Dicas de Viagem

Volta ao mundo em 10 drinks … Tim Tim!

Volta ao Mundo em 10 Drinks
9

Todo mundo adora procurar restaurantes e dicas de comidinhas imperdíveis durante as viagens, não é mesmo? Mas já parou pra pensar que existem drinks super clássicos que também ilustram países e/ou cidades pelo mundo?

Drinks que não somente são gostosos de beber, mas que contam uma história, um período e se mistura com a cultura do povo local. Se empolgou com esse negócio de bebericar por aí? Que tal dar a volta ao mundo em 10 drinks? Vem comigo!

Sling – Singapura

Sling em CingapuraInventando no início dos século XX pelo bartender Ngiam Tong Boon enquanto trabalhava no Long Bar do famoso e icônico Raffles Hotel. Esse coquetel avermelhado com gosto um tanto quanto peculiar para meu gosto, mistura suco de abacaxi, gin, cointreau e outros tantos ingredientes…

Confesso que o preço do drink no Long Bar é um exagero e o ambiente lotado de turista comendo amendoin, mas na minha opinião continua sendo o melhor lugar para saboreá-lo e entrar no clima! Mas ressalto que você encontra o Sling em praticamente todos os bares de Singapura e também ao redor do mundo.

* Todos os posts de Singapura no Viajoteca *

O Oscar escreveu um post sobre o assunto que vale a pena conferir

 

Piña Colada – Porto Rico

coquetel1Um dos meus drinks favoritos foi inventado pelo bartender Ramón Monchito Romero, depois de longos 3 meses de experimentação.

Em 1978, a Piña Colada foi declarada o coquetel nacional de Puerto Rico e sua fama se espalhou pelo mundo! Baseado em leite de coco, suco de abacaxi e rum, eu logo aviso que ele é bem refrescante, geladinho, docinho e delicinha! Um drink bem para gosto feminino, eu diria 😉

 

Pimm’s – Inglaterra

Pimm's da InglaterraQuando a temperatura sobe na Inglaterra, todo mundo já sabe que chegou a estação dos Pimm’s! Uma bebida refrescante com jeitão de chá gelado, mas que na verdade é composta de gim (o tal pimm’s), limonada/sprite/schepps citrus, gelo e frutinhas.

A primeira vez que experimentei pimm’s foi com a Helo em um pub super legal em Greenwich (Londres), então nada mais justo que colocar a fotinho dela aí do lado para nos inspirar! (A Helo escreve no Básico e Necessário e no Aprendiz de Viajante)

* Todos os posts da Inglaterra no Viajoteca *

 

Pisco Sour – Peru

Pisco Sour Peru - foto por DtarazonaO legendário Pisco Sour tem origem no Peru. Diz a lenda que foi inventado em Lima no Morris Bar e foi servido pela primeira vez por volta de 1920… Há outras comprovações que em 1903 ele já era conhecido entre o povo Creolo, mas apenas como coquetel, o nome ainda não existia.

Mas histórias a parte, o importante é saber ele é Peruano, os Chilenos também tem sua versão e os principais ingredientes são o pisco, limão, açucar, clara de ovo, gelo e agostura.

* Foto por Dtarazona no wikipedia

Sangria – Espanha

Sangria na Espanha
Mais um coquetel refrescante das bandas europeias, a Sangria é a cara da Espanha e atualmente popular no mundo inteiro, especialmente quando acompanhada de tapas (petiscos espanhois). A origem da bebida Sangria vem da época dos romanos, quando eles trouxeram as primeiras mudas de vinhas para a Espanha. O vinho naquela época era apreciado com ervas e especiarias, mas hoje são as frutinhas que dão o charme e o sabor delicioso do drink.

O nome Sangria vem a coloração que lembra sangue.

* A foto eu peguei emprestada da querida Vivi dos blogs Vivi em Madrid e Vivi em UK).

* Todos os posts da Espanha no Viajoteca *

 

Daiquiri – Cuba

Daiquiri de Cuba - foto idointeractive no flickrDiz a lenda que o Daiquiri foi criado por Jennings Cox durante uma festa em 1905. Quando o engenheiro de minas se viu sem ingredientes alcóolicos para entreter os amigos com os clássicos drinks da época, ele teve que inovar e a mistura de limão, rum bacardi, açucar e muito gelo picadinho, foi um sucesso instântaneo.  O nome Daiquiri veio da praia próxima a mina de ferro em que trabalhava.

Atualmente o Daiquiri tem muitas versões para alegrar a maioria dos paladares. E Cuba merece uma salva de palmas, pois além do Daiquiri ela também nos presenteou com o Mojito! Viva Cuba!

* Imagem por idointeractive no flickr




 

Bellini – Italia

Drinks pelo mundoAh Bellini… a combinação perfeita de um coquetel para festa! Você pode beber o quanto quiser (ou quase isso) e não vai ficar entortando as pernas depois da segunda taça. Um drink leve, charmoso e refrescante ele combina prosecco e nectar de pêssego! Foi inventado em 1948 por Giuseppe Ciprini, o barman do Hary’s Bar em Veneza. O nome Bellini foi dado em homenagem ao artista renascentista Giovanni Bellini.

Sem dúvida um dos meus coqueteis favoritos!

* Foto por Mixed Cocktails

* Todos os posts da Italia no Viajoteca *

 

African Obsession – Africa do Sul

Drinks pelo mundoFoi difícil encontrar um drink legítimo inventado na Africa e como o continente é famoso por seus deliciosos licores, foi a Africa do Sul que saiu na frente e inventou o African Obsession que mistura ingredientes como o amarula, creme de cacao, amaretto, gelo e leite (ou creme de leite).

Dirija-se a Cidade do Cabo em um bar de frente ao mar chamado Baraza para saborear o African Obsession onde ele nasceu!

* Todos os posts da Africa do Sul no Viajoteca *

 

Manhattan – Estados Unidos

Manhattan drink de Nova YorkTalvez um dos drinks mais clássico de todos os tempos, o Manhattan nunca saiu de moda. Ele pode ter sofrido algumas leves modificações desde sua versão original, mas continua chique, elegante e super característico de Nova York!

Composto de whiskey (ou bourbon canadense), vermouth e bitters, o drink provavelmente ganhou o mundo em uma das festa do bar Manhattan Club em homenagem ao pai de Winston Churchill em 1874

* A foto é da Simone, da Clinica Aiki em São Carlos/SP, uma amiga querida que adora bebericar e que produziu esse Manhattan em casa!

* Todos os posts dos Estados Unidos no Viajoteca *

Caipirinha – Brasil sil sil …

Caipirinha brasileiraE claro que não poderia esquecer da nossa caipirinha! Mas você sabe de onde ela surgiu ou onde começou? Pois é, acho que ninguém sabe (risos). Cada lugar que tentei pesquisar conta uma história diferente… no wikipedia diz que nasceu em Piracicaba no interior de São Paulo, o Itamaraty diz que foi influência dos escravos, outros dizem que foi em Paraty e no final cada um tenta puxar sardinha pro seu lado…

Mas o importante é que a caipirinha é nosso drink do coração e pra minha surpresa faz parte do cardápio oficial do IBA (International Bartenders Association). Uh la la!

* Todos os posts do Brasil no Viajoteca *

Enfim… são drinks que não acabam mais e poderíamos ficar aqui listando um a um e curtindo o sabor e a história de cada um deles. Mas esses 10 acima já dão para começar a viagem, não é mesmo?

Coincidentemente, descobri depois que escrevi esse post, que o pessoal do blog 360 Meridianos já tinha publicado um post com o mesmo tema, mas a Natália focou na receita dos drinks enquanto eu me entreti com as histórias. Pelo visto não sou só que gosta de umas biritas nas viagens, não é mesmo? 😉

Agora conta pra gente … qual seu drink favorito?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

9 Comentários
  1. Christina Diz

    Adorei a postagem, muito interessante e muito útil…rs
    Não posso deixar de acrescentar um drink que já virou moda por aqui, eu adoro, o italiano SPRITZ: uma mistura de gelo, Aperol, espumante (prosecco de preferência) e uma fatia de laranja. Delicioso, foi o meu drink predileto quando estive no norte da Itália, além do vinho, é claro! Tim-Tim!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Christina…
      Essa postagem realmente é muito útil, concordo com você! (risos) 😉
      Nossa… esqueci do Stritz!!! Tão gostoso e refrescante 🙂
      Obrigada por mencionar aqui… eu (mirella) estou indo para a italia em setembro e quero aproveitar para apresentar essa delicia pra minha mãe que está indo comigo.
      Bjos

  2. Deb do Segredos de Londres Diz

    Boa sacada, Mirella! Adorei!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Legal, né Deb?
      Bjks e obrigada pelo comentário

  3. val Diz

    Tb lembrei do Aperol Spritz, apesar de agora estar no mood do Radler/Cerveja…né Carina? rs

    1. Carina Diz

      Já se inteirando nas cervejas alemãs, Val? 🙂
      Sim, Radler é a cerveja dos ciclistas (Radler é ciclista em alemão) e metade suco de limão, metade cerveja. Fácil de achar, todo mercado vende. 😀

  4. […] + VOLTA AO MUNDO EM 10 DRINKS … TIM TIM! […]

  5. […] Pensar que há mais ou menos 5 anos eu saía do Brasil para dar a minha tão sonhada volta ao mundo. Foi um sonho tão incrível que eu ainda tenho dificuldades para acreditar que de fato aconteceu. Conheci lugares fantásticos, pessoas maravilhosas e comi muita coisa boa. Aliás, não foi só na minha volta ao mundo que comi pratos diferentes e deliciosos. Em todas as minhas viagens procuro comer a comida local. Então segue aqui uma volta ao mundo em 15 pratos, inspirada no ótimo post Volta ao mundo em 10 drinks do blog Viajoteca. […]

  6. […] Volta ao Mundo em 10 drinks. […]