Página Principal Maldivas Viagem para Maldivas – dicas para se dar bem!

Viagem para Maldivas – dicas para se dar bem!

por Mirella Matthiesen

Uma viagem para Maldivas é ser ter a oportunidade de conhecer um dos lugares mais bonitos do mundo, especialmente para quem gosta de praia. De tudo que já vi por esse mundão, nada chegou aos pés desse conjunto de atóis do meio do oceano Índico.

Confesso que ainda não visitei Seychelles e nem a Polinésia Francesa, mas sabe aquele lugar que a gente acha que só existe nas telas dos computadores? Pois é, eu te digo, esse paraíso existe e chama-se ” MALDIVAS”!

Qualquer superlativo não é suficiente para traduzir tanta beleza ! Mas fique atenta/o, pois organizar uma viagem para Maldivas não é assim tão simple, especialmente quando começamos a pesquisar e descobrir o número de opções de atóis e hotéis para ficar.

Então, pensando em você, reuni algumas dicas para te ajudar nessa tarefa de preparação para conhecer o paraíso.

Mas antes de viajar para Maldivas, não esqueça de comprar um bom seguro viagem! Faça uma cotação sem compromisso, e usando esse link, você ganha no mínimo 5% de desconto!!!

O que fazer nas Maldivas

HOSPEDAGEM EM SEYCHELLES: COMO ACHAR O LUGAR CERTO PARA O SEU BOLSO!

COMO SE DESLOCAR POR SEYCHELLES: ENTRE AS ILHAS E NAS ILHAS

MAHÉ, PRASLIN E LA DIGUE, EM SEYCHELLES: O QUE VER E O QUE FAZER NAS 3 ILHAS


Razões para visitar as Maldivas

1. Praias perfeitas, o típico paraíso tropical que você até pensa ser de mentira.
2. Muitas opções de snorkel e mergulho, incluindo as famosas raias mantas.
3. Destino super romântico e ideal para lua de mel, aniversário de casamento ou simplesmente namorar muito.
4. Excelente “extra” para quem vai conhecer Dubai, Omã, Qatar… ou até mesmo Sri Lanka e/ou Índia.
5. As Maldivas é um destino caro, então já entre no jogo com essa expectativa!

Vista aerea das Maldivas
A beleza de visitar as Maldivas já começa no voo!!!

Onde fica as Maldivas?

Uma das coisas interessantes que notei quando eu dizia as pessoas que tinha ido visitar as Maldivas, era que muitos confundiam-se com as Malvinas, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Maldivas fica no oceano índico, enquanto Malvinas fica na América do Sul. Veja abaixo as Maldivas no mapa para se localizar:

Maldivas mapa
Mapa das Maldivas pelo Google Maps

Breve História das Maldivas

Diz o poeta, que povo das Maldivas denomina seu país de “Dhivehi Raajje” (Reino da Ilha) e eles são os Dhivehin (Nativos da Ilha). Porém, conversando com os locais que trabalham nos hotéis, percebe-se que esses nomes já não são tão usados como no passado.

Mas uma coisa é certa, o significado da palavra Maldivas é o mesmo, e acredita-se que venha do sanscrito “mala-dvipa“, em português podemos traduzir como guirlanda de ilhas, e quando se sobrevoa a região, logo se vê essas guirlandas se despontar no meio do oceano.

Tocando o Equador logo abaixo do Sri Lanka e da India, as Maldivas tem 800km de extensão, 26 atóis e 1.192 ilhas.

Diferentemente de várias ilhas do oceano índico, como as Seychelles, onde a população só chegou recentemente, nas Maldivas, há registro de povoamento a mais de 2.500 anos.

Outros dados interessantes sobre o país, se refere a população que hoje é quatro vezes maior que há 50 anos e que a renda per capita é a mais alta do sul da Ásia.

PESQUISE PROMOÇÕES DE PASSAGENS AÉREAS

Viagem para Maldivas

Como o turismo começou nas Maldivas

As Maldivas para nós turistas, começou somente em 1971, quando um Italiano chamado George Corbin, apareceu numa espécie de consulado das Maldivas em Colombo, Sri Lanka, querendo receber qualquer tipo de informação sobre aquele monte de pontinhos em seu mapa no meio do Oceano Indico.

Não somente saciou sua curiosidade, como também foi convidado a conhecer o país pessoalmente. Boquiaberto com tanta beleza inexplorada, ilhas virgens e corais perfeitos, alguns meses ele já estava de volta as Maldivas com um grupo de viajantes.

E foi assim que o mundo descobriu o paraíso! Quer saber mais sobre a história das Maldivas? Recomendo a leitura do livro “Dhivehi Raajje – A Portrait of Maldives” por Adrian Neville.

Instagram fotos de viagem - viajoteca

Curiosidades: Viagem para Maldivas

1. Todos os voos aterrizam e decolam em/de Male, a capital do país, a partir dela você vai a seu destino final.
2. Praticamente ninguém fica ou visita Male, das avaliações que vi por aí, ninguém se impressiona.
3. Nós não conhecemos Male por falta de tempo, e segundo o pessoal do nosso hotel “se você quiser continuar a idolatrar as Maldivas, não vá para Male”. Achei um pouco forte essa afirmação, mas…
4. Maldivas é um país muçulmano e pouquíssimos dos nativos trabalham na hotelaria e turismo, o principal indústria do país, responsável por 28% do GDP.
5. No hotel que ficamos, todos os funcionários era estrangeiros, uma mistura de europeus, tailandeses e pessoas do sudeste asiático.

Male

Como escolher hotel nas Maldivas

Transporte para seu hotel: Speed boat ou Hidroavião

A primeira decisão que você terá que tomar sobre sua viagem para Maldivas, relaciona-se ao meio de transporte que te levará da capital, Male, até seu hotel/resort.

O Speed Boat, as lanchas, são usadas para te levar as ilhas mais próximas de Male. Enquanto o hidroavião, te leva para os atóis/ilhas mais distantes. Nós optamos pelo speed boat, devido ao horário dos nossos voos.

Fica a dica: chuva nas Maldivas pode acontecer a qualquer hora do dia, mas quem puder optar pelo hidroavião, com certeza a experiência deve ser ainda mais que sensacional!

Maldivas com sol e chuva
Maldivas com sol e chuva

Hotel nas Maldivas

Quando o destino é praia, mar, céu azul e puro prazer de fazer nada, eu costumo ter dificuldade em escolher onde ficar (localização e hotel). E a razão é bem lógica, pois diferentemente de outras viagens onde o objetivo é conhecer a cidade ou a região, no caso de praia, o hotel faz muita diferença e se for mal escolhido, as férias perfeitas, podem ter se transformado em um pesadelo e dinheiro mal investido.

Então, nessa viagem para Maldivas, você deverá escolher primeiramente qual atol gostaria de ficar, definir o orçamento, restringir as opções de hotel e finalmente efetuar a reserva.

Tudo pode parecer simples, mas com a imensidão de opções disponíveis, eu confesso que fiquei maluquinha e resolvi pedir ajuda aos universitário, e depois de pesquisar bastante, encontrei a empresa Linara Travel, e o Justin Parkinson foi meu consultor (esse post não foi patrocinado, assim como 98% dos artigos aqui do Viajoteca!!!).

Com a ajuda do Justin, optamos pelo maravilhoso hotel Anantara Dhigu, se quiser pesquisar preço por conta, eu sempre recomendo começar pelo booking.com e usando os links aqui do blog, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda muito!

Anantara Maldivas
Maridão na piscina do Anantara

Dicas para escolher um bom hotel (dentro do seu orçamento)

As Maldivas é um destino caro (muito caro), e praticamente não há nada dedicado aos viajantes mochileiros (backpackers). Por outro lado, há opções 3 estrelas para quem está com o orçamento mais restrito.

A dica para escolher o melhor hotel nas Maldivas, dentro do seu orçamento é sempre ver fotos, verificar se a praia tem areia (as vezes não tem) e para quem gosta de snorkel, verifique se além das excursões, o hotel também oferece opções gratuitas in loco.

Alguns hotéis ou redes oferecem pacotes focados em alguma nacionalidade específica, e algumas avaliações que li durante minhas pesquisas, é que alguns lugares parece que você desembarcou na Russia tropical, pois só tem Russos curtindo praia e bebendo muita vodka. Nada contra, mas isso pode ser chato, acredito que um mix de nacionalidades seja mais interessante no caso das Maldivas.

Nesse link do wikipedia, tem o mapa com os atóis das Maldivas, é uma boa fonte de pesquisa para começar a entender onde fica cada atol.

Vale lembrar também, que nem sempre hotéis classificados como 5 estrelas, realmente oferecem todas essas estrelas (risos). Dessa forma, pesquise direitinho e compare preços (que eles te dirão alguma coisa!). E sempre desconfie se a oferta é muito boa.

Aniversário de casamento na praia
Comemoramos 10 anos de casados nas Maldivas!

O QUE FAZER EM SAMOA, ONDE FICAR E COMO VISITAR!

COMO LIDAR COM A DIFERENÇA DE FUSO HORÁRIO NAS VIAGENS

VIAGEM PARA TONGA – DICAS E SNORKEL COM AS BALEIAS


Reservar ou não os quartos bangalôs?

Confesso que essa foi uma das decisões mais difíceis que tomei, pois o preço dos quartos vai praticamente dobrando de acordo com sua preferência: dentro da ilha, de frente para praia ou sobre a água.

Nós tivemos a oportunidade de ficar em um bangalô sobre a água e foi uma experiência incrível.

Nada como acordar, ver aquela cor de mar maravilhosa, peixinhos nadando (incluindo tubarão de recife, raias e peixes em geral). Tínhamos também uma varanda para tomarmos sol e curtir… valeu cada centavo!

Bangalôs nas Maldivas

Ao decidir pelo hotel e quarto nas Maldivas, verifique sobre privacidade, pois as vezes os quartos são muito próximos um dos outros, ou tem banheiro sem janela, ou essas coisas que pra gente, brasileiros, pode ser esquisito.

Isso pode resultar em certo desconforto e na hora do romantismo, ninguém quer ficar dividindo tanto amor com os vizinhos, certo? 🙂

Banheiro com vista

Contratar ou não uma agência de viagens

Pesquisando aqui e ali, cheguei a conclusão que os melhores preços geralmente estão associados a pacotes que inclui: avião/hotel/transfer/alimentação e infelizmente, os websites de reservas de hotéis (ex: booking, expedia, agoda e afins) oferecem o preço base e sem nenhuma “regalia”.

Dessa forma, use como fonte de pesquisa e só reserve se o preço for melhor que das agências. E sempre que for pesquisar ou reservar no booking, use nosso link! 🙂

Os melhores pacotes geralmente são oferecidos pelas empresas britânicas, mas para nós brasileiros nem sempre é vantajoso, já que a parte aérea pode ser dispensada.

Pesquisando ainda mais, descobri a agência de viagem americana Linara Travel, especializada em Maldivas e hotéis de luxo, 5 ou 6 estrelas. Se seu orçamento for acima de USD$500 por dia, eu aconselho procura-los e procure pelo Justin Parkinson, ele nos ajudou bastante, do contrário, procure seu hotel no booking.com.

Snorkel nas Maldivas

Café da manhã, meia pensão ou pensão inteira

Lendo vários blogs e avaliações no tripadvisor para me preparar para essa viagem para Maldivas, verifiquei que muitos recomendavam a opção meia pensão ou pensão inteira (half or full board), devido ao preço da alimentação e bebida nos hotéis.

Minha experiência foi que se você optar por hotéis de luxo (um real 5 estrelas ou mais ), nem sempre a opção de meia pensão ou inteira é valida, e se por acaso existir, geralmente nem todos os restaurantes do hotel estarão incluídos nas pensões, o que é muito chato. Dessa forma, nós optamos somente o café da manhã que é de praxe e sempre incluído no preço.

Achei os preços das refeições parecidos com restaurantes mais caros da Austrália, Canadá e EUA, e o que realmente pega são os preços dos vinhos (extremamente caros, até se comparado aos destilados em geral). Se você não for exagerado, calcule US$150 a 200 extra por dia para alimentação para um casal.

Então agora ficou fácil, né? Para sua viagem para Maldivas, verifique direitinho com o hotel o que e quais restaurantes estão incluído nas pensões…

Mirella Matthiesen

Conclusão

Essa viagem para Maldivas foi um dos destinos de praia mais incríveis que visitei. Não me acrescentou nada culturalmente, já que pouco praticamente não tive contato com nativos, diferentemente de quando fui a Fiji. Mas a praia em si é um desbunde!

As Maldivas é para quem quer ver beleza praiana no sua forma mais bela! Recomendo muito…

Fiquei lá 4 dias inteiros e adoraria ter ficado pelo menos mais uns 2 ou 3 dias!

Curte as dicas do Viajoteca? Então sempre faça suas reservas usando os links aqui do blog e dos nossos parceiros. Empresas que usamos e recomendamos:

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

15 comentários

flavinha_v_p 15 de abril de 2014 - 13:58

Pessoal, primeiro queria desejar sucesso pra vocês, e vocês têm tudo pra isso, só fera!! E Mirella, fiquei babando no post.. Maldivas está na minha lista há tempos.. bjs

Responder
Mirella 15 de abril de 2014 - 20:38

Oi Flavia (vizinha),
Obrigada pelas boas vindas!!! Ficou lindo nosso filhote viajoteca, não ficou?
Olhas … as Maldivas é show de bola mesmo!!! Vai correndo antes que ela afunde (risos).
Bjão e espero te ver mais por aqui… e quando a piscina ficar pronta, vou chamar vocês pra ir lea em casa.
bjão

Responder
silvia 19 de setembro de 2014 - 17:00

Adorei sua historia! gostaria de ir em novembro , mas é tao dificil encontrar a ilha e o hotel adequado . Vejo muita gente reclamar do sofrimento para chegar em certas ilhas. Qual ilha vc ficou ? Qual melhor ilha da Maldivas ? Beijos Boa sorte !!

Responder
Mirella Matthiesen 19 de setembro de 2014 - 18:32

Oi Silvia, eu sabia que nao queria a opcao do hidroaviao, embora deva ser a coisa mais linda sobrevoar pelo atois dessa forma. Dessa minha pesquisa foi baseada emmlocaia perto de Male, a ilha que chegam os voos internacionais. Fiquei ao sul de male, 35 minutos de lancha, na ilha dos hoteis anantara, soh procurar no google que vc acha.
Sao muitas ilhas para eu te dizer qual a melhor, e baseasa somente na minha experiencia dessa ilha.
Eu recomendo pegar uma agencia especializada para te ajudar na escolha.
Abs

Responder
Carolina 24 de setembro de 2014 - 19:26

Oi Mirella, tudo bem? Eu e meu noivo estamos pensando em passar nossa lua de mel nas Maldivas qdo achei seu post e li sobre a indicação da agência Linara. Vc sabe como somos, brasileiros, desconfiados, já que aqui o estelionato é grande. Podemos confiar nessa agência? Vc teve algum contratempo? Abs. Carolina

Responder
Mirella Matthiesen 27 de setembro de 2014 - 14:01

Oi Carolina, Tudo bem?
Eu pesquisei bastante antes de fechar com o pessoal da Linara, também estava com receio.
Mas deu tudo certo e achei o trabalho do Justin bem legal… pode ir com fé 🙂

Lembro até que me deram um quarto que o ar condicionado fazia barulho e além de ter reclamado com a gerência falei também com o Justin por e-mail. Prontamente todo mundo me mudou de quarto, me deram presentinhos extra e essas coisas para agradar kkkk …
Abs

Responder
Maldivas; um Paraíso TropicalViajoteca – Blog de Viagens 22 de outubro de 2014 - 13:41

[…] Continue lendo : Dicas pra organizar sua viagem as Maldivas […]

Responder
Marco Duarte 24 de março de 2015 - 16:17

Ola Mirella !!
Vejo seus comentários bastante úteis para quem quer viajar para Maldivas.
No momento estou planejando uma viagem pra la, passando também por outras localidades tais como as Ilhas Seychelles. Vi que voce foi por uma agencia de viagem dos EUA, porém como estou no Brasil e com a alta do Dólar, gostaria de saber voce tem conhecimento de alguma agencia brasileira boa em relação as Maldivas. Principalmente no que diz respeito a passagens aereas para essas regiões.

Obrigado!

Responder
Mirella Matthiesen 24 de março de 2015 - 23:06

OI Marco, Tudo bem?
Vou ficar te devendo essa informação, não conheço nenhuma outra empresa especializada em Maldivas.
Tenta descobrir agências de luxo no Brasil, pois Maldivas se enquadra nesse segmento de turismo.
Abs,

Responder
Carolnaweb 29 de junho de 2015 - 18:52

Oi Mirella! Fui às Maldivas em 2014 tb, mas na temporada de chuvas… e só peguei um diazinho de tempo fechado…vai entender! 😛 Para chegar no meu hotel, só de hidroavião. 🙂 Se for útil, escrevi sobre ele lá no meu blog (http://carolnaweb.com/category/maldivas/) Bjos

Responder
Mirella Matthiesen 30 de junho de 2015 - 21:26

Legal Carol … obrigada por deixar o link 😉
Abs

Responder
Anna soares 8 de outubro de 2016 - 13:29

Mirella, adorei o post! Vc pode passar o contato das agências britânicas que oferecem pacotes! Pretendo sair de Londres!

Responder
Mirella Matthiesen 14 de outubro de 2016 - 00:06

Oi Anna,
Na época eu fechei com o pessoal da Linara e gostei bastante.
Segue abaixo os dados:
Justin Parkinson
Linara Travel
Toll-free: 800-335-6033
Direct: 818-292-8738
Email: justin@linaratravel.com
http://www.linaratravel.com

Responder
Márcio Rosmaninho 24 de agosto de 2017 - 16:10

Oi Mirella, muito legal seu blog! Queria tirar uma dúvida. Vale a pena conhecer as Maldivas no mês de Julho?? Chove muito? Abraços

Responder
Mirella Matthiesen 25 de agosto de 2017 - 18:09

Oi Márcio,
A época de chuvas nas Maldivas vai de Maio a Outubro.
Mas pelo que li, Julho ainda é uma época popular de ir para lá. Pelo que li, prefira os atois do norte de Male, pois costuma ter menos chuva.
Abs

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies