Dicas de Viagem

Bay of Fundy em New Brunswick … um Canadá que você precisa conhecer!

3

Geralmente quando pensamos no lado leste do Canadá, logo vem a cabeça Quebec, Montreal e Toronto, mas o “verdadeiro lado leste” continua até o Oceano Atlântico; e para quem gosta de natureza, cidadezinhas bucólicas, vida mais devagar e muita história, a região das Maritimes, que engloba 3 das 10 províncias canadenses: Nova Scotia, New Brunswick e PEI (Prince Edward Island), não vai decepcionar.

A Baía de Fundy banha as províncias canadenses de New Brunswick e Nova Scotia, e um pouquinho do estado americano de Maine; e ela é conhecida por apresentar a maré mais alta (ou profunda) do mundo. Esse fenômeno pode ser presenciado em vários lugares da baía, mas escolhemos a parte mais famosa, que fica em New Brunswick. Se localize no mapa abaixo:

Bay of Fundy
Fonte: Britannica.com

Ficamos 2 dias explorando a região, e foi o suficiente para conhecer o principal, mas para aqueles que gostam de trilhas, eu recomendo reservar mais dias, pois com certeza não vai faltar opções para subir e descer montes e desfiladeiros.

St Martin, New Brunswick

Porque visitar Bay of Fundy em New Brunswick

1- Maior variação da maré do mundo

Sem dúvida, a principal razão para se visitar Bay of Fundy são suas marés, a cada 6 horas, a maré retrocede de forma impressionante mais de 14 metros de altura, sendo que seu recorde foi 17 metros .

Para nós visitantes, presenciar essa ida e vinda do mar, e ver a paisagem se alterando delicadamente minuto a minuto é um fenômeno que em pouquíssimos lugares do mundo você consegue presenciar, e os mais famosos são Bay of Fundy no Canadá (ou Baia de Fundy) e Mt St. Michel na França. Um “tsunami” do bem!

Para quem entende inglês, o vídeo explica com mais detalhes o fenômeno:

2- Fundy Trail Parkway

A estrada cênica Fundy Trail tem 19 km de extensão e de pura beleza, então, apesar de parecer pouca coisa,  facilmente é possível passar o dia curtindo cada um dos seus pontos de parada e atrações.

Em 2018, a fase 2 do projeto de extensão da estrada, está planejado para ser entregue, mas por enquanto, nós visitantes conseguimos chegar de carro até a bela praia de Long Beach, que durante a maré baixa, a água retrocede cerca de 500 metros mar a dentro! Tudo muito lindo!

O custo para entrar no parque é de C$7,50 por adulto ou C$23 por família, e mais detalhes pode ser encontrado no website oficial da trilha: fundytrailparkway.com

Fundy Trail Parkway, New Brusnwick

Fundy Trail Parkway, New Brusnwick

Fundy Trail Parkway, New Brusnwick

3- Hopewell  Rocks

Turistas enchem o park provincial de New Brunswick, Hopewell Rocks, todo verão para ver a formação chamada “vaso de rochas” (Flowerpot Rocks) em diferentes momentos do dia, para apreciá-la na maré baixa e na maré alta.

E vai por mim, e negócio é muito impressionante! Nós entramos e saimos do parque 3 vezes; visitamos na maré alta durante o por do sol, no dia seguinte pela manhã voltamos para fazer o passeio de kayak na maré alta e nesse mesmo dia, retornamos 4 horas depois, para “andar sobre o fundo do mar” na maré baixa.

Fotinhos abaixo para ilustrar:

Hopewell Rocks, Bay of Fundy

Hopewell Rocks, Bay of Fundy

Hopewell Rocks, Bay of FundyWebsite do park: thehopewellrocks.ca

Website da empresa de kayak: baymountadventures.com

4- Comer Lagosta

Ai gente … vocês não tem ideia o quanto a lagosta dessa região do Canadá é de deixar qualquer um feliz e realizado! Então, não deixe de experimentar quando for para lá!

Nós comemos nossa lagosta em Alma, uma cidade entre Fundy Trail e Hopewell Rocks, e escolhemos o restaurante Tipsy Tails para saciar nosso desejo 🙂 .

Vou deixar a foto só para causar inveja, tá? #Desculpaê!

Lagosta no Canadá

5- Pontes cobertas de madeira

Eu fiquei maluca pelas pontes cobertas de madeira que vimos em vários lugares desse passeio, então se prepara para parar e fotografar algumas que aparecer pelo caminho!
Ponte de madeira coberta, New Brusnwick, Canadá

Ponte de madeira coberta, New Brusnwick, Canadá

6- Conhecer o Cemitério Ha Ha

Essa foi a coisa mais inusitada da viagem, entre a cidade de Alma e o parque Hopewell Rocks, vimos um cemitério chamado Ha Ha, eu sei que é tétrico, mas como não rir de uma situação como essa?

Resolvemos parar para prestar nossa homenagem aos falecidos e nos deparamos com um cemitério muito pequeno e histórico, da época dos Acadians, os primeiros franceses que desembarcaram no Canadá.

Pesquisando um pouquinho a origem da expressão Ha Ha, aprendi que vem do francês arcaico e significa “obstáculo inesperado” ou “fim do caminho” … então, o nome é realmente bem sugestivo: “Fim da linha meu amigo, Ha Ha!” 🙂

Ha Ha Cemetery, New BrusnwickPS: Na província de Quebec tem uma cidade chamada Saint-Louis-du-Ha! Ha!, qualquer semelhança não é mera coincidência, a origem do nome, vêm no mesmo francês arcaico!!!




7- Fundy National Park

Para quem gosta de acampar, fazer kayak, ver cachoeiras ou percorrer trilhas, o Fundy National Park será um prato cheio.

Nós não tivemos tempos de explora-lo, mas não fiquei super chateada… (aliás, se você não for usar o parque, não é preciso pagar entrada para usar a estrada para chegar em Hopewell Rocks ou Alma, ok?).

Website do park: pc.gc.ca/pn-np/nb/fundy/

A dica mais importante para visitar Bay of Fundy é ficar de olho no horário da maré … então, programe sua visita de acordo!

Para saber o horário das marés, visite essa página do website Bay of Fundy Tourism e clique em “Hopewell Cape” para ver os horário. Selecione o dia que pretende visitar e a estimativa de horário da maré alta e maré baixa será apresentada para os próximos 7 dias.

Lembrando sempre que a variação da maré acontece aproximadamente a cada 6 horas … Exemplo: Horário da maré em Bay of Fundy

Sugestão de roteiro: 2 dias em Bay of Fundy, NB

Sexta-feira: chegada a noitinha em Moncton (nossa base para explorar a região) e jantamos no Gusto Italian Grill, pedimos uma pizza que estava bem gostosa!.

Sábado: Começamos o dia cedo e nossa primeira parada foi a cidezinha de St. Martin e sua caverna (St Martin Sea Caves). De lá seguimos em frente até a entrada do Fundy Trail Parkway e fomos parando em quase todos os mirantes, compramos uns snacks no Interpretative Centre, conhecemos a ponte suspensa e seguimos até a bela Long Beach (vê-la de cima e tentar chegar lá ainda na maré baixa é recomendável) – fizemos um breve picnic em Long Beach e me arrependi de não ter comprado sanduiche ou algo melhor que batatinha frita & coca-cola antes de chegar no nesse passeio, pois infelizmente não tem nenhum restaurante ou café no trajeto da Parkway.

Percorremos toda a estrada novamente até chegar em Hopewell Rocks para ver o por do sol e foi lindo! Fique atento ao horário do parque e fica tranquilo que mesmo comprando o ingresso a noitinha, o ticket vale para o dia seguinte.

A noite jantamos em Moncton no Tide & Boar Gastropub, ambiente legal com comida enfeitada de bar … gostei, mas não sei se retornaria.

St Martin Sea Caves, New Brunswick

Domingo: acordamos cedinho para pegar o primeiro tour de kayak na maré alta em Hopewell Rocks, eu simplesmente amei esse passeio e vou escrever um post exclusivamente sobre ele, pois merece destaque – nesse meio tempo, anote o nome da única empresa que faz esse tour de kayak no park, Baymount Outdoor Adventures, no website tem os horários dos tours de Junho a Setembro para você se programar.

Almoçamos uma lagosta deliciosa em Alma, uma cidadezinha fofinha perto de Hopewell Rocks e depois, retornamos mais uma vez para o parque para finalmente ver os rochedos e paisagem na maré baixa, dessa vez fizemos o caminho mais longo passando pelo Cape Enrage e pelo Ha Ha Cemetery (que descobrimos sem querer).

Nesse mesmo dia retornamos para Nova Scotia, pois o Kiko (marido) está trabalhando em uma cidade por lá. Foi um final de semana memorável! O clima estava perfeito e aproveitamos cada minutinho!

PS: É importante considerar que esse meu roteiro talvez tenha que ser diferente do seu, por causa do horário da maré no dia que você for visitar, então, se programa de acordo. Eu sei, eu pareço papagaio falando a mesma coisa sobre o horário da maré, mas é que realmente é importante 🙂

Mapa dos nossos percursos e principais atracões da nossa viagem:

Onde se hospedar em Moncton: nós escolhermos o Residence Inn na Main Street e adoramos a localização, pertinho de vários restaurantes e do centrinho da cidade.

Moncton também foi uma boa base para o final de semana, mas minha vontade mesmo era ter ficado em algum lugar em Alma, que fica praticamente dentro de Bay of Fundy. Mas como decidimos fazer essa viagem de última hora e na alta temporada, não tinha mais hotel dentro do padrão que eu estava buscando.

Outras opções de hospedagem em Moncton podem ser encontrado no Booking.com:


Booking.com

Cape Enrage, Bay of Fundy

E foi assim que tivemos um final de semana maravilhoso em New Brunswick…

Confesse! Você também adorou, não é?

Já colocou Bay of Fundy na sua bucket list? 😉

 

Várias dicas para organizar essa viagem eu peguei com o pessoal da comunidade do facebook “Viajando pelo Canadá” e no post que a Livi escreveu sobre Bay of Fundy.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


3 Comentários
  1. Catherine Diz

    Que lugar lindo !!
    Espero que um dia eu tenha dinheiro suficiente para visitar esse e outros lugares no Canadá que quero conhecer.
    beijo;
    Catherine

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Cathe,
      Com certeza você vai um dia conhecer todos esses lugares 🙂
      um grande beijo

  2. […] Bay of Fundy em New Brunswick … um Canadá que você precisa conhecer! […]

Comente Aqui