Roteiro 1 dia

por Mirella Matthiesen

Halifax é uma dessas cidades que você vai se apaixonando a cada passo, assim como toda a província de Nova Scotia, no Canadá. Pouco conhecida entre brasileiros, mas sonho de consumo de muitos turistas canadenses, a cidade merece ser explorada a pé, em um belo dia ensolarado de verão e com calma.

Pensando em você, organizei algumas dicas do que fazer em Halifax em um roteiro de 1 dia em Halifax, espero que aproveite!

FERIADOS NO CANADÁ

O QUE FAZER EM NOVA SCOTIA NO CANADÁ

PROMOÇÕES DE PASSAGEM AÉREA PARA O CANADÁ

Public Garden de Halifax
Jardim Público de Halifax

História de Halifax

Samuel de Champlain, um famoso navegador & colonizador francês, chegou no local onde hoje se encontra Halifax em 1605, e foi um dos responsáveis por criar e desenhar a indústria de pele de animais do Canadá (para entender esse comércio, que criou a empresa mais antiga do mundo, ainda existente, The Hudson Bay, recomendo o seriado Frontier do Netflix?_.

Antes dos europeus, Halifax era um dos pontos de encontro da população indígena Mi’kmaq, que durante os verões da Nova Scotia, se reuniam para caçar e pescar por ali. O povo Mi’kmaq não se estabelecia em apenas um lugar, iam mudando de acordo com a estação do ano.

Foi nessa região que “Acadia” de formou, um povo de origem francesa que se estabeleceu sem amarras com os reis da França. Com a chegada da dominação inglesa, no século XVI, o povo acadiano foi expulso de Nova Scotia por não se posicionar em favor dos loyalista (coroa britânica).

O crescimento de Halifax nesse período, está relacionado diretamente às guerras e devido a seu porto natural que servia como base de comércio entre a Grã-Bretanha e América do Norte. No século XIX, as conexões ferroviárias aumentou ainda mais sua posição econômica no Atlântico-Canadá como centro de serviços financeiros, atacadistas e educacionais.

Sua sorte começou a mudar com a criação confederação canadense, 1867, quando quatro províncias se uniram e formaram o Canadá. Nesse momento Montreal e Toronto começaram a ganhar destaque e Halifax foi deixada para trás

Hoje, Halifax é a maior e principal cidade das províncias do Atlântico-Canadá, com pouco mais de 400.000 habitantes. Continua operando um dos portos mais importante do Canadá e o turismo é uma das principais fontes da economia local.


Compras no Canadá – dicas e guia por produto!

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Biblioteca Pública de Halifax
Café da Biblioteca Pública de Halifax

Chip de Internet para o Canadá!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

O Meu Chip - Cupom Desconto

O que fazer em Halifax, Nova Scotia

Onde ficar em Halifax

O local ideal para ficar em Halifax é no centro (Downtown), logo abaixo da Citadel ou perto da baía (Waterfront), meu local favorito.

Já fiquei no Hotel Halifax (antigo Delta), no Residence Inn Downtown e no Courtyard by Marriott Halifax, todos foram bons, hotéis 4 estrelas, mas meu favorito foi o Courtyard.

Outras opções de hotéis em Halifax por categoria:

Roteiro 1 dia em Halifax

O mapa abaixo de Halifax te ajudará a seguir pelos principais pontos turísticos da cidade e abaixo descrevo o trajeto. 🙂

Downtown Halifax

Comece seu dia passeando pelo centro de Halifax (downtown) e observando os prédios históricos que recheiam toda essa área da cidade, você os encontrarão por toda parte, especialmente no miolinho das ruas: Barrigton St, Granville St e Hollis Street.

Mas nosso passeio, começa mesmo na praça Grand Parade (ponto amarelo no mapa – dê zoom), um espaço cívico e militar que existe desde a fundação da cidade em 1749 e que hoje é usado como ponto de encontro e de descanso para locais e turistas.

De um lado da praça você encontrará o prédio da Prefeitura (Halifax Regional Municipality) e o do outro, a charmosa Igreja Anglicana St. Paul’s (St. Paul’s Church), que é o prédio mais antigo de Halifax!

Não deixe de conferir o mural de grafiti de peixe todo colorido na rua debaixo, dá para ver da própria praça e a noite fica iluminado, eu adorei! 🙂

LUNENBURG – UMA CIDADEZINHA CHARMOSA PERTO DE HALIFAX!

St. Paul Church em Halifax
St. Paul Church em Halifax

Citadel Halifax

De lá, comece a subida até o Citadel, mas sem esquecer de admirar e fotograr a Torre do Relógio (Town Clock), um dos marcos históricos da cidade. E então, você vai chegar no principal ponto turístico de Halifax, o Citadel, forte construído e ocupado pelos militares britânico para proteger a cidade.

Atualmente, durante os meses mais quentes do ano, maio à outubro, o Citadel se torna um “museu-playground”, delicioso de passear, aprender táticas militares, funções de cada soldado dentro do exército britânico, ouvir a famosa gaita de fole escocesa, ver a troca da guarda e participar da marcha do canhão, que “explode” todos os dias ao meio-dia (com exceção de 25/dezembro).

Então, a dica é chegar antes das 11h45 da manhã no Citadel, para ver a “explosão” do canhão, e para garantir um bom lugar, esteja lá às 11h40, pois o espaço do “show” é estreito.  

Dá para ficar no Citadel de uma a duas horas dependendo da empolgação do visitante. O preço para entrar varia durante os meses de maio a outubro (ver aqui), e de novembro a abril, a entrada é gratuita, mas nada acontece.

PEGGY’S COVE, O FAROL MAIS FAMOSO DO CANADÁ

Citadel em Halifax
Guardinha na entrada da Citadel
Citadel em Halifax
Procedimento para a explosão do canhão ao meio-dia

Dica para almoçar em Halifax

Provavelmente você estará pronto para almoçar depois da visita a Citadel, se for o caso, recomendo algum dos restaurantes da Dresden Row, em especial o restaurante turco Enfendy que é uma delícia, e tem uma promoção de almoço por $10.99 + tx (prato com arroz, salada e um tipo de carne) . Se preferir japonês, tem o Alex Sushi e o Sushi Name Royale na mesma rua.

Public Garden Halifax

Depois do almoço, que tal fazer a digestão passeando pelo Public Garden? Um jardim de 16 acres em estilo vitoriano que vai te encher os olhos e a alma; caminhe sem pressa, apreciando as flores, as fontes, o coreto, as estátuas e o belo portão de entrada.

Para quem gosta de um cafezinho após o almoço, pode ir no Uncommon Ground ali mesmo no Public Garden ou saindo de lá tem o Humani-T.

VISTO PARA O CANADÁ ONLINE – PASSO A PASSO DE COMO SE APLICAR

Public Garden de Halifax
Belo Jardim Público de Halifax

Schmidtville Halifax

Continuando a caminhada, siga por dentro do Victoria Park até a Morris St, onde você vai virar a esquerda e conhecer um dos primeiros bairros fora da área cercada de Halifax, Schmidtville, e que até hoje, preserva sua arquitetura Georgiana característica de 1837.

O gostoso dessa parte do passeio, é observar as casinhas coloridas e já aviso, que possivelmente você será o único turista por lá, mas garanto que vai achar uma gracinha! 😉

13 MOTIVOS PARA CONHECER O CANADÁ E SE APAIXONAR!

Schmidtville
Bairro histórico de Schmidtville

Compras e biblioteca

Da Birmingham St., vire na Spring Garden Rd., e para quem gosta de compras, essa é a rua mais movimentada e cheia de lojas que você vai encontrar no centro de Halifax, não espere muito, a cidade é pequena, né?

Uma dica é comprar camisetas ou qualquer coisa da Roots, uma marca legítima canadense, não é baratinha, mas é super “canuck“!

E nessa mesma rua, você vai chegar na Biblioteca Pública de Halifax. Ah gente… eu fiquei tão impressionada com a arquitetura interior e exterior do prédio, que elegi a biblioteca de design moderno mais bonita que já vi até o momento!!!

Não deixe de ir no último andar (quinto) e ver o telhado florido e a vista da cidade!!! Só indo e visitando para entender e se maravilhar!

BAY OF FUNDY EM NEW BRUNSWICK… UM CANADÁ DIFERENTE!

Biblioteca Pública de Halifax
Fachada da biblioteca pública de Halifax

Pier 21 Halifax & Waterfront

Siga para a região do porto, e se você é imigrante ou reside no Canadá, eu recomendo fortemente o Museu da Imigração, no Pier 21, eu achei muito emocionante conhecer a história dos primeiros imigrantes, em especial europeus, que chegaram no Canadá pelo porto de Halifax.

ROTEIRO CANADÁ – 5 IDÉIAS DE VIAGEM!

Pier 21 - Museu da Imigração
Pier 21 – Museu da Imigração em Halifax

Um pouquinho mais a frente, dê uma entradinha no mercado do porto, Halifax Seaport Farmers’ Market, ele é simples e sem muita emoção, comparado a outros mercados que já visitei, mas já que está passando, não custa entrar para dar uma espiada.

E finalmente, você estará chegando no Waterfront, uma das partes mais bonitas da cidade (sim, eu adoro água, então sou suspeita!).

Vá caminhando sem pressa e tente parar em todos os monumentos ou obras, não são muitas, mas algumas delas contam a história de Halifax e da província de Nova Scotia.

PARQUES NACIONAIS DO CANADÁ – OS MAIS BONITOS E IMPERDÍVEIS!

Waterfront
Início do Harbourfront / Waterfront
Waterfront Halifax
Waterfront calminho durante a época de inverno…

Para quem gosta de cerveja e entende inglês, eu recomendo o tour da cervejaria Alexander Keith’s muito bonitinho e até familiar, basta fazer um breve detour para chegar no prédio histórico da cervejaria e depois retornar ao Waterfront.

alexander keith tour
Cervejaria Alexander Keith’s

Onde jantar em Halifax

Depois de tantos passeios, aposto que você vai querer indicação de restaurantes para um jantar em Halifax bem gostoso, não é?

Eu recomento o italiano moderno e no waterfront, The Bicycle Thief ou o bistrô de comida canadense Chives, ambos deliciosos e prefira fazer reserva com antecedência. Se quiser um drink antes ou depois, o Stubborn Goat é uma boa pedida e no verão, eles tem um pátio no meio do Waterfront.

PS: Entre Maio e Junho, a época das lagostas despontam em Nova Scotia, fica a dica para comer uma das melhores lagosta da sua vida! Vai por mim. 😉

Mais Passeios em Halifax:

  • Passeio de ferry até Dartmouth: se tiver tempo sobrando, pegue o ferry (barco) até a cidade do outro lado da baía, Dartmouth para ver Halifax de outro ângulo – basta ir e voltar, ou esticar para um fish & chips ali mesmo na descida do ferry.
  • Titanic em Halifax: tem muita gente que visita Halifax por causa da tragédia do Titanic, além da exposição permanente de mais de 50 objetos e fotografias no Maritime Museum, a cidade também é base do descanso final de 116 pessoas, 10% dos que padeceram durante a tragédia. O Fairview Lawn Cemetery é o maior cemitério em homenagem as vítimas do Titanic do mundo.  Para colocar em números: o navio continha 2.223 passageiros e desses, 1517 morreram.
Cemitério Titanic em Halifax
Cemitério Titanic em Halifax

Conclusão

Espero que tenha gostada dessas dicas sobre o que fazer em Halifax, aproveite que aqui no Viajoteca tem muitas dicas sobre todo o Canadá!

E se gostou do que encontrou por aqui, não esqueça de usar nossos links para suas reservas, você ganha muitos descontos e a gente uma mini-comissão a cada reserva efetuada, esse dinheiro nos ajuda a pagar as contas do blog! Obrigada.

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

9 comentários

Peggy's Cove, o farol mais famoso do Canadá ⋆ Viajoteca 12 de agosto de 2016 - 12:17

[…] Sugestão de roteiro: 1 Dia em Halifax (Nova Scotia, Canadá) […]

Responder
O colorido de Lunenburg em Nova Scotia ⋆ Viajoteca 29 de agosto de 2016 - 06:23

[…] Sugestão de roteiro: 1 Dia em Halifax (Nova Scotia, Canadá) […]

Responder
Meire Guimarães 24 de janeiro de 2017 - 16:18

ola! tem como eu chegar de trem em halifax? como faço para ir para lá?
Obrigada

Responder
Mirella Matthiesen 26 de janeiro de 2017 - 15:26

Oi Meire,
Tem sim … se você estiver se locomovendo pelo Canadá, procure pela empresa Via Rail.
Do contrário, de ônibus, se não me engano, a Greyhound opera em Nova Scotia.
Abs

Responder
Raquel Moraes 16 de maio de 2017 - 17:45

Obrigada pelas dicas. Estou indo para a Nova escocia e encontro pouquissimo sobre esta região.
Mas alguma dica desta região? Queria saber se vale a pena visitar a Ilha do Principe Eduardo. bjs

Responder
Mirella Matthiesen 16 de maio de 2017 - 19:25

Oi Raquel,
POis é … preciso escrever mais sobre Nova Scotia, o lugar é uma graça, tenho certeza que irá gostar.
Eu fiz o bate e volta para PEI, mas achei bem corrido, vale pelo menos dormir uma noite para fazer as coisas com calma. Achei PEI uma gracinha, fui no verão e as plantações de batata estavam lindas, o parque nacional beirando o mar também é muito bonito … tudo bem bucólico! Mas dependendo do tempo, acho que Nova Scotia oferece bastante coisa para fazer nesse mesmo esquema levinho. E conhecer a Bay of Fundy em New Brunswick? Tem post aqui no blog.
https://www.viajoteca.com/bay-of-fundy/
https://www.viajoteca.com/kayak-em-bay-of-fundy/
Abs

Responder
João Americo 27 de agosto de 2018 - 07:38

Qual dólar você usou em Halifax? Canadense ou Americano?

Responder
Mirella Matthiesen 27 de agosto de 2018 - 19:52

Oi João,
Usamos o canadense.
Abs

Responder
Portos de Cruzeiros Disney nos Estados Unidos, Canadá, México e Caribe - Amo Cruzeiro Disney 18 de maio de 2020 - 14:00

[…] Um dia em Halifax – Blog Viajoteca […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies