Dicas de Viagem

Kayak em Bay of Fundy no Canadá

2

Desde que vi fotos desse passeio de Kayak em Bay of Fundy, na província de New Brunswick no Canadá, eu sabia que um dia eu iria participar desse tour, pois uma das minhas “manias” de viagem, é poder explorar destinos por ângulos diferentes, e sem dúvida, kayak é uma excelente alternativa, pois além de ver a paisagem sobre a água, de quebra a gente aproveita para fazer uma ginástica.

Kayak em Bay of Fundy, CanadáMuita gente deve estar pensando: “mas onde fica esse lugar que a Mirella está falando?“. Para sanar essa dúvida, eu já escrevi um post genérico, aqui no Viajoteca, sobre Bay of Fundy, e confesso, que adoro mostrar um pouquinho do meu Canadá desconhecido entre brasileiros, mas um tanto quanto apreciado e desejado pelo canadenses. Pois é mesmo olhar de surpresa e encanto, quando falo para meus amigos estrangeiros de lugares do nosso Brasil como; Pantanal, Lençois Maranhenses e Fernando de Noronha, que são tão conhecidos entre a gente e praticamente ignorados pelo resto do mundo.

Kayak em Bay of Fundy, Canadá

Kayak em Hopewell Rocks

Tem vários lugares para fazer o passeio de Kayak em Bay of Fundy, e aí que mora o perigo; você precisa entender direitinho o que quer ver, para não se arrepender de ter ido no lugar errado, entende?!

Claro que todos os tours devem ser legais, mas se você, assim como eu, quer percorrer o Hopewell Rocks, o parque mais famoso da região, então é preciso saber que só tem uma empresa autorizada a fazer passeios de kayak privados nessa área, a Baymount Outdoor Adventures.

Obviamente nós fomos com eles e adoramos a experiência. Tudo super organizado, seguro e bem fácil, não precisa ser atleta e nem estar em forma para participar, só é preciso ter o mínimo de noção de como remar e ir seguindo o grupo.

Kayak em Bay of Fundy, Canadá

Baymount Adventure em Bay of Fundy

Porque Hopewell Rocks?

A região de Bay of Fundy, além de se orgulhar de ter a maré mais alta do mundo, possui também uma biodiversidade muito peculiar, e em 2007, foi designada Reserva da Biosféra pela UNESCO.

Um dos lugares mais pitorescos para apreciar a beleza da Baía de Fundy é o parque Hopewell Rocks, lá é possível ver as formações rochosas que são esculpidas diariamente pela dança da imensa maré alta e baixa da região, um fenômeno que acontece duas vezes por dia. Para se ter ideia, a maré pode retroceder o equivalente a quatro andares e meio de um prédio! Coisa doida demais! 🙂

O “vaso de rocha” (“flowerpot rock”, em inglês), é a formação mais famosa e fotogênica do parque, e é possível ter olhares diferentes sobre ele, dependo do horário do dia que você for visitar. Na maré alta, se você fizer um passeio de kayak, é possível navegar entre as formações, mini grutas, rochedos e buracos escavados ao longo dos séculos; e na maré baixa, você pode explorar esse mesmo lugar a pé, literalmente caminhando pelo fundo do mar, mais fotos desse fenômeno em diferentes horários do dia, pode ser visto no post: Bay of Fundy em New Brunswick.

Hopewell Rocks, Bay of Fundy




Kayak em Bay of Fundy, Canadá

Como é o passeio de Kayak com a Baymount Adventures:

Antes de ligar e fazer nossa reserva, eu pesquisei bastante para não me dar mal, já que o tour não é barato. E para facilitar sua vida, segue aqui as dicas básicas do passeio que escolhemos e recomendamos:

  • Nome do Tour: Kayak The Rocks
  • Website: baymountadventures.com
  • Custo: Adulto: $69+ tx, Criança: $59+tx, Família: $229+tx (taxa = 15%)
  • É preciso ter o ingresso do parque Hopewell Rocks para poder fazer o tour, você pode comprar na bilheteria do parque ou quando estiver pagando o tour do kayak (custo para adulto: $10 + tx – mais detalhes de valores nesse link).
  • Nível de dificuldade: Fácil à Moderado (dependendo do vento)
  • Quanto tempo de tour:  1h30 à 2hs
  • Quantos tours por dia: de 2 a 3, dependendo do horário da maré.
  • Horário dos tours: podem ser encontrado no website da empresa baymountadventures.com, basta abrir esse link, descer a página, selecionar o mês que vai fazer o passeio, e ver o dia e horários disponíveis.
  • Localização:  Hopewell Rocks Park – se for de carro, como a maioria das pessoas, você entra pelo portão lateral do parque e não pelo principal.
  • Endereço: Hopewell Rocks Park, 131 Discovery Rd., Hopewell Cape, N.B. E4H 4Z5
  • Quando ir:  Início de Junho à Início de Setembro
  • Reservas: Recomendamos fazer reserva durante os meses de Julho e Agosto, ligue alguns dias antes para: 1-877-601-2660.
  • Reservas podem ser canceladas, sem multa, com 24 horas de antecedência ao dia do seu tour.
  • Tours acontecem faça chuva ou faça sol.
  • O que levar: filtro solar, chapéu/boné, agasalho e uma muda de roupa extra caso se molhe. O clima na região é bem instável, então, melhor se preparar para tudo.

Baymount Adventure em Bay of Fundy

Baymount Adventure em Bay of Fundy

Kayak em Bay of Fundy, Canadá
Nossa experiência

Em um belo domingo de sol, levantamos cedo e nos dirigimos ao Hopewell Park para nosso tão esperado passeio de kayak em Bay of Fundy.

Finalizamos nossa inscrição e pagamento, e enquanto aguardávamos todo o grupo fazer o mesmo, ficamos papeando com outros participantes e instrutores. Apesar da maioria do grupo ser canadense, também tivemos presença de chineses, holandeses e nós, brasileiros.

Antes de cairmos na água, recebemos um colete salva vida, remo e tivemos uma breve demonstração de como andar de kayak. Nossos instrutores Joe, Anna and Lucas foram sensacionais e durante todo o percurso foram nos explicando detalhes sobre as formações rochosas e o fenômeno da maré alta na região, tudo de forma bem descontraída.

A dica é ficar próximo deles para conseguir ouvir tudo, pois se o grupo for grande, como o nosso, há chance de você perder parte da explicação, o que aconteceu algumas vezes com a gente.

Nosso tour foi quase de 2 horas e adoramos! Valeu demais! Acho que as fotos que compartilhei aqui, já mostram um pouquinho disso, né?!

* Gostaria de agradecer o pessoal do Baymount Adventure por me conceder esse passeio gratuitamente (o do Kiko, marido, nós pagamos), mas como vocês sabem, todas as opiniões são pessoais e refletem exclusivamente a experiência pessoal da autora de acordo com a política deste blog.

2 Comentários
  1. Ana Rachel Negretto Diz

    Estaremos la em Agosto!!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oba!!!! Vocês vão amar… eu adorei a região! Adoraria voltar para explorar tudo com mais calma 🙂
      Depois me conta como foi, Rachel!
      bjo

Comente Aqui